Luz Artificial Vs Luz Natural

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

cfrag
Membro Júnior
Registado: sexta mai 28, 2010 9:07 pm

terça jun 15, 2010 4:18 pm

Devido a já várias opiniões que encontrei no forum sobre luz natural vs luz artificial, mais concretamente a quantas horas de luz artificial uma hora de luz natural equivale, andei a pesquisar sobre o tema.
Encontrei vários sites que falam sobre este assunto de uma forma generalista (como este, este e este. Procurem por "sunlight" em cada página, para verem a secção a que me refiro), mas não existe um consenso entre eles.

Como tal fartei-me de sites cujas referências não se encontram à mostra, ou são duvidosas, e fui procurar artigos científicos sobre o assunto.

Infelizmente, apesar de encontrar o titulo de 3 artigos que tratam exactamente deste assunto:
- Ball, J. C. (1995): A comparison of the UV-B irradiance of low-intensity, full-spectrum lamps with
natural sunlight.
Bulletin of the Chicago Herpetological Society 30: 69–71.

- Bernard, J. B. (1997): Nutrition advisory group handbook: vitamin D and ultraviolet radiation: meeting lighting needs for captive animals. NAG Fact Sheet 2: 1–4.

- Bernard, J. B. & Ullrey, D. E. (1995): An illuminating discussion of vitamin D, ultraviolet radiation and reptiles. Proceedings of the Association of Reptilian and Amphibian Veterinarians 1995: 40–42.

Estes artigos já foram citados em vários outros trabalhos, o que eu presumo seja uma boa indicação sobre a sua credibilidade, mas não consegui arranjar a versão pdf destes :cry:

Se alguém tiver acesso a estes ou outros artigos que falem sobre o assunto, agradecia imenso que me deixasse PM ou postasse neste tópico para outros interessados.

P.S: A título de curiosidade, encontrei um artigo sobre a quantidade de raios UVB que determinados objectos absorvem. Fica aqui para quem tiver interesse ;) http://www3.interscience.wiley.com/jour ... 6/abstract
cfrag
Membro Júnior

terça jun 15, 2010 4:26 pm

:oops: Claramente procurei mal, porque 5 minutos depois de postar este tópico encontrei este site:
http://www.uvguide.co.uk/uvinnature.htm
Apesar de não ser 1 artigo científico, seguem uma metodologia bastante rigorosa e têm a vantagem de se perceber bastante melhor que um artigo cientifico :P

Para quem tiver interesse neste tema, aconselho vivamente
AlunoBioGeo
Membro Veterano
Registado: terça mar 25, 2008 8:40 pm

terça jun 15, 2010 4:32 pm

Eu continuo a apoiar que a luz natural é a melhor, no entanto tal como tu (e mesmo com acesso a muitos artigos) não existe nenhum estudo recente (além dos que mencionaste mas que não temos acesso) que indique qual o melhor método.

Na minha opinião é preferível ter luz natural, no entanto só se conseguirem uma incidência de 5-7h diárias é que deverão desprezar a utilização de luz artificial, porque obviamente temos maiores concentrações de UVB em luz natural.

Em dias de mau tempo e frio, a luz artificial deverá ganhar relevância, assim como existirá maior necessidade de UVB por parte de uma fêmea do que um macho.

A luz artificial tem uma grande vantagem à luz natural em animais aquáticos como tartarugas, uma vez que quando o aquaterrário está em contacto directo com a luz solar vai aumentar a probabilidade do crescimento de algas que poderão ser nocivas ao animal.

À atenção de toda a gente: Quando colocamos o nosso animal à exposição de luz solar devemos OBRIGATORIAMENTE que lhe providenciar um local com sombra e com boa humidade de forma a que ele se possa termorregular!
"<strong>O que sabemos &eacute; uma gota, o que ignoramos &eacute; um oceano.</strong>" (Isaac Newton)

<strong>"Existem duas coisas infinitas: o Universo e a Estupidez Humana. Mas n&atilde;o tenho certeza acerca do universo." </strong>(Albert Einstein) <strong>

"Todos os P&aacute;ssaros s&atilde;o Aves, mas nem todas as Aves s&atilde;o P&aacute;ssaros!" </strong>(M&aacute;xima da Zoologia, que pode ter v&aacute;rios sentidos na vida)

<strong>- Nunca te esquecerei, meu pequenino... Estar&aacute;s sempre comigo C&iacute;cero!</strong>
cfrag
Membro Júnior

terça jun 15, 2010 4:51 pm

não tenho dúvidas que a luz natural é muito melhor que a artificial. A minha questão era mesmo quão melhor, daí a minha procura por artigos. Mas o site que pus no 2º tópico deverá tirar grandes dúvidas. Pelo que vejo em medidas, o sol de meio dia num dia solarengo é mais de 10x mais intenso em termos de raios UVB que uma fluorescente. Claro que isso não quer dizer que seja melhor... Há sempre questões como intensidade da radiação vs tempo de exposição à mesma.

