Tartaruga

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

IGUERRINHA
Membro Veterano
Registado: terça jan 19, 2010 3:03 pm

quinta jun 10, 2010 10:36 pm

Olá, boa noite,

Sendo uma pessoa completamente leiga no assunto, alguém me pode dizer que espécie de tartarugas se podem ter como animal de estimação, quais as condições necessárias para ter uma, cuidados basicos, etc?
Tenho uma amiga que adora tartarugas e gostava imenso de ter uma (já teve uma menina há uns anos atras). Estava a pensar oferecer-lhe uma mas queria saber um pouco mais sobre o assunto.

E já agora, existem sítios especificos para as adquirir ou, porventura, haverá para adopção? Estive a ver aquela tartatuga que está "abandonada", mas pelo que li, devia ir para um sítio onde possa ser devidamente acompanhada e não pode ser pet.

Agradeço informações.
Donos para a Xava, o Stuart e o Nero
Bondage2010
Membro Veterano
Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm

quinta jun 10, 2010 11:01 pm

Não sei se preferes aquaticas ou terrestres eu apesar das terrestres serem mais caras acho mais fofas, e menos trabalhosas, basta lampadas de uvb aquecimento e saldinhas frescas variadas, as aquaticas costumam ser baratas mas precisam de grande aquario, agua aquecida bons filtros que vai ficar quase ou mais caro que o necessario para a terrestre mais o naimal, e dá mais trabalho limpar um aqua que um espaço de uma terrestre.
IGUERRINHA
Membro Veterano

quinta jun 10, 2010 11:08 pm

Ela ontem falou-me que a que teve há muitos anos era terrestre e não lhe dava trabalho nenhum...e eu, feita parva, a pensar..."qual é a diferença?" :lol: :oops:
E uma menina dessas arranja-se onde? Ficam carotas, suponho...
Ea dava carne crua à dela...é norma? E não tinha terrario nada especial, acho que era uma "casinha" basica...mas tb foi há mts anos, agora está tudo mais "desenvolvido" e a informação é outra.
Bondage2010
Membro Veterano

quinta jun 10, 2010 11:22 pm

IGUERRINHA Escreveu:Ela ontem falou-me que a que teve há muitos anos era terrestre e não lhe dava trabalho nenhum...e eu, feita parva, a pensar..."qual é a diferença?" :lol: :oops:
E uma menina dessas arranja-se onde? Ficam carotas, suponho...
Ea dava carne crua à dela...é norma? E não tinha terrario nada especial, acho que era uma "casinha" basica...mas tb foi há mts anos, agora está tudo mais "desenvolvido" e a informação é outra.
felizmente os animais hoje podem viver, já ha muita informação e acessorios para lhe darmos condições aproximadas ao que teriam no ambiente de onde são originarias... possivelmente á muitos anos ela teve um cagado, apnhado por aí, ou as do costume semi aquaticas da faces vermelhas...era comum e muitos sobreviviam muitos anos sem sequer terem onde se banhar e comiam tudo o que lhes davam...não tinham escolha :twisted:
quanto a preços depende do que cada um acha carote...mas é uma questão de veres preços em lojas online e ficas com uma ideia aproximada do que custará numa loja física da tua zona.
ioji
Membro
Registado: quinta mai 27, 2010 4:37 pm

sexta jun 11, 2010 10:34 pm

... eu tenho aquaticas mas perferia terrestres...
eu nunca usei aquecedores de agua simplesmente deixava-as hibernar...
a agua suja-se muito até mesmo com filtros externos dão trabalho...
Allistor
Membro Veterano
Registado: quarta dez 02, 2009 2:42 pm

sábado jun 12, 2010 1:11 am

ioji Escreveu:... eu tenho aquaticas mas perferia terrestres...
eu nunca usei aquecedores de agua simplesmente deixava-as hibernar...
a agua suja-se muito até mesmo com filtros externos dão trabalho...
Se tiver um aqua digno de uma tartaruga e um filtro com power garanto-te que a àgua fica uma maravilha durante muuuuuito tempo apenas efectuando pequenas TPA's. 8) Deixar as tartarugas hibernar logo no primeiro ano acho um bocado arriscado. As tartarugas bebés não têm energia suficiente para "queimar" durante a hibernação. Agora se teve sorte trata-se só mesmo disso: sorte.
zorbita
Membro Veterano
Registado: sábado nov 08, 2003 5:01 pm
Localização: 2 periquitos, 4 canários, 1 tartaruga, 1 chinchila e 1 beta

sábado jun 12, 2010 12:58 pm

Boa tarde...

Já agora é escusado estar a abrir outro tópico para fazer uma questão relacionada com a hibernação...

Nos primeiros anos de vida será perigoso deixa-las hibernarem na medida em que as tartarugas bebés ainda não têm as reservas suficientes para se aguentarem nos meses de hibernação, então a partir de que idade é que o animal está apto?....

Obrigada pela atenção :wink:
<p>Sara</p>
<p><strong>"A grandeza de uma na&ccedil;&atilde;o pode ser julgada pelo modo que os seus animais s&atilde;o tratados."</strong></p>
<p><strong>Mahatma Gandhi</strong></p>
Allistor
Membro Veterano
Registado: quarta dez 02, 2009 2:42 pm

sábado jun 12, 2010 3:05 pm

A partir do 2º ano acho que o risco já é bem menor mas isso presupondo que tenha havido um processo de adaptação à àgua que esteja à temperatura ambiente e que tenha sido muito bem alimentada nos meses anteriores ao inverno. E também há que considerar que em algumas zonas do país as temperaturas da água no inverno ficam extremamente baixas e essas também deverão ser evitadas.

