Dicas Alimentação DB - Back to Normal!

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Manuescrito
Membro Veterano
Registado: segunda mai 11, 2009 10:43 pm

terça jun 08, 2010 7:09 pm

Boas!
De há uns meses para cá o meu DB, que está com 1 ano e 2 meses e cerca de 400g, só pega em zophobas, tenébrio e salada...grilos, baratas e gafanhotos não toca! Já experimentei de tudo...deixa-lo uns dias só a saladas e depois introduzir os insectos, dar-lhe todos os dias insectos, tudo o que possam imaginar! Tentei ao máximo não lhe dar zophobas nem tenébrio, mas a verdade é que é a unica coisa que ele come para alem das saladas! Se lhe der zophobas ou tenébrio é capaz de comer 15, 20 seguidas, mas como sabem uma alimentação à base de zophobas e tenébrio não é grande alimentação! Hoje tentei dar-lhe umas dúbias depois de 3 dias sem lhe dar nada a não ser salada, mas nem lhes tocou...o que é que eu faço? se não lhe der zophobas o gajo fica-se pela salada...
Última edição por Manuescrito em domingo jun 13, 2010 3:28 pm, editado 1 vez no total.
<p><strong>Benfica Sempre!</strong></p>
mikmokas
Membro Veterano
Registado: sábado ago 18, 2007 12:52 am

terça jun 08, 2010 7:58 pm

uma coisa que eu as vezes faço é do genero ..quando ele come uma zophoba e já esta nas fases de limpar o focinho com a lingua e abre pouco a boca meta a cabeça do grilo na boa que ele come aquele e depois de-lhe o resto normalmente...
o meu tem essa fases tambem mas quando faço isso parece que ele se lembra que os grilos sabem bem e volta a comer lol
Manuescrito
Membro Veterano

terça jun 08, 2010 8:07 pm

zEw Escreveu:Quantos dias o deixaste a saladas? Não está junto com outro dragão barbudo pois não?
Quase que nem era preciso perguntar, mas tens as temperaturas todas ok?
Segui o conselho que me deste pelo msn há uns tempos e deixei-o uns dias (3 ou 4) só com saladas...depois meti umas dúbias que ficaram no recipiente dois dias e ontem mudei para runners, mas sem resultados! Hoje dei-lhe zophobas...parecia doido, foram algumas 20!
Ele está num terrário com 120*60*60 sozinho e as temperaturas estão ok...já não sei o que faça! Ele está super activo e com um aspecto e peso normalíssimos...
Há uns tempos o macho do progressive deixou de comer (só comia saladas) durante 2 meses...fomos ao vet com ele para ver o que se passava, mas não havia nada de anormal! O vet receitou umas vitaminas quaisquer para estimular o apetite e o gajo continuou na mesma...foram 5 meses assim! Teve de ser na base do force feeding...entretanto voltou a comer e agora está ha 3 semanas sem tocar em nada outra vez!
Última edição por Manuescrito em terça jun 08, 2010 8:12 pm, editado 1 vez no total.
mikmokas
Membro Veterano

terça jun 08, 2010 8:10 pm

faça o que eu disse talvez resulte
com o meu resulta
ou então de-lhe zophobas na sua mão e passado umas 5 muda para um grilo que ele cai na tentação a pensar que é uma zophoba mas tem de ser muito rapido
fmatt
Membro Júnior
Registado: terça abr 20, 2010 1:54 pm

terça jun 08, 2010 8:15 pm

O meu problema é o oposto do manuescrito, não consigo por o meu DB a comer saladas, apesar de este ainda ser pequeno estou preocupado que ele nunca tocou numa salda, se alguem tiver ideias estou de ouvidos.
Uma segunda questão, o meu DB dei com ele hoje a morder umas pedras que tem no terrario, acham que pode ser por ter fome ? ou é algo que pode acontecer?
Manuescrito
Membro Veterano

terça jun 08, 2010 8:19 pm

mikmokas Escreveu:faça o que eu disse talvez resulte
com o meu resulta
ou então de-lhe zophobas na sua mão e passado umas 5 muda para um grilo que ele cai na tentação a pensar que é uma zophoba mas tem de ser muito rapido
Ao contrário da maior parte dos DB's que eu conheço, o meu é bastante agressivo...pego-lhe sem qualquer tipo de problema, mas ele não gosta nada! Seja como for tentar não custa, mas duvido que ele vá na conversa...quase nunca o alimentei à mão...
mikmokas
Membro Veterano

terça jun 08, 2010 8:20 pm

fmatt Escreveu:O meu problema é o oposto do manuescrito, não consigo por o meu DB a comer saladas, apesar de este ainda ser pequeno estou preocupado que ele nunca tocou numa salda, se alguem tiver ideias estou de ouvidos.
Uma segunda questão, o meu DB dei com ele hoje a morder umas pedras que tem no terrario, acham que pode ser por ter fome ? ou é algo que pode acontecer?

