Tartarugas com carapaça branca
Moderador: mcerqueira
Olá a todos
Tenho duas tartarugas corcunda do mississipi que há uns tempos para cá desenvolveram um tom meio branco na carapaça. Quando estão dentro de água estão aparentemente com a carapaça normal, mas quando estão a apanhar sol, debaixo da lâmpada UV ou apenas na zona seca a carapaça delas fica branca.
Obviamente que as vou levar ao veterinário o mais rápido possível, só queria saber se isto já aconteceu às tartarugas de algum de vocês, e se sim, sabem o que isto é?
Obrigado.
Tenho duas tartarugas corcunda do mississipi que há uns tempos para cá desenvolveram um tom meio branco na carapaça. Quando estão dentro de água estão aparentemente com a carapaça normal, mas quando estão a apanhar sol, debaixo da lâmpada UV ou apenas na zona seca a carapaça delas fica branca.
Obviamente que as vou levar ao veterinário o mais rápido possível, só queria saber se isto já aconteceu às tartarugas de algum de vocês, e se sim, sabem o que isto é?
Obrigado.
isso branco so aparece quando estao secas? se sim entao parece me ser algumas placas da carapaça (as velhas e baças) as minhas quando estao a apanhar banhos de sol tornam se tao feias porque as placas que vao sair tornam se cinzas, esbranquiçadas e elas tficam com um ar que têm calcario na carapaça, mas mal façam a muda ui qual delas a mais linda
ps: a visita ao vet nunca é desnecesaria, pois pode ser algo grave
ps: a visita ao vet nunca é desnecesaria, pois pode ser algo grave
<p><a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia ... ia/</a></p>
<p> <a href="http://www.exoticos.org">http://www.exoticos.org</a></p>
<p> <a href="http://www.exoticos.org">http://www.exoticos.org</a></p>
-
- Membro Veterano
- Registado: terça fev 23, 2010 4:00 pm
Faces rosadas
Piranha, Tritões, Cães, Aves,
Etc...
A minha é igual. Se tiver alguma placa para cair, vai para a parte seca até ela ficar bem ressequida e esbranquiçada. Manda um mergulho e voilà, placa velha para fora.
Eu que pensava "porcaria de porco tresanda". Heis que entrou o Johnny na minha vida e tudo isso mudou.
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda set 13, 2010 12:55 pm
Acho que já está explicado, mas se quiseres por umas fotos para vermos melhor, fixe 

A minha tartaruga também tem uma mancha branca na carapaça, na parte de trás, junto à cauda.
Mas ao contrário das vossas, a mancha é bem visível quando está na água. Quando está a apanhar banhos de sol, a mancha fica muito ténue, ao ponto de desaparecer.
Já fiz um tratamento com o betadine durante uma semana, seguindo conselhos que fui lendo por aqui, já usei uma escova de dentes velha, mas nada resultou.
Não me parece que a incomode muito mas serão fungos? E até que ponto é prejudicial?
Tenho andado um pouco na expectativa de ver se a mancha desaparece senão talvez tenha mesmo que ir a um veterinário de répteis.
Mas ao contrário das vossas, a mancha é bem visível quando está na água. Quando está a apanhar banhos de sol, a mancha fica muito ténue, ao ponto de desaparecer.
Já fiz um tratamento com o betadine durante uma semana, seguindo conselhos que fui lendo por aqui, já usei uma escova de dentes velha, mas nada resultou.
Não me parece que a incomode muito mas serão fungos? E até que ponto é prejudicial?
Tenho andado um pouco na expectativa de ver se a mancha desaparece senão talvez tenha mesmo que ir a um veterinário de répteis.
-
- Membro Veterano
- Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm
Se for fungo o betadine não resolve...apenas desinfecta a zona, mas nao mata o fungo...se fosse um animal terrestre eu poderia dar alguma dica, a minha iguana em pequena teve um fungo e consegui tratar...mas num animal que vai para dentro de agua nao sei se o medicamento pode afectar a qualidade da agua, ser ingerido ou afectar os olhos.Daddycool Escreveu:A minha tartaruga também tem uma mancha branca na carapaça, na parte de trás, junto à cauda.
Pois, não quero correr riscos desnecessários. Vou ter mesmo que entrar em contacto com um vet para ver o que ele me aconselha.Bondage2010 Escreveu:Se for fungo o betadine não resolve...apenas desinfecta a zona, mas nao mata o fungo...se fosse um animal terrestre eu poderia dar alguma dica, a minha iguana em pequena teve um fungo e consegui tratar...mas num animal que vai para dentro de agua nao sei se o medicamento pode afectar a qualidade da agua, ser ingerido ou afectar os olhos.Daddycool Escreveu:A minha tartaruga também tem uma mancha branca na carapaça, na parte de trás, junto à cauda.
Fica bem