Melhor prenda de Natal do ano!!

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

VeLLiKi
Membro Veterano
Registado: terça mai 11, 2004 10:17 am

segunda dez 27, 2010 12:47 pm

Esta é uma história verídica que tem como protagonista o meu macho thayeri de 2009, o Chili.
Tudo começou dia 06/10/2010 com a sua ultima refeição (um rato com 4g), até aqui tudo bem, um animal com as sua "pancas" lá saltava uma ou outra refeição... tudo normal, após esta refeição o meu menino mexicano deixou de aceitar alimento, nos primeiros tempos (diria que primeiro mês mais coisa menos coisa) não liguei muito e achei mesmo que fosse uma fase passageira e que tudo se iria resolver... tomei as medidas "típicas" para a situação (um animal com pouca mais de 1 ano que não come normalmente tem falta de aquecimento...) aumentando a temperatura no spot de 29ºC para 31/32ºC, e a partir deste dia comecei a fazer inspecções 2/3 vezes por dia ao seu comportamento e facilmente verifiquei que não ia para a zona quente... com medo que fosse devido á temperatura elevada voltei a descer para os 29ºC típicos que ele sempre teve, conclusão continuo sem ir para a zona quente...no dia 02/12/2010 e após 40 dias sem comer passou para uma faunário mais pequeno com papel de cozinha, um esconderijo na zona quente e um pequeno recipiente com água, obviamente passou a estar na zona quente por ser o único refugio que tinha, na toca tinha uma temperatura de cerca de 30/31ºC. No dia que o mudei para esse faunário mais pequeno notei que fez um barulho estranho ao respirar que me alarmou, mas que, não fazia muito sentido visto se tratar de um colubrideo e alem do mais bastante resistente, continuei as observações constantes e cheguei a uma conclusão... o Chili estava com uma RI já que tinha dificuldade em respirar e muitas vezes "tossia" para tentar libertar-se da obstrução, ao chegar a esta conclusão levantou-se uma questão... como tratar uma colubrideo de 50g com uma Infecção respiratória?
Fiz o meu trabalho de casa consultando a documentação que consegui e decidi aplicar um tratamento muito utilizado nos EUA e meu conhecido devido á sua larga utilização em Morelias viridis que consiste na nebulização (aerossóis) de antibiótico diluído numa solução salina de NaCl.
Depois de chegar a esta conclusão deparou-se outro problema... as concentrações a usar de Baytril (Enrofloxacina) que é o meu antibiótico "estrela" de largo espectro e que usei várias vezes com grande sucesso via intra-muscular e que já sabia ser usado há muito em Chondros, contactei a clinica veterinária cuida dos meus animais e decidimos usar Baytril 2.5 (25mg/ml de enrofloxacina) com a proporção de 0,5ml de Baytril para 10ml de NaCl (facilmente se chega á conclusão que a concentração usada na solução salina final foi de 1,25mg/ml de Enrofloxacina), comecei este tratamento dia 09/12/2010, após 2 tratamentos com esta dosagem não tive qualquer sucesso e aumentei para o dobro de concentração de antibiótico na solução final (2.5mg/ml) nesta altura apresentou-se "baço" 8em muda) e comecei a recear que o facto de estar em muda interferisse na minha interpretação do seu estado e parei durante 3 dias o tratamento, esta decisão por sua vez não foi a melhor já que o seu estado piorou significativamente.
Após a primeira fase do tratamento comecei a procurar afincadamente dosagens correctas de anti-biótico e com a ajuda do Samuel Costa (aqui fica desde já um agradecimento pela ajuda) descobrimos num livro que a concentração a usar era de 10mg/ml de Enrofloxacina na solução salina final, de imediato informei os vet´s que como habitual se prontificaram a ajudar e a preparar-me o tratamento, comecei o tratamento com esta dosagem dia 15/12/2010, usei esta dosagem durante dois tratamentos (seguidos de um banho em água a 29ºC devido ao risco de desidratação de cerca de 15 minutos) e dia 18/12/2010 diminui a dose para 5mg/ml de antibiótico e fiz mais 2 tratamentos (seguidos de banho), dia 19/12/2010 fez uma muda excelente numa só peça e teve melhoras significativas após os tratamentos mais concentrados, continuou no faunário e dia 24/12/2010 e após 80 dias sem comer aceitou um pequeno rato de 5g após 3/4 hesitações e meus amigos... não imaginam a alegria que tive após esta ENORME prenda que tive, por vezes somo recompensados do nosso esforço com a recuperação dos nossas animais e isso sim é a essência do "snake keeping"... O expoente áximo de um keeper não é a reprodução de uma espécie mas sim a sua correcta manutenção, e por vezes as espécies mais simples são as que nos ensinam mais.

