Tuchê - a minha tartaruga (homenagem)

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
Shyra
Membro Júnior
Registado: domingo nov 13, 2011 3:39 pm

quinta nov 17, 2011 12:15 am

Tuchê veio para minha casa rondava o ano de 1995. Tinha o tamanho de uma moeda de, na altura, 50$00 e era uma Tartaruga de Faces Rosadas.
Mesmo a Vet não sabia dizer se era macho ou fêmea, pelo que Tuchê ficou um nome neutro :) Desde que a tive nunca me lembro de a ver muito dentro de água. Passava o tempo todo cá fora, indo à água para comer e fazer as necessidades.
Foi crescendo e já depois de ter mudado de terrário nunca se conformou à confinação do espaço. Estar dentro de água então era suplício!
Passou a andar pela casa connosco e ficou outra: parecia que tinha ganho vida!
Entretanto ficam aqui os hábitos e gostos da Tuchê:
- Tinha uma "panca" por branco. Batia com a cabeça em armários, rodapés, sapatos, tudo o que fosse branco!
- De manhã quando ia fazer o meu pequeno-almoço vinha cumprimentar-me, cheirava e trepava os meus pés. Deixava-se estar (e eu que ficasse quieta senão ela escorregava). Lá comia eu em pé :)
- Ia tomar banho e lá vinha ela atrás. Colocava-se debaixo do tapete de pôr os pés o que implicava sair do banho e pôr os pés no chão, ao lado do tapete porque a "Madame" reclamava o tapete para ela.
- Detestava festas na carapaça. Levantava-se e mexia-se de um lado para o outro como que a "sacudir" o que estivesse a mexê-la. Experiência feita uma vez e ao apercebermo-nos que não gostava, nunca mais se fez, óbvio. Ficou, no entanto a curiosidade .
- Adorava uvas - cuspia a casca - detestava bróculos e vegetais verdes-escuros (ricos em Vit A).
- Enfiava-se em tudo o que fossem pantufas, roupa deixada no chão, mochila. etc... Mas antes cheirava tudo!
- Não gostava de muita gente no mesmo espaço que ela. Escondia-se logo!
- Nunca mordeu ninguém nem teve qualquer reacção semelhante a essa.
- Detestava os sticks que TINHA que comer, pelo que - fina como era - comia também ração de gato de grande qualidade.
- Gamarus eram a guloseima preferida!
- Um dos seus "poisos" predilectos era em frente ao frigorífico pois tem uma grelha em baixo que emana ar aquecido.

Talvez sejam características comuns a muitas ou a todas as "tartas", mas os nossos animais são sempre "os Nossos" :)

Fora o período da manhã em que andava numa roda viva, nunca foi de se mostrar muito. Escondia-se nos seus recantos e aparecia de vez em quando como quem diz "apetece-me comer".

A Tuchê despediu-se de nós em Abril deste ano (2011) e para quem "só aparecia de manhã" deixa muita, muita saudade!
Quem diz que as tartarugas não interagem, são animais que nem se manifestam, aqui fica a prova contrária.

A ti, Tuchê, que muita companhia fizeste e de quem não me esqueço,
Shyra

Petsite: http://arcadenoe.sapo.pt/petsite.php?id=63193

Tuchê numa das suas manhãs agitadas em cima dos meus pés :)

Imagem
Shyra
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

quinta nov 17, 2011 1:06 am

Vê-se que a Shyra gostava muito da sua Tuchê e que ela foi verdadeiramente mimada.

Gostei muito desta homenagem.
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
Daddycool
Membro Veterano
Registado: domingo set 19, 2010 3:59 pm

quinta nov 17, 2011 1:30 pm

Por este relato se vê que uma tartaruga tem mais que se lhe diga que a maioria das pessoas julga.

Obrigado por ter partilhado a vossa história. É inspiradora para quem tem uma tartaruga como eu e pedagógica para quem desconhece as habilidades das tartarugas.

Umas dúvidas: sendo ela uma tartaruga aquática, com que frequência é que ela ia para a água? Era só mesmo para comer e fazer as necessidades? E dormia onde?

Cumprimentos
Shyra
Membro Júnior

quinta nov 17, 2011 8:03 pm

Boa noite,

Quanto à frequência com que ia para a água dependia muito. No Verão e início da Primavera era praticamente todos os dias. Com o calor estes bichinhos tornam-se muito activos :)
Já no fim início do Outono/princípios de Inverno este número era reduzido para uma a três vezes/semana. Atenção que ela conseguia passar uma semana inteira sem sair dos seus refúgios em alturas muito frias. Quando queria comer saía e passeava pela casa. Já sabíamos que era para comer. No entanto a quantidade de comida que ingeria era significativamente inferior às quantidades em dias quentes. Desde que mudámos para a actual casa, por ser "muito quente", deixou de hibernar por completo no Inverno.

Ela dormia nos seus (muitos!) recantos:
- debaixo de almofadas no chão da sala (começámos a perceber que gostava pelo que já tinha 2 almofadas só para ela...)
- debaixo do armário do wc (de manhã estava sempre quente por causa dos banhos e aproveitava);
- atrás das cortinas na sala...

No fundo são tudo lugares escuros e "escondidos".

Quanto ao texto agradeço a todos as Vossas palavras. Realmente foram 16 anos a criar hábitos, ligar-me a ela e aprender que também ela tem a sua personalidade. É triste quando nos deixam...

