Dicas Alimentação DB - Back to Normal!
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda mai 11, 2009 10:43 pm
Boas!
De há uns meses para cá o meu DB, que está com 1 ano e 2 meses e cerca de 400g, só pega em zophobas, tenébrio e salada...grilos, baratas e gafanhotos não toca! Já experimentei de tudo...deixa-lo uns dias só a saladas e depois introduzir os insectos, dar-lhe todos os dias insectos, tudo o que possam imaginar! Tentei ao máximo não lhe dar zophobas nem tenébrio, mas a verdade é que é a unica coisa que ele come para alem das saladas! Se lhe der zophobas ou tenébrio é capaz de comer 15, 20 seguidas, mas como sabem uma alimentação à base de zophobas e tenébrio não é grande alimentação! Hoje tentei dar-lhe umas dúbias depois de 3 dias sem lhe dar nada a não ser salada, mas nem lhes tocou...o que é que eu faço? se não lhe der zophobas o gajo fica-se pela salada...
De há uns meses para cá o meu DB, que está com 1 ano e 2 meses e cerca de 400g, só pega em zophobas, tenébrio e salada...grilos, baratas e gafanhotos não toca! Já experimentei de tudo...deixa-lo uns dias só a saladas e depois introduzir os insectos, dar-lhe todos os dias insectos, tudo o que possam imaginar! Tentei ao máximo não lhe dar zophobas nem tenébrio, mas a verdade é que é a unica coisa que ele come para alem das saladas! Se lhe der zophobas ou tenébrio é capaz de comer 15, 20 seguidas, mas como sabem uma alimentação à base de zophobas e tenébrio não é grande alimentação! Hoje tentei dar-lhe umas dúbias depois de 3 dias sem lhe dar nada a não ser salada, mas nem lhes tocou...o que é que eu faço? se não lhe der zophobas o gajo fica-se pela salada...
Última edição por Manuescrito em domingo jun 13, 2010 3:28 pm, editado 1 vez no total.
<p><strong>Benfica Sempre!</strong></p>
uma coisa que eu as vezes faço é do genero ..quando ele come uma zophoba e já esta nas fases de limpar o focinho com a lingua e abre pouco a boca meta a cabeça do grilo na boa que ele come aquele e depois de-lhe o resto normalmente...
o meu tem essa fases tambem mas quando faço isso parece que ele se lembra que os grilos sabem bem e volta a comer lol
o meu tem essa fases tambem mas quando faço isso parece que ele se lembra que os grilos sabem bem e volta a comer lol
-
- Membro Veterano
Segui o conselho que me deste pelo msn há uns tempos e deixei-o uns dias (3 ou 4) só com saladas...depois meti umas dúbias que ficaram no recipiente dois dias e ontem mudei para runners, mas sem resultados! Hoje dei-lhe zophobas...parecia doido, foram algumas 20!zEw Escreveu:Quantos dias o deixaste a saladas? Não está junto com outro dragão barbudo pois não?
Quase que nem era preciso perguntar, mas tens as temperaturas todas ok?
Ele está num terrário com 120*60*60 sozinho e as temperaturas estão ok...já não sei o que faça! Ele está super activo e com um aspecto e peso normalíssimos...
Há uns tempos o macho do progressive deixou de comer (só comia saladas) durante 2 meses...fomos ao vet com ele para ver o que se passava, mas não havia nada de anormal! O vet receitou umas vitaminas quaisquer para estimular o apetite e o gajo continuou na mesma...foram 5 meses assim! Teve de ser na base do force feeding...entretanto voltou a comer e agora está ha 3 semanas sem tocar em nada outra vez!
Última edição por Manuescrito em terça jun 08, 2010 8:12 pm, editado 1 vez no total.
O meu problema é o oposto do manuescrito, não consigo por o meu DB a comer saladas, apesar de este ainda ser pequeno estou preocupado que ele nunca tocou numa salda, se alguem tiver ideias estou de ouvidos.
Uma segunda questão, o meu DB dei com ele hoje a morder umas pedras que tem no terrario, acham que pode ser por ter fome ? ou é algo que pode acontecer?
Uma segunda questão, o meu DB dei com ele hoje a morder umas pedras que tem no terrario, acham que pode ser por ter fome ? ou é algo que pode acontecer?
