Dragao barbudo
Moderador: mcerqueira
Boas pessoal, eu queria saber que lampadas sao precisas para manter um db nas perfeitas condiçoes, qual o tamanho do terrario adquado para um pequeno (que se vendem nas lojas). Fui o que nao encontrei nas care sheets que li.
Cumprimentos
Cumprimentos
-
- Membro Veterano
- Registado: terça fev 23, 2010 4:00 pm
Faces rosadas
Piranha, Tritões, Cães, Aves,
Etc...
Lâmpada 10.0
Eu que pensava "porcaria de porco tresanda". Heis que entrou o Johnny na minha vida e tudo isso mudou.
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta mar 04, 2009 8:37 pm
Lampada UVA/B de 10.0 ou 8.0
Lampada ceramica
Lampada fluorescente(só para de dia) se proventura quiser o terrário bem iluminado e para ajudar no aumento da temperatura se necessário.
Para os pequenos que vendem nas lojas?
Eles crescem se os comprar jovens!! Um que se considere bom seria 90*45*45cm C*L*P
Já agora
http://lmgtfy.com/?q=dragão+barbudo
Lampada ceramica
Lampada fluorescente(só para de dia) se proventura quiser o terrário bem iluminado e para ajudar no aumento da temperatura se necessário.
Para os pequenos que vendem nas lojas?

Eles crescem se os comprar jovens!! Um que se considere bom seria 90*45*45cm C*L*P
Já agora
<p><strong><u>Viver</u> é uma raridade. A maioria das pessoas apenas <u>existe</u></strong></p>
<p> </p>
<p> </p>
Obrigado pela informaçao, so site da exoterra ja nao existe lampada de 8.0, mas eu conheço uma loja que ainda a vende, qual é que eu compro a 10.0 ou a de 8.0? Eu tenho um terrario de 80/45/50 (comprimento/largura/altura), uma lampada de infra-vermelhos, um suporte para a lampada de uv's, é só comprar a lampada, e um fio de aquecimento para por debaixo do substrato, livre, posso usar isso?
Obrigado
Obrigado
-
- Membro Veterano
Compra de 10.0 é a mais indicada para os DB.
Fio para debaixo do substracto? Não estou a ver... Há sitios na Net que recomendam o uso de tapetes térmicos, podes usar visto na Austrália o terreno ser bastante quente, no entanto os DB possuem os sensores térmicos no parte superior do corpo e não por baixo como acontece com os geckos por exemplo, pelo que não acho necessário o uso destes tapetes, mas cada proprietário com as suas manias
.
O teu terrário não é muito famoso mas penso não ser necessário comprar outro pelo menos por agora visto quereres comprar um DB jovem.
Fio para debaixo do substracto? Não estou a ver... Há sitios na Net que recomendam o uso de tapetes térmicos, podes usar visto na Austrália o terreno ser bastante quente, no entanto os DB possuem os sensores térmicos no parte superior do corpo e não por baixo como acontece com os geckos por exemplo, pelo que não acho necessário o uso destes tapetes, mas cada proprietário com as suas manias

O teu terrário não é muito famoso mas penso não ser necessário comprar outro pelo menos por agora visto quereres comprar um DB jovem.
<p><strong><u>Viver</u> é uma raridade. A maioria das pessoas apenas <u>existe</u></strong></p>
<p> </p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo abr 19, 2009 2:31 pm
Não é preciso. A lâmpada uvb já ilumina.pedrorafael6 Escreveu:Lampada UVA/B de 10.0 ou 8.0
Lampada ceramica
Para os pequenos que vendem nas lojas?![]()
Já agora
<p><strong>
</strong></p>
</strong></p>
É um fio termico que fornece um pouco de calor, se ha problema em o meter, eu ponho.o sempre sobe a temperatura. Em relaçao ao terrario, enquanto ele é pequeno eu nao o posso por num terrario de 60/40/35 (comprimento/altura/largura)? senao o outro terrario tornasse grande, nao fica acolhedor para ele.
