quero entrar no mundo dos repteis, ajudem-me!

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
edmalanga
Membro
Registado: quarta mai 04, 2011 12:23 pm

quarta mai 04, 2011 12:42 pm

Olá a todos!
tenho imensa curiosidade por estes animais e gostava de adquirir um camaleão, ainda nao sei qual a especie. portanto gostava que me dessem conselhos, dicas.. enfim tudo o que deva saber sobre como ter um camaleao em casa.
ja procurei na net, mas tem muita coisa e nada ao mesmo tempo entao registei me neste forum porque dizem ser util e de fonte segura.

podem me dar toda a informaçao que tiverem bem como a vossa experiencia.

digam me tambem lojas de repteis, que sejam boas, que tenham produtos, repteis e que vendam alimento vivo.
ainda so vi ha venda o camaleao do yemen, o folha e o bitaeniatus. gostava de ver mais especies, mas nao conheço lojas que tenham.

quero saber tudo aquilo que devo incluir num terrario e que seja util para o meu futuro camaleao ( ainda nao sei que especie comprar, se quiserem aconselhar é na boa).

outra grande questao é a agua, ja percebi que os camaleoes so bebem agua que esteja em movimento, tenho uma casacata, a agua é de garrafa ou pode ser a da torneira? li por aí que ha uns produtos para tratar a agua da torneira, nao sei se recomendas.

o que é que me aconselham a dar de alimento ao camaleao? quais os insectos? estava a pensar em larvas e em minhocas, tenebrio, algo do genero, uma vez que nao me dou bem com grilos. li por aí que tbm se pode dar vegetais e fruta, nao sei é qual. tbm li na net que se deve pulverizar o alimento com calcium e vitaminas, aconselham?

obrigado pelo vosso tempo
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quarta mai 04, 2011 2:35 pm

Olá, bem vindo.

O que procura é um verdadeiro "tratado" sobre camaleões, não o esclarecimento de dúvidas pontuais, o que pode obstar a que tenha muitas respostas completas.
Eu sugiro que comece por aqui, onde já vê respondidas algumas das questões:
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=52799
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=53732
bem como pelas fontes bibliográficas apontadas nesses tópicos, e que depois vá colocando as dúvidas que surgirem.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

JaimeSousa
Membro Veterano
Registado: quarta out 01, 2008 1:47 pm
0.0.1 pantherophis guttata

quarta mai 04, 2011 6:10 pm

Ambas as espécies q a dinodane indicou são indicadas para iniciantes e relativamente fáceis de encontrar á venda por cá.
edmalanga
Membro

quarta mai 04, 2011 8:10 pm

obrigado por terem respondido ao meu tópico. vou seguir esses links, ler e reter a informaçao e posteriormente irei colocar as duvidas.
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quarta mai 04, 2011 8:14 pm

Força nisso.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

edmalanga
Membro

sexta mai 06, 2011 6:21 pm

Boas gente!
agora começam as duvidas.
ainda nao percebi muito bem, posso usar uma cascata desde que mude a agua a cada 2 dias? ou nao posso usar de todo? e tenho de usar um sistema de pingos, tipo uma garrafa com um furo que vai libertando gotas.
outra questao é a propria agua! posso usar agua comprada? ou tenho de usar agua da torneira e trata-la com um produto para ficar em condiçoes para o camaleao?

obrigado pelo vosso tempo pessoal, cump,
eduardo
JaimeSousa
Membro Veterano

sexta mai 06, 2011 9:58 pm

Podes usar uma cascata, renovando a agua pelo menos uma vez por semana, mas não dispensa as borrifadelas diárias pelo q acho q a cascata é um desperdicio. Um sistema de pingos ( dripper) é sempre uma boa adição. A água para o camaleão pode ser directamente da torneira, mas se usares engarrafada, melhor. Já te decidiste pela espécie?

Cumps
edmalanga
Membro

sexta mai 06, 2011 10:15 pm

eu ja tinha cascata em casa, usava como decoraçao. muito obrigado pela informaçao! tou a pensar usar a cascata e as tais borrifadelas.
tou a pensar em adquirir um bitaeniatus, nao é grande nem pequeno. ou entao um camaleao de jackson (o de 3 chifres) mas nao sei onde encontrar em lisboa
JaimeSousa
Membro Veterano

sexta mai 06, 2011 11:09 pm

Pois, essas 2 especies vão ser complicadas de encontrar por cá. Um calyptratus é bastante mais fácil.
edmalanga
Membro

domingo mai 08, 2011 9:55 am

boas!
nova duvida, ja vi em algumas lojas que usam troncas para decorarem os terrarios. reparei que alguns sao troncos tratados daqueles que se compram nas lojas, e ha outros que sao ramos de arvores apanhados do chao.
a duvida é, eu posso fazer o mesmo? ir por exemplo ao meu jardim e tirar da natureza uns quantos ramos das minha arvores e colocar no terrario? ou vai fazer mal à saude do animal devido a sei la, micro organismos ou bacterias. obrigado pessoal
JaimeSousa
Membro Veterano

domingo mai 08, 2011 11:47 am

Tens de tratar tu os troncos, frevendo-os, pondo no forno, etc.
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”