Preciso da v/ ajuda.

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
smnunes74
Membro Júnior
Registado: quarta jul 15, 2009 3:09 pm

sexta set 03, 2010 9:12 am

Olá a todos.

Coloco aqui hoje este post pois preciso de ajuda para as 4 tartarugas que tenho em casa.

Passo a explicar:

À cerca de 3 anos, por gracinha, ofereceram ao meu filhote de 2 anos 4 tartarugas (2 Ocadia sinensis e 2 tartarugas hieroglíficas). Na altura os animais eram pequenos e coloquei-os num aquário de 1 metro que tinha lá em casa, e fui tentando dar-lhes as melhores condições possíveis, apesar da minha total inexperiência com tartarugas.

Entretanto as tartarugas foram crescendo, continuam as 4 no mesmo aquário, mas faz-me demasiada confusão tê-las ali fechadas, pois não me parece que neste momento sejam condições para as 4. Já não consigo sequer ter uma parte seca, e elas estão sempre dentro de água.

Já houve quem me aconselhasse a procurar um lago para as libertar... Mas essa opção não me parece correcta, e não me parece ser essa a solução.

Também já pensei em procurar alguém que tenha melhores condições para as alojar...

Preciso da v/ ajuda e experiência para melhorar a qualidade de vida e bem estar das pobres tartarugas.

:cry: :cry:

Muito obrigada.
vitor22
Membro Veterano
Registado: sexta jul 30, 2010 12:28 pm

sexta set 03, 2010 9:55 am

Qual é mesmo o tamanho delas e do aquário?

Se vez que elas estão a ficar sem espaço, podes fazer o teu próprio lago, se tiveres jardim.

E espero que no teu tenhas luz UVb, filtro, termostato, que lhe estejas a dar stiks e não gammarus.....Coisas essenciais as tartarugas...
zorbita
Membro Veterano
Registado: sábado nov 08, 2003 5:01 pm
Localização: 2 periquitos, 4 canários, 1 tartaruga, 1 chinchila e 1 beta

sexta set 03, 2010 10:32 am

um lago seria uma boa opção sim...iriam ficar bem mais felizes provavelmente
<p>Sara</p>
<p><strong>"A grandeza de uma na&ccedil;&atilde;o pode ser julgada pelo modo que os seus animais s&atilde;o tratados."</strong></p>
<p><strong>Mahatma Gandhi</strong></p>
smnunes74
Membro Júnior

sexta set 03, 2010 11:13 am

Olá.

Quanto às condições, tentei que tenham o melhor possível:
o aquário tem filtro, termostato, etc., e tento que tentam o máximo de luz solar directa...

Relativamente à alimentação, dou-lhes sticks próprios, camarões só de vez em quando para guloseima, e ocasionalmente uns bocadinhos de carne ou peixe crú ou fruta.

Quanto ao espaço, vou tentar juntar algumas fotos para que possam ter uma ideia.

http://img833.imageshack.us/img833/8784/img0771c.jpg
http://img521.imageshack.us/img521/929/img0772um.jpg
http://img444.imageshack.us/img444/3694/img0773cu.jpg
http://img69.imageshack.us/img69/4766/img0774z.jpg
[/img]
smnunes74
Membro Júnior

sexta set 03, 2010 11:22 am

Concordo plenamente convosco em relação ao lago, mas num apartamento é meio complicado...

A menos que alguém com um lago à disposição se ofereça para alojar as coitadas.... :) :)
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sexta set 03, 2010 1:27 pm

12 -Tenho uma tartaruga de água doce em casa e já não tenho condições para a manter. O que posso fazer?

Poderá entregar a sua tartaruga, na sede do ICNB, Rua de Santa Marta, 55, 1150 – 294 Lisboa, de 2ª a 5ª feira entre as 9 e as 17 horas.