Datas que tive em conta durante este "ciclo":

- 06/10/2010, ultima refeição aceite.

- 13/11/2010, peso 50g.

- 02/12/2010, mudança para faunário pequeno com setup simples e temperaturas de 30/31ºC no esconderijo, notei algum ruído ao respirar.

- 03/12/2010, defecou e parece fazer menos barulho (exame errado...)

- 09/12/2010, após verificações diárias não teve melhoras e iniciei nebulizações com Enrofloxacina com a concentração de 1,25mg/ml na solução salina final.

- 10/12/2010, tratamento com mesma concentração.

- 12/12/2010, após um dia de intervalo e sem melhoras novo tratamento com dobra da dosagem (2,5mg/ml de antibiótico na solução salina final), apresenta-se baço (em muda), vou suspender tratamento com receio de má interpretação do estado do animal.

- 15/12/2010, Inicio de novo ciclo de tratamentos com a concentração de 10mg/ml de Enrofloxacina na solução salina final. Banho em agua tépida (29ºC) de cerca de 15 minutos após tratamento.

- 16/12/2010, novo tratamento com mesma dosagem anterior. Banho de cerca de 15 minutos.

- 17/12/2010, novo tratamento com metade da concentração de Enrofloxacina (5mg/ml). Banho de cerca de 15 minutos.

- 18/12/2010, novo tratamento com mesmo dosagem. Banho de cerca de 15 minutos

- 19/12/2010, Muda de pele perfeita, apresenta melhoras significativas e já não faz ruido a respirar.

- 20/12/2010, após 1 dia de intervalo e por precaução fiz novo tratamento com a concentração anterior (5mg/ml), peso 49g.

- 24/12/2010, aceitou rato de 5g após 80 dias de jejum.

Como podem ver a perda de peso que o animal sentiu foi mínima (entre 13/11 e 24/12 perdeu 1 g) o que demonstra a resistência deste tipo de animal.

Penso que é necessário e importante colocar fotos do setup que usei para o tratamento e frisar que os tratamentos duravam entre 25 e 30 minutos (tempo integral dentro da câmara de nebulização em que 20/25minutos são com o nebulizador ligado e os outros 5/10 minutos são dentro da caixa de nebulização com o vapor que fica após se desligar o aparelho) o que equivale a cerca de 6/7 ml de solução final nebulizados em cada sessão, a câmara era aquecida com 1 tapete e limpa com agua corrente após os tratamentos.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Atenção que aconselho SEMPRE que os animais sejm acompanhados por um veterinário durante este tipo de processos que podem dar origema graves problemas, em especial com antibióticos que muitas vezes são agressivos para certos orgãos e merecem especial atenção durante o tratamento.
<a href="http://www.reptilherp.com">www.reptilherp.com</a>&nbsp;tentar fazer a diferen&ccedil;a...
vitor22
Membro Veterano
Registado: sexta jul 30, 2010 12:28 pm

segunda dez 27, 2010 12:55 pm

Boa partilha...
VeLLiKi
Membro Veterano

terça dez 28, 2010 8:32 am

You´re welcome :wink:
<a href="http://www.reptilherp.com">www.reptilherp.com</a>&nbsp;tentar fazer a diferen&ccedil;a...
nunastro
Membro
Registado: segunda abr 05, 2010 9:14 am

terça dez 28, 2010 9:31 am

Não sendo muito participativo neste forum, não posso deixar de comentar este tópico.

