Possível envenenamento de cão por Bufonidae

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
AlunoBioGeo
Membro Veterano
Registado: terça mar 25, 2008 8:40 pm

sábado set 25, 2010 12:56 pm

Acho que pode ser do interesse de todos :)

http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... sc&start=0

É um alerta para os que deixam os seus animais abocanhar tudo o que seja autóctone.
"<strong>O que sabemos &eacute; uma gota, o que ignoramos &eacute; um oceano.</strong>" (Isaac Newton)

<strong>"Existem duas coisas infinitas: o Universo e a Estupidez Humana. Mas n&atilde;o tenho certeza acerca do universo." </strong>(Albert Einstein) <strong>

"Todos os P&aacute;ssaros s&atilde;o Aves, mas nem todas as Aves s&atilde;o P&aacute;ssaros!" </strong>(M&aacute;xima da Zoologia, que pode ter v&aacute;rios sentidos na vida)

<strong>- Nunca te esquecerei, meu pequenino... Estar&aacute;s sempre comigo C&iacute;cero!</strong>
Ghost22
Membro
Registado: terça jul 20, 2010 12:27 pm

sábado set 25, 2010 5:39 pm

AlunoBioGeo Escreveu:Acho que pode ser do interesse de todos :)

http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... sc&start=0

É um alerta para os que deixam os seus animais abocanhar tudo o que seja autóctone.
Isso não é uma questão de deixar. pode acontecer. o meu cão tambem já andou de volta de um sapo que tinha no quintal e ainda nao morreu, o sapo é que desapareceu ( e não ele não o comeu). até de osgas e lagartixas e abelhas e passaros, tudo o que mexa, não vou andar atras dele sempre a ver o que anda a fazer. Isso acontece.
fang
Membro Veterano
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

sábado set 25, 2010 6:03 pm

O sapo do referido tópico é um Epidalea (Bufo) calamita, portanto não me parece que ponha em perigo qualquer cão. Mesmo o Bufo bufo que é mais "potente", normalmente, o mais que acontece é os cães salivarem durante uns tempos.

De qualquer modo, é informação útil, pois nunca se sabe a reacção que um cão pode ter às toxinas. E também não é muito correcto deixar os cães andarem a abocanhar tudo o que mexe. Já basta os casos acidentais...
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
AlunoBioGeo
Membro Veterano

sábado set 25, 2010 6:12 pm

fang Escreveu:O sapo do referido tópico é um Epidalea (Bufo) calamita, portanto não me parece que ponha em perigo qualquer cão. Mesmo o Bufo bufo que é mais "potente", normalmente, o mais que acontece é os cães salivarem durante uns tempos.

De qualquer modo, é informação útil, pois nunca se sabe a reacção que um cão pode ter às toxinas. E também não é muito correcto deixar os cães andarem a abocanhar tudo o que mexe. Já basta os casos acidentais...
Por isso mesmo disse que não tinha a certeza quanto à mortalidade da toxina, não percebia assim tanto de Anfíbios :)

Sim, ao principio eu estava a apostar num Bufo bufo, mas depois vi a foto e reparei que era um E. calamita, mas ainda fiquei com aquela pequena dúvida, pelo que perguntei pela forma de locomoção do animal :) hehehe...

Sim, por isso alertei para isso mesmo, porque parece estar na moda deixar os cães abocanharem animais autóctones e tirar fotos a isso!

http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... c&start=15
"<strong>O que sabemos &eacute; uma gota, o que ignoramos &eacute; um oceano.</strong>" (Isaac Newton)

<strong>"Existem duas coisas infinitas: o Universo e a Estupidez Humana. Mas n&atilde;o tenho certeza acerca do universo." </strong>(Albert Einstein) <strong>

"Todos os P&aacute;ssaros s&atilde;o Aves, mas nem todas as Aves s&atilde;o P&aacute;ssaros!" </strong>(M&aacute;xima da Zoologia, que pode ter v&aacute;rios sentidos na vida)

<strong>- Nunca te esquecerei, meu pequenino... Estar&aacute;s sempre comigo C&iacute;cero!</strong>
Ghost22
Membro

sábado set 25, 2010 6:20 pm

AlunoBioGeo Escreveu: Por isso mesmo disse que não tinha a certeza quanto à mortalidade da toxina, não percebia assim tanto de Anfíbios :)

Sim, ao principio eu estava a apostar num Bufo bufo, mas depois vi a foto e reparei que era um E. calamita, mas ainda fiquei com aquela pequena dúvida, pelo que perguntei pela forma de locomoção do animal :) hehehe...

