Passo a passo com fotos.construção de Terrário para iguana.

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
Tupinambis
Membro
Registado: quarta set 22, 2010 8:57 pm

sexta out 08, 2010 2:02 am

Aqui vai a minha pequena contribuição para o forum que tanto me ajuda.
Este terrário foi inteiramente construído por mim logo que a minha iguana chegou (ela conseguiu aproveitar este espaço por uns 2 anos)...Após este dois anos, o terrário foi aposentado e o Zack hoje vive em ambiente externo.

Todo o projeto foi desenvolvido por mim (desde as pesquisas e as medidas, até a compra e corte de todos os materiais e a fixação dos mesmos, sobre um móvel que tinha no canto do meu quarto)
Espero que gostem:

:: Começo das construções...
o background era feito com chapas de isopor e revestido de cimento, depois coberto por esse material bastante utilizado em jardinagem (esqueci o nome rs...), que assegurava bastante umidade para o ambiente. Toda a parte de colagem e revestimento foi feita com mais de um mês de antecedência da chegada do bicho, para que tudo pudesse secar bem e eliminar qualquer possibilidade de mal cheiro ou perigo do tipo.

Imagem

Uploaded with ImageShack.us

Imagem

:: Já aqui, podemos ter uma visão mais ampla. Neste momento, percebemos que no centro do terrário estava sendo construída uma cascata, o que mais pra frente foi eliminado. Foi muito complicado controlar qualquer tipo de vasamento ou problema com a água correndo, preferi eliminar do projeto...perceberemos mais à frente.
No canto direito, o princípio da "piscina" para o terrário...fonte de umidade e refresco para o Zack.

Imagem

Imagem

:: Um close up na parte de fixação das troncos que fizeram a composição do terrário. Todos foram bem pregados à base e depois foi passada essa massa que "fundiu" todos ao ambiente. Também podemos ver o substrato utilizado: casca de pinus.
Logo um pouco mais abaixo, uma visão geral de como estava ficando o projeto nessa fase de "início de acabamento.

Imagem

Imagem

:: E aqui a visão geral de como ficou o projeto finalizado, já com o pequeno (na época rs...) habitante desfrutando do novo lar.
Para explicar, temos as áreas de lâmpadas divididas da seguinte maneira:
- Lado esquerdo do terrário: SunGlo + NightGlo + InfraRed (para noites frias, se necessário);
- Centro: Área "fria" do terrário, ou de transição, entre um lado e o outro;
- Lado direito: ReptiGlo + InfraRed (a alternância entre esta área quente, e a outra área, a da direita, era controlada por timer. Ou seja, o animal era, na maior parte do dia, "obrigado" a habitar o setor direito do terrário onde se localizava a ReptiGlo, para garantir o fornecimento de UVA+UVB em boa quantidade).
A vegetação era composta por 99% de plantas artificiais. A única planta natural que tinha era este vaso com uma "jibóia" dentro, no lado direito. E de tempos em tempos colocava alguns pequenos vasos com mudas de couve hidropônica para o Zack comer direto do pé...ele simplesmente ADORAVA.
Na parte superior, acabei optando por fechar com este pano. Tentei aplicar alguns tipos de tela mas não ficaram 100% da maneira que eu gostava e, alêm de tudo, dificultavam a acessiblidade pelo topo do terrário. Além do que, com o pano consegui um ambiente mais "fechado", possibilitando total controle sobre temperatura e umidade durante todo o dia.

Imagem

:: Este foi o set de produtos utilizados na composição do terrário.

Imagem

:: E, por fim, o pequeno Zack (na época com menos de 1 ano de idade), passeando e utilizando seu lar.
Nesta primeira foto abaixo, o lugar que ele mais gostava de se esconder e não dispensava para dormir. É até meio difícil localizar sua pequena cabeça mas o rabo saindo da toquinha é bem visível entre as plantas rs...

Imagem

Imagem

Espero ter contribuído!
Um abraço.
<p><strong>zack:</strong>iguana macho 4 anos. <strong>keeto&Keeta:</strong>roseicollis&nbsp;casal 1 ano. </p>
Godzilla07
Registado: quarta set 12, 2007 10:59 pm

sexta out 08, 2010 3:51 am

Boas, grande terrario que tens ai sem duvida!

Já agora onde e que compraste as lampadas? internet ou loja mesmo? e que tipo de tronco usaste?

Obrigado
Godzilla07
Registado: quarta set 12, 2007 10:59 pm

sexta out 08, 2010 3:53 am

Já agora onde e que compraste as lampadas? internet ou loja mesmo? e que tipo de tronco usaste?

Obrigado
Tupinambis
Membro

sexta out 08, 2010 12:50 pm

Obrigado
Opa! Obrigado amigo.

As lâmpadas eu encontro facilmente em lojas aqui em São Paulo (sou brasileiro rs...) e os troncos foram "catados" na natureza e esterilizados (fervidos, secos, etc), com certa antecedência. Só depois de algum tempo e com a certeza de que estavam 100% "limpos", foram colocados dentro do ambiente.
<p><strong>zack:</strong>iguana macho 4 anos. <strong>keeto&Keeta:</strong>roseicollis&nbsp;casal 1 ano. </p>
ZooManiac
Membro
Registado: segunda out 04, 2010 1:43 pm

sexta out 08, 2010 7:17 pm

Epá ! Espectacular ! :D :D :o
Tupinambis
Membro

sexta out 08, 2010 7:52 pm

hehe Obrigado Zoo!!!
Que bom que gostou.
RENAT0
Membro Veterano
Registado: domingo dez 28, 2008 2:14 pm
DRAGÃO BARBUDO

sexta out 08, 2010 9:24 pm

Tenho que reconhecer o merito do teu trabalho e creatividade....
Ta Muito bom mesmo!
Excelente trabalho..... tas de parabens!!
Boa sorte com a iguana :P
<strong>Blizzard </strong>
cacolo
Membro
Registado: segunda set 27, 2010 3:42 pm

sábado out 09, 2010 3:40 pm

Optimo! :D
Bondage2010
Membro Veterano
Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm

sábado out 09, 2010 5:29 pm

Gostei...bom trabalho...pelo menos assim quem está a pensar em ter uma iguana, pode ter a noção de que o tal terrario de 60cm que não serve para nada ;)
Tupinambis
Membro

segunda out 11, 2010 12:50 pm

Gostei...bom trabalho...pelo menos assim quem está a pensar em ter uma iguana, pode ter a noção de que o tal terrario de 60cm que não serve para nada

Hehe e esse não serviu pra mais do que uns 2 anos.

E muito obrigado a todos os elogios.
A intenção é poder colaborar sempre.
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”