Vêem-se uma enormidade de tópicos, onde o objectivo principal de quem o iniciou, é simplesmente de querer ter uma animal, na maioria das vezes, "só porque sim"ou "Porque é engraçado" ou "para outros verem", e na esmagadora maioria deles, na esperança de conseguir condições para o mesmo, sem querer gastar dinheiro, ainda que isso, vá inevitavelmente colocar em risco o próprio animal. Se me perguntarem os valores que já gastei no meu DB e no meu aquário, a resposta é: Já deixei de fazer contas, já me perdi....e não vale sequer a pena.

Já tenho visto muitos, mas mesmo muitos avisos (ao que parece, e infelizmente, infrutiferos), neste e noutros foruns, para ANTES de comprarem o animal, terem mesmo a certeza do que estão a fazer, pois vai sair muito caro, e vão dar muito trabalho.

Pois bem; toda esta introdução, para dar os meus parabéns ao VeLLiKi por este esforço em manter o seu animal. Mais, não posso deixar de passar em branco, "A" frase do tópico:

"O expoente máximo de um keeper não é a reprodução de uma espécie mas sim a sua correcta manutenção, e por vezes as espécies mais simples são as que nos ensinam mais."

Agora, quem me quiser bater por se sentir acusado no inicio da minha intervenção, força..... :twisted:
DavidCascais
Membro Veterano
Registado: terça out 16, 2007 1:51 pm

terça dez 28, 2010 9:53 am

Uma óptima partilha ;)

Quando gostamos dos animais fazemos tudo para tê-los bem ;)

Parabéns ;)
<p><strong>Visita: http://legalizacaofurao.webs.com </strong></p>
<p><strong>-"Eles" t&ecirc;m a fama de apenas ser utilizados para a ca&ccedil;a,mas ser&aacute; que ir&atilde;o ficar sempre com essa fama?Espero bem que n&atilde;o!</strong></p>
<p><strong>-"Eles" continuam a sair do escuro,mas ainda nao podem ver livremente o ceu</strong></p>
geckolol
Membro Veterano
Registado: segunda out 11, 2010 3:00 pm

terça dez 28, 2010 10:17 am

Desde já os meus parabéns VeLLiKi pela partilha e pela grande vitoria.

"O expoente máximo de um keeper não é a reprodução de uma espécie mas sim a sua correcta manutenção, e por vezes as espécies mais simples são as que nos ensinam mais."

A frase que deveria ser lida por todos aqueles pensam iniciar-se neste mundo.....
<strong>&nbsp;R.I.P</strong> geckomorphs nunca ser&aacute;s esquecido............

&nbsp;.....................................................
uFoker
Membro
Registado: segunda nov 29, 2010 3:16 pm

terça dez 28, 2010 10:53 am

Ainda bem que correu tudo bem com essa menina.

Quanto a esta frase, acho que sim, tens toda a razão Velliki.
Infelizmente ha casos que compram os animais e passado uns tempos vendem-nos por tuta e meia, não inporta a razão, nem discuto isso, é pena é q se libertem deles para mais tarde os tentar recuperar, ou não... bem dizem, quem não tem condições, mais vale não ter nada...
Mas pior são os que querem à força e depois de os ter não lhes dão as condições necessárias.

