Comida para iguana?

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
InesTG
Registado: terça jul 22, 2003 1:02 pm
Localização: Simpy, a tartaruga; Lucky o Hamster; Rex, o Doberman; Euri, a canária; e ainda mais 4 gatos

domingo set 07, 2003 10:45 pm

Olá a todos!
O mês passado o meu namorado ofereceu-me uma iguana!
Desde já deixem-me dizer que ele comprou-a numa feira perto de minha casa e que o homem que a vendeu não percebia nada de iguanas! Se fosse acreditar no que ele me disse tinha a minha Lizzy numa caixa qualquer sem aquecimento nem luz própria e dava-lhe apenas o granulado, umas folhas de alface e pouco mais porque "elas só precisam de comer para viver"!
Quando o ouvi dizer isto só me apeteceu rir! Mas acho que é mais razão para chorar!
Comprei-lhe um terrário de 60cm (que irá servir enquanto ela n crescer muito) com manta de aquecimento e lâmpada própria para répteis e coloquei aparas de madeira no chão.
Para além do granulado jás lhe dei uva, maçã, nabo, pepino, pimento, espinafre, alface, figo, cenoura e nabiças.
Mas o que ela gosta mesmo é das nabiças, da cenoura e da alface. Que mais lhe posso dar? E o que não devo dar?
Para além da água para beber, que mudo todos os dias, tal como a comida, também coloquei uma pequena "piscina" para ela poder tomar banho sempre quiser. Arranjei uma raiz de pinheiro seca para ela poder trepar.
Pego-lhe um bocadinho quase todos os dias para que ela se vá habituando a mim.
Já a tenho à cerca de duas semanas e ela já engordou bastante e até já mudou de pele!
Deixou de ser uma iguana calma que se deixava pegar facilmente, como aconteceu na feira (pudera com o frio que deveria ter) e passou a ser uma iguana super activa, que já me fugiu duas vezes (primeiro da caixa onde a tive antes de comprar o terrário e depois do próprio terrário, pois soltou-se um dos respiradores) que me tenta chicotear sempre que a pego e dá pulos bem grandes para uma coisinha tão pequena.
Gostaria de saber se estou a fazer alguma coisa errada e que mais posso fazer para dar uma vida melhor à minha menina (dentro do possível, pois estou a falar de uma vida em cativeiro).
Desde já agradeço todas as informações que me possam dar, já tive uma iguana que morreu por ter uma alimentação, que hoje sei ter sido inadequada, falta de espaço, falta de aquecimento... Não quero que isso volte a acontecer, na altura tinha uns 16 anos e achei muito engraçado ter um bichinho daqueles, hoje tenho 22 e sei que para se ter um animal destes é preciso muito mais do que apenas gostar deles!

Obrigado e beijinhos
Marcus1980
Membro
Registado: sexta ago 08, 2003 4:41 pm
Localização: Husky,Iguana,Geckos,rãs,salamandras,anoles,varanos,camaleões,dragões,e muito insecto para eles!

segunda set 08, 2003 12:23 am

Boas, e parabéns pelo novo amigo.
Referiste um aquecedor de fundo e uma lâmpada. Suponho que a lâmpada a que te referes emita radiação UVA e UVB, que são imprescindiveis na vida de uma iguana assim como na de qualquer réptil de hábitos diurnos. É na maioria dos casos importante ter também uma lâmpada de aquecimento, mas no teu caso,devido á pequena dimensão do terrário e presumindo que é todo em vidro, consegue manter uma temperatura +/- adequada através do thermal pad ,ainda que o ideal seja o uso de um termostato.
Quanto á alimentação, o mais importante é dar,não um ou dois vegetais por dia, mas sim fazer uma salada composta pelos mais variados vegetais possiveis e alguns frutos... Tendo em atenção que a % de vegetais deve ser muito superior á de frutos.
Outra coisa que aconselho a oferecer a uma iguana bébé ou jovem, é um complexo vitaminico e uma fonte de cálcio, que se encontra em qualquer loja de animais e terá de ser misturada na salada. Uma boa fonte de cálcio é casca de choco moída mas é muito pouco atrativo para as iguanas. Durante as primeiras semanas ou mesmo meses também não faz mal nenhum um bocado de peito de frango cozido(sem sal).
Manter a água limpa todos os dias. E de momento não me ocorre mais nada.
Alguma dúvida,é só perguntar, se possivel ajudo!
hilmer
Membro Júnior
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

segunda set 08, 2003 12:48 am

Olá :)
Algumas das coisas que está a fazer não são correctas e prejudicam o desenvolvimento da sua Iguana...para mais informações visite a página "SOS Iguanas" no meu site www.sauria.net ou inscreva-se no "Clube das iguanas" (Iguana-post) em:
http://br.groups.yahoo.com/group/Iguana-post
Boa sorte.
Hilmer
InesTG
Registado: terça jul 22, 2003 1:02 pm
Localização: Simpy, a tartaruga; Lucky o Hamster; Rex, o Doberman; Euri, a canária; e ainda mais 4 gatos

sábado set 20, 2003 12:47 pm

Olá
Quando comprei o terrário já vinha completo, com a luz própria para répteis e com a manta de aquecimento. A temperatura dentro do terrário é de cerca de 32º, só á noite, quando apago a luz é que desce um pouco. O terrário é todo de vidro, excepto na zona da lâmpada que é de rede.
Já tenho a Lizzy à um mês e ela engordou bastante, já começou a mudar de pele e está a começar a mudar de coloração. O verde alface que tinha quando a comprei está a escurecer e estão a aparecer umas manchas mais acastanhadas e outras mais amareladas. Sei que elas mudam de cor ao crescer, mas como ainda percebo muito pouco de iguanas gostava de saber se esta mudança de cor, tão cedo, é normal?
Neste momento a Lizzy mede cerca de 36.50cm e pesa cerca de 52g.
Tento variar a comida, até para perceber o que ela gosta mais e menos.
Muito obrigado pelos concelhos e beijinhos
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”