Sim, por isso alertei para isso mesmo, porque parece estar na moda deixar os cães abocanharem animais autóctones e tirar fotos a isso!

Que fazes para um cão não abocanhar uma coisa que lhe desperta a atenção? Bates lhe? Até ervas eles comem nas.
AlunoBioGeo
Membro Veterano

sábado set 25, 2010 6:23 pm

Ghost22 Escreveu:
AlunoBioGeo Escreveu: Por isso mesmo disse que não tinha a certeza quanto à mortalidade da toxina, não percebia assim tanto de Anfíbios :)

Que fazes para um cão não abocanhar uma coisa que lhe desperta a atenção? Bates lhe? Até ervas eles comem nas.
Repreende-se quando o faz! Devagar vai aprendendo!

Ghost22
Membro

sábado set 25, 2010 6:30 pm

AlunoBioGeo Escreveu:
Ghost22 Escreveu:

Já me fartei de fazer isso para o meu não roer as vassouras e não andar com os tapetes de tras para a frente. assim que se sente sozinho faz tudo o que nao deve.
Bondage2010
Membro Veterano
Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm

sábado set 25, 2010 8:21 pm

AlunoBioGeo Escreveu:
Ghost22 Escreveu:

os meus foram apresentados por mim a um bufo bufo, tiveram muita curiosidade mas depois dele largar o musk perfumado afastaram-se e agora quando vêm um ladram a chamar-me para a presença de um intruso e não lhes fazem mal nenhum...os cães podem e devem ser educados a não atacar tudo o que mexe...demora tempo, mas temos de ser nós a substituir esses estimulos por outros, como bolas etc.
Chamarrita
Membro Veterano
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

sábado set 25, 2010 10:27 pm

Nem sempre é o instinto de caça a comandar certas acções. Relativamente aos sapos, há regiões no Brasil em que dizem "beije um sapo, e veja um príncipe; lamba um sapo, e veja qualquer coisa!". E até os cães, como a grande maioria dos mamíferos, gostam de ficar "pedrados". Soubbe de um cão que regressou da rua cambaleante, a espumar, etc. Foi levado ao vet, fez exames, estava tudo normal... no dia seguinte estava bem, e passados alguns dias voltou a sair. Regressou novamente a babar e bêbado de todo! Dessa vez não fizeram nada; esperaram pelo dia seguinte e, ao soltar o cão, seguiram-no. E o que viram foi totalmente inesperado... o cão descobriu que não precisava de morder o sapo para ficar "high"; lambia-o nas costas e vai disto! :lol:

As renas, por exemplo, comem o cogumelo "amanita muscaria" - por isso as do pai Natal voam! :lol: os gatos snifam/comem catnip e ficam doidões... enfim, são uns drogaditos! :P 8) :lol:
Acredito na Paci&ecirc;ncia, na Persist&ecirc;ncia, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
Ghost22
Membro

sábado set 25, 2010 11:33 pm

Bondage2010 Escreveu:
AlunoBioGeo Escreveu:
Ghost22 Escreveu:

os meus foram apresentados por mim a um bufo bufo, tiveram muita curiosidade mas depois dele largar o musk perfumado afastaram-se e agora quando vêm um ladram a chamar-me para a presença de um intruso e não lhes fazem mal nenhum...os cães podem e devem ser educados a não atacar tudo o que mexe...demora tempo, mas temos de ser nós a substituir esses estimulos por outros, como bolas etc.
O problema é quando não estam a atacar mas sim a brincar. o meu não ataca vê a mexer e vai brincar. se vê as flores a mexer atira se a elas, vou repreender por isso? qualquer dia o cão não pode fazer nada. o meu acho que nem com o musk que o sapo deitou o largou. as abelhas ja lhe picaram o nariz e ele continua de volta delas.lol
Bondage2010
Membro Veterano
Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm

domingo set 26, 2010 12:12 am

Ghost22 Escreveu:(...) as abelhas ja lhe picaram o nariz e ele continua de volta delas.lol
Com as vespas tambem não consigo educar ;)
Imagem
Ghost22
Membro

domingo set 26, 2010 11:17 am

Bondage2010 Escreveu:
Ghost22 Escreveu:(...) as abelhas ja lhe picaram o nariz e ele continua de volta delas.lol
Com as vespas tambem não consigo educar ;)
Imagem
Pois....eu pensava que ele depois de elas lhe ferrarem, ele ganhava juizo e não andava atras delas mas não. o meu tambem ja teve assim.
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”