Se quiser aprender com a sua tartaruga tem que a "desafiar". Criar-lhe hipóteses de lhe mostrar o que gosta e não gosta (dentro dos limites daquilo que pode fazer-lhe bem). Comida diferente, aperceber-se de certas reacções em presença de cores, alimentos, objectos com certas formas, flutuantes ou não... Um sem fim de coisas. Elas acabam por nos mostrar ;)

Bjs
Shyra
Daddycool
Membro Veterano
Registado: domingo set 19, 2010 3:59 pm

quinta nov 17, 2011 10:31 pm

Eu tenho a minha há cerca de 20 meses e ainda ando a tentar que ela faça a habilidade de comer vegetais. :D

Da forma como tenho o aquaterrário é impossível que ela saia e ande a passear pela casa e depois vá para a água quando lhe apetecer. Além que ela é "ele", o que faz com que seja consideravelmente menor, aumentando o risco de levar um pontapé ou pior.

As habilidades que vou observando na minha resultam das brincadeiras que ela tem com os peixes. E se a inteligência de um animal se pode avaliar pela curiosidade, então a tartaruga dá 10-0 aos peixes (nem outra coisa seria de esperar).
Ela segura-os literalmente com as patas para encostar a boca à boca dos peixes, persegue-os (mas só aos maiores), ela pôe-se a jeito para eles depenicarem a pele (quando está na muda) e para o plecostomus lhe limpar a carapaça, ela desafia os peixes quando eles têm posturas (aproxima-se com o rabo encolhido e quando eles atacam ela usa a carapaça como escudo e faz isto montes de vezes, parece mesmo estar a divertir-se).

De resto basta meter a mão no aquaterrário que ela passa a vida a segurar-se com a patinha na minha mão e a perseguir a mão para todo lado.

Infelizmente há pessoas que acham que as tartarugas são umas pedras com cabeça que moram num rim com palmeira. E infelizmente quem mais contribuí para essa ideia é precisamente quem as vende.

Cumptos
Shyra
Membro Júnior

quinta nov 17, 2011 11:06 pm

É bebé então, mas estar em contacto com outros animais é excelente :) Vai-se entretendo. E sim, nós também podemos - devemos - interagir com elas :)
Se vir as fotos da minha, era já crescidita quando passou a andar pela casa. Só a retirámos do aquaterrário quando já era do tamanho da palma da mão de um adulto dito "normal". Precisamente pelas razões que disse. Entretanto ficava nos banhos de sol na zona seca. Além disso só a retirámos do aquaterrário por vermos que ela manifestamente não apreciava estar lá dentro. "Arranhava" as paredes daquilo e tentava trepar por ali acima.
Comer vegetais é uma questão de tentar habituá-la. A minha era muito selectiva! Só espinafres e mesmo assim era pouco. ;)

É verdade que não são cães nem gatos, não têm custos como vacinas esterilizações e etc, mas nem por isso merecem menos atenção por parte dos donos nem ser substimadas por isso. E quem as vende não pode mesmo passar a ideia da "palmeirinha"... Isso é de quem nunca teve tal bicho.

Boa sorte com o seu "tartatugo" e que lhe descubra as "manias" que por certo terá :)

Cumprimentos
Shyra
Rikass
Membro Veterano
Registado: sexta jul 22, 2011 9:49 pm

quinta nov 17, 2011 11:11 pm

É assim do ponto de vista cientifico estes animais(répteis) não sentem qualquer tipo de afecto ou carinho e isto é verdade não estou a inventar nada...Com isto quero dizer que para cada uma das atitudes das tartas a sempre uma explicação cientifica, menos essa de ir contra o branco acho que a ciencia não sabe :lol: Por acaso tive também uma que tinha uma mania que era enfiar-se dentro da casota da cadela e dormir por de baixo da manta dela ;) Também tinha a mania de se mandar das escadas uma panca também...Mas a minha era realmente super aquática de noite de manhã e no mais no inverno passava a vida debaixo da cadela :lol: Uma homenagem muito boa e já agora os meus sentimentos :)
O que é realmente mau é ter que rir quando se quer chorar; é ter que ir quando se quer ficar; é receber um não quando se espera um sim; é antes de tudo, ter de odiar quando se quer amar...
Shyra
Membro Júnior

quinta nov 17, 2011 11:18 pm

Rikaas,

Todas as atitudes da Tuchê sempre foram "egoístas" e com isto quero dizer que ela fazia apenas aquilo que gostava. Estar em cima dos nossos pés acredito ser pela superfície quente ao contrário do chão da casa. Não são animais de companhia, mas fazem - ou ela fazia - sentir muito a sua presença :)
A única coisa que posso dizer é que ela nunca, mas nunca teve nenhum comportamento agressivo. Ex: morder ou tentar atacar quando se colocava a mão na água.
Quanto ao branco é um mistério por desvendar. A verdade é que eu não podia usar calças brancas de algodão ou a "Miss" furava aquilo tudo com as garras enquanto tentava trepar por mim acima! ehehehe
As "pancadas" da sua é tal como a Tuchê e as tartarugas em geral: à procura de um sítio quente e escuro onde pudessem descansar :) (sim, que lá ocupadas são elas!)

Obrigada pelas palavras :)
Shyra
Rikass
Membro Veterano
Registado: sexta jul 22, 2011 9:49 pm

sexta nov 18, 2011 12:13 am

De nada :wink:
O que é realmente mau é ter que rir quando se quer chorar; é ter que ir quando se quer ficar; é receber um não quando se espera um sim; é antes de tudo, ter de odiar quando se quer amar...
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”