Urgente! Dúvidas sobre tartaruga

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

scrisTina93
Membro Júnior
Registado: quarta set 14, 2011 4:19 pm

quarta set 14, 2011 4:29 pm

Olá! Comprei ontem uma tartaruga penso que é uma corcunda do mississipi não tenho bem a certeza, é a primeira vez que tenho uma tartaruga e apesar de já ter lido um pouco por aqui ainda tenho algumas dúvidas..
Eu não tenho um aquário com luz nem termómetro ela tá numa tartarugueira,sei que não é o melhor mas por agora vai ter de servir, tou muito preocupada com ela porque sendo muito nova não pode hibernar e não sei como evitar, já vi k é através de luzes mas n faço ideia do que sejam lampadas UVB, as normais dão? e tem que ser durante todo o dia e à noite?
E depois ela passa o dia todo na água nem sobe a rampinha..pus um kadinho ao sol de manhã mas ela só queria ficar dentro de água é normal? e além disso ainda não comeu nada..por favor ajudem.me não quero que o bicho morra :cry:
Última edição por scrisTina93 em quarta set 14, 2011 5:01 pm, editado 1 vez no total.
Pedzilla
Membro
Registado: terça jun 21, 2011 5:41 pm

quarta set 14, 2011 5:00 pm

Antes de adquirir o animal devia de se ter informado devidamente das condições que este requer. Ao contrário do que muitos pensam, ter uma tartaruga pode ser mais trabalhoso do que aparenta.

Primeiro, tem de arranjar um aquaterrário como deve de ser, ou seja, o dito aquário mas com uma parte seca, para a tartaruga poder apanhar os seus banhos de UVB. Mas o que é isto de UVB? UVB é radiação ultravioleta B. As tartarugas precisam deste tipo de radiação para metabolizar o cálcio e consequentemente crescerem e viverem saudáveis. Pode não encontrar na sua regular loja de animais, mas se procurar há-de encontrar uma destas:
Imagem
Tem de fazer ciclos de 12 horas com essa lâmpada, ou seja, 12 horas ligada e 12 horas desligada. Atenção que estes ciclos podem variar de estação para estação. Consulte uma caresheet para mais informações nos ciclos UVB.

Quanto à água, duvido que a água que tem nesse "tartarugueiro" seja muita, daí ela não querer sair de dentro da mesma. Não se preocupe com isso, por agora. Se ela se sentir desconfortável ela própria muda de sítio.

Em relação à comida, que tipo de comida é que lhe está a alimentar?
Bondage2010
Membro Veterano
Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm

quarta set 14, 2011 5:04 pm

O aquecimento não é feito por lampadas, a agua é aquecida pela resitencia que geralmente ja vem acupulada ao termostato de aquario, tudo numa peça só, depois precisas sim de lampada UVB como te explicaram acima e claro de um aquario maior e boa filtragem, sem isso ela vai hibernar e possivelmente morrer...mas é só mais uma, morrem milhares devido a pessoas como tu que não se informas das condições antes de as ter e depois de as ter, não lhas dão porque por agora vai ter de ser mesmo assim ;)
scrisTina93
Membro Júnior

quarta set 14, 2011 5:05 pm

Eu estou a dar a comida que me deram na loja de animais..uns camarões e uma espécie de ração que já n me lembro de que é feito..mas quando ponho na água passando algum tempo "incha" mas a tartaruga nem pega..o meu problema é mesmo em relação à luz e o medo que ela hiberne..essas luzes só vendem em lojas de animais ou nos tipicos supermercados podemos encontrar?
Bondage2010
Membro Veterano

quarta set 14, 2011 5:13 pm

scrisTina93 Escreveu:Eu estou a dar a comida que me deram na loja de animais..uns camarões e uma espécie de ração que já n me lembro de que é feito..mas quando ponho na água passando algum tempo "incha" mas a tartaruga nem pega..o meu problema é mesmo em relação à luz e o medo que ela hiberne..essas luzes só vendem em lojas de animais ou nos tipicos supermercados podemos encontrar?
Não é a luz que não a faz hibernar, é a agua fria e a temperatura fora de agua, e para isso tens de arranjar um aquario maior e nesse é que consegues colocar o termostato, a lampada para fixar o calcio e uma lampada spot para dar calor durante o dia na zona seca...nesssa tartarugueira não ha hipotese de ela não hibernar e talvez morrer ...
scrisTina93
Membro Júnior

quarta set 14, 2011 5:19 pm

E água tem que andar nos quantos graus? Não quero que o bicho morra,eu não tava nada preparada pq ia comprar um peixinho mas conseguiram convencer.me que tratar de uma tartaruga era mais fácil que tratar de um peixe..e como sou meia despassarada e sem experiência nisto fui na conversa do homem..foi um erro meu,mas errar é humano..e portanto as hipótesses de ela sobreviver são poucas então?
Bondage2010
Membro Veterano

