O nosso Gecko Leopardo (Nina)

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Daddycool
Membro Veterano
Registado: domingo set 19, 2010 3:59 pm

quinta set 29, 2011 1:34 pm

Queria apresentar-vos a Nina, a nova menina bonita cá de casa. Ainda não tenho a certeza absoluta se é realmente uma fêmea porque ainda vai fazer 1 mês mas quem ma vendeu garantiu-me que havia uma grande probabilidade de o ser. E também que é uma High Yellow.

Para já está a ser alimentada com tenébrio (que mantenho numa caixa com farelo de trigo e ocasionalmente coloco umas rodelas de cenoura) e com grilos enlatados da ZooMed, tamanho pequeno.
Pensei que ela não ia comer os grilos mas para já gosta mais dos grilos do que do tenébrio. Sei que há alguma discussão sobre a temática grilos vivos/enlatados mas para já optei por esta solução (mais simples).

Mantenho um pequeno recipiente com Calcio+D3 e de vez em quando polvilho os grilos e o tenébrio com o calcio, se bem que no tenébrio aquilo não adere facilmente.

Tenho o tapete de aquecimento do lado direito e no lado esquerdo tenho o esconderijo húmido feito numa caixa de plástico com húmus no interior. Ela já fez uma muda de pele (tenho-a a 12 dias).

Agora é ir observando a evolução dela e ir aprendendo algumas coisa pelo caminho.

Ela está já a perder alguma da timidez que tinha nos primeiros dias e já começa a andar pelo terrário quando eu estou a observar. Já comecei a deixar a minha mão dentro do terrário durante alguns minutos. Ela já andou a cheirar e tal mas ainda não decidiu trepar. Estou a evitar stressa-la em demasia. Temos tempo.

E pronto cá vão as fotos, se virem algo nela que achem fora do normal digam-me qualquer coisa. Ela foi o único gecko leopardo que vi tão pequenino:

1 MÊS
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
Rikass
Membro Veterano
Registado: sexta jul 22, 2011 9:49 pm

quinta set 29, 2011 5:02 pm

Lindissima e terrário girissimo ;)
O que é realmente mau é ter que rir quando se quer chorar; é ter que ir quando se quer ficar; é receber um não quando se espera um sim; é antes de tudo, ter de odiar quando se quer amar...
abrenozes
Membro
Registado: sexta out 29, 2010 9:49 am

quinta set 29, 2011 6:16 pm

Não sei se tecnicamente está tudo perfeito porque sou um leigo na matéria, no entanto, visual e esteticamente, está um espetáculo!

A tarta deve andar cheia de ciumes... :wink:
MFPJ
Membro Veterano
Registado: domingo set 05, 2010 3:37 pm

quinta set 29, 2011 9:01 pm

abrenozes Escreveu:Não sei se tecnicamente está tudo perfeito porque sou um leigo na matéria, no entanto, visual e esteticamente, está um espetáculo!

A tarta deve andar cheia de ciumes... :wink:
X2 :D
Fand
Membro
Registado: quarta jun 22, 2011 4:54 pm

quinta set 29, 2011 10:07 pm

Gecko muito interessante.
Quanto ao Terrário está deveras criativo, muitos parabéns...
27.20.20 Pogona Vitticeps
Daddycool
Membro Veterano

sexta set 30, 2011 12:05 am

Obrigado pessoal.

Há um pormenor interessante nos geckos leopardo. Eu tinha lido que eles normalmente escolhem um sítio (normalmente um canto) para usarem como WC.

Nos primeiros 2 dias ela usava o terrário inteiro, estava tudo espalhado pelo terrário.

Cortei um quadrado de um guardanapo e apanhei algumas das "cenas" que ela deixou espalhadas e coloquei no guardanapo e deixei o guardanapo no canto. A partir daí ela passou a usar sempre esse sítio para deixar os cócós. Fantástico. São mais higiénicos que alguns cães.. 8)
Snake78
Membro Júnior
Registado: quarta out 03, 2007 9:37 pm

quarta out 05, 2011 3:18 am

Aproveitando esse tópico que tem fotos, gostaria da opinião de vocês sobre a fase desse gecko que ganhei. A pessoa que me deu disse que a mãe é tremper e o pai SHTCT Baldy. Seria um Hybino?
Imagem[/img]
Imagem[/img]
Imagem[/img]
Obrigado
uFoker
Membro
Registado: segunda nov 29, 2010 3:16 pm

quarta out 05, 2011 1:01 pm

Sim, parece um hybino.
Daddycool
Membro Veterano

segunda out 24, 2011 2:23 pm

Foi-me sugerido que a minha gecka estava abaixo do que seria de esperar com o tempo de vida que tem.
Fiquei um pouco preocupado até porque é o primeiro gecko que tenho e apesar dela me parecer bem de saúde costumo dar ouvidos a quem já tem mais experiência disto que eu.

