Novo terrário....novo setup

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
nunastro
Membro
Registado: segunda abr 05, 2010 9:14 am

domingo dez 12, 2010 1:45 pm

Ora boas.

O meu DB vai receber este Natal como prenda (também tem direito), um terrário novinho da Terratlantis.

Com o novo terrário, chegam também novas dúvidas.

A maior de todas é relativamente ao substrato. No "antigo" terrário feito em madeira, uso como substrato mozaicos, mas revelou-se uma má ideia com o tempo, a limpeza por debaixo deles é praticamente impossível, para além do mais, o novo é todo de vidro.

Como tal, levantam-se várias hipóteses: Papél cozinha, relva artificial, areia própria para DB's e aqueles pacotes de lascas em madeira.

O papel não me parece, uma vez que vai passar a vida a escorregrar sobre o vidro; areia também não me parecer, uma vez que o meu DB passa a vida com a língua de fora; o unico problema da relva artificial, é o facto de eu não gostar 8); resta-me as aparas. O que vos parece? Será seguro? Existem outras possibilidades?

Muito obrigado
StealthSnake
Membro Veterano
Registado: terça fev 23, 2010 4:00 pm
Faces rosadas
Piranha, Tritões, Cães, Aves,
Etc...

domingo dez 12, 2010 2:27 pm

Eu tenho um terrário com azulejo ou mosaico e não acumula sujidade nenhuma. Fechaste as fendas normalmente com betume, tal como se faz no chão das casas? Eu colei o mosaico ao fundo com silicone e usei betume ou argamassa para as fendas. Fácil de limpar e fica bem bonito.
Eu que pensava "porcaria de porco tresanda". Heis que entrou o Johnny na minha vida e tudo isso mudou.
nunastro
Membro

domingo dez 12, 2010 3:43 pm

Pois, por acaso nao fiz....não tinha sido nada mal pensado! Limitei-me a juntar o mais proximo possivel uma placa na outra.

Mas para o novo estava a pensar em algo mais "natural". Aquelas aparas serão suficientmente seguras, ou será melhor não arriscar?

Obrigado
StealthSnake
Membro Veterano
Faces rosadas
Etc...

domingo dez 12, 2010 3:59 pm

Nunca ouvi falar em aparas usadas num terrário de um DB, só em cobras, mas como não tenho nenhum, não sei bem se será bom ou mau. Na minha opinião, falando na estética, não acho que fique muito bonito num terrário desértico.
Eu que pensava "porcaria de porco tresanda". Heis que entrou o Johnny na minha vida e tudo isso mudou.
nunastro
Membro

domingo dez 19, 2010 8:33 am

OK, já chegou o terrário.

Estes terrários da Terratlantis parecem ser excelentes, mas quanto a mim esqueceram-se de um pormenor bastante importante: A colocação de lâmpadas de aquecimento. Aliás, é um pormenor que tenho visto em falta, inclusivé nos terrarios da Exoterra.

A topo do terrário é uma grelha em rede metálica. Será que posso colocar directamente por cima da rede, um foco com a lâmpada de ceramica, ou corro algum risco? Mesmo metálica parece-me algo frágil. O que acham?

PS: As aparas que falava, são umas da marca versele-laga.

Obrigado.
Fbarbudo
Membro
Registado: terça nov 09, 2010 7:19 pm

domingo dez 19, 2010 10:22 am

Eu acho que podes, desde que uses o casquilho de cerâmica. A lâmpada não deve estar em contacto directo com a rede.
Já agora, podes mandar-me uma MP a dizer a quanto compraste o terrário e onde?
nunastro
Membro

domingo dez 19, 2010 5:19 pm

Tens MP....
StealthSnake
Membro Veterano
Faces rosadas
Etc...

domingo dez 19, 2010 5:56 pm

nunastro Escreveu:Tens MP....
Se foi num site online, manda-me pm também sff. Dá sempre jeito conhecer outros terrários.
nunastro
Membro

domingo dez 19, 2010 8:11 pm

Também tens MP....
mikmokas
Membro Veterano
Registado: sábado ago 18, 2007 12:52 am

segunda dez 20, 2010 12:40 pm

jja pensas-te em construir algo com cimento cola?
nunastro
Membro

segunda dez 20, 2010 12:59 pm

O fundo do terrário antigo, foi construido em esférovite, cimento cola, e verniz. Para primeiro, não posso dizer que tenha ficado mal.

Mas houve vários factores que me levaram a trocar de terrário, e acima de tudo, por um de vidro.

-O cheiro: o cheiro entranha-se na madeira. Não ha nada que o tire. O vidro, em principio, não só não fica a cheirar tanto, como é bem mais fácil de limpar

-Portabiliade: o primeiro tinha um peso bruto. Era quase indeslocável. Este, apesar de também ter o seu peso, é muito mais leve, e bem mais fácil de transportar. Não que pretenda andar com ele de um lado para o outro. Mas por exemplo para arrastar (limpezas, ex.), torna-se bastante mais fácil.

-O armário. O anterior estava no chão, com o gato 24 sobre 24 horas a observar o DB e a correr contra os vidros atrás dos grilos. O novo veio com um armário pronto, com portas, optimo para guardar o equipamento/productos do DB; o gato também já não lhe consegue chegar.

-E uma das mais importantes de todas. Fuga de bixarada. Tive muito cuidado em tentar vedar o melhor possível. Mas havia sempre um ou outro bixo mais habilidoso que conseguia trepar e sair (n me perguntem como...). VIDRO? ha!ha!ha! Tentem trepar aquilo agora!!!!!!!

-Estectica. Apesar de o primeiro ter sido construido "à minha medida", este é muuuuito mais bonito esteticamente.

-E por ultimo, e muito mais importante. Uma casa nova para o nosso DB, é sempre um acontecimento a ter em conta, e eles merecem.... :D
mikmokas
Membro Veterano
Registado: sábado ago 18, 2007 12:52 am

segunda dez 20, 2010 1:05 pm

o meu é so meter o terrario na varanda e lavar com a mangueira fica sem cheiro e limpo a niveis de peso duas pessoas levam na boa
era so uma ideia mas sendo assim acho melhor optar pela relva
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”