Boas!
Primeiro que tudo, deixa-me que te diga que é uma grande responsabilidade. Precisarás de interagir regularmente com o bicho e vão ser necessários uns quantos cuidados a mais do que com a maioria dos animais. Aconselho-te a ler umas caresheets das HERP Societies dos EUA e UK, visto serem as mais detalhadas.
Agora, vais precisar de um terrário, obviamente, apto às condições requeridas pelo animal. Isto inclui espaço suficiente para ele se poder movimentar livremente, níveis de calor e humidade muito próximos, senão mesmo iguais aos do ambiente a que o animal é originário, e radiação ultravioleta B (UVB) suficiente para o teu Dragão Barbudo metabolizar o cálcio que absorve dos alimentos.
O tamanho do terrário pode variar, conforme a tua preferência, mas tens de ter em conta que existe um tamanho mínimo necessário para minimizar os niveis de stress do teu animal. Como já referi, anteriormente, lê umas caresheets e a maior parte das dúvidas que aqui puseste devem de ficar respondidas.
Se queres marcas e nomes, deixo aqui algumas das melhores:
UVB: ZooMed's Reptisun 5.0 ou 10.0 ou Exo Terra's Reptiglo 5.0 (O Reptisun é de longe a melhor lâmpada que podes arranjar para o teu réptil. Não só dura mais mas o output é maior. No entanto podes ter de encomendar de fora do país, visto que não está muito disponível em Portugal.)
Calor: Usa uma lâmpada cerâmica emissora de calor, apenas. Alguns répteis conformam-se com os comprimentos de onda IV, durante o sono, mas outros nem tanto. Pela via das dúvidas, tenta arranjar uma que emita calor, só. Qualquer marca serve, na minha opinião.
Medições/Controlo: Vais precisar de 2 ou 3 termómetros. 1 para a zona fria do terrário, 1 para a zona quente e 1 para o basking spot (zona onde o teu réptil vai descansar e passar a maior parte do seu tempo). Vais precisar de um hidrómetro para medir a percentagem de humidade, dentro do terrário, e muito possivelmente de um reostato. Se não sabes o que é, um reostato controla a potência transferida aos circuitos a que está ligado. Neste caso, liga-lo-ias à lâmpada cerâmica. As temperaturas exteriores influenciam as temperaturas dentro do terrário, nem que seja por -2ºC ou -3ºC, no Inverno, ou +1ºC ou +2ºC, no Verão. Para isto, nos dias de Verão vais ter de diminuir a potência transferida, enquanto que no Inverno vais ter de a aumentar. Embora não seja totalmente necessário, se quiseres o melhor para o teu réptil aconselho-te a comprar um.
Quanto aos suplementos vitamínicos e à alimentação, caresheets, yet again.
Desparatização, aconselho-te a que no mesmo dia em que adquirires o teu Dragão vás ao veterinário de répteis mais próximo para procederes à desparatização. Nessa mesma consulta, ouve o que o veterinário tem para te dizer e os produtos que ele recomendará. As lojas de animais são dos piores sítios para um réptil, e muito provavelmente ele virá de lá com uns quantos companheiros microscópicos.
Acho que referi a maior parte dos aspectos a ter em conta. Ter um réptil acarreta muitas responsabilidades, tempo e dinheiro. Assegura-te que tens todas as condições necessárias para adquirir o teu Dragão Barbudo antes de o fazeres.
Se precisares de qualquer coisa, posta ou manda-me uma mensagem.
Cumps,
Pedro
