Suplementos de cálcio para chinchila - Dúvida

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
Kyapo
Membro
Registado: quarta nov 17, 2010 8:52 pm
Localização: Iguana Verde, Cobra do Milho (fase amel. albina), Chinchila (cor Cinza), Ratazana Doméstica, Gato Eu

segunda mar 28, 2011 10:01 am

Olá users do forum,
Eu dou pastilhas de cálcio à minha chinchila como é normal e aqui desfaz-se fácilmente e pensei em algo que provavelmente alguns de vós podem achar uma parvoíce... Se eu partir alguns bocados em pó e juntar às verduras que dou à iguana será que lhe iria ter efeitos benéficos para ela? :?
Eu sei que é para roedores mas vá já era uma pensamento que tirava da ideia :roll:
Bondage2010
Membro Veterano
Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm

segunda mar 28, 2011 5:38 pm

De que mais é feito essas pastilhas, ou qual a origem do cálcio das pastilhas???? lê os ingredientes disso...
Kyapo
Membro
Localização: Iguana Verde, Cobra do Milho (fase amel. albina), Chinchila (cor Cinza), Ratazana Doméstica, Gato Eu

segunda mar 28, 2011 7:56 pm

As pastilhas são as que tenho na imagem.

Imagem

O rótulo diz o seguinte:

"Pastilhas que cobrem as necessidades das chinchilas de cálcio, outros minerais essenciais, óleos-minerais e vitaminas.
Dar 1/2 ou 1 pastilha ao dia consoante o tamanho do animal.
Ingredientes: Substâncias minerais, subprodutos de origem vegetal, leite e produtos derivados, cereais.
Análise: 2,9% proteínas; 0,1% matéria gorda; 1,1% celulose; 68% cinzas; 3,5% humidade; 27% cálcio; 0,2% sódio; 1,9% fósforo.
Vitaminas / kg: 15000 U.I. vitamina A: 2000 U.I. vitamina D3: 12,5 mg vitamina E: 5 mg vitamina C: 25 mg biotina: 75 g zinco: 62,5 mg ferro: 20 mg magnésio: 17,5 mg cobre, com aditivos CEE."

Pelo que vi não tem nada de matéria animal, penso que não deve haver problema mas ainda assim espero uma resposta de alguém mais experiente. Também deve haver quem está a pensar "epá compra vitaminas próprias para a iguana e resolves o problema" mas assim já tinha as vitaminas para os dois e isto não está fácil de dinheiro :|
StealthSnake
Membro Veterano
Registado: terça fev 23, 2010 4:00 pm
Faces rosadas
Piranha, Tritões, Cães, Aves,
Etc...

segunda mar 28, 2011 9:31 pm

"Leite e produtos derivados" são de origem animal. Mesmo que não façam mal, eu pessoalmente não arriscava.
Eu que pensava "porcaria de porco tresanda". Heis que entrou o Johnny na minha vida e tudo isso mudou.
Bondage2010
Membro Veterano
Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm

segunda mar 28, 2011 10:02 pm

StealthSnake Escreveu:"Leite e produtos derivados" são de origem animal. Mesmo que não façam mal, eu pessoalmente não arriscava.
;) justamente...é preparado para mamíferos e não para repteis herbivoros...
Kyapo
Membro

terça mar 29, 2011 8:12 am

Obrigado pelas respostas, assim já tirei isto da ideia :P
Quando li "leite e produtos derivados" pensei logo no cálcio do leite e não na sua origem, ainda bem que repararam nisso.
A propósito, sei que vocês dois têm ambos uma iguana de tamanho considerável, usaram vitaminas ou foi sempre só comidinha normal? E no caso de haver mais um user que queira dar a sua opinião e/ou falar da sua experiência força ai :wink:
psylizart
Membro Veterano
Registado: quarta abr 02, 2008 1:26 pm

terça mar 29, 2011 10:15 am

eu no meu caso, so dei ate aos 2 anos de idade ! A partir dai com uma boa variedade de comida julgo nao ser necessario dar complementos vitaminics. Mas cada caso é um caso...

cumps
<p>Micro Points... it's the only way of life....</p>
<p>&nbsp;</p>
Kyapo
Membro

terça mar 29, 2011 10:37 am

Bem a minha come muito bem, faço'lhe umas saladas e pronto, penso não ser necessário as vitaminas mas só lhe ia fazer melhor (digo eu) :P
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”