A minha intenção quanto às minhas é que quando tiverem pelo menos 2 anos passem para um lago exterior e numa época tipo Primavera/Verão.
zorbita
Membro Veterano
Registado: sábado nov 08, 2003 5:01 pm
Localização: 2 periquitos, 4 canários, 1 tartaruga, 1 chinchila e 1 beta

sábado jun 12, 2010 10:58 pm

Obrigada Allistor pela resposta, fiquei esclarecida :wink:
<p>Sara</p>
<p><strong>"A grandeza de uma na&ccedil;&atilde;o pode ser julgada pelo modo que os seus animais s&atilde;o tratados."</strong></p>
<p><strong>Mahatma Gandhi</strong></p>
pedrorafael6
Membro Veterano
Registado: quarta mar 04, 2009 8:37 pm

domingo jun 13, 2010 2:13 pm

Bondage2010 Escreveu:Não sei se preferes aquaticas ou terrestres eu apesar das terrestres serem mais caras acho mais fofas, e menos trabalhosas, basta lampadas de uvb aquecimento e saldinhas frescas variadas, as aquaticas costumam ser baratas mas precisam de grande aquario, agua aquecida bons filtros que vai ficar quase ou mais caro que o necessario para a terrestre mais o naimal, e dá mais trabalho limpar um aqua que um espaço de uma terrestre.
Ando prestes a desenvolver um aquaterrário baseado numas caixas de arrumações e num topico existente aqui na Arca :D

No entanto gostaria de fazer uma questão relacionada com as terrestres. Segundo sei estas, precisam de agúa para se banharem, e creio que seja igualmente necessário termostato e filtro, ou não??
<p><strong><u>Viver</u> &eacute; uma raridade. A maioria das pessoas apenas <u>existe</u></strong></p>
<p>&nbsp;</p>
alvesmiguel
Membro Veterano
Registado: sábado mai 23, 2009 1:07 pm
1-tartaruga corcunda do mississipi.

domingo jun 13, 2010 3:19 pm

pedrorafael6 Escreveu:
Bondage2010 Escreveu:Não sei se preferes aquaticas ou terrestres eu apesar das terrestres serem mais caras acho mais fofas, e menos trabalhosas, basta lampadas de uvb aquecimento e saldinhas frescas variadas, as aquaticas costumam ser baratas mas precisam de grande aquario, agua aquecida bons filtros que vai ficar quase ou mais caro que o necessario para a terrestre mais o naimal, e dá mais trabalho limpar um aqua que um espaço de uma terrestre.
Ando prestes a desenvolver um aquaterrário baseado numas caixas de arrumações e num topico existente aqui na Arca :D

No entanto gostaria de fazer uma questão relacionada com as terrestres. Segundo sei estas, precisam de agúa para se banharem, e creio que seja igualmente necessário termostato e filtro, ou não??
acho qe nao basta teres uma taça raza com agua para ela puderem beber e molharem-se, como com as cobras. elas nao vao comer nem defecar na agua por isso nao precisas de filtro, basta ires trocando a agua mas tambem como é pouca...
Nunca durmas todo nu, a&nbsp;casa pode arder de noite e depois ficas c&aacute; fora, pelado, &agrave; espera que os bombeiros apaguem o fogo.
pedrorafael6
Membro Veterano
Registado: quarta mar 04, 2009 8:37 pm

domingo jun 13, 2010 3:42 pm

alvesmiguel Escreveu:
pedrorafael6 Escreveu:

acho qe nao basta teres uma taça raza com agua para ela puderem beber e molharem-se, como com as cobras. elas nao vao comer nem defecar na agua por isso nao precisas de filtro, basta ires trocando a agua mas tambem como é pouca...
Pois! :wink:
<p><strong><u>Viver</u> &eacute; uma raridade. A maioria das pessoas apenas <u>existe</u></strong></p>
<p>&nbsp;</p>
Bondage2010
Membro Veterano

domingo jun 13, 2010 3:48 pm

pedrorafael6 Escreveu:

os banhos são dados esporadicamente por nós num recipiente com agua tepida...no terrario basta ter agua para beberem, embora raramente ou nunca o façam, elas retiram a agua dos vegetais que comem.
IGUERRINHA
Membro Veterano

domingo jun 13, 2010 4:03 pm

Bem...pelo que já vi e li, vou ter de esperar mais um pouco para oferecer a tartaruga à minha amiga...acho que há pormenores que ela tem de saber antes de receber a bichinha :)
muito obrigada pelos esclarecimentos!
Bondage2010
Membro Veterano

domingo jun 13, 2010 4:15 pm

Não esclareci antes...banhar não é nadar num alguidar, as terrestres não nadam, afogam-se se tiverem agua com demasiada alta, no banho o nivel da agua é só ate cobrir a patitas e depois podemos esfregar com uma escova macia, para tirar algumas cacas que tenham ficado coladas no palastrão.
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”