Não tão nova tartaruga

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

zeturtle
Membro Júnior
Registado: segunda nov 22, 2010 6:18 pm

segunda nov 22, 2010 6:47 pm

Boas, apesar de só hoje me ter registado já muitas vezes li tópicos neste fórum, vou agora postar a história de uma tartaruga.

Em Agosto ofereceram-me uma tartaruga, ou melhor, um daqueles aquários de vidros do Continente que ofereciam a tartaruga. Comprei comida, sticks e camarão.
Nos primeiros dois dias não comia, depois começou a comer de tudo, sticks, maçã, cenoura, até bocadinhos de peixe .

A tartaruga (ou o tarta, ainda não sei) sempre foi activo, mas agora deixou de comer, já há mais de um mês, mas no entanto, não hiberna, pois ele mexe-se, abre os olhos, tenta empurrar as pedras.

Li vários fóruns, li artigos em português, brasileiro, inglês, corri lojas de animais.
Confesso que acho estranho as informações contraditórias que recolho dos vários locais, hoje em dia, tento ler o mais possível, recolher várias opiniões e fazer a média.
Da análise das opiniões e informação que recolhi, ela deveria estar a hibernar mas não consegue por ser ainda bébé.

Passo natural, comprar um termostáto, certo?

Hum, mais ou menos, tem sido uma odisseia...

O aquário onde ela está tem capacidade para 12, 8 litros aproximadamente, mas tem muito menos, porque tinha lido em vários locais, que elas apenas podiam ter água até à carapaça, mas acho que isso vai mudar.
Vou aumentar o nível da água e ela vai também ter um aquário novo daqui a uns tempos, mas agora precisava de comprar o termostáto.

Nas lojas já me quiseram vender de 50 W e de 25W, uns com protecção, outros sem protecção, outros que dizem ser adequados para tartaruga, mas não têm hipótese de regular a temperatura.

Que termostáto hei-de usar?
25?50?
Se por um lado os que não têm protecção me assustam (ela com genica empurra pedras que devem pesar mais de 3x o peso dela), por outro lado os termostátos todos fechados em borracha, que não dão para regular manualmente a temperatura não me descansam...

Outra questão que teve várias e contraditórias respostas, a posição do termostáto, já me disseram que é horizontal no fundo, já me disseram que é sempre na vertical, uns dizem para mergulhar completamente o fio, outros dizem que é de evitar...

Não há factos nos cuidados a ter com as tartarugas? Cada um tem a sua opinião? Quando tiveram a vossa primeira tartaruga, também se sentiram no meio de claques rivais de futebol, ou sou eu que estou a ter pontaria para a recolha de info e opiniões?

Desculpem o desabafo e agradeço qualquer opinião, mesmo contraditória, em último caso faço a média ;)
Última edição por zeturtle em terça jun 26, 2012 8:40 pm, editado 1 vez no total.
TurtleLover
Membro Veterano
Registado: segunda mar 17, 2008 7:17 pm
Localização: Tenho de tudo um pouco: cães, gatos, peixes, tartarugas, ovelhas, patos... xD

segunda nov 22, 2010 7:42 pm

Ola!

1º Antes de mais penso que deves de aumentar o volume da água e proporcionar uma zona seca para a tartaruguinha para ela poder descansar. Por cima dessa zona seca deves de ter uma lâmpada de UVB a uma distância nunca inferior a 30cm... As mais aconselhadas são as da Exoterra Reptil Glo UVB 5.0!

2º Deves mesmo comprar um termostato que dê para regular a temperatura e que tenha protecção. A água deve de rondar entre os 26º/28º...
Em termos da posição penso que vem descrito no manual de instruções do termostato, mas não deixes os fios assim ao alcance da tartaruga porque ela pode morder!
Em relação à potência costuma ser 1W/L.

3º Em termos de alimentação, os camarões são só mesmo uma guloseima, nunca a base da alimentação. Também podes dar carne crua ou cozida mas sem qualquer tipo de temperos. Nunca dês alface!! Cenoura, maça, delicias do mar, etc, também aconselho.

Espero ter ajudado!

Cumprimentos*
"O animal selvagem e cruel n&atilde;o &eacute; aquele que est&aacute; atr&aacute;s das grades. &Eacute; o que est&aacute; na frente delas." -<strong>Axel Munthe</strong><strong></strong>
StealthSnake
Membro Veterano
Registado: terça fev 23, 2010 4:00 pm
Faces rosadas
Piranha, Tritões, Cães, Aves,
Etc...

segunda nov 22, 2010 7:50 pm

Se o problema é espaço, vai aos chineses, compra uma caixa de arrumação grande e tens aí um aquário grande para ela. E barato. Ela agradece-te.
Eu que pensava "porcaria de porco tresanda". Heis que entrou o Johnny na minha vida e tudo isso mudou.
zeturtle
Membro Júnior

segunda nov 22, 2010 9:27 pm

TurtleLover Escreveu:Ola!