quarta set 14, 2011 5:22 pm

Nessas condições as hipoteses de sobrevivencia são poucas, errar é humano, mas falta de pesquisa e não dar cuidados a um ser vivo é negligencia do ser humano.
Pedzilla
Membro
Registado: terça jun 21, 2011 5:41 pm

quarta set 14, 2011 5:26 pm

Das duas uma:
Ou ganha consciência e arranja o que quer que seja necessário ao bem estar da tartaruga ou vai a loja e devolve a tartaruga a quem quer que seja que lha vendeu. Eles podem não aceitar devoluções de dinheiro mas sempre é uma tartaruga que vive.
scrisTina93
Membro Júnior

quarta set 14, 2011 5:26 pm

Pois..mas vou manter a esperança que já vi tartarugas sobreviverem nas piores condições e tendo em conta que o inverno não é rigoroso por aqui pode ser que ela sobreviva..já agora hoje de manhã reparei que na "barriga" da tartaruga tinha umas partes meias cor de rosa como se tivesse magoada, será da porcaria do tartarugueiro?
Bondage2010
Membro Veterano

quarta set 14, 2011 5:37 pm

Aqui não conseguimos ajudar quem não quer ser ajudado, se preferes arriscar a vida do bixo, a opção é tua...se não tens condições acho que devias devolver o bixo á loja...nestes invernos pouco rigorosos morrem centenas de tartarugas devido a pensarem como tu...essas pessoas são as assassinas de tartarugas bébes...
scrisTina93
Membro Júnior

quarta set 14, 2011 5:42 pm

Vou amanhã então à loja ver as coisas que são precisas..
Apalone
Membro Veterano
Registado: segunda set 15, 2008 5:46 pm

quarta set 14, 2011 7:30 pm

scrisTina93 Escreveu:E água tem que andar nos quantos graus? Não quero que o bicho morra,eu não tava nada preparada pq ia comprar um peixinho mas conseguiram convencer.me que tratar de uma tartaruga era mais fácil que tratar de um peixe..e como sou meia despassarada e sem experiência nisto fui na conversa do homem..foi um erro meu,mas errar é humano..e portanto as hipótesses de ela sobreviver são poucas então?
Ter um reptil não é um erro, sempre é mais giro que ter um peixe que só come e caga.
Arranja uma caixa de arrumações dessas baratas que são melhores e dá para colocar um termóstato de 25 ou 50W que não são caros e depois uma lâmpada uvb que custa 17eur e arranjar um suporte que no chinês custa 3 ou 4eur. Há uns que têm uma mola para prender e colocas próximo da parte seca. Depois é mais o trabalho de aspirar e mudar a água até arranjar um filtro.
Coloca uma foto se for uma corcunda podes tentar bocadinhos de carne de frango ou peru para lhe abrir o apetite. Boa sorte. :D
Nitara
Membro Veterano
Registado: segunda dez 27, 2010 5:15 pm

quarta set 14, 2011 8:42 pm

Olá.

Aqui vão as condições que tem de providenciar para a sua tartaruga:

- Uma tartarugueira não é nem perto um alojamento adequado para um animal que pode atingir os 30 cm. Tente adquirir um aquaterrário maior ( aconselho um com 1m de comp. , 40cm de larg. e 35cm de alt. ).

- Adquira um termostato em qualquer loja de animais. Regule-o para 26ºC. É esta a temperatura ideal, tanto no Inverno como no Verão e tanto de noite como de dia.

- Adquira um filtro para manter a água livre de resíduos.

- Adquira uma lâmpada UVB. Esta imita os raios solares e permite que a tartaruga apanhe ' Sol ', necessário para uns ossos fortes.

- O aquaterrário tem de ter uma parte seca ( onde a tartaruga deve conseguir colocar todo o corpo fora de água ), uma zona aquática profunda ( onde a tartaruga deve conseguir nadar livremente ) e uma zona aquática superficial ( onde a tartaruga deve conseguir colocar o pescoço fora de água sem esforço ).

- Aconselho a colocar Tetra ReptoSafe na água que irá por na tartaruga.

- Em relação à alimentação, esta deve ser a seguinte:
Alimentação base: Sticks
Suplementos: Gammarus, peixe cozido sem temperos, carne crua, vegetais, fruta e larvas de tenébrio.

- Pode de vez em quando colocar uma pedra de cálcio na água.

- Como substrato não use pedras que caibam na boca da tartaruga, pois esta pode engolir as ditas pedras. Opte por umas com 5 cm ou maiores.

Ficam aqui alguns links que poderão ajudar:

http://arcadenoe.sapo.pt/artigo/tartaru ... aticas/160

http://arcadenoe.sapo.pt/artigo/tartaru ... oencas/162

http://arcadenoe.sapo.pt/artigo/compree ... comuns/353

http://arcadenoe.sapo.pt/artigo/luz_uvb ... daveis/655

Já sabe, pode sempre deixar a tartaruga na loja enquanto providencia tudo o que uma tartaruga precisa para viver bem.

