Alimentação de tartarugas de agua

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
Osafi
Membro
Registado: quarta jun 09, 2010 9:19 am

sexta jun 18, 2010 11:10 pm

Durante vários anos alimentei a minha tartaruga (não sei se posso chamar tartaruga, pois tem apenas 10 cm de comprimento, deve ser antes um cágado...) apenas com aqueles camaroes secos que se compra.

Apenas à um ano atras é que soube que essa alimetação era horivel para as tartarugas/cágados. :o

Comecei a dar-lhe outros almentos como aqueles sticks que se compram mas gostava de lhe dar algo mais natural. :P

Experimentei dar-lha banana, maçã, cenoura e ela adorou! Faz-lhe mal?

Também vi na internet que se pode dar insectos ás tratarugas/cágados por isso já lhe dei um caracol (adorou), duas lesmas (também adorou) e várias minhocas (são as suas perferidas) mas fiquei na dúvida se dar-lhe este bicharocos (ainda por cima vivos :? ) lhe fazia mal ou não...

É que ainda por cima come-os inteiros!

Também experimentei dar-lhe outras coisas como uvas, um bocadinho de queijo, ovo cozido e uma coisa que também adora é salmao.

Algum deste alimentos faz-lhe mal?

É perferivel dar-lhe este tipo de alimentação mais natural ou apenas os sticks?

Obrigada e desculpem por ter escrito um texto tao grande...
alvesmiguel
Membro Veterano
Registado: sábado mai 23, 2009 1:07 pm
1-tartaruga corcunda do mississipi.

sexta jun 18, 2010 11:16 pm

Osafi Escreveu:Durante vários anos alimentei a minha tartaruga (não sei se posso chamar tartaruga, pois tem apenas 10 cm de comprimento, deve ser antes um cágado...) apenas com aqueles camaroes secos que se compra.

Apenas à um ano atras é que soube que essa alimetação era horivel para as tartarugas/cágados. :o

Comecei a dar-lhe outros almentos como aqueles sticks que se compram mas gostava de lhe dar algo mais natural. :P

Experimentei dar-lha banana, maçã, cenoura e ela adorou! Faz-lhe mal?

Também vi na internet que se pode dar insectos ás tratarugas/cágados por isso já lhe dei um caracol (adorou), duas lesmas (também adorou) e várias minhocas (são as suas perferidas) mas fiquei na dúvida se dar-lhe este bicharocos (ainda por cima vivos :? ) lhe fazia mal ou não...

É que ainda por cima come-os inteiros!

Também experimentei dar-lhe outras coisas como uvas, um bocadinho de queijo, ovo cozido e uma coisa que também adora é salmao.

Algum deste alimentos faz-lhe mal?

É perferivel dar-lhe este tipo de alimentação mais natural ou apenas os sticks?

Obrigada e desculpem por ter escrito um texto tao grande...
Dá os sticks como alimento base depois podes complementar com alguma fruta e vegetais, carne branca ou peixe, mas cuurs, nao des insentos nem outros animais apanhados na natureza pois podem ter parasitas ou pesticidas. O tamanha nao tem nada a ver com ser taratruga ou cágado, aliás nada tem tartaruga aquática ou cágado é a mesma coisa só que cágado é um nome português. E qual é o set-up dela ( lampadas, aquario...)?
Nunca durmas todo nu, a casa pode arder de noite e depois ficas cá fora, pelado, à espera que os bombeiros apaguem o fogo.
Osafi
Membro

sexta jun 18, 2010 11:39 pm

Até um ano atras ela vivia muito mal mesmo... Fui uma má dona :(

O aquário dela era minusculo e só tinha uns 5 cm de água...

Agora ja tem uma casinha melhor :) não é perfeita mas é o que posso arranjar. :?

É uma caixa (de plástico) com 40 cm de comprimento e 30 de largura. A altura do nível de água é que está piorzinho.... Tem apenas 15 cm de profundidade.

Depois tem uma daquelas plataformas com uma rampa que se compra. Essa plataforma cria um esconderijo dentro de água mas com espaço para ela respirar.

No verão eu deixo o aquário na varanda para ela apanhar sol mas tenho o cuidado de deixar uma parte que esteja sempre à sombra.