1º Antes de mais penso que deves de aumentar o volume da água e proporcionar uma zona seca para a tartaruguinha para ela poder descansar. Por cima dessa zona seca deves de ter uma lâmpada de UVB a uma distância nunca inferior a 30cm... As mais aconselhadas são as da Exoterra Reptil Glo UVB 5.0!
Zona seca ela tem, tem uma ilhota colada à parede do aquário e tem uma "escada" de pedras grandes, onde ela costumava ir passear, mas sim, vou juntar a lâmpada.
Por falar nisso, das pesquisas que fiz recomendam os casquilhos de cerâmica, confirmam?
Também vi há venda completas(com aquela parte para por em cima do aquário), mas tinham um tamanho específico e como vou mudar de aquário, prefiro colocar individuais, até já arranjei os casquilhos especiais.
2º Deves mesmo comprar um termostato que dê para regular a temperatura e que tenha protecção. A água deve de rondar entre os 26º/28º...
Em termos da posição penso que vem descrito no manual de instruções do termostato, mas não deixes os fios assim ao alcance da tartaruga porque ela pode morder!
Em relação à potência costuma ser 1W/L.
Eu já vi imensos termostatos, mas como disse, não me inspira confiança, só vi um específico para tartarugas, que gostei do aspecto, da robustez, do material, mas ... é automático.
Imagem

Imagem

é da mesma marca da lâmpada que recomendam, o que acham?
Segundo as instruções ele mantém a temperatura pelos 25ºC (encontrei o manual, agora online, vou lê-lo)
3º Em termos de alimentação, os camarões são só mesmo uma guloseima, nunca a base da alimentação. Também podes dar carne crua ou cozida mas sem qualquer tipo de temperos. Nunca dês alface!! Cenoura, maça, delicias do mar, etc, também aconselho.

Espero ter ajudado!

Cumprimentos*
Sim, eu li cedo camarões = guloseimas, até deixei na altura ela "passar fome" para comer os sticks, assim como li a questão da comida variada. A alface tinha lido opiniões contrárias, mas, lá está, fiz a média e conclui que alface = mau ;)
Carne acho que lhe pus já nesta fase em que deixou de comer, mas ela não lhe tocou, de qualquer das formas, já sei que as proteínas é para dar de quando em quando só :)
Ela gosta de maçã, cenoura também a vi comer, delícias do mar acho que já lhe dei, mas nesta fase de jejum :S

Ajudaste e muito, se pedisse para continuares era muito abuso :?: :lol:
zeturtle
Membro Júnior

segunda nov 22, 2010 9:30 pm

StealthSnake Escreveu:Se o problema é espaço, vai aos chineses, compra uma caixa de arrumação grande e tens aí um aquário grande para ela. E barato. Ela agradece-te.
Eu já tenho outro aquário a caminho, o problema por enquanto parece-me ser mais frio :cry:
StealthSnake
Membro Veterano
Faces rosadas
Etc...

segunda nov 22, 2010 9:53 pm

Não compres esse da Exo Terra. É demasiado caro e faz o mesmo trabalho que os outros, ou pior, porque só vai até aos 50w. Eu tenho um normal de vidro de 300w na minha, ela às vezes anda lá às cacetadas e aquilo nem racha sequer. É um vidro grosso com as extremidades reforçadas em material que absorve impactos.. Já vêm preparados para a porrada, não precisas de esses blindados da Exo Terra. É apenas um conselho.
Eu que pensava "porcaria de porco tresanda". Heis que entrou o Johnny na minha vida e tudo isso mudou.
zeturtle
Membro Júnior

segunda nov 22, 2010 10:20 pm

StealthSnake Escreveu:Não compres esse da Exo Terra. É demasiado caro e faz o mesmo trabalho que os outros, ou pior, porque só vai até aos 50w. Eu tenho um normal de vidro de 300w na minha, ela às vezes anda lá às cacetadas e aquilo nem racha sequer. É um vidro grosso com as extremidades reforçadas em material que absorve impactos.. Já vêm preparados para a porrada, não precisas de esses blindados da Exo Terra. É apenas um conselho.
Alguma baralhação na minha cabeça agora :o

Eu estava a pensar que não devia ir para o de 50W porque eles dizem que são para aquários até 100 litros, nem sabia que existiam de 300W :o o máximo que tinha visto era de 100W e já dava para aquários enormes.

