Cágados

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
TMLP
Membro Veterano
Mensagens: 216
Registado: terça abr 08, 2008 9:00 pm

domingo out 17, 2010 8:10 am

Este é já o 2º post que faço aqui sobre cágados, fiz um em Abril a dizer que me nasceram 2 cágados no quintal e agora venho aqui dizer que me nasceram mais 7 agora no dia 13 de Outubro, curiosamente foi no dia em que os mineiros também saíram debaixo da terra (deve ser o dia dos seres vivos saírem sa terra...). Os outros dois estão de boa saúde e mais um ano ou dois e vou largá-los. Agora tenho um problema com estes 7... onde é que eu os vou meter até ficarem maiorzinhos, é que tenho medo de os por no quintal por causa dos gatos dos vizinhos e também das sarjetas. Gostava que me ajudassem... em breve ponho fotos.

P.S. - Não sei o que é que deu este ano à fêmea porque ela fez 3 posturas, ontem estivemos a cavar o quintal e encontrámos ovos em mais 2 sítios mas estes estavam todos golos, é normal ela fazer tanta postura num ano!??? Para que fique bem claro, tenho 2 cágados adultos que me deram, e também sei que eles são autóctones e que provavelmente vai vir aqui muita gente a dizer que é ilegal..., mas não me vou desfazer dos adultos porque já cá estão à 15 anos, enquanto que com os pequenos faço conta de só os ter cá até ganharem tamanho.

Cumps.

Cumps.
c_saraiva
Membro Veterano
Mensagens: 1894
Registado: terça ago 29, 2006 11:30 am

domingo out 17, 2010 9:48 am

E que tal entregar os bichos num centro de reabilitação (adultos inclusive) para serem devolvidos à Natureza nas devidas condições?
MFPJ
Membro Veterano
Mensagens: 604
Registado: domingo set 05, 2010 3:37 pm

domingo out 17, 2010 10:36 am

TMLP Escreveu:... Os outros dois estão de boa saúde e mais um ano ou dois e vou largá-los. ... em breve ponho fotos.

...


Cumps.
Espécie?
("cágados" e com possibilidade de libertação são duas espécies :( ) Esperamos as fotos.

Cumprimentos
TMLP
Membro Veterano
Mensagens: 216
Registado: terça abr 08, 2008 9:00 pm

domingo out 17, 2010 1:18 pm

c_saraiva Escreveu:E que tal entregar os bichos num centro de reabilitação (adultos inclusive) para serem devolvidos à Natureza nas devidas condições?
Se reparar bem... eu ao libertar 7 cágados já com alguma maturidade na Natureza estou a contribuir para que a espécie continue... porque na maioria dos casos de cágados que nascem na nartureza (costumam nascer 10 por postura) apenas 2 ou 3 ou até nenhum desses 10 é que sobrevivem, os outros ou são comidos por peixes, pássaros ou até mesmo mortos pelas pessoas, etc. enquanto que se forem maiores têm mais capacidade para se defender... ou estou enganado?

Cumps.
c_saraiva
Membro Veterano
Mensagens: 1894
Registado: terça ago 29, 2006 11:30 am

domingo out 17, 2010 1:26 pm

TMLP Escreveu:
c_saraiva Escreveu:E que tal entregar os bichos num centro de reabilitação (adultos inclusive) para serem devolvidos à Natureza nas devidas condições?
Se reparar bem... eu ao libertar 7 cágados já com alguma maturidade na Natureza estou a contribuir para que a espécie continue... porque na maioria dos casos de cágados que nascem na nartureza (costumam nascer 10 por postura) apenas 2 ou 3 ou até nenhum desses 10 é que sobrevivem, os outros ou são comidos por peixes, pássaros ou até mesmo mortos pelas pessoas, etc. enquanto que se forem maiores têm mais capacidade para se defender... ou estou enganado?

Cumps.
E se os entregar a alguém que saiba o que está a fazer, que saiba os melhores sítios onde os libertar, onde existem populações em liberdade e que os prepare devidamente para a libertação está a optimizar a utilidade que esses cagados têm para a propagação da espécie :wink:

Já agora, qual é a espécie?
JaimeSousa
Membro Veterano
Mensagens: 772
Registado: quarta out 01, 2008 1:47 pm
Localização: 0.2.0 eublepharis macularius
0.0.1 pantherophis guttata

domingo out 17, 2010 1:27 pm

De qualquer maneira a libertação de tanto animal não deve ser feita assim de qualquer maneira. Há varios factores a ter em conta. Devia entregar os pequenos ás autoridades para que sejam eles a introduzi-los na natureza. Podia postar fotos para se perceber de q espécie trata?

Cumps
JaimeSousa
Membro Veterano
Mensagens: 772
Registado: quarta out 01, 2008 1:47 pm
Localização: 0.2.0 eublepharis macularius
0.0.1 pantherophis guttata

domingo out 17, 2010 1:29 pm

Vi as fotos no petsite, são Mauremys leprosa
TMLP
Membro Veterano
Mensagens: 216
Registado: terça abr 08, 2008 9:00 pm

domingo out 17, 2010 1:35 pm

JaimeSousa Escreveu:De qualquer maneira a libertação de tanto animal não deve ser feita assim de qualquer maneira. Há varios factores a ter em conta. Devia entregar os pequenos ás autoridades para que sejam eles a introduzi-los na natureza. Podia postar fotos para se perceber de q espécie trata?

Cumps
Quanto à espécie em Portugal penso que existem os Mediterrânicos e os de Carapaça Estriada, estes são Mediterrânicos.

Podem ver:
o Macho - http://arcadenoe.sapo.pt/petsite.php?id=26758
a Fêmea - http://arcadenoe.sapo.pt/petsite.php?id=26365

As fotos vou tentar ainda por hoje

Cumps.
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”