No inverno fica dentro de casa mas não tenho nenhuma luz especial para a manter quente. Deixo-a hibernar. Também não tenho filtro mas limpo o aquário e troco a água todas as semanas.
alvesmiguel
Membro Veterano

sexta jun 18, 2010 11:48 pm

Osafi Escreveu:Até um ano atras ela vivia muito mal mesmo... Fui uma má dona :(

O aquário dela era minusculo e só tinha uns 5 cm de água...

Agora ja tem uma casinha melhor :) não é perfeita mas é o que posso arranjar. :?

É uma caixa (de plástico) com 40 cm de comprimento e 30 de largura. A altura do nível de água é que está piorzinho.... Tem apenas 15 cm de profundidade.

Depois tem uma daquelas plataformas com uma rampa que se compra. Essa plataforma cria um esconderijo dentro de água mas com espaço para ela respirar.

No verão eu deixo o aquário na varanda para ela apanhar sol mas tenho o cuidado de deixar uma parte que esteja sempre à sombra.

No inverno fica dentro de casa mas não tenho nenhuma luz especial para a manter quente. Deixo-a hibernar. Também não tenho filtro mas limpo o aquário e troco a água todas as semanas.
pois mesmo assim ainda nao tem o aquario necessario, ha uma formula para o tamanho do aqurio em relaçao ao tamanho da tartaruga, o comprimento deve ser 5x o comprimento da carapaça, a largura 3x a largura da carapaça e a altura da agua 2x o comprimento da carapaça, mas aconselhote a arranjares um ja maiorzinho para nao teres que investir 2 vezes, podes comprar uma caixa de plastico dos chineses, mas tens mesmo que arranjar é uma lampada UVB e um filtro para manter a agua limpa durante mais tempo, outra coisa que tambem devias ter era um aquecedor com termostato
Nunca durmas todo nu, a casa pode arder de noite e depois ficas cá fora, pelado, à espera que os bombeiros apaguem o fogo.
VanesIsa
Membro Veterano
Registado: quinta mai 29, 2008 10:10 pm
Localização: *6.Tartarugas *3.Cadelas *1.Caturra *3.Gerbos *1.PDI

sábado jun 19, 2010 12:10 am

Dê uma vista de olhos por este tópico:

http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=70437
<strong><strong> </strong></strong>
Osafi
Membro

sábado jun 19, 2010 11:36 am

VanesIsa Escreveu:Dê uma vista de olhos por este tópico:

http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=70437
obrigada, esse tópico é fantastico!

esclareci todas as minhas duvidas :wink:
Osafi
Membro

sábado jun 19, 2010 11:38 am

pois mesmo assim ainda nao tem o aquario necessario, ha uma formula para o tamanho do aqurio em relaçao ao tamanho da tartaruga, o comprimento deve ser 5x o comprimento da carapaça, a largura 3x a largura da carapaça e a altura da agua 2x o comprimento da carapaça, mas aconselhote a arranjares um ja maiorzinho para nao teres que investir 2 vezes, podes comprar uma caixa de plastico dos chineses, mas tens mesmo que arranjar é uma lampada UVB e um filtro para manter a agua limpa durante mais tempo, outra coisa que tambem devias ter era um aquecedor com termostato
Obrigada pelos conselhos :wink:

Vou começar a por um dinheirinho de parte para poder dar-lhe uma "casinha" decente.

:lol:
Pure
Membro Veterano
Registado: quinta abr 23, 2009 3:46 am

sábado jun 19, 2010 12:09 pm

alvesmiguel Escreveu:(...) O tamanha nao tem nada a ver com ser taratruga ou cágado, aliás nada tem tartaruga aquática ou cágado é a mesma coisa só que cágado é um nome português. (...)
alvesmiguel Escreveu:essa era escusada, quem nao sabe nao fala, muito menos tenta gozar
Desculpe lá alvesmiguel mas tinha acabado de ler o outro tópico e sinceramente quem não sabe não deve mesmo falar, estar calado é melhor que passar informações erradas.

