Babushka the turtle - fotos e video (act. pag. 5, 10 e 12)

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
Daddycool
Membro Veterano
Registado: domingo set 19, 2010 3:59 pm

segunda set 20, 2010 11:59 pm

Olá a todos.

O meu nome é Paulo e gostava de compartilhar convosco a minha (pouca) experiência como dono de uma Tartaruga Corcunda do Mississipi.

Apesar de ter começado mal, o objectivo do meu testemunho é não só partilhar a minha experiência mas também tentar transmitir algumas ideias básicas a quem como eu está a começar esta longa aventura e claro está, tentar tirar algumas dúvidas que tenho e que futuramente irei certamente ter.

O INÍCIO

Pois bem, em Abril, já lá vão 5 meses, foi o aniversário da minha filha e como já estou cheio de barbies e macacada cor de rosa cá em casa, decidi oferecer-lhe um animal de estimação, que já sabia que seria eu a tratar. Mas adiante..

Como a minha esposa é alérgica ao pêlo e eu abomino penas, chegamos a um consenso que talvez uma tartaruga não fosse má ideia.
Decidi informar-me junto do funcionário da loja de animais sobre as necessidades básicas do animal. Segundo ele não podia ser mais simples: vendeu-me uma tartarugueira com palmeira, uns camarões e a tartaruga. Tudo por uns 10 €.

AS PRIMEIRAS DESCOBERTAS

Tartaruga em casa, chega a hora de lhe dar de comer. Ah, mas antes meti-lhe aí um litro de água na tartarugueira directamente da torneira porque segundo o entendido da loja de animais, elas são muito resistentes.(não façam isso)
A tartaruga não comeu. No segundo dia também não. E foi esta "falta de apetite" (que agora sei ser normal nos primeiros dias de habituação ao novo ambiente) que me fez pesquisar pela net, nomeadamente aqui na Arca, sobre este assunto e com isso fui descobrindo cada vez mais e mais. Se não li todos os tópicos sobre tartarugas andei lá perto.
Fiquei chocado com a total discrepância entre as opiniões de alguém que me vende um animal (ou condena-o à morte) e o know how de quem tem já experiência com este tipo de animais.Bendita falta de apetite digo eu agora.

3 dias depois de estar cá em casa, a tartarugueira já fazia parte do passado e com pesquisa lá fui descobrindo coisas realmente básicas, tais como calcular a litragem de um aquário, as TPA ou até mesmo a espécie da minha tartaruga e as suas principais características e necessidades.

E aí começou a verdadeira empreitada para aos poucos ir dando melhores condições ao animal, dentro das minhas possibilidades como é óbvio. Tudo feito com enorme prazer e algumas vezes até com alguma obsessão. Mas vale a pena sem dúvida.

A TARTARUGA

Ao contrário do que eu pensava e muitos ainda pensam, as tartarugas não ficam sempre pequeninas. Aliás a minha cresce a olhos vistos. Já sei que ainda não é possível saber o sexo mas espero que seja um macho visto o seu tamanho ser inferior ao das fêmeas.

Tem um comportamento fantástico. Interage bem mais do que pensava e nada que se farta.

Em relação à longevidade, tenho dúvidas porque as informações variam. É que já li 25 anos e noutros sítios 40 anos.

Optei por não proceder a qualquer limpeza da carapaça. Nem com escovas nem nada. A carapaça está bonita e não vejo necessidade disso. Gostava de saber a vossa opinião.

Informei-me e consegui também o contacto de um veterinário de répteis perto da zona onde vivo. Pura prevenção.

Aqui está ela:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

O AQUATERRÁRIO

Tenho neste momento um aquaterrário de 120 litros (30x40x100), que contém cerca de 90 litros reais de água.

Filtro externo eihem 2224

Lampada ExoTerra Reptiglo 5.0 UVB que está ligada entre as 08h00 e as 20h00

Leds azuis de 12 v à prova de água e plantas de plástico. Não é uma necessidade, é só mesmo para dar alguma graça.

Termostato. Ainda não o liguei visto a temperatura da água andar ainda à volta dos 26, 27 graus.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Plataforma. Após muitas horas a tentar fazer uma plataforma, seja empilhando pedras, seja usando silicone para aquários para colar pedras numa estrutura em plástico, optei por me deixar de bricolage (até porque não tenho jeito nenhum) e comprei uma plataforma magnética que pessoalmente acho bastante bonita. Por cima da plataforma, e para manter o nível da água o mais alto possível comprei uma grelha em inox (3€) que cortei à medida. As tartarugas são excelentes trepadoras, convém ter isso em mente.

Imagem

Imagem

Imagem

Faço TPAs semanais. Retiro cerca de 25% de água com um sifão. Retirei a parte mais larga do sifão, o que permite "aspirar" melhor entre as pedras. Nesse processo uso o turtle clean da Nutrafin e o Aqua plus (condicionador para a água da torneira).
Verifico mensalmente o PH, que anda sempre à volta de 7, 7.5.

