Recentemente tomei a iniciativa de transformar um aquário de àgua quente num aqua-terrario para servir de habitat a uma tartaruguinha.
A minha experência com tartarugas não é recente, já que tenho acompanhado o desenvolvimento de uma que embora não seja minha, é-me próxima.
O aquário onde tinha os peixes de àgua quente foi então aproveitado para uma tartaruga, mas continuo a ter algumas dúvidas acerca da viabilidade das adaptações que fiz.
O filtro Biobox ficou inutilizável e tirei para fora o aquecedor com termostato e um adicionei um filtro.
A lampada que tenho neste momento ainda não é a indicada, mas já está encomendada e em principio amanha já a terei.
Criei uma zona de descanso, fora de àgua e uma outra em que a tartaruga consegues estar dentro de àgua com a cabeça fora (como está nas fotos)
A minhas duvidas é se o facto de parte do aquário estar tapado (suporte para a lâmpada) irá influenciar muito a saúde do animal, vistos poder aumentar a humidade e gerar fungos. Ou a abertura existente é suficiente para que isso não aconteça?
Poderei "aproveitar" o filtro biobox e usar a bomba de àgua direccionando a saída para um local onde não crie agitação ou stress para a tartaruga (e usando apenas um compartimento de materia filtrante)?
Qual a temperatura indicada? neste momento a temperatura ronda os 25 graus, o aquecedor está ligado.
Podem ver as fotos a seguir e estou disposto a aceitar qualquer sugestão, critica ou opinião favoravel/desfavoravel e agradeço desde já a ajuda.
Obrigado