Mauremys leprosa - Cágado (não é a única espécie) - Espécie autóctone em Portugal
Imagem

Trachemys scripta elegans - Tartaruga de Faces Vermelhas (Só meto uma espécie para exemplificar)
Imagem

Cumprimentos e espero que não leve a mal pois não é esse o intuito do meu post
HamsterVille - Cria&ccedil;&atilde;o e selec&ccedil;&atilde;o de hamsters s&iacute;rios http://hamsterville.no-ip.org/
VanesIsa
Membro Veterano

sábado jun 19, 2010 12:50 pm

Este texto explica, contudo não sei se está 100% correcto... (Não liguem aos erros... lol Retirei desta página. )

Qual é a diferença entre tartaruga, jabuti e cágado?

São diferenças que se manifestam principalmente no hábitat - aquático ou terrestre - e em características morfológicas (relacionadas ao formato do corpo) presentes nos cascos, nas patas e nos pescoços. Algumas dessas diferenças são tão sutis que costumam causar confusões (...)

Tartaruga

Assim são chamados genericamente todos os quelônios não classificados como cágados ou jabutis. As tartarugas podem ser tanto marinhas como de água doce. Elas têm o casco mais alto que o dos cágados. Outra diferença importante é que as tartarugas não dobram o pescoço para o lado ao recolhê-lo para dentro do casco, como fazem os cágados

Jabuti

Água não é com ele. O jabuti é o único entre esses três tipos de quelônio que vive exclusivamente na terra. Ele também pode ser facilmente identificado pelo casco alto e pelas patas traseiras em formato cilíndrico, que lembram as de um elefante

Cágado

Distingue-se do jabuti por ser um quelônio de água doce e não terrestre. Já as diferenças em relação às tartarugas são sutis. Os cágados possuem casco mais achatado e têm o pescoço mais longo
Em Portugal utilizamos o termo cágado para falar de duas espécies a Emys orbicularis e a Mauremys leprosa...

Uma duvida... Em relação à definição deles (não sei se está totalmente correcta) dizem que as tartarugas não dobram o pescoço quando recolhem para dentro da carapaça, então, por exemplo, no caso das Pelomedusa subrufa, são tartarugas ou cágados? :?
alvesmiguel
Membro Veterano

sábado jun 19, 2010 2:01 pm

Pure Escreveu:
alvesmiguel Escreveu:(...) O tamanha nao tem nada a ver com ser taratruga ou cágado, aliás nada tem tartaruga aquática ou cágado é a mesma coisa só que cágado é um nome português. (...)
alvesmiguel Escreveu:essa era escusada, quem nao sabe nao fala, muito menos tenta gozar
Desculpe lá alvesmiguel mas tinha acabado de ler o outro tópico e sinceramente quem não sabe não deve mesmo falar, estar calado é melhor que passar informações erradas.

Mauremys leprosa - Cágado (não é a única espécie) - Espécie autóctone em Portugal
Imagem

Trachemys scripta elegans - Tartaruga de Faces Vermelhas (Só meto uma espécie para exemplificar)
Imagem

Cumprimentos e espero que não leve a mal pois não é esse o intuito do meu post
è claro que nao levo a mal. Há 2 especies de cágados/tartarugas aquáticas em portugal Mauremys leprosa e Emys orbicularis e peo que ja li em varios sites hesitem 3 tipos de queloquios, Tartarugas marinhas (exemplo: Careta careta); tartarugas aquaticas(ex:Mauremys leprosa) e tartarugas terrestres (ex:Testudo horsfieldii.
Mas segundo o que estas a dizer um cágado é diferende duma tartaruga aquática, então quais os criterios em que te baseias para fazer tal destinçao?
Nunca durmas todo nu, a&nbsp;casa pode arder de noite e depois ficas c&aacute; fora, pelado, &agrave; espera que os bombeiros apaguem o fogo.
VanesIsa
Membro Veterano

sábado jun 19, 2010 3:29 pm

Lê o meu post... :wink:
alvesmiguel
Membro Veterano

sábado jun 19, 2010 3:41 pm

VanesIsa Escreveu:Lê o meu post... :wink:
nao tinha visto, mas os mauremys leprosa e os emys orbicularis tambem nao dobram pescoço para o lado quando recolhem a cabeça por isso...
Nunca durmas todo nu, a&nbsp;casa pode arder de noite e depois ficas c&aacute; fora, pelado, &agrave; espera que os bombeiros apaguem o fogo.
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sábado jun 19, 2010 3:53 pm