A alimentação dela tem sido diária. Normalmente dou-lhe 2, 3 grilos (enlatados e pequenos) e um tenébrio. Dia sim dia não, polvilho os grilos com reptivite.

Ela neste momento tem 53 dias (falta uma semana para fazer 2 meses). Usei o termómetro da Exoterra como comparação.

Imagem

O que acham ? Está com o tamanho e porte normal para a idade ou devo empanturrá-la mais com comida?
gekkos
Membro Veterano
Registado: sábado jan 17, 2009 9:04 pm

segunda out 24, 2011 7:38 pm

Não sei o tamanho do alimento que lhe é dado mas quase que aposto que a gecka aceitava mais comer, dá até ela não querer mais, eu quando tenho geckos bebés em casa até as 6 meses alimento os animais cerca de 3x ao dia até não quererem comer mais (faço isto porque não deixo alimento vivo no terrário sem estar a ver)
Daddycool
Membro Veterano

terça out 25, 2011 12:35 am

gekkos Escreveu:Não sei o tamanho do alimento que lhe é dado mas quase que aposto que a gecka aceitava mais comer, dá até ela não querer mais, eu quando tenho geckos bebés em casa até as 6 meses alimento os animais cerca de 3x ao dia até não quererem comer mais (faço isto porque não deixo alimento vivo no terrário sem estar a ver)
Obrigado pela resposta.

Eu fico apenas na dúvida porque eu não tenho pressa que ela cresça, quero é que cresça saudável. Eu sou um bocado noctívago como ela e não vejo grande movimentação por parte dela pelo terrário, apesar dela estar sempre fora dos esconderijos (dorme cá fora). Sempre associei isso ao facto dela estar saciada e por conseguinte ser pouco activa. Tenho até por norma só lhe dar de comer quando ela "esvazia os intestinos".
Mais: começo sempre por lhe dar um tenébrio porque se lho oferecer após lhe dar grilos ela já não o come. Mesmo assim só come um. O segundo já não vai. Depois lá come 2 ou 3 grilos (pequenos) e volta à preguicite, deitada sobre a parte quente do terrário.

Estou ainda a aprender a lidar com ela.

Cumptos
Daddycool
Membro Veterano

quinta jan 26, 2012 5:14 pm

Cá vai um update da nossa menina.

AQUI A FOTO DELA DO PRIMEIRO POST. COM CERCA DE 1 MÊS:

Imagem

E AGORA COM QUASE 5 MESES:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Agora o terrário como se encontra neste momento:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Espero que gostem.

Cumptos
andreleitao
Membro Veterano
Registado: terça jan 24, 2012 8:20 pm

quinta jan 26, 2012 7:44 pm

A decoração do terrário está muito boa!
O papel de parede é especial para o efeito?
PS: O Gecko está numa fase lindissima!
Daddycool
Membro Veterano

quinta jan 26, 2012 10:22 pm

andreleitao Escreveu:A decoração do terrário está muito boa!
O papel de parede é especial para o efeito?
PS: O Gecko está numa fase lindissima!
Obrigado André.

O papel de parede (aquilo é plástico) é dos mais comuns que se vê nas lojas de animais. Ainda andei à procura de imagens pela net para imprimir mas ficava mais carote. Acho que assim ficou bem.

A morph do gecko é hypo conforme já me elucidaram aqui. Agora ela está é a ficar com uns tons alaranjados na cauda, não sei se isso fará dela uma carrot tail ou tangerine ou se é mesmo só hypo normal.

Cumptos
andreleitao
Membro Veterano
Registado: terça jan 24, 2012 8:20 pm

quinta jan 26, 2012 10:30 pm

Eu ainda estou muito verde nestas andanças dos repteis, portanto limito-me a admirar as cores... :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Quando tiver tempo tenho que investigar isso dos plasticos, para meter no meu futuro terrário.
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”