Alimento vivo - Tenébrio

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
E22BBPt
Membro Júnior
Registado: terça jun 14, 2011 4:32 pm

sexta ago 19, 2011 2:28 pm

Boas
Encomendei 1kg de ten para criação, agora só me falta a alimentação deles...
Reparei que a maioria de vocês usam farelo de trigo. E conheço outros que usam farinha sem fermento. Qual é o mais aconselhável ? Podem-se usar os 2 ? Quais são os prós e contras ?
Eu antes usava farelo, mas como a farinha é mais barata faço esta pergunta.
Abraço
Niblit
Membro
Registado: domingo mar 14, 2010 4:17 pm

sexta ago 19, 2011 3:27 pm

o farelo acho que é mais nutritivo. E sendo assim Happy tenebrio...happy pet
Nitara
Membro Veterano
Registado: segunda dez 27, 2010 5:15 pm

sexta ago 19, 2011 5:13 pm

Eu também faço criação de tenébrio e está excelente! Tenho o seu terrário ( ou lá como se chama o alojamento dos tenébrios :roll: ) cheio de larvas saudáveis e prontinhas a dar aos meus canários, codorniz da China, tartarugas e peixes.
Como substrato eu tenho farelo de trigo ( que eles também comem ) e para alimentação eu dou cenoura e pão. Batata os meus não comem.
Como fonte de humidade eu molho papel de cozinha na torneira, expremo o excesso de água e depois coloco em cima das caixas de ovos que tenho no alojamento como esconderijo.
Bem, este ano os meus tenébrios estão imparáveis :lol: . Tenho tido uma óptima criação mesmo. E o segredo ( penso eu ) foi o aumento da quantidade da cenoura que eu colocava ( antigamente colocava apenas 1 rodela fininha ) e agora coloco pedaços em todas as partes do terrário. Num dia têm tudo comido! Desde que ponho mais cenoura os meus besouros reproduzem mais rapidamente, mas pode ser apenas uma coincidência. São muitas larvas mesmo e crescem bem rápido. Eu agora tenho é dificuldade em impedir a malta toda de chegar a pupa :lol: .
Bem boa sorte para essa criação.
RubenX
Membro Júnior
Registado: quinta mai 21, 2009 2:36 pm

sexta ago 19, 2011 5:27 pm

Nitara eu li num site durante umas pesquizas que para manter o tenebrio com o tamanho desejado durante mais tempo bastava mete los no frigorifico dentro de por exemplo de uma caixa dos gelados e tiralos de 7 em 7 dias para se alimentarem...
Ainda nao testei mas penso que seja bem possivel porque pelo que dizia no site eles no frio fazem um genero de imbernaçao.
Aguardo opinioes dos experts...Se já experimentaram ou se fazem ou se é mentira
Ruben
Nitara
Membro Veterano
Registado: segunda dez 27, 2010 5:15 pm

sexta ago 19, 2011 6:40 pm

Obrigado pela dica RubenX.
Talvez eu tenha exagerado um bocadinho :P , mas as minhas larvas mais crescidas são dadas às tartarugas ( que gostam delas grandes ) e as larvas mais pequenitas são dadas ás aves e aos peixes.
De qualquer maneira já tenho umas quantas pupas, mas essas vão dar os futuros besouros para as futuras criações.
Por enquanto vou separando as larvas ( as que consigo apanhar :) ) para outro terrário à parte. E daí é que vão para o estômago do pessoal fidalgo aqui de casa :lol: .
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”