Tartaruga a comer o que não deve

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

VaniChan
Registado: quarta dez 22, 2010 9:43 am

quarta dez 22, 2010 9:49 am

Olá a todos!
Sou nova no fórum e antes de decidir comprar uma tartaruga aquática dei voltas e mais voltas para ter a certeza de que comprava tudo o que ela precisava. Defendo a ideia de que adquirir um animal é tomá-lo sob a nossa responsabilidade e, por isso, devemos proporcionar-lhe as melhores condições de vida. E foi isso que fiz com a minha Pseudemys nelsoni (da qual vou colocar fotos em breve).
Comprei-a em Novembro, já ultrapassou a fase da timidez e falta de apetite, mas já por duas vezes apanhei-a a comer as próprias fezes em vez do granulado. Isto pode acontecer ou é sinal de alguma doença? Agradeço a ajuda :)
vitor22
Membro Veterano
Registado: sexta jul 30, 2010 12:28 pm

quarta dez 22, 2010 10:06 am

É normal as tartarugas fazerem isso...
VaniChan

quarta dez 22, 2010 10:51 am

vitor22 Escreveu:É normal as tartarugas fazerem isso...
Obrigada pela resposta. Confesso que não fazia ideia que fosse uma coisa normal.
Tekilla
Membro Veterano
Registado: quarta ago 11, 2010 9:06 pm

quarta dez 22, 2010 5:09 pm

olha que nao é assim muito normal, pode haver cenas de vez enquando agora habitualmente acho que nao faz< bem

quais as quantidades de alimento que atartaruga come por dia?
<p><a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia ... ia/</a></p>
<p>&nbsp;<a href="http://www.exoticos.org">http://www.exoticos.org</a></p>
vitor22
Membro Veterano

quarta dez 22, 2010 5:31 pm

Tekilla Escreveu:
olha que nao é assim muito normal, pode haver cenas de vez enquando agora habitualmente acho que nao faz< bem

Eu disse que era normal, não que alimentava disso...
VaniChan

quarta dez 22, 2010 9:42 pm

Tekilla Escreveu:

Como ela é novinha e pequena ainda estava a dar-lhe comida duas vezes por dia. A maior parte das vezes dou-lhe granulado próprio. Como são uns sticks muito compridos e ela não consegue comer inteiros, parto-os em 3, dando-lhe dois sticks partidos de cada vez. Intercalado dou-lhe pequenos pedacinhos de carne, delícia do mar ou peixe. E ela come normalmente. Só que agora começou a comer também as fezes.
Tekilla
Membro Veterano
Registado: quarta ago 11, 2010 9:06 pm

quarta dez 22, 2010 10:04 pm

tens a certeza de serem fezes ou bocadinhos de granulado que foi ao fundo e inchou?
<p><a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia ... ia/</a></p>
<p>&nbsp;<a href="http://www.exoticos.org">http://www.exoticos.org</a></p>
VaniChan

quarta dez 22, 2010 10:12 pm

Tekilla Escreveu:tens a certeza de serem fezes ou bocadinhos de granulado que foi ao fundo e inchou?
Tenho a certeza absoluta que são fezes. Já chegou ao ponto de fazer e comer logo de seguida.
vitor22
Membro Veterano

quinta dez 23, 2010 9:48 am

Se não quiseres que isso volte acontecer, tens de as apanhar com um camaroeiro ou um aqueles objectos que servem para passar as natas, não me lembro do nome, mas acho que se chama coador.
carlaviuva
Membro Veterano
Registado: segunda set 13, 2010 12:55 pm

quinta dez 23, 2010 9:56 am

Isso são fases, depois passa, não te preocupes...

Mas se ela anda muito comilona de fezes :twisted: também podes tentar duas coisas: dar-lhe mais comida (1) e colocar um filtro mais potente (2)(quando ela for à procura do cocozinho, já foi sugado pelo filtro). :wink:
zeturtle
Membro Júnior
Registado: segunda nov 22, 2010 6:18 pm

quinta dez 23, 2010 10:17 am

Eu tenho uma mangueirinha, que uso para fazer trocas de água e sempre que detecto um intruso, lá vou puxar aquilo.
Colheres e assim não são boa ideia, "been there, done that". pode desfazer-se quando estamos a tentar trazer aquilo para cima contra o vidro :roll:
VaniChan

quinta dez 23, 2010 4:09 pm

carlaviuva Escreveu:Isso são fases, depois passa, não te preocupes...

Mas se ela anda muito comilona de fezes :twisted: também podes tentar duas coisas: dar-lhe mais comida (1) e colocar um filtro mais potente (2)(quando ela for à procura do cocozinho, já foi sugado pelo filtro). :wink:
Muito obrigada pelas dicas de toda a gente! Vou realmente apostar num filtro mais potente. Como só estou com a tartaruga de manhã e ao fim do dia é mais difícil andar a limpar o aquário sempre que ela se "alivia", mas sempre que eu puder já estou a ver que é o melhor a fazer :D
gongasgt
Membro Veterano
Registado: sábado set 18, 2010 11:52 am

terça dez 28, 2010 12:41 am

de que tipo e o teu aquario?e daqueles em forma de rim com porfundidade quase nula?porque se for desses e normal que numa coisa tao pequenina ela apanhe as fezes e as coma se for um aquario um um aquaterrario a serio e em vidro acho melhor entao comprares um filtro potente como ja te foi sugerido.
se tens um aquario em forma de rim os primeiros e mais baratos que se compram na loja de animais sugiro-te que mudes,as minhas tambem nao estiveram muito tempo nesse aquario.esse tipo de aquarios so serve para a fase de adaptacao.
espero ter ajudado.
VaniChan

terça dez 28, 2010 10:48 am

gongasgt Escreveu:de que tipo e o teu aquario?e daqueles em forma de rim com porfundidade quase nula?porque se for desses e normal que numa coisa tao pequenina ela apanhe as fezes e as coma se for um aquario um um aquaterrario a serio e em vidro acho melhor entao comprares um filtro potente como ja te foi sugerido.
se tens um aquario em forma de rim os primeiros e mais baratos que se compram na loja de animais sugiro-te que mudes,as minhas tambem nao estiveram muito tempo nesse aquario.esse tipo de aquarios so serve para a fase de adaptacao.
espero ter ajudado.
Obrigada pela a ajuda. Mas ela nunca esteve nesses aquários de rim, porque já tinha um aquário em vidro de tamanho razoável antes de a adquirir. Assim que puder, coloco fotos. O investimento para já vai ser um filtro mais potente que o que tenho.
gongasgt
Membro Veterano
Registado: sábado set 18, 2010 11:52 am

terça dez 28, 2010 12:50 pm

ok ainda bem que tomas bem conta dela. :wink:
para quantos litros da o teu aquario?
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”