Vou adquirir um réptil (Dragão Barbudo) Possivelmente -Dicas

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Mika80
Membro Veterano
Registado: quarta jul 13, 2011 2:53 am

quarta jul 13, 2011 3:02 am

Ola pessoal !
Estou a pensar em adquirir um dragao barburdo :)
Andei a ler sobre eles, ver fotos, e gostei bastante !
Como sou inexperiente, pois vai ser o 1º réptil, gostaria que me desse dicas :)
Como, o que ter que adquirir, tpo desparazitantes, vitaminas, etc ..
E um terrario, também gostava que os mais experientes e que ja tenham DBs, medidas dos terracios, humidade, luminosidade, essas coisas :)

Obrigado a quem ajudar :)
Pedzilla
Membro
Registado: terça jun 21, 2011 5:41 pm

quinta jul 14, 2011 6:09 pm

Boas!

Primeiro que tudo, deixa-me que te diga que é uma grande responsabilidade. Precisarás de interagir regularmente com o bicho e vão ser necessários uns quantos cuidados a mais do que com a maioria dos animais. Aconselho-te a ler umas caresheets das HERP Societies dos EUA e UK, visto serem as mais detalhadas.

Agora, vais precisar de um terrário, obviamente, apto às condições requeridas pelo animal. Isto inclui espaço suficiente para ele se poder movimentar livremente, níveis de calor e humidade muito próximos, senão mesmo iguais aos do ambiente a que o animal é originário, e radiação ultravioleta B (UVB) suficiente para o teu Dragão Barbudo metabolizar o cálcio que absorve dos alimentos.

O tamanho do terrário pode variar, conforme a tua preferência, mas tens de ter em conta que existe um tamanho mínimo necessário para minimizar os niveis de stress do teu animal. Como já referi, anteriormente, lê umas caresheets e a maior parte das dúvidas que aqui puseste devem de ficar respondidas.

Se queres marcas e nomes, deixo aqui algumas das melhores:

UVB: ZooMed's Reptisun 5.0 ou 10.0 ou Exo Terra's Reptiglo 5.0 (O Reptisun é de longe a melhor lâmpada que podes arranjar para o teu réptil. Não só dura mais mas o output é maior. No entanto podes ter de encomendar de fora do país, visto que não está muito disponível em Portugal.)

Calor: Usa uma lâmpada cerâmica emissora de calor, apenas. Alguns répteis conformam-se com os comprimentos de onda IV, durante o sono, mas outros nem tanto. Pela via das dúvidas, tenta arranjar uma que emita calor, só. Qualquer marca serve, na minha opinião.

Medições/Controlo: Vais precisar de 2 ou 3 termómetros. 1 para a zona fria do terrário, 1 para a zona quente e 1 para o basking spot (zona onde o teu réptil vai descansar e passar a maior parte do seu tempo). Vais precisar de um hidrómetro para medir a percentagem de humidade, dentro do terrário, e muito possivelmente de um reostato. Se não sabes o que é, um reostato controla a potência transferida aos circuitos a que está ligado. Neste caso, liga-lo-ias à lâmpada cerâmica. As temperaturas exteriores influenciam as temperaturas dentro do terrário, nem que seja por -2ºC ou -3ºC, no Inverno, ou +1ºC ou +2ºC, no Verão. Para isto, nos dias de Verão vais ter de diminuir a potência transferida, enquanto que no Inverno vais ter de a aumentar. Embora não seja totalmente necessário, se quiseres o melhor para o teu réptil aconselho-te a comprar um.

Quanto aos suplementos vitamínicos e à alimentação, caresheets, yet again.
Desparatização, aconselho-te a que no mesmo dia em que adquirires o teu Dragão vás ao veterinário de répteis mais próximo para procederes à desparatização. Nessa mesma consulta, ouve o que o veterinário tem para te dizer e os produtos que ele recomendará. As lojas de animais são dos piores sítios para um réptil, e muito provavelmente ele virá de lá com uns quantos companheiros microscópicos.

Acho que referi a maior parte dos aspectos a ter em conta. Ter um réptil acarreta muitas responsabilidades, tempo e dinheiro. Assegura-te que tens todas as condições necessárias para adquirir o teu Dragão Barbudo antes de o fazeres.
Se precisares de qualquer coisa, posta ou manda-me uma mensagem.

Cumps,
Pedro ;)
Daddycool
Membro Veterano
Registado: domingo set 19, 2010 3:59 pm

quinta jul 14, 2011 8:32 pm

Excelentes dicas.

