O meu nome é Paulo e gostava de compartilhar convosco a minha (pouca) experiência como dono de uma Tartaruga Corcunda do Mississipi.
Apesar de ter começado mal, o objectivo do meu testemunho é não só partilhar a minha experiência mas também tentar transmitir algumas ideias básicas a quem como eu está a começar esta longa aventura e claro está, tentar tirar algumas dúvidas que tenho e que futuramente irei certamente ter.
O INÍCIO
Pois bem, em Abril, já lá vão 5 meses, foi o aniversário da minha filha e como já estou cheio de barbies e macacada cor de rosa cá em casa, decidi oferecer-lhe um animal de estimação, que já sabia que seria eu a tratar. Mas adiante..
Como a minha esposa é alérgica ao pêlo e eu abomino penas, chegamos a um consenso que talvez uma tartaruga não fosse má ideia.
Decidi informar-me junto do funcionário da loja de animais sobre as necessidades básicas do animal. Segundo ele não podia ser mais simples: vendeu-me uma tartarugueira com palmeira, uns camarões e a tartaruga. Tudo por uns 10 €.
AS PRIMEIRAS DESCOBERTAS
Tartaruga em casa, chega a hora de lhe dar de comer. Ah, mas antes meti-lhe aí um litro de água na tartarugueira directamente da torneira porque segundo o entendido da loja de animais, elas são muito resistentes.(não façam isso)
A tartaruga não comeu. No segundo dia também não. E foi esta "falta de apetite" (que agora sei ser normal nos primeiros dias de habituação ao novo ambiente) que me fez pesquisar pela net, nomeadamente aqui na Arca, sobre este assunto e com isso fui descobrindo cada vez mais e mais. Se não li todos os tópicos sobre tartarugas andei lá perto.
Fiquei chocado com a total discrepância entre as opiniões de alguém que me vende um animal (ou condena-o à morte) e o know how de quem tem já experiência com este tipo de animais.Bendita falta de apetite digo eu agora.
3 dias depois de estar cá em casa, a tartarugueira já fazia parte do passado e com pesquisa lá fui descobrindo coisas realmente básicas, tais como calcular a litragem de um aquário, as TPA ou até mesmo a espécie da minha tartaruga e as suas principais características e necessidades.
E aí começou a verdadeira empreitada para aos poucos ir dando melhores condições ao animal, dentro das minhas possibilidades como é óbvio. Tudo feito com enorme prazer e algumas vezes até com alguma obsessão. Mas vale a pena sem dúvida.
A TARTARUGA
Ao contrário do que eu pensava e muitos ainda pensam, as tartarugas não ficam sempre pequeninas. Aliás a minha cresce a olhos vistos. Já sei que ainda não é possível saber o sexo mas espero que seja um macho visto o seu tamanho ser inferior ao das fêmeas.
Tem um comportamento fantástico. Interage bem mais do que pensava e nada que se farta.
Em relação à longevidade, tenho dúvidas porque as informações variam. É que já li 25 anos e noutros sítios 40 anos.
Optei por não proceder a qualquer limpeza da carapaça. Nem com escovas nem nada. A carapaça está bonita e não vejo necessidade disso. Gostava de saber a vossa opinião.
Informei-me e consegui também o contacto de um veterinário de répteis perto da zona onde vivo. Pura prevenção.
Aqui está ela:

O AQUATERRÁRIO
Tenho neste momento um aquaterrário de 120 litros (30x40x100), que contém cerca de 90 litros reais de água.
Filtro externo eihem 2224
Lampada ExoTerra Reptiglo 5.0 UVB que está ligada entre as 08h00 e as 20h00
Leds azuis de 12 v à prova de água e plantas de plástico. Não é uma necessidade, é só mesmo para dar alguma graça.
Termostato. Ainda não o liguei visto a temperatura da água andar ainda à volta dos 26, 27 graus.

Plataforma. Após muitas horas a tentar fazer uma plataforma, seja empilhando pedras, seja usando silicone para aquários para colar pedras numa estrutura em plástico, optei por me deixar de bricolage (até porque não tenho jeito nenhum) e comprei uma plataforma magnética que pessoalmente acho bastante bonita. Por cima da plataforma, e para manter o nível da água o mais alto possível comprei uma grelha em inox (3€) que cortei à medida. As tartarugas são excelentes trepadoras, convém ter isso em mente.

Faço TPAs semanais. Retiro cerca de 25% de água com um sifão. Retirei a parte mais larga do sifão, o que permite "aspirar" melhor entre as pedras. Nesse processo uso o turtle clean da Nutrafin e o Aqua plus (condicionador para a água da torneira).
Verifico mensalmente o PH, que anda sempre à volta de 7, 7.5.
PEIXES
Li bastante sobre o assunto e apesar das opiniões serem maioritariamente desfavoráveis, optei por comprar uns peixes. Ponderei comprar outra tartaruga mas o risco de haver batalhas territoriais entre elas e a necessidade de um espaço maior fez-me desistir da ideia. Tenho um Plecostomus e 2 kribensis (1 macho e 1 fêmea) para fazerem "companhia" à tartaruga. Tinha comprado um casal de nigrofasciatus (convict cichlids) mas não aconselho. Devolvi-os à loja porque como a tartaruga ainda era pequena, passavam a vida a atacá-la. Não aconselho estes pequenos diabos.
Para já está tudo a correr bem e a tartaruga, apesar de bastante curiosa em relação a eles, não vê os peixes como alimento. Pelo menos até agora. Pelo comportamento da fêmea parece que se preparam para criar. Futuramente poderei dar conta da evolução deste casal.
Ó pra eles:
Fêmea

A espreitar

O casal

Plecostumus

ALIMENTAÇÃO
Tal como referi em cima, a tartaruga não comia nos primeiros dias, vai daí comprei mais 2 ou 3 tipos de comida (com medo que ela morresse à fome), os quais lhe dou diariamente. Não a alimento dentro do aquaterrário, comprei uma caixa de plástico, vulgo tupperware, onde diariamente lhe dou 3 ou 4 sticks, um pouco de granulado e já está. À noite lá lhe dou 2 ou 3 camarões no aquaterrário como guloseima. Consigo assim manter a água mais limpa até porque muitas vezes ela faz as suas necessidades após comer, dentro da tal caixa de plástico.
Já lhe dei minhocas e grilos (comprados em lojas de animais), que ela adorou. Já tentei dar vegetais mas ela manda-me comer a mim. Tenho ainda que arranjar uma estratégia. Há a opção do "tough love", que é deixá-la à mingua durante uns dias mas com peixes no aquário temo que ela mate a fome com eles. Ideias simples precisam-se.

CONCLUSÂO
Ninguém nasce ensinado mas com dedicação, com muitas tentativas/erros, com paciência e sem precipitações, alguma imaginação e sobretudo com amor à causa pode-se criar um habitat minimamente aceitável para as nossas tartarugas. Espero os vossos conselhos e dúvidas para ir progredindo cada vez mais. Se disse ou fiz alguma asneira por favor corrijam-me.
Provavelmente terei a médio/longo prazo que adquirir um novo aquário, talvez de 250 litros (chegará?) e com a chegada do Inverno outros desafios se apresentarão: estará mais crescida, talvez coma menos, mais atenção à temperatura da água, etc, etc.
Abraço a todos.