Obrigado
Obrigado
-
- Membro Veterano
Como disse, se necessário. Tenho conhecimento de quem use uma dessas junto com uma de ceramica em terrários grandes em vez de duas de ceramica, para ajudar a manter as temperaturas elevadas e criar aquele efeito luminoso.joaoplscosta Escreveu:Não é preciso. A lâmpada uvb já ilumina.pedrorafael6 Escreveu:Lampada UVA/B de 10.0 ou 8.0
Lampada ceramica
Para os pequenos que vendem nas lojas?![]()
Já agora
Se tivere a possibilidade de escolher opte pelo maior. Isso do acolhedor esqueça, para os DB quanto maiores melhor. Se não lhe for conveniente a escolha do maior por qq razão, em quanto pequeno pod usar esse mas rapidamente terá de o mudar para um maior.

É um fio termico que fornece um pouco de calor, se ha problema em o meter, eu ponho.o sempre sobe a temperatura. Em relaçao ao terrario, enquanto ele é pequeno eu nao o posso por num terrario de 60/40/35 (comprimento/altura/largura)? senao o outro terrario tornasse grande, nao fica acolhedor para ele.
Obrigado
<p> </p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda mai 11, 2009 10:43 pm
Boas!
Em relação às lâmpadas, precisas unicamente de uma tubular ou compacta 10.0 ou 8.0 (se encontrares 8.0 à venda é porque já está na loja faz tempo...), uma lâmpada de basking que faça o spot chegar aos 40ºC e uma outra qualquer lâmpada de aquecimento no caso de o lado frio não chegar à temperatura ideal (26/28ºC). O tapete ou cabo de aquecimento é completamente desnecessário, como ja disseram em cima os DB's recebem o calor por radiação e não por condução como acontece nos ofidios.
Em relação ao terrário, tens de pensar que um DB é um animal que cresce relativamente rápido e que ao contrario de outros repteis, não stressa com o excesso de espaço. As medidas recomendadas para um exemplar adulto são 120*60*60.
Em relação às lâmpadas, precisas unicamente de uma tubular ou compacta 10.0 ou 8.0 (se encontrares 8.0 à venda é porque já está na loja faz tempo...), uma lâmpada de basking que faça o spot chegar aos 40ºC e uma outra qualquer lâmpada de aquecimento no caso de o lado frio não chegar à temperatura ideal (26/28ºC). O tapete ou cabo de aquecimento é completamente desnecessário, como ja disseram em cima os DB's recebem o calor por radiação e não por condução como acontece nos ofidios.
Em relação ao terrário, tens de pensar que um DB é um animal que cresce relativamente rápido e que ao contrario de outros repteis, não stressa com o excesso de espaço. As medidas recomendadas para um exemplar adulto são 120*60*60.
<p><strong>Benfica Sempre!</strong></p>
-
- Membro Veterano
BoasManuescrito Escreveu:Boas!
Suponhamos que a temperatura do lado frio atinge o Temperatura recomendade. Então não precisa de uma l.ceramica. Como cria o ambiente noturno adequado então??
cumprimentos
<p> </p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
A amplitude térmica nocturna pode variar entre os 18 e os 24ºC, o que é bastante fácil de atingir dentro de uma casa...Eu não uso e não preciso, nem de inverno nem de verão! Se estivessem mais de 24ºC dentro de casa estava um forno e menos de 18 um bocado frio não..? Hoje em dia quase todas as casas têm sistemas de aquecimento...no entanto e como é obvio, se a temperatura descer dos 18, uma lâmpada de cerâmica para fazer um ciclo nocturno recomenda-se.
Tambem eu ando ha uma catrefada de tempo a tentar perceber tudo o que a ter um DB nas melhores condições diz respeito. Essa questão foi precisamente a ultima que se levantou na minha cabeça, e cheguei a algumas conclusões. É natural que nem todos concordem, mas passo a coloca-las aqui.pedrorafael6 Escreveu:Boas
Suponhamos que a temperatura do lado frio atinge o Temperatura recomendade. Então n�o precisa de uma l.ceramica. Como cria o ambiente noturno adequado então??
cumprimentos
partindo do principio que temos um terrario 120x60x60, medidas aconselhadas para um DB adulto, é necessario:
1)uma lampada uva/uvb. O tamanho pode variar entre os 75 e os 105 cm caso se trate de uma lampada tubular.
