Não consigo manter a agua das minhas tertarugas limpa

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

hinguru
Registado: segunda jul 25, 2011 4:31 pm

segunda jul 25, 2011 4:54 pm

comprei duas tartarugas para os meus filhos mas eu gosto mais delas do que eles , por essa razão gostava que elas estivessem num lugar limpo mas não consigo .
O aquario não é mt grande tem 60 x 40 cm comprei um fitro de merca eden para um max de 25 l mas tenho que mudar a agua 3 em 3 dias , sera normal ? se é normal entao como faço qd tiver um aquario q leve 50 l de agua ? agora tb comprei nutrafin diz q ajuda a decompor os residuos das tartarugas mas mesmo assim n resulta .
O q estou a fazer mal ?
tekillaa
Membro Veterano
Registado: quarta mar 02, 2011 11:58 am

segunda jul 25, 2011 5:25 pm

so comprando um filtro aí com o triplo de potencia para esse aquario
Eu nem gosto de cobras, pá!
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

segunda jul 25, 2011 7:00 pm

O aquário é pequeno e o filtro não presta. Deve adquirir um aquário maior e um filtro capaz.
Note que as tartarugas terão cerca de 20 cm de carapaça daqui a 3 anos se lhes der as condições adequadas... aquaterrário grande, luz uvb ou exposição ao sol e água aquecida aos 23º.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

miguelabm
Membro Veterano
Registado: sábado set 29, 2007 7:43 pm

segunda jul 25, 2011 11:01 pm

tekillaa Escreveu:so comprando um filtro aí com o triplo de potencia para esse aquario
x2
Manik
Membro
Registado: domingo nov 14, 2010 6:53 am

terça jul 26, 2011 2:56 am

Ainda hoje falei disto em outro topico. Pode ser que ajude, mas para começar é bom arranjar um filtro bem mais forte. Tartarugas não são peixes, sujam muito mais, quando um filtro dá para 20L, se fosse para tartaruga daria para 10L. O filtro deve ser bem forte.

Deixo aqui o link do outro tópico.
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=90962

Espero ter ajudado
Allistor
Membro Veterano
Registado: quarta dez 02, 2009 2:42 pm

terça jul 26, 2011 11:37 pm

miguelabm Escreveu:
tekillaa Escreveu:so comprando um filtro aí com o triplo de potencia para esse aquario
x2
-1

Discordo mesmo disso. O problema não é apenas do filtro mas sim do conjunto filtro + aquário. Tartarugas bebes precisam de uns 100l de agua e um filtro tipo canister com bom fluxo.
uFoker
Membro
Registado: segunda nov 29, 2010 3:16 pm

quarta jul 27, 2011 12:17 am

Eu tenho uma bomba de 2000L e todas as semanas, ou quase, troco a água...
pelomenos no verão.

É com cada cagadela, não ha nada que resista.
Ja tentei anti-algas, bombas mais potentes, filtros artificiais e naturais, mas é no exterior.
hinguru

quarta jul 27, 2011 12:45 am

Allistor Escreveu:
miguelabm Escreveu:
x2
-1

Discordo mesmo disso. O problema não é apenas do filtro mas sim do conjunto filtro + aquário. Tartarugas bebes precisam de uns 100l de agua e um filtro tipo canister com bom fluxo.
e com essas condiçoes mudarei a agua de quanto em quanto tempo
Manik
Membro

quarta jul 27, 2011 1:38 am

Deixo aqui umas dicas para todos vocês.
* Existem bactérias para por na água, que ajudam na limpeza da água decompondo os dejectos do animal. Estas bactérias em grandes quantidades podem ser prejudiciais para o animal, para evitar isso devem-se fazer 3 coisas:
- alimentar o animal num outro recipiente, tendo em atenção que a temperatura do outro recipiente deve ser a mesma que a do aquário, desta forma deixamos para as bactérias apenas os dejectos do animal;

- limpar o filtro de dois em dois ou de três em três dias, evitando a acumulação de dejectos no filtro, não só se evita que as bactérias se multipliquem de forma exponencial como se facilita o trabalho das mesmas obtendo assim melhores resultados;

- fazer mudas parciais da água (no meu caso faço de semana a semana, estas mudas dependem da quantidade de animais, das suas dimensões e da actividade que têm), pois o número de bactérias que existem no aquário vão se multiplicando, desta forma podemos controlar a quantidade de bactérias na água, deixando um nível de bactérias mais próximo do nível inicial. (escusado será dizer que depois das mudas não se voltam a colocar bactérias);