Dentro dos lagartos, os dragões barbudos são os que mais aprecio, não só pelo aspecto exterior mas pelo que tenho lido por aqui sobre o facto de se poder interagir com eles. Ah e também por não se alimentarem exclusivamente de ratos como as cobras. :D

Tenho visto à venda mas os preços até assustam. Pode ser que um dia reúna condições para ter um. Para já tenho a minha tartaruga, que, ao contrário do que aconteceu quando a trouxe, é agora a menina bonita lá de casa.

Não se pode ter tudo.

Cumptos
tekillaa
Membro Veterano
Registado: quarta mar 02, 2011 11:58 am

quinta jul 14, 2011 9:18 pm

correção para dragoes barbudos e outros agamas as lampadas são de 10.0 tanto da zoomed como da exoterra
Eu nem gosto de cobras, pá!
Mika80
Membro Veterano

quinta jul 14, 2011 10:25 pm

boas, muito obrigado pelas respostas :)
Eu ja andei a ler bastante mesmo sobre os DB's, tudo, a historia, o que comem, as temperaturas para eles, tamanho dos terrarios e isso :)

Ja comecei a fazer as "plantas" do terrario, que vai ficar com:

120cm(comprimento)x70cm(altura)x65cm(profundidade) ..
Acho umas boas medidas, o que dizem ?

Pois, agora o que ando a ver é mesmo as lampadas, em principio vou por 2, acho que chega, uma de ceramica de 100W e uma Uvb 10.0 que tb ja me tinham indicado :)

Para a semana , começo a fazer o terrario, que em principio vai ser feito em madeira mdf, é bom ?

Aqui ficam as "plantas"

Base

Imagem

Respiradouros

Imagem

Bem, os respiradouros, ja vi bastantes terrarios e alguns teem os respiradouros de nivel, mas ja li que se eles estao de nivel ha corrente de ar e é mais dificil manter temperaturas, entao eu fiz como esta na imagem, esta bem assim ?

Iluminaçao

Imagem

Na iluminaçao também tenho umas duvidas, a que distancia a lampada de ceramica deve ficar do chao?
A Uvb, pelo que li deve ficar no meio do terrario, e a de ceramica li que nao devia encostar nas laterais do terrario, mas viradas para o lado que eu quero que aqueça, so mesmo a duvida da distancia que terei que manter do chao ;)

Agradeço sugestoes, algo que queiram dizer,estao à vontade, pois estou ca para aprender ;)

Obrigado :)
Pedzilla
Membro

sexta jul 15, 2011 8:55 am

Respiradouros em baixo não é uma boa ideia.
Não sei se estás familiar com a definição de correntes de convecção, mas resumidamente, o ar quente desloca-se para cima e o ar frio desloca-se para baixo. Ao meteres um respiradouro em baixo, o que vai acontecer é que vai-se acumular ar frio nessa zona, visto que a lâmpada de aquecimento está em cima e o ar de fora (frio) vai estar a entrar por baixo, não dando hipótese de aquecer.

Os respiradouros devem de estar em cima. Se optares por isolar o topo, deixa algum desnivelamento, mas nunca muito longe do intervalo onde a radiação térmica ainda não se dissipou muito. Se quiseres podes sempre usar uma grade para cobrir o tecto. Dessa maneira tens um óptimo respiradouro e o ar é instantâneamente aquecido, visto que passa junto à lâmpada.
Pedzilla
Membro

sexta jul 15, 2011 9:01 am

Desculpem o double post, mas em relação às lâmpadas:

Cerâmica: Deves de manter um gradiente de temperatura, ou seja, uma zona mais quente e outra mais fria. A lâmpada deve de ser colocada numa das extremidades para conseguir isto. Tem atenção, no entanto, à distância a que a colocas do animal, para evitar queimaduras.

UVB: Como já disse, o tekillaa, para repteis de ambientes desérticos, 10.0 é o mais aconselhado. Agora, tens de ter em conta que a radiação UVB dissipa-se muito facilmente. A distância óptima do basking spot do réptil tem de ser, no máximo, 30cm. Mais longe vai causar deficiências a nivel metabólico. Quanto ao sitio, tudo depende de onde decidas colocar o basking spot. A direcção de propagação é completamente vertical, no que toca a UVB, por isso tem tudo a ver com a localização do local de repouso.
Mika80
Membro Veterano

sexta jul 15, 2011 3:15 pm

Boas pedzilla, obrigado pelas tuas dicas :)

Segundo o que disses-te da assim nisto +/- nao é ?