Os cágados são tartarugas aquáticas ou semi-aquáticas sim. No entanto, designamos pelo nome comum de cágado as espécies referidas que são naturais da nossa fauna e não as tartarugas que habitualmente se têm como animal de estimação e cuja origem é americana, logo a chamada de atenção está correcta e teve razão de ser.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

VanesIsa
Membro Veterano

sábado jun 19, 2010 4:23 pm

alvesmiguel Escreveu:
VanesIsa Escreveu:Lê o meu post... :wink:
nao tinha visto, mas os mauremys leprosa e os emys orbicularis tambem nao dobram pescoço para o lado quando recolhem a cabeça por isso...

Pois, realmente tens razão... Não sei até que ponto está 100% correcto o texto. Mas a verdade é que têm diferenças. Contudo este texto é brasileiro, assim como a maioria dos que tenho encontrado e eles fazem sempre a distinção entre os três tipos: os cágados, as tartarugas (falam na sua maioria das marinhas) e nas tartarugas terrestres (jabutis).

Encontrei mais estas páginas:

http://www.tartarugas.com.br/difer.htm

http://txkm.blogspot.com/2009/10/qual-d ... uti-e.html
VanesIsa
Membro Veterano

sábado jun 19, 2010 4:36 pm

Encontrei mais isto...
Diferenças entre tartarugas, cágados e jabutis
São diferenças que se manifestam principalmente no hábitat - aquático ou terrestre - e em características morfológicas (relacionadas ao formato do corpo) presentes nos cascos, nas patas e nos pescoços.
Algumas dessas diferenças são tão sutis que costumam causar confusões - há, inclusive, exemplos em que o nome popular não bate com a definição científica.
As tartarugas possuem uma carapaça dorsal que internamente é composta de uma placa óssea e externamente por placas córneas. Há aberturas apenas para a saída do pescoço das patas e da cauda. Elas são aquáticas e vivem em água doce ou salgada, suas patas parecem com nadadeiras, permitindo fácil locomoção. Sua alimentação é tanto carnívora quanto vegetariana, e quando retrai a cabeça, o pescoço não é dobrado de lado. Podem ser tanto marinhas como de água doce, possuem o casco mais alto que o dos cágados. Não dobram o pescoço para o lado ao recolhê-lo para dentro do casco, como fazem os cágados.
Os cágados são semi-aquáticos, vivem tanto na água doce quanto na terra. Seus dedos são ligados por uma membrana que auxilia na natação. Quando se sentem ameaçadas, dobram o pescoço de lado, possuem o casco mais achatado do que o da tartaruga, é ovalado e de cor escura. Os cágados possuem casco mais achatado e têm o pescoço mais longo. São encontrados desde a Amazônia na região Norte, até o banhado do Taim na região Sul e também na Austrália e Nova Guiné. São conhecidos como tartarugas pescoço de cobra, que às vezes chega a ter o mesmo comprimento da carapaça. São bem menores do que a tartaruga.
Distingue-se do jabuti por ser um quelônio de água doce e não terrestre; enquanto que as diferenças em relação às tartarugas são mais sutis.
Grande parte das espécies é carnívora, se alimentam de pequenos peixes, moluscos, anfíbios, crustáceos e vermes, e outra parte são onívoros que acrescentam ao mesmo cardápio alguns vegetais. A média de cada postura é de seis a sete ovos.
Já os jabutis são terrestres, possuem um casco convexo bem arqueado, tem patas bem grossas. São animais onívoros, se alimentam de carne frutas e vegetais. Possuem hábitos diurnos e costumeiramente andam em bandos sua expectativa de vida é em média 80 anos. Uma das principais características do jabuti é o plastrão, o macho possui o ventre côncavo e a fêmea possui o ventre convexo, esta característica facilita a cópula. Pode ser facilmente identificado pelo casco alto e pelas patas traseiras em formato cilíndrico, que lembram as de um elefante.
Algumas espécies atingem a maturidade sexual já aos seis anos, normalmente a postura é de seis a sete ovos. Outra característica importante é a retração do pescoço que é da mesma forma que o cágado, de lado. Considerado o único entre os três tipos de quelônio que vive exclusivamente na terra.
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”