2)uma lampada de ceramica de 100W, com o devido casquilho também em ceramica.
3)uma lampada de 75W para o basking spot.
4)No minimo, um termometro para controlar a temperatura no lado quente. Mais um para o lado frio e aconselhável, podendo ainda usar outro para o baskink spot.
5) Aqui respondo á pergunta:
Para conseguirmos alterar a temperatura diurna/nocturna, usamos 2 termostatos, ligados a 2 temporizadores. Um para controlar o periodo diurno, o segundo para controlar o nocturno. Quem percebe um pouco de electricidade consegue ligar os dois termostatos ao mesmo temporizador. Aqui não posso ajudar, pois tenho quem me faça.
Não esquecer que o spot e a lampada uva/uvb têm de ser desligadas no perÃodo nocturno.
Para quem quer fazer isto tudo automaticamente, é só uma questão de usar e abusar dos temporizadores.
Quem quiser gastar um pouco mais de dinheiro (um pouco grande), compra um termostato com ciclos programáveis e resolve a "coisa" muito mais facilmente.
Se tiver algum erro, não exitem, corrijam...
-
- Membro Veterano
Epa...depois de fazerem o terrário ou comprarem, a única coisa que sabem que podem comprar sem problemas porque não vai ser a mais é a lâmpada uva/uvb, que não emana calor! Depois é uma questão de fazerem testes...Não é terem o terrário e dizer "ah agora é uma lâmpada de não sei quantos W para o spot e outra de mais não sei quanto para a temperatura ambiente ficar impecável"! Para terem os gradientes térmicos adequados vão ter de comprar algumas lâmpadas, e jogar com a altura do spot e com as dimenções do terrario...não vao, de certeza, acertar à primeira! Ou têm muito olho para a coisa ou, tal como a maior parte das pessoas, vão ter de comprar algumas lâmpadas ate que as temperaturas estejam correctas. E o que vai estar bem de verão vai estar mal de inverno...FAÇAM TESTES durante uma semana, de preferência sem animais dentro do terrario!
Eu não uso termostato...
Eu não uso termostato...
Concordo, mas se tivermos antecipadamente uma ideia do que vai ser preciso, usando para isso a experiência de outros users/lojas expecializadas, tudo vai ser mais facilitado. Não nos vamos por com toda a certeza a comprar uma série de lampadas de cerâmica para ver qual é que vai funcionar.Epa...depois de fazerem o terrário ou comprarem, a única coisa que sabem que podem comprar sem problemas porque não vai ser a mais é a lâmpada uva/uvb, que não emana calor! Depois é uma questão de fazerem testes...Não é terem o terrário e dizer "ah agora é uma lâmpada de não sei quantos W para o spot e outra de mais não sei quanto para a temperatura ambiente ficar impecável"! Para terem os gradientes térmicos adequados vão ter de comprar algumas lâmpadas, e jogar com a altura do spot e com as dimenções do terrario...não vao, de certeza, acertar à primeira! Ou têm muito olho para a coisa ou, tal como a maior parte das pessoas, vão ter de comprar algumas lâmpadas ate que as temperaturas estejam correctas. E o que vai estar bem de verão vai estar mal de inverno...FAÇAM TESTES durante uma semana, de preferência sem animais dentro do terrario!
Na minha modesta opinião, o termostato ajuda quem não tem experiência, pois vai controlar muito mais facilmente a temperatura. Sem o mesmo, ia ser preciso "A" lampada. Com o termostato, temos alguma margem de manobra, nomeadamente para pequenos erros de cálculo.
Mas de qualquer forma reforço a ideia. Nao comprem o animal, sem ter a certeza de que o terrário se encontra em condições de o receber....