Dúvida Terrário Iguana

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

ferreiraedg1
Registado: sexta set 24, 2010 6:49 pm

sexta set 24, 2010 7:02 pm

Boas

Estou a pensar em fazer um terrario para uma iguana verde no espaço que mostra a seguinte foto:
Imagem

Uploaded with ImageShack.us

A ideia é construir o terrário nesse espaço "lá ao fundo" depois da janela que se vê à direita. O espaço é de 1m de largura por 1m de profundidade e 2m de altura.
Visto eu nunca ter tido um animal deste género, gostaria que me indicassem o que é necessário para a construção do terrário, desde o isolamento das paredes até à iluminação e aquecimento.

Para começar tenho logo várias questões:

Podem as paredes permanecer em cimento?
Pode a parte frontal ser madeira e rede ou tem de ser obrigatoriamente vidro?
O que posso por no chão?

Como podem ver nao percebo muito disto...
Desde já agradeço a vossa disponibilidade.
Liedson
Membro Veterano
Registado: terça abr 17, 2007 12:23 pm

sexta set 24, 2010 7:21 pm

O espaço tem uma base muito pequena , 1x1 " não dá " para uma iguana adulta...e elas crescem relativamente rapido !não e possivel aproveitar até meio da janela e não abrir essa metade ?penso que seria a unica maneirade fazer um terrario apropriado e mesmo assim dependeria das medidas..

cumprimentos
ferreiraedg1

sexta set 24, 2010 7:31 pm

Pode aumentar mais um pouco...
A largura de 1m é constante, mas a profundidade pode aumentar para 1,5m.
Já é suficiente?
gekkos
Membro Veterano
Registado: sábado jan 17, 2009 9:04 pm

sexta set 24, 2010 7:38 pm

Esa divisão está fechada? Podes sempre adaptar essa zona e usar como terrário.
ferreiraedg1

sexta set 24, 2010 7:44 pm

Está fechada, mas não posso usar toda a zona como terrário.
Trata-se de uma marquise, tem as janelas para a rua, uma porta com ligação ao interior da casa e 5 metros de comprimento.
No máximo posso usar 2 metros desse espaço, mas tenho de ter em conta também o aquecimento dessa zona toda, quanto maior mais gasto em aquecimento certo?
Nota: É na zona de Bragança (muito frio de inverno).
cris17
Membro Veterano
Registado: sexta abr 11, 2008 9:09 pm

sexta set 24, 2010 7:54 pm

preocupate em fornecer muito espaço se queres mesmo uma iguana senao esquece. quanto ao aquecimento eu tenho um terrario enorme apenas com uma lampada de ceramica e a lampada uvb claro. desde que haja um bom ponto quente a 33º ela no inverno passa aí 90% do seu tempo, e o resto é conversa.
ferreiraedg1

sexta set 24, 2010 7:57 pm

Então se a base for de 2 por 1 não é suficiente?
Para esse espaço apenas precisava de uma lâmpada de cerâmica?
De quantos watts?
E a lâmpada UVB como é?

Desculpem tantas perguntas mas como se costuma dizer na minha terra percebo tanto disto como de lagares de azeite... :P
Por outras palavras sou um novato nestas andanças...
cris17
Membro Veterano

sexta set 24, 2010 8:04 pm

ferreiraedg1 Escreveu:Então se a base for de 2 por 1 não é suficiente?
Para esse espaço apenas precisava de uma lâmpada de cerâmica?
De quantos watts?
E a lâmpada UVB como é?

Desculpem tantas perguntas mas como se costuma dizer na minha terra percebo tanto disto como de lagares de azeite... :P
Por outras palavras sou um novato nestas andanças...
sim 2*1*2 é suficiente, mas la estar se puderes maior melhor! mete uma lampada de ceramica de 150 ou 250W se puseres so esta,e se puderes meter uma lampada spot tipo tigh beam de 150W,basta ajudares com uma de ceramica ai com uns 100W ate pq precisas para aquecimento nocturno. ve no site da exoterra.
lampada uvb eu punha uma tubular daquelas compridas de 36W com 8.0uvb
ferreiraedg1

sexta set 24, 2010 8:11 pm

Vamos ver se percebi bem... Posso por uma de ceramica de 250w ou entao um spot de 150w + ceramica de 100w certo?
No caso de optar pelas 2, estao as 2 ligadas ao termostato?
Visto ter também uma iguana posso perguntar-lhe se nota muito o gasto na conta da luz ao fim do mes?
cris17
Membro Veterano

sexta set 24, 2010 11:05 pm

ferreiraedg1 Escreveu:Vamos ver se percebi bem... Posso por uma de ceramica de 250w ou entao um spot de 150w + ceramica de 100w certo?
No caso de optar pelas 2, estao as 2 ligadas ao termostato?
Visto ter também uma iguana posso perguntar-lhe se nota muito o gasto na conta da luz ao fim do mes?
fazendo as contas a iguana gasta me por volta de 5/10 euros por mes em electricidade nao acho muito.
sim basicamente é isso alias é preferivel teres as duas lampadas que sempre aquecem uma area maior e gastam o mesmo. podes optar por ligar as duas a um termostato, as duas a um reostato ou melhor uma com termostato e uma com reostato. a lampada spot tigh beam nao deve estar sempre a ligar a desligar(que é o que acontece com termostato) pois estraga facilmente, deve sim ligar se a um reostato/dimmer que diminui ou aumenta a intensidade luminosa/calorifica.
ferreiraedg1

sábado set 25, 2010 11:24 am

Agradeço desde já a disponibilidade demonstrada por todos.
Por enquanto esse meu desejo antigo de ter uma iguana vai ficar suspenso, tenho de ponderar bem todas as situações, se posso ou não dar óptimas condições ao animal e depois logo se vê.

Mais uma vez obrigado pela ajuda.
ozcZ
Membro Veterano
Registado: quarta set 19, 2007 12:39 pm

sábado set 25, 2010 12:03 pm

ferreiraedg1 Escreveu:Agradeço desde já a disponibilidade demonstrada por todos.
Por enquanto esse meu desejo antigo de ter uma iguana vai ficar suspenso, tenho de ponderar bem todas as situações, se posso ou não dar óptimas condições ao animal e depois logo se vê.

Já nao via isto no forum a muito. Parabens.
Bondage2010
Membro Veterano
Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm

sábado set 25, 2010 1:14 pm

ozcZ Escreveu:
ferreiraedg1 Escreveu:Agradeço desde já a disponibilidade demonstrada por todos.

Já nao via isto no forum a muito. Parabens.
X2

Já agora vejam este video até ao fim e pensem que elas podem viver quase 20 anos...
http://www.youtube.com/watch?v=PFyUpuyWamc
cris17
Membro Veterano

sábado set 25, 2010 2:16 pm

cold o que é que ele mete no microondas e porquê?
Bondage2010
Membro Veterano
Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm

sábado set 25, 2010 2:50 pm

cris17 Escreveu:cold o que é que ele mete no microondas e porquê?
Abobora, porque é parvo 8)
Eu passo a abóbora no ralador de buracos mais grossos e não fica dura ao ponto de não conseguirem mastigar, mas faço isso também com, a cenoura , a yucca/mandioca e todos os legumes mais duros, mas ele para dar pedaços daquele tamanho tem de semi-cozer no micro-ondas para ficar macio e os bixos conseguirem engolir, mas acho que cozido perde nutrientes.
Última edição por Bondage2010 em sábado set 25, 2010 2:53 pm, editado 1 vez no total.
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”