PEIXES

Li bastante sobre o assunto e apesar das opiniões serem maioritariamente desfavoráveis, optei por comprar uns peixes. Ponderei comprar outra tartaruga mas o risco de haver batalhas territoriais entre elas e a necessidade de um espaço maior fez-me desistir da ideia. Tenho um Plecostomus e 2 kribensis (1 macho e 1 fêmea) para fazerem "companhia" à tartaruga. Tinha comprado um casal de nigrofasciatus (convict cichlids) mas não aconselho. Devolvi-os à loja porque como a tartaruga ainda era pequena, passavam a vida a atacá-la. Não aconselho estes pequenos diabos.

Para já está tudo a correr bem e a tartaruga, apesar de bastante curiosa em relação a eles, não vê os peixes como alimento. Pelo menos até agora. Pelo comportamento da fêmea parece que se preparam para criar. Futuramente poderei dar conta da evolução deste casal.

Ó pra eles:

Fêmea

Imagem

Imagem

A espreitar

Imagem

O casal

Imagem

Plecostumus

Imagem

ALIMENTAÇÃO

Tal como referi em cima, a tartaruga não comia nos primeiros dias, vai daí comprei mais 2 ou 3 tipos de comida (com medo que ela morresse à fome), os quais lhe dou diariamente. Não a alimento dentro do aquaterrário, comprei uma caixa de plástico, vulgo tupperware, onde diariamente lhe dou 3 ou 4 sticks, um pouco de granulado e já está. À noite lá lhe dou 2 ou 3 camarões no aquaterrário como guloseima. Consigo assim manter a água mais limpa até porque muitas vezes ela faz as suas necessidades após comer, dentro da tal caixa de plástico.

Já lhe dei minhocas e grilos (comprados em lojas de animais), que ela adorou. Já tentei dar vegetais mas ela manda-me comer a mim. Tenho ainda que arranjar uma estratégia. Há a opção do "tough love", que é deixá-la à mingua durante uns dias mas com peixes no aquário temo que ela mate a fome com eles. Ideias simples precisam-se.

Imagem

CONCLUSÂO

Ninguém nasce ensinado mas com dedicação, com muitas tentativas/erros, com paciência e sem precipitações, alguma imaginação e sobretudo com amor à causa pode-se criar um habitat minimamente aceitável para as nossas tartarugas. Espero os vossos conselhos e dúvidas para ir progredindo cada vez mais. Se disse ou fiz alguma asneira por favor corrijam-me.
Provavelmente terei a médio/longo prazo que adquirir um novo aquário, talvez de 250 litros (chegará?) e com a chegada do Inverno outros desafios se apresentarão: estará mais crescida, talvez coma menos, mais atenção à temperatura da água, etc, etc.

Abraço a todos.
Última edição por Daddycool em domingo jun 05, 2011 1:02 pm, editado 4 vezes no total.
ozcZ
Membro Veterano
Registado: quarta set 19, 2007 12:39 pm

terça set 21, 2010 12:13 am

Aquario simples e bonito. Com tudo o que a tartaruga precisa. Ate que enfim um dono decente, dedicado, com maturidade para ter um animal. Muitos parabens, parece me tudo muito bem, so nao te esqueças que quando ela crescer esses peixes poderão tornar se um petisco para ela, que e muito bnita por sinal. Acho que a prenda acabou por ser de ti, para ti :p compreendo tao bém :lol:

Vai actualizando e mais uma vez parabens!
ozcZ
Membro Veterano

terça set 21, 2010 12:15 am

Falta aqui essa dedicaçao em muita gente. Botem os olhos Pessoal novato das tartas que teem abrido topicos ultimamente com perguntas e mais perguntas. Este user pesquisou, recolheu informação, pos em pratica o que aprendeu, e so agora se registou e no unico topico\mensagem que escreveu, foi para apresentar tudo impecavel. Assim dá gosto! Aprendam!
Bondage2010
Membro Veterano
Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm

terça set 21, 2010 12:23 am

Parabéns...só vi as fotos todas e li na diagonal...prometo ler com atenção porque tenho a certeza que vale a pena...
...até que enfim algo para lavarmos as vistas e parece-me com tudo o que o animal precisa...como não li tudo mas vi peixes, digo só que é natural que se ela conseguir vai trinca-los, mas desde que eles tenham plantas como refugio e espaço os riscos são menores...

parabéns ;)
ozcZ
Membro Veterano

terça set 21, 2010 12:27 am

Bondage2010 Escreveu:Parabéns...só vi as fotos todas e li na diagonal...prometo ler com atenção porque tenho a certeza que vale a pena...
...até que enfim algo para lavarmos as vistas e parece-me com tudo o que o animal precisa...como não li tudo mas vi peixes, digo só que é natural que se ela conseguir vai trinca-los, mas desde que eles tenham plantas como refugio e espaço os riscos são menores...

parabéns ;)
Foi exactamente o que eu disse. Ja tinha saudades de um topico assim. A palavra dedicação diz tudo. Palavra que muitas vezes e subtituida por preguiça no dicionario de muito boa gente que aqui anda com tartas recem adquiridas.
ozcZ
Membro Veterano

terça set 21, 2010 12:28 am

Bondage2010 Escreveu:Parabéns...só vi as fotos todas e li na diagonal...prometo ler com atenção porque tenho a certeza que vale a pena...

