Urgente tenebrio molitor

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
lacerta
Membro Veterano
Registado: segunda abr 29, 2002 1:07 pm

sábado ago 16, 2003 11:34 pm

Por favor, alguém me sabe dizer onde posso comprar, na área de Lisboa, larvas de tenebrio molitor ou vermes da cêra?
tenho muita urgência.
o meu fornecedor habitual só as tem daqui a um mês, e eu tenho 23 jovens lagartos para alimentar!
Obrigado! :|
Marcus1980
Membro
Registado: sexta ago 08, 2003 4:41 pm
Localização: Husky,Iguana,Geckos,rãs,salamandras,anoles,varanos,camaleões,dragões,e muito insecto para eles!

sábado ago 16, 2003 11:48 pm

Tenta na Mad Dog no C.C.Colina do Sol na Pontinha que costuma ter ou na Horto do Campo Grande. Eu faço criação para alimentar os meus amigos de sangue frio, portanto caso não consigas arranjar diz qualquer coisa!
Já agora... 23 "jovens" lagartos para alimentar, suponho que tenhas feito criação?! Posso saber qual a espécie?
Já agora, e peço desculpa se estiver a querer ensinar alguêm com conhecimentos sobre o assunto, mas é preciso cuidado ao oferecer tenebrio a lagartos jovens, porque o tenebrio tem uma casca extremamente dura e há casos em que conseguem literalmente comer o réptil através do seu interior, razão pela qual se costuma retirar a cabeça ao tenebrio.
Espero ter ajudado!
lacerta
Membro Veterano

domingo ago 17, 2003 12:02 am

Obrigado Marcus, O meu fornecedor é precisamente a Mad Dog, e também costumo fazer criação mas as larvas que tenho neste momento ainda são muito pequenas ( 4 ou 5 mm).
Vou tentar ir ao Horto Segunda feira.

Quanto aos perigos da utilização do tenebrio, penso que não se aplica neste caso pois estes lagartos (mesmo os juvenis) têm mandibulas suficientemente fortes para esmagar as larvas , e fazem-no sempre antes de as engolir. Já quando alimento as minhas salamandras tenho sempre o cuidado de esmagar :x
a cabeça das larvas antes de lhas oferecer.
A espécie é Timon lepidus lepidus
que crio todos os anos.
EmysOrbicularis
Membro
Registado: quinta mar 06, 2003 8:54 pm

segunda ago 18, 2003 12:25 pm

Caro Lacerta
So to queria dizer que estas a classificar a tua especie mal.
Visto que no Lacerta lepida so existem duas subespecies a que ocorre ca em Portugal é o Lacerta lepida lepida.
Embora a taxionomia desta especie seja algo contorversa visto que existem autores que classificam as populações de sardão da Peninsula Ibérica num genero diferente: Timon lepidus, ela actualmente tem como nome cientifico Lacerta lepida.
Esta especie não esta ameaçada mas esta protegida pela convenção de Berna II - especies estritamente protegidas.
So por curiosidade a pouco tempo deu no canal 1 um programa sobre este lagarto onde mostrava que eles na universidade de Evora em colaboração com uma universidade espanhola estão a fazer a reprodução do Lacerta lepida com vista a sua pele servir para a industria do calçado e a sua carne como alimento, e mesmo para ser introduzido onde ja começa a escassear.
lacerta
Membro Veterano

segunda ago 18, 2003 1:27 pm

É verdade, mas segundo alguns autores Timon é um subgénero de Lacerta e segundo outros existem três ou quatro subespécies na Península Ibérica, L. lepida lepida( Daudin,1802), L. lepida iberica (López - Seoane, 1884), L. lepida nevadensis ( Buchhols, 1963), L. lepida oteroi ( Galan Regalado & Fernández, 1993).
Sei Também que se trata de uma espécie protegida, Mas Todos os anos liberto cerca de duas dezenas de juvenis aqui na área onde vivo, mas cada vez é mais difícil encontrar um local apropriado.
Populações inteiras foram dizimadas para construir parques de estacionamento e edifícios de Habitação, e ninguém se parece importar com isso.
Tenho um casal de salamandras Pleurodeles waltl, que criei desde que eram ainda Pequenos embriões, apanhei-as num charco que se encontrava prestes a secar e já as tenho Há cerca de 10 anos, o charco de onde vieram, assim como outros mais, foi completamente atolado com entulho de obras.

Não compreendo como se pode produzir com fins comerciais uma espécie protegida, mesmo que se diga que se vão libertar alguns. Se eles começam a rarear é porque o seu habitat está a ser destruído!
EmysOrbicularis
Membro
Registado: quinta mar 06, 2003 8:54 pm

segunda ago 18, 2003 2:51 pm

Lacerta eu gostava de saber como fazes a reprodução dos teus lagartos e mesmo se ja fizeste reprodução da Pleurodeles walti?
Tens só um terrario interior ou tambem tens um terrário exterior?
Quantos ovos costumas ter por ninhada?
A pleurodeles walti quanto mede visto que e o maior urodelo na fauna ibérica? E os teus Lacertas quanto mede o macho?
Eu gostava de fazeres o que tu fazes mas com a Emys Orbicularis mas não sei se isso é possivel num terrario estritamente interior, alem de que tenho muita dificulade em avistar uma no seu meio natural, tive no alentejo mas as unicas que eu vi eram Mauremys leprosa e acredita que eu procurei.
Dá para publicares umas fotos do teu Lagarto e da tua Salamandra?
Quando fores ao chat avisa que eu apareço por lá.
Cumprimentos
AlexandreM
Membro Veterano
Registado: sábado jan 11, 2003 7:28 pm
Contacto:

segunda ago 18, 2003 2:58 pm

Emys,
te interesse em falar contigo.
podes ir agora ao chat?

cordiais saudações
AlexandreM
Membro Veterano
Registado: sábado jan 11, 2003 7:28 pm
Contacto:

segunda ago 18, 2003 2:58 pm

Emys,
te interesse em falar contigo.
podes ir agora ao chat?

cordiais saudações
kokaspt
Membro Júnior
Registado: sábado jul 19, 2003 9:51 pm
Contacto:

quarta ago 20, 2003 1:15 am

Ola a todos. Estes assuntos interessam-me bastante, pois enquanto morei no alentejo, reparei que nas centenas de vezes que fui para o campo, e acreditem que foram mesmo centenas, nunca vi um emys no habitat natural, no entanto varias pessoas tinham-nos em casa... :/

embora tivesse capturado e devolvido á natureza algumas dezenas de leprosas tb nunca vi um emys... enfim... acho que conhecemos pouco esta especie, que existirem existem :)

em relacao ás waltii... cheguei a ver algumas com cerca de 45 cm... e sempre vi tamanhos maiores que os referidos em bibliografias...
lacerta
Membro Veterano

quinta ago 21, 2003 12:20 am

kokaspt, se calhar estavam todos em casa das pessoas. :lol:
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”