Olá a todos!
tenho imensa curiosidade por estes animais e gostava de adquirir um camaleão, ainda nao sei qual a especie. portanto gostava que me dessem conselhos, dicas.. enfim tudo o que deva saber sobre como ter um camaleao em casa.
ja procurei na net, mas tem muita coisa e nada ao mesmo tempo entao registei me neste forum porque dizem ser util e de fonte segura.
podem me dar toda a informaçao que tiverem bem como a vossa experiencia.
digam me tambem lojas de repteis, que sejam boas, que tenham produtos, repteis e que vendam alimento vivo.
ainda so vi ha venda o camaleao do yemen, o folha e o bitaeniatus. gostava de ver mais especies, mas nao conheço lojas que tenham.
quero saber tudo aquilo que devo incluir num terrario e que seja util para o meu futuro camaleao ( ainda nao sei que especie comprar, se quiserem aconselhar é na boa).
outra grande questao é a agua, ja percebi que os camaleoes so bebem agua que esteja em movimento, tenho uma casacata, a agua é de garrafa ou pode ser a da torneira? li por aí que ha uns produtos para tratar a agua da torneira, nao sei se recomendas.
o que é que me aconselham a dar de alimento ao camaleao? quais os insectos? estava a pensar em larvas e em minhocas, tenebrio, algo do genero, uma vez que nao me dou bem com grilos. li por aí que tbm se pode dar vegetais e fruta, nao sei é qual. tbm li na net que se deve pulverizar o alimento com calcium e vitaminas, aconselham?
obrigado pelo vosso tempo
quero entrar no mundo dos repteis, ajudem-me!
Moderador: mcerqueira
Olá, bem vindo.
O que procura é um verdadeiro "tratado" sobre camaleões, não o esclarecimento de dúvidas pontuais, o que pode obstar a que tenha muitas respostas completas.
Eu sugiro que comece por aqui, onde já vê respondidas algumas das questões:
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=52799
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=53732
bem como pelas fontes bibliográficas apontadas nesses tópicos, e que depois vá colocando as dúvidas que surgirem.
O que procura é um verdadeiro "tratado" sobre camaleões, não o esclarecimento de dúvidas pontuais, o que pode obstar a que tenha muitas respostas completas.
Eu sugiro que comece por aqui, onde já vê respondidas algumas das questões:
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=52799
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=53732
bem como pelas fontes bibliográficas apontadas nesses tópicos, e que depois vá colocando as dúvidas que surgirem.
"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta out 01, 2008 1:47 pm
0.0.1 pantherophis guttata
Ambas as espécies q a dinodane indicou são indicadas para iniciantes e relativamente fáceis de encontrar á venda por cá.
Boas gente!
agora começam as duvidas.
ainda nao percebi muito bem, posso usar uma cascata desde que mude a agua a cada 2 dias? ou nao posso usar de todo? e tenho de usar um sistema de pingos, tipo uma garrafa com um furo que vai libertando gotas.
outra questao é a propria agua! posso usar agua comprada? ou tenho de usar agua da torneira e trata-la com um produto para ficar em condiçoes para o camaleao?
obrigado pelo vosso tempo pessoal, cump,
eduardo
agora começam as duvidas.
ainda nao percebi muito bem, posso usar uma cascata desde que mude a agua a cada 2 dias? ou nao posso usar de todo? e tenho de usar um sistema de pingos, tipo uma garrafa com um furo que vai libertando gotas.
outra questao é a propria agua! posso usar agua comprada? ou tenho de usar agua da torneira e trata-la com um produto para ficar em condiçoes para o camaleao?
obrigado pelo vosso tempo pessoal, cump,
eduardo
-
- Membro Veterano
Podes usar uma cascata, renovando a agua pelo menos uma vez por semana, mas não dispensa as borrifadelas diárias pelo q acho q a cascata é um desperdicio. Um sistema de pingos ( dripper) é sempre uma boa adição. A água para o camaleão pode ser directamente da torneira, mas se usares engarrafada, melhor. Já te decidiste pela espécie?
Cumps
Cumps
eu ja tinha cascata em casa, usava como decoraçao. muito obrigado pela informaçao! tou a pensar usar a cascata e as tais borrifadelas.
tou a pensar em adquirir um bitaeniatus, nao é grande nem pequeno. ou entao um camaleao de jackson (o de 3 chifres) mas nao sei onde encontrar em lisboa
tou a pensar em adquirir um bitaeniatus, nao é grande nem pequeno. ou entao um camaleao de jackson (o de 3 chifres) mas nao sei onde encontrar em lisboa
-
- Membro Veterano
Pois, essas 2 especies vão ser complicadas de encontrar por cá. Um calyptratus é bastante mais fácil.
boas!
nova duvida, ja vi em algumas lojas que usam troncas para decorarem os terrarios. reparei que alguns sao troncos tratados daqueles que se compram nas lojas, e ha outros que sao ramos de arvores apanhados do chao.
a duvida é, eu posso fazer o mesmo? ir por exemplo ao meu jardim e tirar da natureza uns quantos ramos das minha arvores e colocar no terrario? ou vai fazer mal à saude do animal devido a sei la, micro organismos ou bacterias. obrigado pessoal
nova duvida, ja vi em algumas lojas que usam troncas para decorarem os terrarios. reparei que alguns sao troncos tratados daqueles que se compram nas lojas, e ha outros que sao ramos de arvores apanhados do chao.
a duvida é, eu posso fazer o mesmo? ir por exemplo ao meu jardim e tirar da natureza uns quantos ramos das minha arvores e colocar no terrario? ou vai fazer mal à saude do animal devido a sei la, micro organismos ou bacterias. obrigado pessoal
-
- Membro Veterano
Tens de tratar tu os troncos, frevendo-os, pondo no forno, etc.