parabéns ;)
Ah e lê Bondage, porque vale mesmo a pena ;)
Tekilla
Membro Veterano
Registado: quarta ago 11, 2010 9:06 pm

terça set 21, 2010 12:33 am

tenta arranjar um vaso de barro pequeno, senao a tartaruga sem querer estraga as posturas da femea kribensi

parabens ta muito porreiro
<p><a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia ... ia/</a></p>
<p>&nbsp;<a href="http://www.exoticos.org">http://www.exoticos.org</a></p>
Allistor
Membro Veterano
Registado: quarta dez 02, 2009 2:42 pm

terça set 21, 2010 12:44 am

Finalmente um setup decente! Parece-me tudo bem pensado e para os primeiros anos tem casa para que, na maior das hipóteses, não tenhas chatices nenhumas com a saúde da tartaruga. Parabéns pelo bom trabalho :wink:
Daddycool
Membro Veterano

terça set 21, 2010 1:03 am

Obrigado pelas vossas palavras.

Tenho uma pedra que é capaz de fazer o serviço do vaso. Eu depois meto uma foto para ver o que acham.

Em relação aos peixes penso que têm esconderijos suficientes mas eles andam quase sempre no meio a "flirtar".

A fêmea tem também o hábito de se roçar na boca da tartaruga. Pode-lhe correr mal...mas para já reina a harmonia.

E o exercício de andar atrás deles tb faz bem à tartaruga. :wink:
Nitahdi
Membro
Registado: domingo jan 11, 2009 12:05 pm

terça set 21, 2010 10:25 am

Parabéns!!
Espero conseguir fazer assim um bom lar para a minha tarta :wink:
Tekilla
Membro Veterano

terça set 21, 2010 10:34 am

se as pedras fizerem uma gruta, perfeito, o problema de haver rochas lisas é as garras da tartaruga ou mesmo o apetite, por mais que o casal defenda a postura se a gruta não for suficiente estreita a tartaruga curiosa como é pode estragar
Daddycool
Membro Veterano

terça set 21, 2010 11:26 am

Tekilla Escreveu:se as pedras fizerem uma gruta, perfeito, o problema de haver rochas lisas é as garras da tartaruga ou mesmo o apetite, por mais que o casal defenda a postura se a gruta não for suficiente estreita a tartaruga curiosa como é pode estragar
A rocha que tenho não é lisa. Aliás ela já está dentro do aquário desde sempre. É porosa. Pode-se ver no post inicial nas na 7ª, 10ª e 12ª fotografia, do lado esquerdo. Não tenho bem certeza se será o tipo de rocha ideal. De qualquer forma retirei as pedras brancas que estavam por baixo, o que criou uma caverna bem maior. E como está encostada ao vidro é a irregularidade da própria pedra que cria pequenos espaços por onde os peixes passam mas a tartaruga não.
A fêmea pelos vistos gostou porque não sai de lá de dentro. E a tartaruga não tem feito outra coisa que não seja tentar tirar mover a pedra.

Mas estou um pouco de pé atrás com o sucesso de uma postura porque a tal caverna está na zona onde a tartaruga passa a maior parte do seu tempo a nadar e a olhar para mim à espera que caia algo.
Para colocar do outro lado teria que voltar a alterar tudo outra vez e acho que devo parar de mexer no aquário por uns tempos. Além de que do outro lado estão os tubos do filtro e segundo li corre-se o risco ter os alevins sugados.

É incrivel como a tartaruga não liga nenhuma ao macho e passa a vida atrás da fêmea, a cheirá-la, a enfiar a cabeça dentro da carapaça e a tirá-la de repente para empurrar com o focinho a "peixa", parece que andam a brincar. Ou isso ou aos beijos. :D E a fêmea nem foge, aliás refugia-se muitas vezes na tartaruga para evitar as investidas do macho.

É um comportamento curioso mas cá em casa está-se sempre à espera de ver quando é que a tartaruga vai abrir a boca para "provar".

Outro comportamento que é demais é ver a tartaruga a bocejar. eheh

Abraço.
Tekilla
Membro Veterano

terça set 21, 2010 11:41 am

por acaso ja vi varias vezes esses comportamentos, peixes que se escondem atras de tartarugas e mesmo até comer as algas que crescem lhes na carapaça, daqui a uns anos quando a tarta for adulta, gorda e grande não vai ligar nenhuma aos peixes
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

terça set 21, 2010 12:12 pm

Tópico bestial, os meus parabéns, isto é um verdadeiro oásis neste saara!

Só tenho um reparo ou comentário a fazer: como aquariófila para mim é cada macaco no seu galho, portanto alojaria os kribensis e o pleco (em adulto vai ficar maior que a tartaruga) noutro aquário.
Excelente set-up, muito bonito. :)

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

element
Membro Veterano
Registado: quinta jun 12, 2008 7:53 pm

terça set 21, 2010 12:26 pm

Até pensei que me tinha enganado no forum... :lol:

Parabéns, está um belo setup.

Só um pormenor, a tarta sobe bem para a plataforma?
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”