-
- Membro Veterano
Ao contrário da maior parte dos DB's que eu conheço, o meu é bastante agressivo...pego-lhe sem qualquer tipo de problema, mas ele não gosta nada! Seja como for tentar não custa, mas duvido que ele vá na conversa...quase nunca o alimentei à mão...mikmokas Escreveu:faça o que eu disse talvez resulte
com o meu resulta
ou então de-lhe zophobas na sua mão e passado umas 5 muda para um grilo que ele cai na tentação a pensar que é uma zophoba mas tem de ser muito rapido
fmatt Escreveu:O meu problema é o oposto do manuescrito, não consigo por o meu DB a comer saladas, apesar de este ainda ser pequeno estou preocupado que ele nunca tocou numa salda, se alguem tiver ideias estou de ouvidos.
em relação ao primeiro problema em principio não há problema que conheço um criador que só da insectos aos dragoes e não têm problemas nem os pais das criações nem os filhos...
uma meneira é agarrares em verduras e ralares como se fosse para o caldo verde depois metes no terrario e mexe com a mao que ele vai ver aquilo a mexer e pensa que são larvas ou assim e depois come , ou então da-lhe sempre insctos e depois varia que o meu é praticamnte insectivoro e é o que eu faço passados tipo uma ou duas semanas dou fruta e so assim é que ele aceita
mas não o deixe habituar-se que o meu as vezes torna-ser preguisoço e so come se meter em frente á bocaManuescrito Escreveu:Ao contrário da maior parte dos DB's que eu conheço, o meu é bastante agressivo...pego-lhe sem qualquer tipo de problema, mas ele não gosta nada! Seja como for tentar não custa, mas duvido que ele vá na conversa...quase nunca o alimentei à mão...mikmokas Escreveu:faça o que eu disse talvez resulte
com o meu resulta
ou então de-lhe zophobas na sua mão e passado umas 5 muda para um grilo que ele cai na tentação a pensar que é uma zophoba mas tem de ser muito rapido
-
- Membro Veterano
Sim, ele está porreiro e tem cagado normalmente! Vou aumentar o tempo de jejum de insectos, pode ser que resulte!zEw Escreveu:Aparentemente está tudo bem com ele? Não apresenta sinais de diarreia ou qlq coisa do género? Se sim o que sugeria era que o deixasses mais tempo sem comer... cerca de uns 5 dias e depois alimentava o numa caixa de arrumação para ele próprio caçar. Se mesmo assim não pegar nas dubias/grilos axo que devias ir com ele ao vet. pois há qlq coisa de errado com ele. Visto que já não é uma coisa temporária, que já se prolonga algum tempo descartava a hipóteses de ser da época de acasalamento...
Se precisares de vet diz me que eu dou-te um contacto
Em relação a Vets, eu costumo levar o meu ao Porto, ao Cent** veterin**** de Exot****....a qual vais?!
-
- Membro Veterano
Zew não mencionei que as pedras são o triplo do DB. Eu daki bocado vou meter umas fotos do setup para me dizerem o que devo mudar ou se está td ok.zEw Escreveu:Se ele ingerir as pedras o mais provável é morrer, por isso cuidado! Se ele ainda é novo as saladas são dispensáveis também como qlq tipo de substrato solto...fmatt Escreveu:O meu problema é o oposto do manuescrito, não consigo por o meu DB a comer saladas, apesar de este ainda ser pequeno estou preocupado que ele nunca tocou numa salda, se alguem tiver ideias estou de ouvidos.
-
- Membro Veterano
-
- Membro
- Registado: sexta jul 10, 2009 4:16 pm
- Localização: 2 chinchilas;2 DB;1 corcunda mississipi;1 apalone ferox;1 hieroglifica;1 tritão;1 axolotl
bons dias.fmatt Escreveu:O meu problema é o oposto do manuescrito, não consigo por o meu DB a comer saladas, apesar de este ainda ser pequeno estou preocupado que ele nunca tocou numa salda, se alguem tiver ideias estou de ouvidos.
Não sei a causa mas como já tinha referido o meu DB sempre comeu de tudo e de à uns meses para cá grilos vê-os passear nem lhes toca..deixou mesmo de os comer

Quanto a ele morder pedras, o meu tem uma planta artificial da exo-terra dentro do terrário e as vezes com o mau feitio morde-a e até já descolou a parte de cima.. agora cada vez que lhe dá a travadinha desmembra a planta toda lolol
poderá ser que os insectos vieram a certa altura com algum problema do fornecedor e o seu sabor mudou o que fez com que eles deixassem de os comer?

-
- Membro Veterano
Boas!
Depois de 4 dias a saladas eis que ontem e finalmente o meu DB comeu 5 dúbias adultas! Espero que continue assim!
Obrigado a todos pelas dicas!
Depois de 4 dias a saladas eis que ontem e finalmente o meu DB comeu 5 dúbias adultas! Espero que continue assim!
Obrigado a todos pelas dicas!