Eu uso este sistema e limpo o aquário delas apenas de seis em seis semanas, poupo no líquido das bactérias, na água e no trabalho que dá limpar a fundo um aquário pois acreditem que não há muito a limpar, só preciso de dar uma passagem. Lembro-me de ter de andar a esfregar bué para tirar aquela cena tipo oleosa que se acumulava nas paredes do aquário. Nunca tive qualquer tipo de problema.
hinguru

quinta jul 28, 2011 12:28 am

Manik Escreveu:Deixo aqui umas dicas para todos vocês.
* Existem bactérias para por na água, que ajudam na limpeza da água decompondo os dejectos do animal. Estas bactérias em grandes quantidades podem ser prejudiciais para o animal, para evitar isso devem-se fazer 3 coisas:
- alimentar o animal num outro recipiente, tendo em atenção que a temperatura do outro recipiente deve ser a mesma que a do aquário, desta forma deixamos para as bactérias apenas os dejectos do animal;

- limpar o filtro de dois em dois ou de três em três dias, evitando a acumulação de dejectos no filtro, não só se evita que as bactérias se multipliquem de forma exponencial como se facilita o trabalho das mesmas obtendo assim melhores resultados;

- fazer mudas parciais da água (no meu caso faço de semana a semana, estas mudas dependem da quantidade de animais, das suas dimensões e da actividade que têm), pois o número de bactérias que existem no aquário vão se multiplicando, desta forma podemos controlar a quantidade de bactérias na água, deixando um nível de bactérias mais próximo do nível inicial. (escusado será dizer que depois das mudas não se voltam a colocar bactérias);

Eu uso este sistema e limpo o aquário delas apenas de seis em seis semanas, poupo no líquido das bactérias, na água e no trabalho que dá limpar a fundo um aquário pois acreditem que não há muito a limpar, só preciso de dar uma passagem. Lembro-me de ter de andar a esfregar bué para tirar aquela cena tipo oleosa que se acumulava nas paredes do aquário. Nunca tive qualquer tipo de problema.
quanto a agua , ja me disseram q não convem ser da torneira porque tem cloro . como devo fazer?
Manik
Membro

quinta jul 28, 2011 12:44 am

Este produto é comum nos supermercados, compro o meu no modelo. Torna a água da torneira mais segura para as tartarugas, eliminando o cloro e metais pesados. Deixo aqui a imagem da embalagem.

Imagem
carlaviuva
Membro Veterano
Registado: segunda set 13, 2010 12:55 pm

quinta jul 28, 2011 7:46 am

Os produtos que "limpam" a água não servem praticamente para nada no que respeita às tartarugas, é preciso é um filtro bem forte, umas 10 vezes a litragem. :wink: :wink:
carlaviuva
Membro Veterano
Registado: segunda set 13, 2010 12:55 pm

quinta jul 28, 2011 7:48 am

Allistor Escreveu:... Tartarugas bebes precisam de uns 100l de agua e...
:o :o :o Tartarugas bebes, com 5 cms , em 100 litros de água, é um exagero completo! :twisted:
tekillaa
Membro Veterano
Registado: quarta mar 02, 2011 11:58 am

quinta jul 28, 2011 11:34 am

carlaviuva Escreveu:
Allistor Escreveu:... Tartarugas bebes precisam de uns 100l de agua e...
:o :o :o Tartarugas bebes, com 5 cms , em 100 litros de água, é um exagero completo! :twisted:
looooooool opa deixa as bixas viverem nos rapidos em pás :twisted:
Eu nem gosto de cobras, pá!
MFPJ
Membro Veterano
Registado: domingo set 05, 2010 3:37 pm

quinta jul 28, 2011 4:36 pm

Eu tenho tenho duas tartarugas de +-20cms em 100lts d´água(ainda não consegui arranjar nada maior :oops: :evil: ), tenho uma bomba de +-500litros por hora a puxar a água para um filtro exterior(um balde com esponjas-"feito por mim") e a água nem fica muito amarelada... e eu dou-lhes a comida no "aquário":verduras, etc
O maior problema são os restos de comida que tendem a entupir a entrada de água para a bomba(tenho de tirar quase todos os dias pequenos pedaços de troços de verduras que elas já não pegam)
Quando defecam, claro, a água fica uma... merd... mas são uns minutos, o filtro limpa aquilo... e elas também ajudam comendo algumas fezes :twisted:
Além disso ao nadarem fazem as fezes espalharem-se e mais facilmente irem para ao filtro.
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”