Decoração de terrário de tartarugas

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
Nitara
Membro Veterano
Registado: segunda dez 27, 2010 5:15 pm

sábado nov 19, 2011 2:20 pm

Olá a todos.
Como alguns daqui sabem, tenho duas tartarugas Corcundas do Mississipi num aquaterrário com 1 metro de comprimento, 30 cm de largura 40 cm de altura. A coluna de água tem 20 cm.
Como equipamentos tenho um filtro Eheim externo e um interno, uma lâmpada UVB e uma bomba de oxigénio e um termostato, como parte seca tenho uma cascata da Tetra ( onde o filtro interno está, pois veio com a cascata ), com parte superficial tenho uma pedra grande, como substrato tenho cascalhos ( daqueles redondos de várias cores ) e como decoração tenho algumas plantas artificiais.
O papel de fundo é de cor azul.

Acontece que eu gostava de ter uma decoração mais realista, talvez até com plantas naturais, dou o exemplo deste tópico http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=93733. Adorei a decoração e a forma como imita o habitat natural.
Só não sei como fazê-lo ( como esconder tubos, termostato, etc. ). Tenho receio de utilizar materiais e tintas tóxicas para as tartarugas.

Se me dessem umas dicas de decoração, materiais que possa utilizar, plantas que as tartarugas não comam ou desenterrem facilmente e os sítios onde posso encontrar ( basta referirem se se encontram em qualquer loja ou apenas numa específica ), agradecia imenso, pois já não gosto do ar artificial que o meu aquaterrário tem, para além de querer um habitat melhor e mais próximo do natural para as minhas tartas.

Muito obrigado.
Daddycool
Membro Veterano
Registado: domingo set 19, 2010 3:59 pm

segunda nov 21, 2011 4:10 pm

Há plantas artificiais muito "realistas" que são óptimas para desmarcar o termostato e os fios. Ou pode optar por colocá-lo na horizontal junto a um dos vidros (lateral ou do fundo) e usa uma pedra grande, ou várias pequenas para dissimular o termostato e filtro.

Depois um tronco, de videira por exemplo, dá sempre um ar espectacular.
Nitara
Membro Veterano

quarta nov 23, 2011 9:37 pm

Obrigado pelo conselho Daddycool. Eu estive a pesquisar melhor e gostei do efeito que a espuma de poliuretano dá a um aquaterrário.
Só creio que não sei fazer aquelas formas tão perfeitas parecidas a rochas :? .
Gostaria que me dissessem se esta espuma não fará mal às minhas tartarugas, se pode ser colocada na água e se quiserem dar mais dicas, estejam à vontade.

Desculpem as dúvidas, mas sou leiga a nível de decoração :P .

Obrigado.
Steffie
Membro Veterano
Registado: quarta jun 15, 2011 8:36 pm

quarta nov 23, 2011 9:44 pm

olá será que pode por fotos de como esta o seu aquaterrario neste momento... (antes das futuras modificações)

cumps.
Nitara
Membro Veterano

quarta nov 23, 2011 10:08 pm

Desculpe, neste momento não tenho maneira das tirar, tenho o meu telemóvel a arranjar :? .
Mas eu faço uma descrição mais pormenorizada ( se ajudar nalguma coisa ).
Então passo a descrever:
No canto esquerdo do aquaterrário está o TetraTec Decofilter 300 ( pode ver no Google Imagens ). Ao lado direito do Decofilter está uma planta artificial com cerca de 18 cm de altura verde e vermelha. Ao lado dessa planta está o termostato TetraTec HT150. Por cima do termostato a fazer uma espécie de cascata está a saída do filtro externo Eheim. No canto direito do aquaterrário estão duas pedras bem grandes que constituem a parte superficial ( mas não seca, sendo que essa parte é providenciada pelo Decofilter ). Encostada a essas pedras está uma outra planta de seda a imitar uma anúbia que ronda os 5 cm de altura. No chão tenho cascalho colorido que recolhi na praia à uns anos ( cada um ronda os 5/6 cm sendo que à uns maiores, mas nenhum é menor que 3 cm ). Por cima está a lâmpada UVB, que foi feita à medida.

Eu sei que esta descrição pouco ajuda, mas neste momento, é a única coisa que posso fornecer :? .
Obrigado pela ajuda.
Daddycool
Membro Veterano
Registado: domingo set 19, 2010 3:59 pm

quinta nov 24, 2011 3:20 am

Nitara Escreveu:Obrigado pelo conselho Daddycool. Eu estive a pesquisar melhor e gostei do efeito que a espuma de poliuretano dá a um aquaterrário.
Só creio que não sei fazer aquelas formas tão perfeitas parecidas a rochas :? .
Gostaria que me dissessem se esta espuma não fará mal às minhas tartarugas, se pode ser colocada na água e se quiserem dar mais dicas, estejam à vontade.

Desculpem as dúvidas, mas sou leiga a nível de decoração :P .

Obrigado.
Eu esquecia esse poliuretano. As tartarugas com as patas e boca desfazem isso tudo.
Um simples fundo (com uma cartolina colada por trás por exemplo) fica porreiro. É só escolher a cor.

Para as decorações procura na natureza. É mais barato e mais bonito. Troncos, pedras, cascalho...

Cumptos
Nitara
Membro Veterano

quinta nov 24, 2011 10:12 am

Ok, obrigado novamente pelas dicas.
Como ouvi falar muito desse poliuretano, pensei em colocá-lo, mas não sabia que se tratava de um material frágil.

Vou ver o que encontro por aí :wink: .
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”