Tudo começou dia 06/10/2010 com a sua ultima refeição (um rato com 4g), até aqui tudo bem, um animal com as sua "pancas" lá saltava uma ou outra refeição... tudo normal, após esta refeição o meu menino mexicano deixou de aceitar alimento, nos primeiros tempos (diria que primeiro mês mais coisa menos coisa) não liguei muito e achei mesmo que fosse uma fase passageira e que tudo se iria resolver... tomei as medidas "típicas" para a situação (um animal com pouca mais de 1 ano que não come normalmente tem falta de aquecimento...) aumentando a temperatura no spot de 29ºC para 31/32ºC, e a partir deste dia comecei a fazer inspecções 2/3 vezes por dia ao seu comportamento e facilmente verifiquei que não ia para a zona quente... com medo que fosse devido á temperatura elevada voltei a descer para os 29ºC típicos que ele sempre teve, conclusão continuo sem ir para a zona quente...no dia 02/12/2010 e após 40 dias sem comer passou para uma faunário mais pequeno com papel de cozinha, um esconderijo na zona quente e um pequeno recipiente com água, obviamente passou a estar na zona quente por ser o único refugio que tinha, na toca tinha uma temperatura de cerca de 30/31ºC. No dia que o mudei para esse faunário mais pequeno notei que fez um barulho estranho ao respirar que me alarmou, mas que, não fazia muito sentido visto se tratar de um colubrideo e alem do mais bastante resistente, continuei as observações constantes e cheguei a uma conclusão... o Chili estava com uma RI já que tinha dificuldade em respirar e muitas vezes "tossia" para tentar libertar-se da obstrução, ao chegar a esta conclusão levantou-se uma questão... como tratar uma colubrideo de 50g com uma Infecção respiratória?
Fiz o meu trabalho de casa consultando a documentação que consegui e decidi aplicar um tratamento muito utilizado nos EUA e meu conhecido devido á sua larga utilização em Morelias viridis que consiste na nebulização (aerossóis) de antibiótico diluído numa solução salina de NaCl.
Depois de chegar a esta conclusão deparou-se outro problema... as concentrações a usar de Baytril (Enrofloxacina) que é o meu antibiótico "estrela" de largo espectro e que usei várias vezes com grande sucesso via intra-muscular e que já sabia ser usado há muito em Chondros, contactei a clinica veterinária cuida dos meus animais e decidimos usar Baytril 2.5 (25mg/ml de enrofloxacina) com a proporção de 0,5ml de Baytril para 10ml de NaCl (facilmente se chega á conclusão que a concentração usada na solução salina final foi de 1,25mg/ml de Enrofloxacina), comecei este tratamento dia 09/12/2010, após 2 tratamentos com esta dosagem não tive qualquer sucesso e aumentei para o dobro de concentração de antibiótico na solução final (2.5mg/ml) nesta altura apresentou-se "baço" 8em muda) e comecei a recear que o facto de estar em muda interferisse na minha interpretação do seu estado e parei durante 3 dias o tratamento, esta decisão por sua vez não foi a melhor já que o seu estado piorou significativamente.
Após a primeira fase do tratamento comecei a procurar afincadamente dosagens correctas de anti-biótico e com a ajuda do Samuel Costa (aqui fica desde já um agradecimento pela ajuda) descobrimos num livro que a concentração a usar era de 10mg/ml de Enrofloxacina na solução salina final, de imediato informei os vet´s que como habitual se prontificaram a ajudar e a preparar-me o tratamento, comecei o tratamento com esta dosagem dia 15/12/2010, usei esta dosagem durante dois tratamentos (seguidos de um banho em água a 29ºC devido ao risco de desidratação de cerca de 15 minutos) e dia 18/12/2010 diminui a dose para 5mg/ml de antibiótico e fiz mais 2 tratamentos (seguidos de banho), dia 19/12/2010 fez uma muda excelente numa só peça e teve melhoras significativas após os tratamentos mais concentrados, continuou no faunário e dia 24/12/2010 e após 80 dias sem comer aceitou um pequeno rato de 5g após 3/4 hesitações e meus amigos... não imaginam a alegria que tive após esta ENORME prenda que tive, por vezes somo recompensados do nosso esforço com a recuperação dos nossas animais e isso sim é a essência do "snake keeping"... O expoente áximo de um keeper não é a reprodução de uma espécie mas sim a sua correcta manutenção, e por vezes as espécies mais simples são as que nos ensinam mais.
Datas que tive em conta durante este "ciclo":
- 06/10/2010, ultima refeição aceite.
- 13/11/2010, peso 50g.
- 02/12/2010, mudança para faunário pequeno com setup simples e temperaturas de 30/31ºC no esconderijo, notei algum ruído ao respirar.
- 03/12/2010, defecou e parece fazer menos barulho (exame errado...)
- 09/12/2010, após verificações diárias não teve melhoras e iniciei nebulizações com Enrofloxacina com a concentração de 1,25mg/ml na solução salina final.
- 10/12/2010, tratamento com mesma concentração.
- 12/12/2010, após um dia de intervalo e sem melhoras novo tratamento com dobra da dosagem (2,5mg/ml de antibiótico na solução salina final), apresenta-se baço (em muda), vou suspender tratamento com receio de má interpretação do estado do animal.
- 15/12/2010, Inicio de novo ciclo de tratamentos com a concentração de 10mg/ml de Enrofloxacina na solução salina final. Banho em agua tépida (29ºC) de cerca de 15 minutos após tratamento.
- 16/12/2010, novo tratamento com mesma dosagem anterior. Banho de cerca de 15 minutos.
- 17/12/2010, novo tratamento com metade da concentração de Enrofloxacina (5mg/ml). Banho de cerca de 15 minutos.
- 18/12/2010, novo tratamento com mesmo dosagem. Banho de cerca de 15 minutos
- 19/12/2010, Muda de pele perfeita, apresenta melhoras significativas e já não faz ruido a respirar.
- 20/12/2010, após 1 dia de intervalo e por precaução fiz novo tratamento com a concentração anterior (5mg/ml), peso 49g.
- 24/12/2010, aceitou rato de 5g após 80 dias de jejum.
Como podem ver a perda de peso que o animal sentiu foi mínima (entre 13/11 e 24/12 perdeu 1 g) o que demonstra a resistência deste tipo de animal.
Penso que é necessário e importante colocar fotos do setup que usei para o tratamento e frisar que os tratamentos duravam entre 25 e 30 minutos (tempo integral dentro da câmara de nebulização em que 20/25minutos são com o nebulizador ligado e os outros 5/10 minutos são dentro da caixa de nebulização com o vapor que fica após se desligar o aparelho) o que equivale a cerca de 6/7 ml de solução final nebulizados em cada sessão, a câmara era aquecida com 1 tapete e limpa com agua corrente após os tratamentos.

Atenção que aconselho SEMPRE que os animais sejm acompanhados por um veterinário durante este tipo de processos que podem dar origema graves problemas, em especial com antibióticos que muitas vezes são agressivos para certos orgãos e merecem especial atenção durante o tratamento.