"bocejar" da tartaruga

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

ashtrayheart
Registado: sábado abr 24, 2010 5:36 pm

sábado abr 24, 2010 5:47 pm

hey!
hoje quando acordei deparei-me com uma das minhas duas tartarugas a boiar, virada para cima. toquei-lhe, mas ela continuou imóvel, parecia estar morta. mas, de repente, começou a espernear, e eu virei-a com a carapaça para cima, a posição normal. não percebi o que raio lhe aconteceu, será possível que tenha caído "de costas" das rochas que estão no aquário (elas adoram pendurar-se lá), e não tenha conseguido virar-se sozinha?
e o mais estranho ainda é que ela agora não pára de abrir a boca, parece que está a bocejar, mas ao mesmo tempo parece também que lhe está a faltar o ar. ah, e tentei fazê-la comer, mas em vão. alguma explicação para isto?
jfcs
Membro Veterano
Registado: terça fev 10, 2009 7:21 pm
Localização: Kyara , Luna , Jeniffer , 2 Tartarugas , 2 Chinchilas: Chin & Xico

sábado abr 24, 2010 5:53 pm

uma tartaruga não deve ficar de plastrao para cima muito tempo pois faz-lhe pressão nos pulmoes. como são essas rochas pois se tirevem "bicos" ela pode ter-se magoado.
Joana Silva
ashtrayheart

sábado abr 24, 2010 5:57 pm

sim, as rochas têm alguns bicos, mas ela não parece magoada, pelo menos externamente.
jfcs
Membro Veterano

sábado abr 24, 2010 6:06 pm

mas pode se ter magoado num desses bicos cuidado pois sao perigosas para as tartarugas.

vamos deixar mas pessoas dar a opinião para ver.
Joana Silva
VanesIsa
Membro Veterano
Registado: quinta mai 29, 2008 10:10 pm
Localização: *6.Tartarugas *3.Cadelas *1.Caturra *3.Gerbos *1.PDI

sábado abr 24, 2010 6:10 pm

Poderá estar com uma pneumonia ou uma infecção pulmonar!
Alguns dos sintomas são: nadar de lado ou mesmo virar-se ao contrário devido à descompensação dos pulmões, esticar o pescoço e abrir a boca como se estive a bocejar, passar muito tempo fora de água, perda de apetite, poderá também fazer ruídos a respirar e ter expectoração no nariz...
As causas para isto acontecer podem ser variações de temperatura ou correntes de ar!

- A sua tartaruga ainda é pequena?
- Tem todos estes sintomas?
- Em que condições mantém as tartarugas e quais são as suas espécies?

Assim como a jfcs disse, as tartarugas não podem estar viradas ao contrário durante muito tempo, pois devido a isso há pressão exercita sobre os pulmões, o que faz com que tenham dificuldade em respirar...

Se a tartaruga estiver com algum problema respiratório só um veterinário conseguirá resolver o problema! Não espere muito tempo para a levar lá, pois isso pode custar a vida da sua tartaruga. Estas doenças evoluem rapidamente!
ashtrayheart

sábado abr 24, 2010 6:12 pm

pois, se calhar. :?
e obrigada :)
já agora, é normal elas comerem pouco? ainda são bebés, mas mesmo assim acho que deviam comer mais do que comem. :|
VanesIsa
Membro Veterano

sábado abr 24, 2010 6:13 pm

ashtrayheart Escreveu:pois, se calhar. :?
e obrigada :)
já agora, é normal elas comerem pouco? ainda são bebés, mas mesmo assim acho que deviam comer mais do que comem. :|
Em que condições as tem?
Têm Luz UVB e termóstato/aquecedor?
ashtrayheart

sábado abr 24, 2010 6:17 pm

Realmente ela tem quase todos esses sintomas.
São as duas ainda bebés, tenho-as à cerca de 4 meses, tenho estado a tentar descobrir qual a espécie delas, mas ainda não sei, sou novata nisto. Elas estão as duas dentro de um aquário.
Talvez seja melhor mesmo procurar um veterinário, ele poderá me esclarecer todas as dúvidas!
Obrigada :)
VanesIsa
Membro Veterano

sábado abr 24, 2010 6:20 pm

ashtrayheart Escreveu:Realmente ela tem quase todos esses sintomas.
São as duas ainda bebés, tenho-as à cerca de 4 meses, tenho estado a tentar descobrir qual a espécie delas, mas ainda não sei, sou novata nisto. Elas estão as duas dentro de um aquário.
Talvez seja melhor mesmo procurar um veterinário, ele poderá me esclarecer todas as dúvidas!
Obrigada :)
Pois... ;)
Entretanto, dê uma vista de olhos por estes links, podem ajudá-la!

