Olá pessoal!
Tenho um aqua de 270 litros com 5 tartarugas (3 mississipi, 1 faces rosadas e 1 tigre de água).
À cerca de 2 meses apanhei a faces rosadas (fêmea com aproximadamente 6 anos) a acasalar com o macho mississipi de 1 ano e meio.
A faces rosadas ficou com um comportamento estranho desde aí. Andava sempre a tentar fugir do aqua, quase não comia e quando ia para a parte seca começava a esfregar o rabo com as patas de trás.
Mais ou menos à 2 semanas atrás cheguei a casa e estava ela dentro de água a pôr ovos. Colocou 7 e eu retirei-os logo da água e coloquei numa incubadora improvisada. Acabaram por começar a aprodecer e deitei-os fora. Calculo que o principal problema foi eles terem sido colocados na água e tendo em conta que não podem ser abanados...
Depois disso ela recomeçou a comer bastante bem e ficou normal. Agora começou novamente com os mesmos comportamentos estranhos! Será que ela pode colocar ovos novamente num espaço tão curto de tempo?
Pensei que só o fizessem mais ou menos 1 vez por ano! Tinha esperança de entretanto arranjar solução para colocar uma caixa de areia no aqua! Li algures que elas retêm os ovos ao máximo quando não têm sítio para os depositar e que isso lhes pode causar problemas de saúde.
Já agora, alguém tem uma caixa de areia? Que tipo de areia usam?
Obrigada!!
Reprodução de tartarugas -- Ajuda!!
Moderador: mcerqueira
Pode haver várias posturas por ano.
Com diferença de apenas 2 semanas parece-me difícil pôr mais ovos, 3 ou 4 semanas é possível.
O hibridismo não é NADA aconselhável (é aliás mais uma das razões porque espécies diferentes não devem estar juntas).
Os ovos colocados na água ainda têm algumas hipóteses, se retirados de imediato.
Tenta procurar por breeding, clutch, incubation, ... etc, associado ao nome científico da espécie.
Com diferença de apenas 2 semanas parece-me difícil pôr mais ovos, 3 ou 4 semanas é possível.
O hibridismo não é NADA aconselhável (é aliás mais uma das razões porque espécies diferentes não devem estar juntas).
Os ovos colocados na água ainda têm algumas hipóteses, se retirados de imediato.
Tenta procurar por breeding, clutch, incubation, ... etc, associado ao nome científico da espécie.

-
- Membro Júnior
- Registado: segunda mar 03, 2008 12:24 pm
estive agora a verificar a data correcta da postura: 30 de Março.
sendo assim já é possível ela colocar ovos novamente?
sei agora que não é aconselhável juntar espécies, mas na realidade não foi bem por minha escolha... a faces rosadas foi adoptada, não tinha grandes condições onde estava e acabei por ficar eu com ela...
Mas elas só colocam ovos acasalando?
obrigada pela resposta, vou tentar procurar essas infos!
sendo assim já é possível ela colocar ovos novamente?
sei agora que não é aconselhável juntar espécies, mas na realidade não foi bem por minha escolha... a faces rosadas foi adoptada, não tinha grandes condições onde estava e acabei por ficar eu com ela...
Mas elas só colocam ovos acasalando?
obrigada pela resposta, vou tentar procurar essas infos!
Paula Sousa
-
- Membro Veterano
- Registado: terça fev 23, 2010 4:00 pm
Faces rosadas
Piranha, Tritões, Cães, Aves,
Etc...
Para evitar o sofrimento da tua fêmea, coloca uma caixa com areia normal na parte seca. Lava a areia em água a ferver, só para desinfectar, e coloca numa caixa onde ela consiga subir, cavar e pôr os ovos. Tem de ter uma boa profundidade (vês o tamanho dos ovos e fazes uma estimativa). Assim ela não sofre, põe os ovos e ainda ganhas novos descendentes (embora não aconselhe nada disso, deviam de estar separadas).
Eu que pensava "porcaria de porco tresanda". Heis que entrou o Johnny na minha vida e tudo isso mudou.
-
- Membro Júnior
a minha ideia também não é procriar, apenas lhe quero é mesmo proprorcionar condições para ela conseguir desovar em boas condições.
neste momento já arranjei areia esterelizada e coloquei num tabuleiro dentro da banheira
a parte seca do aqua não dava muito espaço para a caixa e para as outras todas... espero que ela fique melhor!
obrigada pela ajuda!
neste momento já arranjei areia esterelizada e coloquei num tabuleiro dentro da banheira

obrigada pela ajuda!
Paula Sousa
-
- Membro Veterano
- Registado: terça fev 23, 2010 4:00 pm
Faces rosadas
Piranha, Tritões, Cães, Aves,
Etc...
Desde que esse tabuleiro esteja fora de água e de fácil acesso, estará tudo bem. Elas só precisam de desovar para ficarem "aliviadas", porque senão será uma carga de trabalhos para a tarta e para ti.
Eu que pensava "porcaria de porco tresanda". Heis que entrou o Johnny na minha vida e tudo isso mudou.
-
- Membro Júnior
sim, ela consegue subir bem para l�. coloquei agua at� � base do tabuleiro para facilitar. acho é que ela está a estranhar um pouco o s�tio e o facto de estar sozinha...
mas quantas vezes podem elas desovar por ano? existe limite, ou � agora altura de reproduzir? sempre pensei que ela ainda era muito novinha para isso...
mas quantas vezes podem elas desovar por ano? existe limite, ou � agora altura de reproduzir? sempre pensei que ela ainda era muito novinha para isso...
Paula Sousa