Verdade?(Cobras portuguesas)

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
neusub
Membro
Registado: quinta abr 15, 2010 7:36 pm

quinta mai 20, 2010 9:04 pm

Boas pessoal,

encontrei isto aí pela net e gostava que voces me dissessem se isto é mesmo verdade(parte a vermelho)...

"Aqui fica o nome de todas es espécies de cobras do nosso pais, aviso desde ja que todas estas espécies sao especies protegidas, segundo o ICN!
Nao estou com muita paciencia para disponibilizar "care sheets" de todas elas, mas a probabilidade de morreres ou ficares com danos graves pelo ataque de qualquer uma cobra destas é quase nulo. De facto, so as 2 ultimas são de facto venenosas, mas mais uma vez, a probabilidade de te fazerem mal é muito reduzida e o seu veneno so é potencialmente mortifero se fores alergico... tal como se fores alergico a abelhas...
Enfm, na realidade nao ha razao para as pessoas terem assim tanto medo das nossas cobras, são fininhas, NAO vos conseguem engolir, e dificilmente se aproximam de voces, se derem de caras com uma e tiverem medo, vao-se embora... elas têm mais medo de voces que voces delas, lol.

Sejam curiosos e saibam mais sobre os animais que temos por cá, são lindos!
Para verem fotos basta irem a este site do ICN e clicar na especie que desejam explorar (nao é um site muito bom mas para o que é serve bem) http://darwin.icn.pt/sipnat/wgetent?use ... _classe=96
Nome cientifico - nome comum
Chalcides bedriagai - Cobra-de-pernas-pentadáctila
Chalcides striatus - Cobra-de-pernas-tridáctila
Coluber hippocrepis - Cobra-de-ferradura
Coronella austriaca - Cobra-lisa-austríaca
Coronella girondica - Cobra-bordalesa
Elaphe scalaris - Cobra-de-escada
Macroprotodon cucullatus - Cobra-de-capuz
Malpolon monspessulanus - Cobra-rateira
Natrix maura - Cobra-de-água-viperina
Natrix natrix - Cobra-de-água-de-colar
Vipera latastei - Víbora-***
Vipera seoanei - Víbora de Seoane
"

Local da pesquisa: https://forum.fct.unl.pt/cgi-bin/topic_show.pl?tid=1273

Abrç
Bondage2010
Membro Veterano
Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm

quinta mai 20, 2010 9:58 pm

neusub Escreveu:Boas pessoal,

encontrei isto aí pela net e gostava que voces me dissessem se isto é mesmo verdade(parte a vermelho)...

"Aqui fica o nome de todas es espécies de cobras do nosso pais, aviso desde ja que todas estas espécies sao especies protegidas, segundo o ICN!
Nao estou com muita paciencia para disponibilizar "care sheets" de todas elas, mas a probabilidade de morreres ou ficares com danos graves pelo ataque de qualquer uma cobra destas é quase nulo. De facto, so as 2 ultimas são de facto venenosas, mas mais uma vez, a probabilidade de te fazerem mal é muito reduzida e o seu veneno so é potencialmente mortifero se fores alergico... tal como se fores alergico a abelhas...
Enfm, na realidade nao ha razao para as pessoas terem assim tanto medo das nossas cobras, são fininhas, NAO vos conseguem engolir, e dificilmente se aproximam de voces, se derem de caras com uma e tiverem medo, vao-se embora... elas têm mais medo de voces que voces delas, lol.

Sejam curiosos e saibam mais sobre os animais que temos por cá, são lindos!
Para verem fotos basta irem a este site do ICN e clicar na especie que desejam explorar (nao é um site muito bom mas para o que é serve bem) http://darwin.icn.pt/sipnat/wgetent?use ... _classe=96
Nome cientifico - nome comum
Chalcides bedriagai - Cobra-de-pernas-pentadáctila
Chalcides striatus - Cobra-de-pernas-tridáctila
Coluber hippocrepis - Cobra-de-ferradura
Coronella austriaca - Cobra-lisa-austríaca
Coronella girondica - Cobra-bordalesa
Elaphe scalaris - Cobra-de-escada
Macroprotodon cucullatus - Cobra-de-capuz
Malpolon monspessulanus - Cobra-rateira

Natrix maura - Cobra-de-água-viperina
Natrix natrix - Cobra-de-água-de-colar
Vipera latastei - Víbora-***
Vipera seoanei - Víbora de Seoane
"

Local da pesquisa: https://forum.fct.unl.pt/cgi-bin/topic_show.pl?tid=1273

Abrç
As que citei a verde tambem são venenosas
AlunoBioGeo
Membro Veterano
Registado: terça mar 25, 2008 8:40 pm

quinta mai 20, 2010 10:01 pm

Não, mas esclareço-te já...

