Tartaruguinha - Algumas dúvidas c/fotos

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
VivaLaVida
Registado: segunda ago 01, 2011 3:29 pm

segunda ago 01, 2011 3:53 pm

Boa tarde

Recentemente tomei a iniciativa de transformar um aquário de àgua quente num aqua-terrario para servir de habitat a uma tartaruguinha.

A minha experência com tartarugas não é recente, já que tenho acompanhado o desenvolvimento de uma que embora não seja minha, é-me próxima.

O aquário onde tinha os peixes de àgua quente foi então aproveitado para uma tartaruga, mas continuo a ter algumas dúvidas acerca da viabilidade das adaptações que fiz.

O filtro Biobox ficou inutilizável e tirei para fora o aquecedor com termostato e um adicionei um filtro.

A lampada que tenho neste momento ainda não é a indicada, mas já está encomendada e em principio amanha já a terei.

Criei uma zona de descanso, fora de àgua e uma outra em que a tartaruga consegues estar dentro de àgua com a cabeça fora (como está nas fotos)

A minhas duvidas é se o facto de parte do aquário estar tapado (suporte para a lâmpada) irá influenciar muito a saúde do animal, vistos poder aumentar a humidade e gerar fungos. Ou a abertura existente é suficiente para que isso não aconteça?

Poderei "aproveitar" o filtro biobox e usar a bomba de àgua direccionando a saída para um local onde não crie agitação ou stress para a tartaruga (e usando apenas um compartimento de materia filtrante)?

Qual a temperatura indicada? neste momento a temperatura ronda os 25 graus, o aquecedor está ligado.

Podem ver as fotos a seguir e estou disposto a aceitar qualquer sugestão, critica ou opinião favoravel/desfavoravel e agradeço desde já a ajuda.

Obrigado

Imagem

Imagem

Imagem
Daddycool
Membro Veterano
Registado: domingo set 19, 2010 3:59 pm

terça ago 02, 2011 1:19 pm

Boas, eu não tenho muita experiência mas posso dar umas dicas pelo que vou lendo e experienciando.

Em relação ao facto do aquaterrário estar fechado da forma que está penso que não haverá problemas. Eu tenho 2/3 do meu fechado.

25 graus parece-me bem.

Podias era meter mais água no aquaterrário, continuando a teres sítios onde ela se possa secar completamente e manter-se à tona.

Espero que já tenhas a lampada UVB a bombar. Isso é fundamental.
VivaLaVida

quarta ago 03, 2011 10:24 am

Obrigado pela resposta.

Sim, já tem a lampada desde ontem.

Este foi o primeiro layout do aquaterrário mas vou estudando outras alternativas. Acho que quando o limpar vai acabar por ficar tudo diferente.
Já agora que dica dão para a manutenção? Atendendo a que tenho no fundo pedras granditas, a sujidade é provavel que acumule com facilidade.
Devo retirar a àgua na totalidade e limpar todo o fundo? Com que frequência?

Quanto à quantidade de àgua, tem cerca de de 13cms. Como a tartaruga ainda é pequenina, achei que fosse o suficiente e tenho receio de colocar em demasia.

Até ao momento julgo que se está a dar bem, já explorou tudo e já encontro spots onde gosta de estar.
Daddycool
Membro Veterano

quarta ago 03, 2011 11:51 am

O sifão é a melhor forma. Então com essas pedras no fundo, retiras a parte mais larga do sifão e aquilo aspira que é uma maravilha entre as pedras. Eu sei porque tenho pedras desse género no meu: http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... &start=180

Que filtro é que tens aí e quantos litros de água? É que isso influencia bastante a frequência com que deves trocar a água. Também não a deves trocar toda de uma vez e sobretudo não a colocar directamente da torneira para o aquaterrário.
VivaLaVida

quarta ago 03, 2011 12:49 pm

O teu post está muito bom. Já estive a dar uma espreitadela e está fascinante...

Não tenho muito espaço em casa para uma coisa dessas, por enquanto fico-me com este de 60x40 cm :) Mas sei que a tartaruga cresce bem...

Fiquei curioso acerca da plataforma que tens no teu. Julgo que não é fácil de encontrar. Podes dizer-me onde compraste?

O filtro que tenho é um típico interno e a capacidade de filtragem não deve ser superior a 60l/h... terei que fazer um upgrade a seu tempo.

Vou adoptar a técnica do sifão e efectuar TPA com regularidade.

Poderei aumentar o nível de água sem afectar a tartaruga? Pelo facto de ela ainda ser pequenina não é problema?

Obrigado
Daddycool
Membro Veterano

quarta ago 03, 2011 1:29 pm

A plataforma que tenho é da Exoterra, funciona com imans e não ventosas. Eu já vi à venda em vários sítios. Não sei de que zona és mas em lojas de animais de tenham material para répteis deves encontrar com alguma facilidade. Há 3 tamanhos disponíveis.

Com 25€ ou menos já compras um bom filtro interno. Não te esqueças é de comprar um que tenha uma capacidade de filtragem umas 4 ou 5 vezes superior ao volume de água que tens.

Pelas imagens deves ter à volta de 20-30 litros de água, por isso um filtro de 120l/h ou 150l/h talvez fosse o ideal.

A espécie da minha tartaruga é diferente da tua. Convém leres as care sheets que há pela net sobre a espécie que tens e descobrires qual a altura de água ideal para uma pequenina como a tua. Tenho ideia que será algo até 15 cm, mas convém confirmares isso.

Vai pensando em algo definitivo para daqui a uns meses. Esse espaço para já é suficiente mas ela vai crescer rapidamente, sobretudo nos primeiros meses. Se meteres uma cartolina preta por trás fica mais bonito e esconde os fios. :wink:

Cumptos.
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”