Tartarugas com carapaça branca

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
Mortheph
Membro Veterano
Mensagens: 214
Registado: segunda set 08, 2008 11:19 pm

quarta dez 29, 2010 11:57 pm

Olá a todos
Tenho duas tartarugas corcunda do mississipi que há uns tempos para cá desenvolveram um tom meio branco na carapaça. Quando estão dentro de água estão aparentemente com a carapaça normal, mas quando estão a apanhar sol, debaixo da lâmpada UV ou apenas na zona seca a carapaça delas fica branca.
Obviamente que as vou levar ao veterinário o mais rápido possível, só queria saber se isto já aconteceu às tartarugas de algum de vocês, e se sim, sabem o que isto é?

Obrigado.
Tekilla
Membro Veterano
Mensagens: 1034
Registado: quarta ago 11, 2010 9:06 pm

quinta dez 30, 2010 12:28 am

isso branco so aparece quando estao secas? se sim entao parece me ser algumas placas da carapaça (as velhas e baças) as minhas quando estao a apanhar banhos de sol tornam se tao feias porque as placas que vao sair tornam se cinzas, esbranquiçadas e elas tficam com um ar que têm calcario na carapaça, mas mal façam a muda ui qual delas a mais linda

ps: a visita ao vet nunca é desnecesaria, pois pode ser algo grave
<p><a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia ... ia/</a></p>
<p>&nbsp;<a href="http://www.exoticos.org">http://www.exoticos.org</a></p>
squirtle
Membro
Mensagens: 138
Registado: segunda dez 13, 2010 7:59 pm

quinta dez 30, 2010 2:30 am

Boa noite ou tambem pode ser do calçio na agua e depois de seco na carapaça fica braco...
StealthSnake
Membro Veterano
Mensagens: 1347
Registado: terça fev 23, 2010 4:00 pm
Localização: Iguana,
Faces rosadas
Piranha, Tritões, Cães, Aves,
Etc...

quinta dez 30, 2010 3:31 am

A minha é igual. Se tiver alguma placa para cair, vai para a parte seca até ela ficar bem ressequida e esbranquiçada. Manda um mergulho e voilà, placa velha para fora.
Eu que pensava "porcaria de porco tresanda". Heis que entrou o Johnny na minha vida e tudo isso mudou.
carlaviuva
Membro Veterano
Mensagens: 266
Registado: segunda set 13, 2010 12:55 pm

quinta dez 30, 2010 9:31 am

Acho que já está explicado, mas se quiseres por umas fotos para vermos melhor, fixe :wink:
Daddycool
Membro Veterano
Mensagens: 403
Registado: domingo set 19, 2010 3:59 pm

quinta dez 30, 2010 5:16 pm

A minha tartaruga também tem uma mancha branca na carapaça, na parte de trás, junto à cauda.

Mas ao contrário das vossas, a mancha é bem visível quando está na água. Quando está a apanhar banhos de sol, a mancha fica muito ténue, ao ponto de desaparecer.

Já fiz um tratamento com o betadine durante uma semana, seguindo conselhos que fui lendo por aqui, já usei uma escova de dentes velha, mas nada resultou.

Não me parece que a incomode muito mas serão fungos? E até que ponto é prejudicial?

Tenho andado um pouco na expectativa de ver se a mancha desaparece senão talvez tenha mesmo que ir a um veterinário de répteis.
Bondage2010
Membro Veterano
Mensagens: 5838
Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm
Localização: *********

quinta dez 30, 2010 5:56 pm

Daddycool Escreveu:A minha tartaruga também tem uma mancha branca na carapaça, na parte de trás, junto à cauda.

Mas ao contrário das vossas, a mancha é bem visível quando está na água. Quando está a apanhar banhos de sol, a mancha fica muito ténue, ao ponto de desaparecer.

Já fiz um tratamento com o betadine durante uma semana, seguindo conselhos que fui lendo por aqui, já usei uma escova de dentes velha, mas nada resultou.

Não me parece que a incomode muito mas serão fungos? E até que ponto é prejudicial?

Tenho andado um pouco na expectativa de ver se a mancha desaparece senão talvez tenha mesmo que ir a um veterinário de répteis.
Se for fungo o betadine não resolve...apenas desinfecta a zona, mas nao mata o fungo...se fosse um animal terrestre eu poderia dar alguma dica, a minha iguana em pequena teve um fungo e consegui tratar...mas num animal que vai para dentro de agua nao sei se o medicamento pode afectar a qualidade da agua, ser ingerido ou afectar os olhos.
Daddycool
Membro Veterano
Mensagens: 403
Registado: domingo set 19, 2010 3:59 pm

quinta dez 30, 2010 8:06 pm

Bondage2010 Escreveu:
Daddycool Escreveu:A minha tartaruga também tem uma mancha branca na carapaça, na parte de trás, junto à cauda.

Mas ao contrário das vossas, a mancha é bem visível quando está na água. Quando está a apanhar banhos de sol, a mancha fica muito ténue, ao ponto de desaparecer.

Já fiz um tratamento com o betadine durante uma semana, seguindo conselhos que fui lendo por aqui, já usei uma escova de dentes velha, mas nada resultou.

Não me parece que a incomode muito mas serão fungos? E até que ponto é prejudicial?

Tenho andado um pouco na expectativa de ver se a mancha desaparece senão talvez tenha mesmo que ir a um veterinário de répteis.
Se for fungo o betadine não resolve...apenas desinfecta a zona, mas nao mata o fungo...se fosse um animal terrestre eu poderia dar alguma dica, a minha iguana em pequena teve um fungo e consegui tratar...mas num animal que vai para dentro de agua nao sei se o medicamento pode afectar a qualidade da agua, ser ingerido ou afectar os olhos.
Pois, não quero correr riscos desnecessários. Vou ter mesmo que entrar em contacto com um vet para ver o que ele me aconselha.

Fica bem
squirtle
Membro
Mensagens: 138
Registado: segunda dez 13, 2010 7:59 pm

quinta dez 30, 2010 8:17 pm

Es de que zona do pais???
Daddycool
Membro Veterano
Mensagens: 403
Registado: domingo set 19, 2010 3:59 pm

quinta dez 30, 2010 9:02 pm

squirtle Escreveu:Es de que zona do pais???
Sou da Maia.
squirtle
Membro
Mensagens: 138
Registado: segunda dez 13, 2010 7:59 pm

quinta dez 30, 2010 9:40 pm

és de longe se nao ate te dizia um aqui em lisboa...
Nitahdi
Membro
Mensagens: 121
Registado: domingo jan 11, 2009 12:05 pm

sexta dez 31, 2010 12:27 pm

Tens o Centro de Veterinário de Exoticos do Porto
Perto do Monte dos Burgos
Daddycool
Membro Veterano
Mensagens: 403
Registado: domingo set 19, 2010 3:59 pm

sexta dez 31, 2010 1:07 pm

Ok

Obrigado
Mortheph
Membro Veterano
Mensagens: 214
Registado: segunda set 08, 2008 11:19 pm

sábado jan 01, 2011 4:03 pm

Obrigado a todos pelas vossas respostas! Sinceramente já estou mais descansado, mas vou na mesma ao vet! ;)
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”