Dessa listagem tens 4 cobras venenosas: as duas espécies de víbora assinaladas a vermelho e as espécies Macroprotodon cucullatus e Malpolon monspessulanus .

Estas últimas são opistóglifas, ou seja, têm os dentes inoculadores na zona mais posterior do maxilar (recuadas) e por isso é dificilimo que numa mordida nos injectem veneno.
"<strong>O que sabemos &eacute; uma gota, o que ignoramos &eacute; um oceano.</strong>" (Isaac Newton)

<strong>"Existem duas coisas infinitas: o Universo e a Estupidez Humana. Mas n&atilde;o tenho certeza acerca do universo." </strong>(Albert Einstein) <strong>

"Todos os P&aacute;ssaros s&atilde;o Aves, mas nem todas as Aves s&atilde;o P&aacute;ssaros!" </strong>(M&aacute;xima da Zoologia, que pode ter v&aacute;rios sentidos na vida)

<strong>- Nunca te esquecerei, meu pequenino... Estar&aacute;s sempre comigo C&iacute;cero!</strong>
neusub
Membro

quinta mai 20, 2010 10:28 pm

Sim sim, eu sei que são venenosas... o que estou a por em questão é se o veneno delas nos causam danos significativos ou mesmo morte??

ou se após uma mordida uma ida ao hospital, com uma injecção, resolve o problema?

obrigado!
abrço
AlunoBioGeo
Membro Veterano

quinta mai 20, 2010 10:30 pm

neusub Escreveu:Sim sim, eu sei que são venenosas... o que estou a por em questão é se o veneno delas nos causam danos significativos ou mesmo morte??

ou se após uma mordida uma ida ao hospital, com uma injecção, resolve o problema?

obrigado!
abrço
Teoricamente não, não são suficientemente fortes para um adulto, isto da Malpolon e da Macroprotodon. Quanto às víboras, apenas aconselho a que não se arrisquem!
"<strong>O que sabemos &eacute; uma gota, o que ignoramos &eacute; um oceano.</strong>" (Isaac Newton)

<strong>"Existem duas coisas infinitas: o Universo e a Estupidez Humana. Mas n&atilde;o tenho certeza acerca do universo." </strong>(Albert Einstein) <strong>

"Todos os P&aacute;ssaros s&atilde;o Aves, mas nem todas as Aves s&atilde;o P&aacute;ssaros!" </strong>(M&aacute;xima da Zoologia, que pode ter v&aacute;rios sentidos na vida)

<strong>- Nunca te esquecerei, meu pequenino... Estar&aacute;s sempre comigo C&iacute;cero!</strong>
neusub
Membro

quinta mai 20, 2010 10:36 pm

Pois, eu tinha a ideia de que era perigosa a mordida destas ultimas e quando li o que dizia no site fiquei assim um pouco confuso e decidi perguntar.

Obrigado pelas respostas :wink:

(ja agora es aluno de bio ond? eu estou em peniche, bio marinha.)

Abraço
AlunoBioGeo
Membro Veterano

quinta mai 20, 2010 10:38 pm

neusub Escreveu:Pois, eu tinha a ideia de que era perigosa a mordida destas ultimas e quando li o que dizia no site fiquei assim um pouco confuso e decidi perguntar.

Obrigado pelas respostas :wink:

(ja agora es aluno de bio ond? eu estou em peniche, bio marinha.)

Abraço
De nada.

Eu? Sou pseudo-biólogo :P (private joke)

Já sou formado em Biologia-Geologia desde 2008. Estou agora a fazer Mestrado em Ecologia na Universidade do Minho ;)

E que tal corre isso?;) Espero que bem...

Abraço

neusub
Membro

quinta mai 20, 2010 11:20 pm

Ahh...Ok!

Esta a correr bem obrigado!

Na UM? estas pertinho de minha casa, sou de ponte da barca.

Boa sorte com isso também :wink:
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”