Boa sorte.
Deeadman
Membro Veterano
Registado: quarta set 14, 2011 7:36 pm

quarta set 14, 2011 8:46 pm

Nitara Escreveu:Olá.

Aqui vão as condições que tem de providenciar para a sua tartaruga:

- Uma tartarugueira não é nem perto um alojamento adequado para um animal que pode atingir os 30 cm. Tente adquirir um aquaterrário maior ( aconselho um com 1m de comp. , 40cm de larg. e 35cm de alt. ).

- Adquira um termostato em qualquer loja de animais. Regule-o para 26ºC. É esta a temperatura ideal, tanto no Inverno como no Verão e tanto de noite como de dia.
Não,24 no inverno e 26 a 28 no verao
- Adquira um filtro para manter a água livre de resíduos.

- Adquira uma lâmpada UVB. Esta imita os raios solares e permite que a tartaruga apanhe ' Sol ', necessário para uns ossos fortes.
a lampada de uvb so vai sintetizar o calcio nos ossos

- O aquaterrário tem de ter uma parte seca ( onde a tartaruga deve conseguir colocar todo o corpo fora de água ), uma zona aquática profunda ( onde a tartaruga deve conseguir nadar livremente ) e uma zona aquática superficial ( onde a tartaruga deve conseguir colocar o pescoço fora de água sem esforço ).

- Aconselho a colocar Tetra ReptoSafe na água que irá por na tartaruga.
isso é relativo

- Em relação à alimentação, esta deve ser a seguinte:
Alimentação base: Sticks
Suplementos: Gammarus, peixe cozido sem temperos, carne crua, vegetais, fruta e larvas de tenébrio.
tambem nao, tem de ser cru, a evitar existem insectos muito melhores que a porcaria do tenebrio, faz mais mal que bem
- Pode de vez em quando colocar uma pedra de cálcio na água.

- Como substrato não use pedras que caibam na boca da tartaruga, pois esta pode engolir as ditas pedras. Opte por umas com 5 cm ou maiores.

Ficam aqui alguns links que poderão ajudar:

http://arcadenoe.sapo.pt/artigo/tartaru ... aticas/160

http://arcadenoe.sapo.pt/artigo/tartaru ... oencas/162

http://arcadenoe.sapo.pt/artigo/compree ... comuns/353

http://arcadenoe.sapo.pt/artigo/luz_uvb ... daveis/655

Já sabe, pode sempre deixar a tartaruga na loja enquanto providencia tudo o que uma tartaruga precisa para viver bem.

Boa sorte.
Manik
Membro
Registado: domingo nov 14, 2010 6:53 am

quinta set 15, 2011 2:43 am

Epah só venho aqui comentar a forma como têm falado com o user, porque de resto já foi tudo dito. Se a pessoa não tivesse interessada em dar melhores condições ao animal não vinha aqui pedir a nossa opinião, acho que devemos ter respeito por toda gente, por quem sabe mais e por quem sabe menos. Ninguém nasce ensinado, e pelo que vejo é tão banal ter uma tartaruga como um cão, a diferença é que de um cão, por cultura geral toda gente sabe cuidar, da tartaruga não. Acho muito estúpido estar a criticar um user que está interessado em saber como pode dar melhores condições ao seu animal de estimação, aliás, conheço pessoal que não frequenta este tipo de fóruns e o que aprende é aqui e ali com o tempo exactamente por causa deste tipo de atitude. Lembro-me quando o user Tiberio colocou o seu primeiro post, um pouco ainda mais grave que este, pouca gente não o deitou a baixo e hoje tem uma tartaruga que se nota que está bem de saúde e é um belo exemplar, com um aquaterrário com todas as condições, a única coisa que precisava era de um pouco mais de informação de alguém com mais experiência. É verdade que nos devemos informar sobre o que é preciso para criar seja que animal for, e que nem sempre isso acontece e muitas vezes quando acontece não se tem a informação correcta, mas é para isso que existem fóruns como este!!! Quantos de vocês é que aprenderam a cuidar das vossas tartarugas por livros?? Eu estou a estudar os anfíbios e tenho imensa dificuldade em encontrar informação!!

Isto é um desabafo e uma chamada de atenção, não estamos aqui para julgar ninguém mas sim dar uma ajuda, não sou moralista nem estou aqui para dar na cabeça a ninguém, mas uma coisa eu sei, ninguém aqui sabe tudo acerca destes animais e talvez (espero que não porque é bom sinal) se um dia precisarem de alguma informação e falarem convosco como falam neste momento para este user pensem em como se vão sentir.

Um abraço a todos e boa sorte para esta pequena.
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”