em relação ao primeiro problema em principio não há problema que conheço um criador que só da insectos aos dragoes e não têm problemas nem os pais das criações nem os filhos...
uma meneira é agarrares em verduras e ralares como se fosse para o caldo verde depois metes no terrario e mexe com a mao que ele vai ver aquilo a mexer e pensa que são larvas ou assim e depois come , ou então da-lhe sempre insctos e depois varia que o meu é praticamnte insectivoro e é o que eu faço passados tipo uma ou duas semanas dou fruta e so assim é que ele aceita
mikmokas
Membro Veterano

terça jun 08, 2010 8:21 pm

Manuescrito Escreveu:
mikmokas Escreveu:faça o que eu disse talvez resulte
com o meu resulta
Ao contrário da maior parte dos DB's que eu conheço, o meu é bastante agressivo...pego-lhe sem qualquer tipo de problema, mas ele não gosta nada! Seja como for tentar não custa, mas duvido que ele vá na conversa...quase nunca o alimentei à mão...
mas não o deixe habituar-se que o meu as vezes torna-ser preguisoço e so come se meter em frente á boca
Manuescrito
Membro Veterano

terça jun 08, 2010 8:27 pm

zEw Escreveu:Aparentemente está tudo bem com ele? Não apresenta sinais de diarreia ou qlq coisa do género? Se sim o que sugeria era que o deixasses mais tempo sem comer... cerca de uns 5 dias e depois alimentava o numa caixa de arrumação para ele próprio caçar. Se mesmo assim não pegar nas dubias/grilos axo que devias ir com ele ao vet. pois há qlq coisa de errado com ele. Visto que já não é uma coisa temporária, que já se prolonga algum tempo descartava a hipóteses de ser da época de acasalamento...
Se precisares de vet diz me que eu dou-te um contacto
Sim, ele está porreiro e tem cagado normalmente! Vou aumentar o tempo de jejum de insectos, pode ser que resulte!
Em relação a Vets, eu costumo levar o meu ao Porto, ao Cent** veterin**** de Exot****....a qual vais?!
Manuescrito
Membro Veterano

terça jun 08, 2010 8:36 pm

Foto do set up tirada há uma semana...
Imagem
Tf18
Membro
Registado: domingo mar 14, 2010 8:43 pm

terça jun 08, 2010 9:00 pm

Manuescrito Escreveu:Foto do set up tirada há uma semana...
Imagem
Como fizeste essas grutas queria fazer umas parecidas?Foi com gesso?
Última edição por Tf18 em terça jun 08, 2010 9:13 pm, editado 1 vez no total.
fmatt
Membro Júnior
Registado: terça abr 20, 2010 1:54 pm

terça jun 08, 2010 9:03 pm

zEw Escreveu:
fmatt Escreveu:O meu problema é o oposto do manuescrito, não consigo por o meu DB a comer saladas, apesar de este ainda ser pequeno estou preocupado que ele nunca tocou numa salda, se alguem tiver ideias estou de ouvidos.
Se ele ingerir as pedras o mais provável é morrer, por isso cuidado! Se ele ainda é novo as saladas são dispensáveis também como qlq tipo de substrato solto...
Zew não mencionei que as pedras são o triplo do DB. Eu daki bocado vou meter umas fotos do setup para me dizerem o que devo mudar ou se está td ok.
Manuescrito
Membro Veterano

terça jun 08, 2010 9:32 pm

Tf18 Escreveu:
Manuescrito Escreveu:Foto do set up tirada há uma semana...
Imagem
Como fizeste essas grutas queria fazer umas parecidas?Foi com gesso?
Aquaplast misturada com areia amarela própria para DB's...depois de seco fica com aquele aspecto!
SpoonStb
Membro
Registado: sexta jul 10, 2009 4:16 pm
Localização: 2 chinchilas;2 DB;1 corcunda mississipi;1 apalone ferox;1 hieroglifica;1 tritão;1 axolotl

quarta jun 09, 2010 10:09 am

bons dias.

Não sei a causa mas como já tinha referido o meu DB sempre comeu de tudo e de à uns meses para cá grilos vê-os passear nem lhes toca..deixou mesmo de os comer :roll:

Quanto a ele morder pedras, o meu tem uma planta artificial da exo-terra dentro do terrário e as vezes com o mau feitio morde-a e até já descolou a parte de cima.. agora cada vez que lhe dá a travadinha desmembra a planta toda lolol

poderá ser que os insectos vieram a certa altura com algum problema do fornecedor e o seu sabor mudou o que fez com que eles deixassem de os comer? :roll: já tou por tudo lol
Manuescrito
Membro Veterano

domingo jun 13, 2010 3:29 pm

Boas!
Depois de 4 dias a saladas eis que ontem e finalmente o meu DB comeu 5 dúbias adultas! Espero que continue assim!
Obrigado a todos pelas dicas!
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”