Outros locais de entrega, fora de Lisboa:

Reserva Natural do Estuário do Sado – Praça de República. 2900 – 587 Setúbal

Reserva Natural das Dunas de S. Jacinto – Estrada Nacional, 327. 3800 – 901 S. Jacinto

Reserva Natural do Paul de Arzila – Mata do Choupal. 3000 – 611 Coimbra

Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e Vila Real de Stº. António – Sapal de Venta Moinhos, Apartado 7. 8951 - 909 Castro Marim

Solicitamos que para a próxima vez que pondere em adquirir um animal de companhia, se informe, antecipadamente, da biologia da espécie. Como seres vivos que são, crescem e quando as condições lhes são propícias reproduzem-se, sendo assim cada vez mais complexo detê-los em alojamentos de habitação, o que contribui para gerar situações de sofrimento para os animais e, por regra, abandono.

Para além disso, estamos provavelmente perante uma espécie exótica (não nativa da fauna do nosso país), a qual poderá gerar impactes muito relevantes sobre a fauna nativa de Portugal, e desde logo sobre as espécies nativas de cágados, uma vez que é predadora e ocupa o habitat das espécies indígenas, provocando assim uma diminuição da biodiversidade em Portugal, pelo que nunca deverá ser libertada na Natureza.

Nos últimos anos já foram entregues neste Instituto várias centenas de tartarugas por pessoas que se sentem incapazes de continuar a tratá-las na sua habitação, sendo também previsível que muitas delas tenham sido soltas na natureza, com as consequências acima referidas
Em http://portal.icnb.pt/ICNPortal/vPT2007 ... entes/#a12

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Bondage2010
Membro Veterano
Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm

sexta set 03, 2010 2:47 pm

smnunes74 Escreveu:Olá a todos.

(...)
Já houve quem me aconselhasse a procurar um lago para as libertar... Mas essa opção não me parece correcta, e não me parece ser essa a solução.

(...)
Muito obrigada.
Tudo menos soltar...são uma espécie invasora que compete directamente com as nossas espécies de tartarugas aquáticas ;)
smnunes74
Membro Júnior

sexta set 03, 2010 3:14 pm

Olá novamente.

Antes de mais agradeço as v/ respostas.

Como disse anteriormente, soltar no meio natural não é para mim opção. Se o fosse, aliás, já o poderia ter feito, e não estaria aqui a pedir a v/ ajuda.

Coloquei esta mensagem na esperança que me pudessem dar sugestões de como melhorar as condições e bem estar das 4 tartarugas, pois acredito que existam por aqui utilizadores com muita experiência neste assunto.

Obrigada.
SpoonStb
Membro
Registado: sexta jul 10, 2009 4:16 pm
Localização: 2 chinchilas;2 DB;1 corcunda mississipi;1 apalone ferox;1 hieroglifica;1 tritão;1 axolotl

sexta set 03, 2010 4:16 pm

deixo-te este site pois eles podem ajudar. é o site do INCB e tem as indicações do que fazer a uma tartaruga de dimensões para as quais já não temos condições:

http://portal.icn.pt/ICNPortal/vPT2007/ ... entes/#a12
Allistor
Membro Veterano
Registado: quarta dez 02, 2009 2:42 pm

sábado set 04, 2010 12:06 am

Que tamanho (medida da carapaça) têm essas tartarugas? Poderá sempre encher o aquário até acima e tentar fazer algo do género disto:
http://www.youtube.com/watch?v=UhJf0lpx1NM
Mas certifique-se que as tartarugas conseguem nadar pois do pouco que vi pareceu-me que tem pouca água e quando são mantidas assim durante muito tempo perdem a habilidade de nadar e podem afogar-se. Para voltarem a nadar é preciso ajudá-las a fazerem isso, dando-lhes assistência quando tiverem profundidade suficiente para tentarem nadar.
buzio
Membro Veterano
Registado: segunda jan 07, 2002 9:58 pm
Localização: total : 92 ... se não nasceu nenhum durante a noite....

sábado set 04, 2010 12:18 am

tem espaço exterior?

A minha maior esta numa piscina de miúdos adaptada para ela no quintal.
Atenção que a alimentação das ocádias é diferente das hieroglíficas.
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”