Claro que sonho sempre em ter um aquário maior e maior, mas 50W, mesmo que não sejam os 100 litros e seja os 50 litros (seguindo a recomendação do turtlelover, 1W/l), mesmo que dê o salto para um aquário de 73 litros, nunca o vou encher todo e precisa sempre da zona seca.

Eu sei que basta começar, mas não me assustem
:P

Pode ser um receio parvo meu, mas como já disse deu-me mais segurança, quanto ao preço achei simpático.

O mais barato que vi de 25W foi 15€ (mas tinha um fio minúsculo e um aspecto ... estranho).
Vi um de "vidro" também, mas este com protecção e já de 50W a mais de 32€ (também este tinha um fio curto demais).
Os da exoterra, independentemente da potência, estavam todos ao mesmo preço, 25€...
MFPJ
Membro Veterano
Registado: domingo set 05, 2010 3:37 pm

segunda nov 22, 2010 10:53 pm

Concordo com o TurtleLover e o StealthSnake. Também relativamente ao termóstato, o que interessa é que tenha uma potência adequada ao volume de água(+-1watt por litro). As minhas(quando o soltam) davam cada pancada com ele nos vidros e nunca rachou(é um baratito), de qualquer das maneiras ele vem com umas ventosas para o prender.

Relativamente ao seu posicionamento, eu coloco o meu encostado a uma lateral/canto e no fundo(horizontal), pois assim elas não o costumam desprender das ventosas. Mas por informação que já li, acho que há alguns que não funcionam na horizontal... :?

Sobre o submergir ou não o fio... eu sempre tive mais de um palmo de fio submerso... como elas nunca deram para morder nos fios...
Em pequenas, mesmo que o façam, não conseguem causar grandes danos, contudo em grandes podem..., a parte de vidro é que não deve nunca ficar emersa.

Em relação à temperatura, 26º... já acho muito os 27º :?
Não a deixe hibernar(no mínimo) nos 2 primeiros anos.

A lâmpada não deve ter nenhum vidro ou outro entre ela e o animal/zona seca.
Esta deve estar ligada no Inverno 8horas e no Verão 10/12Horas(informação com número de horas varia :roll: ).

Alimentação sticks(RaffyP da Ser*,e reptomin da Tetr*fauna), alface é nutricionalmente pobre e com elevado potencial de causar diarreia, citrinos também não devem ser administrados não sei bem porquê :oops:
Mas enquanto são pequenas são mais carnívoras(depende da espécie), nada de exageros nos verdes/frutas, eu acho que 2vezes por semana está bom :|
Estes verdes/frutas podem ser maçã, cenoura, etc, mas se quiser administrar-lhe alimentos com um rácio Ca/P mais adequado: dente de leão, folhas de couves verdes em geral, agriões, e outros.
Mas sinceramente eu acho que se tiverem uma boa alimentação base, adequada absorção de uvbs e exercício, não haverão problemas se comerem umas frutas/verdes com um rácio não muito bom...

O espaço... costuma encontrar-se informações em que aconselham que a água tenha o comprimento da carapaça em profundidade... mas isto é o mínimo!
Para a generalidade das tartarugas não há água a mais, desde que elas tenham fôlego para descer até ao fundo e voltar a subir... o que são... umas dezenas de metros :lol:
Por isso, a maior que for possível.

Cumprimentos :wink:
MFPJ
Membro Veterano
Registado: domingo set 05, 2010 3:37 pm

segunda nov 22, 2010 11:16 pm

zeturtle Escreveu: Em Agosto ofereceram-me uma tartaruga;)
Espécie? :)

[="zeturtle"]
...tenta empurrar as pedras.[/quote]
Assegure-se que não há a possibilidade de ela ficar presa nas pedras e morrer afogada...

[="zeturtle"]
Não há factos nos cuidados a ter com as tartarugas? Cada um tem a sua opinião? Quando tiveram a vossa primeira tartaruga, também se sentiram no meio de claques rivais de futebol, ou sou eu que estou a ter pontaria para a recolha de info e opiniões?

Desculpem o desabafo e agradeço qualquer opinião, mesmo contraditória, em último caso faço a média ;)[/quote]

Sim há factos.
Sim, opiniões individuais também variam, mas há as mais correctas e as menos correctas.
Na altura não me senti no meio de claques pois recebi a informação "de loja", as pessoas que conhecia ainda as tinham em piores condições, e não procurei mais informações
"Informação de loja" :aquário minúsculo, gammarus(e quanto mais melhor, mais $), não é preciso termóstato nem lâmpada uvb;
resultado: tartarugas, uma com pirâmidismo, outra com crescimento excessivo das escamas marginais; e foi só durante 1.5/2 anos.