http://www.infotortuga.com/index.htm

http://www.chelonia.org/byspecies.htm

http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=56383

http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=72804

http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=63841

http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=70437
ashtrayheart

sábado abr 24, 2010 6:22 pm

Em que condições as tem?

Elas estão apenas num simples aquário, com umas rochas para onde sobem pra ficar fora de água, não tem Luz UVB nem termóstato/aquecedor nem nada dessas coisas. Apenas a luz do dia.
E realmente só soube agora, através destes fóruns que elas devem ter um aquário com essas condições todas. Como já disse, é a primeira vez que tou a cuidar de tartarugas bebés.
jfcs
Membro Veterano

sábado abr 24, 2010 6:23 pm

mostre fotos das tartarugas para vermos e do aqua.
leve-a ao vet. e cuidado tambem com as rochas.
Joana Silva
VanesIsa
Membro Veterano

sábado abr 24, 2010 6:27 pm

ashtrayheart Escreveu:Em que condições as tem?

Elas estão apenas num simples aquário, com umas rochas para onde sobem pra ficar fora de água, não tem Luz UVB nem termóstato/aquecedor nem nada dessas coisas. Apenas a luz do dia.
E realmente só soube agora, através destes fóruns que elas devem ter um aquário com essas condições todas. Como já disse, é a primeira vez que tou a cuidar de tartarugas bebés.
Pois, isso pode ser uma das causas para ela estar doente! Tente entretanto arranjar o aquecedor/termóstato, é muito importante para manter a água com uma temperatura estável! A luz UVB é também muito importante, pois é isso que estimula a absorção do cálcio.
Para manter a água limpa também convém ter um bom filtro, pois quanto maiores elas estão mais porcaria fazem!

A luz que elas apanhavam era através de vidros? Se for através de vidros não vai fazer efeito, pois o vidro filtra os raios UV!

Que tipo de alimentação lhes dá?

Se puder coloque aqui fotos das tartarugas para a ajudarmos a decifrar a espécie! :wink:
jfcs Escreveu:mostre fotos das tartarugas para vermos e do aqua.
leve-a ao vet. e cuidado tambem com as rochas.
E como a jfcs disse, leve-a a um veterinário o quanto antes!
ashtrayheart

sábado abr 24, 2010 6:57 pm

é uma pena não haver veterinários perto de minha casa, o mais perto fica para aí a uns 50km, mas enfim.
eu tenho-as à janela. e em relação à alimentação que lhes dou, é apenas camarões, é sempre o que me aconselham nas lojas de animais. mas já ouvi falar nuns sticks, isso é o quê?
bem, vou então tratar de por-las em melhores condições, não posso deixá-las morrer! já quando o meu primeiro cágado morreu, fiquei toda deprimida. e esse já era mesmo muito grande.
ah, e eu acho que as minhas bebés são tartarugas Corcundas do Mississipi, visto que são iguais à Cebolinha da VanesIsa :D
mas, mal possa, publico aqui uma foto delas!
jfcs
Membro Veterano

sábado abr 24, 2010 7:01 pm

em qualquer loja e hiper encontras sticks que são a alimentação ase das tartarugas.
é um granulado comprido, normalmente na embalagem diz sticks.
e convem tambem ter pedra de calcio.
Joana Silva
ashtrayheart

sábado abr 24, 2010 7:05 pm

jfcs Escreveu:em qualquer loja e hiper encontras sticks que são a alimentação ase das tartarugas.
é um granulado comprido, normalmente na embalagem diz sticks.
e convem tambem ter pedra de calcio.
sim, a pedra de cálcio isso eu tenho.
ah, e obrigada :)
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”