é o que irei fazer entao

Imagem

Cumprimentos
Pedzilla
Membro

sexta jul 15, 2011 4:40 pm

A lâmpada cerâmica podia estar mais para cima. A de UVB é que tem de estar a 30cm do basking spot, devido à dissipação da radiação B, no espectro UV. A radiação calorífica não sofre tanta dissipação. Coloca a lâmpada cerâmica quase que "pegada" ao tecto do terrário, e tenta comprar uma UVB que abranja grande parte do terrário, ou pelo menos o basking spot e mais 70% da área do terrário. Constrói umas zonas mais altas e em vez de baixares a lâmpada, aumenta a altura de certas zonas do terreno (podes meter 2 rochas grandes, com escadas, e uma ponte entre as duas). Qualquer coisa desse género ;)
Mika80
Membro Veterano

sexta jul 15, 2011 6:01 pm

ah, ja percebi, ja mudei, ja te mostro ;)

Sim, tb estou a pensar em fazer qualquer coisa para aumentar terreno, se fizer algo com esferovite e cimento cola por exemplo, para aquilo subir uns 20 cm posso meter uma lampada Uvb 10.0 no teto mesmo ?
Uma assim como esta

Imagem

E ficaria assim +/-

Imagem

O que achas ?

Cumprimentos
Pedzilla
Membro

sexta jul 15, 2011 6:14 pm

Acho óptimo! Só tenho uma coisa a acrescentar:
Se vais fazer um gradiente de subida de um dos lados, considera ou encostar o lado mais alto a uma parede ou fazer um gradiente de descida do outro lado também. Isto para minimizar os riscos de dano no lagarto, enquanto for pequeno. Sabe-se lá, ainda lhe dá na gana e manda um salto aí de cima!

Lembra-te, também, de lhe construíres umas sombras para ele poder arrefecer, caso esteja muito calor.

Other than that, tens aí a fórmula para um terrário muito bom :)
Mika80
Membro Veterano

sexta jul 15, 2011 6:38 pm

sim, sim , o que quero fazer é isso, a imagem foi so um exemplo para ver se era assim se tava bom :P

Pelo que tive aver ficará +/- isto

Imagem

Aqueles buracos sao os esconderigos debaixo das escadas que vou fazer com esferovite revestidas a cimento cola e aqueles buracos vao fazer passagem, ele pode entrar num e sair noutro e ficar la a sobra se quiser :P

é claro que ainda vou fazer mais algo, ate pq na parte de tras, quero fazer algo com esferovite e cimento cola tb para parecer o meio dele, tpo, esferovite com espuma, dps cimento cola e pinto, entendes ?
Essas escadas da imagem vao ser encostadas atras a esse fundo que quero fazer :)

Obrigado pelos comentarios :)

Qualquer sugestao, tas à vontade ;)
Pedzilla
Membro

sexta jul 15, 2011 7:10 pm

Tudo óptimo, a meu ver!

Tenta fazer com que o local mais alto esteja a uma temperatura maior (se necessário põe a lâmpada cerâmica do outro lado). Lembra-te de manter as temperaturas perto dos valores óptimos e pronto! Qualquer coisinha que falte tu has de descobrir sozinho ;) Senão perguntas ao pessoal.

Se tiveres mais dúvidas manda-me MP.

Cumps,
Pedro :)
Mika80
Membro Veterano

sexta jul 15, 2011 11:04 pm

pois é, tens razao :)

Fiz assim, ja alterei:

Imagem

E assim ate esta melhor, pois ele mesmo a sombra nos buracos escondidos esta no basking spot, onde esta quente :)

Ok, Obrigadao por toda a ajuda ;)

Sugestoes, ja sabes ;)

Cumprimentos
Brake
Membro Veterano
Registado: sexta jun 13, 2008 1:31 pm

sábado jul 16, 2011 11:18 am

Os respiradores não estão dispostos correctamente, a forma como estavam inicialmente é a mais indicada.
Para evitar corrente de ar.

Os respiradores Nunca devem estar alinhados.

Dica 2- não faças esconderijos fixos, o mais provável é teres que os retirar quando o dragão atingir a idade adulta, ele vai ter tendência a brumar, e procurar os esconderijos para o fazer.
Se não queres que isso aconteça é melhor colocar os esconderijos que facilmente possas remover, quando o dragão atingir a idade adulta e se sinta confortável no seu terrario.
Outra coisa, a lâmpada 10.0 tubular, é melhor porque abrange mais área, mas as compactas também não são más. Eu uso compactas há anos, e são bem mais baratas.
Brake
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”