Cumprimentos :wink:
zeturtle
Membro Júnior

terça nov 23, 2010 10:22 am

Grande falha, nem disse a espécie, Mississipi, map turtle, pelo que li.
Li também que havia as falsas que tinham a parte amarela a ir inclusivé até ao olho, pelo que vejo nela, o amarelo, pára antes de chegar ao olho.

Obrigada pela preocupação com as pedras, eu tenho as pedras ao canto mesmo para evitar isso, tenho uma mais pequena (mas nunca pequena o suficiente para ela sequer tentar meter na boca) que ela costuma andar a empurrar pelo aquário.

Em relação ao termostato, isto pode parecer teimosia, mas os da exoterra parecem mais robustos, esqueçam os preços agora, existe algum inconveniente em comprar um daqueles? Cuja temperatura se mantém nos 25º? Neste momento, com este aquário mais pequeno (mas que vou por mais água, apesar de já uma vez ter posto e me fazia impressão, parecia que ela não conseguia vir cá a cima :oops: ), posso por já um termostato de 50W?

Obrigada a todos pela ajuda, desculpem lá as perguntas todas :roll:
StealthSnake
Membro Veterano
Faces rosadas
Etc...

terça nov 23, 2010 3:05 pm

Se não há problema com o dinheiro, então força.Não acho necessário, mas já é o gosto de cada um. Quanto à potência dele, deve de chegar, não sei se no inverno tem força que chegue ou não, nunca tive nenhum. Mas deve de dar.

Mais uma vez digo, os normais aguentam tudo!
zeturtle
Membro Júnior

terça nov 23, 2010 3:59 pm

StealthSnake Escreveu:Se não há problema com o dinheiro, então força.Não acho necessário, mas já é o gosto de cada um. Quanto à potência dele, deve de chegar, não sei se no inverno tem força que chegue ou não, nunca tive nenhum. Mas deve de dar.

Mais uma vez digo, os normais aguentam tudo!
Obrigada, a diferença de dinheiro era pequena e realmente cada um tem a sua pancada, simpatizei com o anormal :P

Já o comprei, já o montei, já enchi mais o aquário, devo confessar que ainda a fui buscar ao fundo uma vez, que estava a fazer-me impressão ela não conseguir subir, agora já se está a safar.

A água está a 24ºC, na parte mais afastada do termostato, não sei se aquece de forma uniforme, já vou por o termómetro mais perto, mas tem vindo a aquecer aos poucos (que era um dos meus medos, o termostato ser demasiado potente para este aquário e aquecer demasiado rápido).

Aproveitei e comprei já a lâmpada também apesar de afinal precisar de uns casquilhos maiores, mas acho que se arranja. Comprei uma Reptil Glo 5.0 UVB, mas de 13W (havia de 13 e de 26 se bem me recordo, eram exactamente o mesmo preço, mas acabei por comprar a mais baixa, menos consumo de energia, certo?).
Uma pergunta, talvez parva, as lâmpadas tem de estar apenas focadas no aquário para maximizar o efeito, ou porque podem ter efeitos nocivos para os humanos?

Comprei também uma daquelas tartarugas de cálcio, tanta gente me falou nisso...
A parte seca ela não está a ir para lá, está a achar mais piada ao termómetro que pus no lado oposto do aquário :roll:
StealthSnake
Membro Veterano
Faces rosadas
Etc...

terça nov 23, 2010 6:40 pm

Elas costumam ir para lá de dia para dormirem. Pelo menos a minha só lá vai dormir as sestas. Se tens a certeza que ela sobe, então fica descansado que ela logo dá com o sítio.

A lâmpada UVB tem de estar virada para o aquário, não muito longe mas também não muito perto. Uns 30cm, 40cm talvez. Não sei bem, nunca utilizei compactas e não sei se é a mesma distância das tubulares. Alguém já te elucida melhor. :wink:
Pure
Membro Veterano
Registado: quinta abr 23, 2009 3:46 am

terça nov 23, 2010 7:19 pm

StealthSnake Escreveu:(...) Uns 30cm, 40cm talvez. Não sei bem, nunca utilizei compactas e não sei se é a mesma distância das tubulares. Alguém já te elucida melhor. :wink:
Pelas "instruções" da caixa a lâmpada deverá ser colocada a um máximo de 30cm do animal. Mas lá está, também diz que tem a durabilidade de 12meses por isso...
HamsterVille - Cria&ccedil;&atilde;o e selec&ccedil;&atilde;o de hamsters s&iacute;rios http://hamsterville.no-ip.org/
element
Membro Veterano
Registado: quinta jun 12, 2008 7:53 pm

terça nov 23, 2010 8:15 pm

Não aconselho esse tipo de aquecedores.
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”