Parabéns, a meu ver é um exemplo a seguir, Velliki :wink:
VeLLiKi
Membro Veterano

terça dez 28, 2010 11:52 am

Eu n encaro a manutenção de animais pelo "prestigio" que podem ou não dar... ultimamente tem havido um "Boom" no que toca á manutenção de répteis em cativeiro, mas em cada 100 keepers iniciais temos 2/3 que continuam com o hobby seja com o animal inicial seja com um aumento da colecção.
Uma coisa que me causa muitissima confusão é a compra de "um casal"... mas porque se compra um casal de animais? criar estupida e desmesuradamente? os repteis são faceis de criar... com mais ou menos dedicação todos se reproduzem... seja do mais simples Colubrideo á mais complicada das Pythons... tudo se resume a duas pequenas coisas pesquisa e dedicação, com estes dois elementos consegue-se TUDO, não são os gastos monetários que implicam uma boa manutenção de animais, o que muitas vezes dá origem a graves problemas é a mentalidade muito Portuguesa do querer ter muito com os minimos possiveis, do tipo "uma régius CB custa 100€ e uma WC custa 25€... prefiro ter 4 WC em vez de uma boa CB", depois surgem os problemas que para mim são obvios e quase sempre inevitáveis que surgem logo na compra com 4 vezes mais terrarios, 4 vezes mais ratos que muitas vezes vão para o lixo porque elas não os comem... e continuava uma larga lista.
Se as pessoas começassem pelo "inicio" com 1 animal bem cuidado aprendendo e dando o maximo de condições possivel tudo se tornava mais simples, mais barato ganha-se muito mais gosto pelo hobby, se correr mal com 1 animal não é o mesmo que correr com 4... mas isto são apenas opiniões... hoje em dia tambem tenho varios animais mas fui aos poucos criando condições para os ter, não os comprei em 6 meses... foram 5 anos a pesquisar e a juntar € para ter tudo como "manda a sapatilha" e a ter sempre algum € de parte para eventuais problemas que surgissem, posso-vos dizer que só o nebulizador para este tratamento do Chili custou 95€... é uma coisa que fica para outros problemas que possam surgir com outro animal mas na altura se n pudesse possivelmente o animal tinha morrido ou estaria em agonia e quando pudesse fazer o tratamento já não iria a tempo... com isto tudo já me alarguei demais e não tarda estou a dar lições de economia sem necessidade... :P
abrenozes
Membro
Registado: sexta out 29, 2010 9:49 am

terça dez 28, 2010 11:59 am

Parabens! Grande obra!
uFoker
Membro

terça dez 28, 2010 12:01 pm

Quando se trata de animais vivos é impossível ter o controlo de tudo, e os imprevistos acontecem, no teu caso conseguiste dar a volta ao problema, mas ha outros casos que quando são descobertos ou quando tomam uma atitude já é tarde.
Walder
Membro Veterano
Registado: quinta mar 05, 2009 2:03 pm

terça dez 28, 2010 12:01 pm

Sempre melhor um final feliz, muito bom.
VeLLiKi
Membro Veterano

terça dez 28, 2010 12:08 pm

uFoker Escreveu:Quando se trata de animais vivos é impossível ter o controlo de tudo, e os imprevistos acontecem, no teu caso conseguiste dar a volta ao problema, mas ha outros casos que quando são descobertos ou quando tomam uma atitude já é tarde.
Exacto... dai achar que muitos animais são um erros... especialmete de inicio, o controlo é meno, a experiencia é menor, os riscos são MUITo mais elevados.
uFoker
Membro

terça dez 28, 2010 12:19 pm

por isso mesmo é que se recomenda a pesquisa antes de se ter o animal, mas por muita teoria que se tenha, só com a prática, e o contacto directo com o animal é que se aprende e se começa a entender e a adaptar o espaço ao animal ou vice versa...

mas por outro lado, sem teoria nenhuma não dá para assegurar uma boa qualidade de vida ao animal.
TheOne
Membro Veterano
Registado: sexta fev 05, 2010 5:33 pm

terça dez 28, 2010 2:17 pm

Tenho um nebulizador igual ao teu... mas para a minha filha quando tem ataques de bronquite 8)
"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido

"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
VeLLiKi
Membro Veterano

terça dez 28, 2010 4:36 pm

TheOne Escreveu:Tenho um nebulizador igual ao teu... mas para a minha filha quando tem ataques de bronquite 8)
Agora tambem já sabes q dá para RI´s em cobras...
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”