Em Agosto ofereceram-me uma tartaruga, ou melhor, um daqueles aquários de vidros do Continente que ofereciam a tartaruga. Comprei comida, sticks e camarão.
Nos primeiros dois dias não comia, depois começou a comer de tudo, sticks, maçã, cenoura, até bocadinhos de peixe .
A tartaruga (ou o tarta, ainda não sei) sempre foi activo, mas agora deixou de comer, já há mais de um mês, mas no entanto, não hiberna, pois ele mexe-se, abre os olhos, tenta empurrar as pedras.
Li vários fóruns, li artigos em português, brasileiro, inglês, corri lojas de animais.
Confesso que acho estranho as informações contraditórias que recolho dos vários locais, hoje em dia, tento ler o mais possível, recolher várias opiniões e fazer a média.
Da análise das opiniões e informação que recolhi, ela deveria estar a hibernar mas não consegue por ser ainda bébé.
Passo natural, comprar um termostáto, certo?
Hum, mais ou menos, tem sido uma odisseia...
O aquário onde ela está tem capacidade para 12, 8 litros aproximadamente, mas tem muito menos, porque tinha lido em vários locais, que elas apenas podiam ter água até à carapaça, mas acho que isso vai mudar.
Vou aumentar o nível da água e ela vai também ter um aquário novo daqui a uns tempos, mas agora precisava de comprar o termostáto.
Nas lojas já me quiseram vender de 50 W e de 25W, uns com protecção, outros sem protecção, outros que dizem ser adequados para tartaruga, mas não têm hipótese de regular a temperatura.
Que termostáto hei-de usar?
25?50?
Se por um lado os que não têm protecção me assustam (ela com genica empurra pedras que devem pesar mais de 3x o peso dela), por outro lado os termostátos todos fechados em borracha, que não dão para regular manualmente a temperatura não me descansam...
Outra questão que teve várias e contraditórias respostas, a posição do termostáto, já me disseram que é horizontal no fundo, já me disseram que é sempre na vertical, uns dizem para mergulhar completamente o fio, outros dizem que é de evitar...
Não há factos nos cuidados a ter com as tartarugas? Cada um tem a sua opinião? Quando tiveram a vossa primeira tartaruga, também se sentiram no meio de claques rivais de futebol, ou sou eu que estou a ter pontaria para a recolha de info e opiniões?
Desculpem o desabafo e agradeço qualquer opinião, mesmo contraditória, em último caso faço a média