De qualquer dos modos, todos estão de acordo com a mesma coisa: se é para dar acesso a luz natural ao bicho, é OBRIGATÓRIO a presença de uma sombra ao mesmo (e até possivelmente água) para que este não fique totalmente seco :P

Comecei este tópico mesmo para ter a opinião de pessoas mais experientes e também para poder servir de referência futura (não só aos outros como a mim :D )[/b]
AlunoBioGeo
Membro Veterano

terça jun 15, 2010 6:57 pm

E é sem dúvida um bom tópico de discussão ;)
"<strong>O que sabemos &eacute; uma gota, o que ignoramos &eacute; um oceano.</strong>" (Isaac Newton)

<strong>"Existem duas coisas infinitas: o Universo e a Estupidez Humana. Mas n&atilde;o tenho certeza acerca do universo." </strong>(Albert Einstein) <strong>

"Todos os P&aacute;ssaros s&atilde;o Aves, mas nem todas as Aves s&atilde;o P&aacute;ssaros!" </strong>(M&aacute;xima da Zoologia, que pode ter v&aacute;rios sentidos na vida)

<strong>- Nunca te esquecerei, meu pequenino... Estar&aacute;s sempre comigo C&iacute;cero!</strong>
ioji
Membro
Registado: quinta mai 27, 2010 4:37 pm

terça jun 15, 2010 7:34 pm

o espectro electromagnético vai desde as ondas radio até aos raios cosmicos, a luz artificial que te deves estar a referir é apenas uma parte deste ou seja espectro visivel que vai desde o ultra violeta até aos infravermelhos....
a luz artificial é mais segura pois não tem na sua constituição por exemplo os raio-x e este provoca mutações do genero cancerigeno...
Mas umas horinhas a apanhar sol não faz mal nenhum pois dá umas tonalidades engraçadas
cfrag
Membro Júnior

terça jun 15, 2010 8:50 pm

A minha desculpa pela falta de especificidade. Quando me referia ao "luz natural vs artificial" queria apenas referir-me em questão de raios UV (principalmente os UVB).
Nem sequer tava a ter em conta os infravermelhos.
ioji
Membro

terça jun 15, 2010 9:09 pm

....mas a luz artificial tambem contem infravermelhos só que em pequena quantidade verifica na caixa da lampeda...
AlunoBioGeo
Membro Veterano

terça jun 15, 2010 9:42 pm

Vamos lá ver uma coisa: Luz artificial é luz emitida por uma lâmpada (algo construído pelo homem), luz natural a emitida pelo sol ou por exemplo o magma.

O espectro electromagnético (do mais baixo até o mais energético):

- Ondas rádio;
- Microondas;
- Infravermelho*;
- Luz visível*;
- Ultravioleta*;
- Raios X;
- Raios Gamma.

O espectro de luz branca (assinalado a asterisco) pode ser de várias ordens de energia: Deste os de mais baixa energia (infravermelhos), média energia (luz visível) até os de alta energia (Ultravioleta) e no nosso caso, são os que nos interessa.

cfrag
Membro Júnior

terça jun 15, 2010 9:43 pm

eu sei que contém, mas para manter este tópico mais específico não tou a considerar a parte infravermelha (que só interessa em termos de aquecimento, que só por si é tema para muitos mais tópicos de conversa)
ioji
Membro

terça jun 15, 2010 9:47 pm

AlunoBioGeo Escreveu:Vamos lá ver uma coisa: Luz artificial é luz emitida por uma lâmpada (algo construído pelo homem), luz natural a emitida pelo sol ou por exemplo o magma.

- Ondas rádio;
- Microondas;
- Infravermelho*;
- Luz visível*;
- Ultravioleta*;
- Raios X;
- Raios Gamma.

O espectro de luz branca (assinalado a asterisco) pode ser de várias ordens de energia: Deste os de mais baixa energia (infravermelhos), média energia (luz visível) até os de alta energia (Ultravioleta) e no nosso caso, são os que nos interessa.
faço minhas as tuas palavras..
por isso é que penso que a luz artificial é mais segura
AlunoBioGeo
Membro Veterano

terça jun 15, 2010 9:58 pm

ioji Escreveu:
AlunoBioGeo Escreveu:Vamos lá ver uma coisa: Luz artificial é luz emitida por uma lâmpada (algo construído pelo homem), luz natural a emitida pelo sol ou por exemplo o magma.

- Ondas rádio;
- Microondas;
- Infravermelho*;
- Luz visível*;
- Ultravioleta*;
- Raios X;
- Raios Gamma.

faço minhas as tuas palavras..
por isso é que penso que a luz artificial é mais segura
É mais segura? Mas os animais estão mais que adaptados à carga de todos as outras radiações (excepto às Gamma, a esses nem o próprio planeta) que incidem na nossa atmosfera, logo não vejo em que é que a luz natural pode ser mais problemática que a artificial. Temos é que providenciar sempre um local com sombra e água, até porque com luz natural a eficiência de absorção de UVB natural é bem superior à emitida pelas lâmpadas (atenção: estou a falar em incidência directa, sem qualquer barreira e com algumas horas de exposição diárias)!

A grande vantagem do uso de artificial é que não tem muitas barreiras desde a emissão da lâmpada até ao animal, logo a absorção tem tudo para ser equilibrada ad eternum, enquanto quem só usa natural tem sempre problemas de barreiras como: nuvens, espessura de atmosfera a passar, vidro, etc. Por isso acho que o ideal é o uso de ambas as modalidades, natural e artificial.

ioji
Membro

terça jun 15, 2010 10:12 pm

...os raio-x são radiações ionizantes.
AlunoBioGeo
Membro Veterano

terça jun 15, 2010 10:19 pm

ioji Escreveu:...os raio-x são radiações ionizantes.
Sim, e?

ioji
Membro

terça jun 15, 2010 10:25 pm

AlunoBioGeo Escreveu:
ioji Escreveu:...os raio-x são radiações ionizantes.
Sim, e?
provocam mutações celulares ou seja aumentam o risco de contrair cancro ou outras doenças
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”