Mesmo a Vet não sabia dizer se era macho ou fêmea, pelo que Tuchê ficou um nome neutro

Foi crescendo e já depois de ter mudado de terrário nunca se conformou à confinação do espaço. Estar dentro de água então era suplício!
Passou a andar pela casa connosco e ficou outra: parecia que tinha ganho vida!
Entretanto ficam aqui os hábitos e gostos da Tuchê:
- Tinha uma "panca" por branco. Batia com a cabeça em armários, rodapés, sapatos, tudo o que fosse branco!
- De manhã quando ia fazer o meu pequeno-almoço vinha cumprimentar-me, cheirava e trepava os meus pés. Deixava-se estar (e eu que ficasse quieta senão ela escorregava). Lá comia eu em pé

- Ia tomar banho e lá vinha ela atrás. Colocava-se debaixo do tapete de pôr os pés o que implicava sair do banho e pôr os pés no chão, ao lado do tapete porque a "Madame" reclamava o tapete para ela.
- Detestava festas na carapaça. Levantava-se e mexia-se de um lado para o outro como que a "sacudir" o que estivesse a mexê-la. Experiência feita uma vez e ao apercebermo-nos que não gostava, nunca mais se fez, óbvio. Ficou, no entanto a curiosidade .
- Adorava uvas - cuspia a casca - detestava bróculos e vegetais verdes-escuros (ricos em Vit A).
- Enfiava-se em tudo o que fossem pantufas, roupa deixada no chão, mochila. etc... Mas antes cheirava tudo!
- Não gostava de muita gente no mesmo espaço que ela. Escondia-se logo!
- Nunca mordeu ninguém nem teve qualquer reacção semelhante a essa.
- Detestava os sticks que TINHA que comer, pelo que - fina como era - comia também ração de gato de grande qualidade.
- Gamarus eram a guloseima preferida!
- Um dos seus "poisos" predilectos era em frente ao frigorífico pois tem uma grelha em baixo que emana ar aquecido.
Talvez sejam características comuns a muitas ou a todas as "tartas", mas os nossos animais são sempre "os Nossos"

Fora o período da manhã em que andava numa roda viva, nunca foi de se mostrar muito. Escondia-se nos seus recantos e aparecia de vez em quando como quem diz "apetece-me comer".
A Tuchê despediu-se de nós em Abril deste ano (2011) e para quem "só aparecia de manhã" deixa muita, muita saudade!
Quem diz que as tartarugas não interagem, são animais que nem se manifestam, aqui fica a prova contrária.
A ti, Tuchê, que muita companhia fizeste e de quem não me esqueço,
Shyra
Petsite: http://arcadenoe.sapo.pt/petsite.php?id=63193
Tuchê numa das suas manhãs agitadas em cima dos meus pés