Registar Piton regius - como proceder?

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

CH2O2
Membro Veterano
Registado: segunda jun 29, 2009 7:53 am

terça nov 29, 2011 6:03 pm

Estou a pensar adquirir uma P. regius. Preciso de saber se a cobra já deve vir com CITES do vendedor ou se tenho que ser eu a registar o animal. Caso seja eu a fazê-lo, onde me devo dirigir?

Agradeço esclarecimento sobre estas questões.
epicrates
Membro Veterano
Registado: segunda jul 18, 2011 10:39 pm

terça nov 29, 2011 6:33 pm

Boas

Pode não ser vendida com nº de cites, mas mesmo que traga cites terás de ser sempre tu a registar a cobra no ICNB e eles emitem um novo nº cites.
CH2O2
Membro Veterano

terça nov 29, 2011 6:39 pm

epicrates Escreveu:Boas

Pode não ser vendida com nº de cites, mas mesmo que traga cites terás de ser sempre tu a registar a cobra no ICNB e eles emitem um novo nº cites.

Que documentos preciso apresentar. Basta o recibo do vendedor?

Obrigado pelo esclarecimento.
epicrates
Membro Veterano

terça nov 29, 2011 6:49 pm

Não, são necessárias mais coisas. A quem comprares só tem de te dar factura/recibo ou declaração de cedência de propriedade .
O registo pode ser feito online no site do ICNB e no formulário tem as informações todas do que é necessário.
CH2O2
Membro Veterano

terça nov 29, 2011 9:20 pm

epicrates Escreveu:Não, são necessárias mais coisas. A quem comprares só tem de te dar factura/recibo ou declaração de cedência de propriedade .
O registo pode ser feito online no site do ICNB e no formulário tem as informações todas do que é necessário.
Não encontro o formulário na página do ICNB. Podes colocar aqui o link?
Polainas9
Membro Veterano
Registado: quarta set 23, 2009 5:27 pm

terça nov 29, 2011 9:43 pm

Agora fiquei com a dúvida.... uma loja pode vender uma Regius sem CITES? :o
CH2O2 Escreveu:
epicrates Escreveu:Não, são necessárias mais coisas. A quem comprares só tem de te dar factura/recibo ou declaração de cedência de propriedade .
Aqui tens: http://portal.icnb.pt/NR/rdonlyres/8CCC ... 7_2010.doc
0.1.0 - Pantherophis Guttatus Ghost
0.0.1 - Python Regius Normal
0.1.0 - Lampropeltis Triangulum Sinaloae
1.0.0 - Morelia Bredli
1.2.0 - Corallus Hortulanus
epicrates
Membro Veterano

terça nov 29, 2011 10:10 pm

Polainas, há criadores de países como a Hungria, em que a legislação deles não obriga a cites para régius. Eu comprei no ano passado em Madrid e foi essa a explicação que recebi.
De qualquer forma, e legislação a parte, de que adianta o vendedor seja loja ou não entregar cites se, quando a registas pagas a emissão de novo cites...
miguelabm
Membro Veterano
Registado: sábado set 29, 2007 7:43 pm

quarta nov 30, 2011 12:32 am

epicrates Escreveu:Polainas, há criadores de países como a Hungria, em que a legislação deles não obriga a cites para régius. Eu comprei no ano passado em Madrid e foi essa a explicação que recebi.
De qualquer forma, e legislação a parte, de que adianta o vendedor seja loja ou não entregar cites se, quando a registas pagas a emissão de novo cites...
Conseguiu registar a sua regius sem cites?!
CH2O2
Membro Veterano

quarta nov 30, 2011 11:33 am

Polainas9 Escreveu:

Agora fiquei com a dúvida.... uma loja pode vender uma Regius sem CITES? :o
CH2O2 Escreveu:
Aqui tens: http://portal.icnb.pt/NR/rdonlyres/8CCC ... 7_2010.doc
Obrigado.
Polainas9
Membro Veterano
Registado: quarta set 23, 2009 5:27 pm

sexta dez 02, 2011 1:47 pm

epicrates Escreveu:Polainas, há criadores de países como a Hungria, em que a legislação deles não obriga a cites para régius. Eu comprei no ano passado em Madrid e foi essa a explicação que recebi.
Mas é emitido um CITES português... que segundo o que percebo, não deixa de ter as informações do mesmo CITES que já vem quando adquires o animal.

Porque o CITES não é um mero "código" atribuido ao animal, segundo o que li, também contém informações sobre o animal, tal como a sua origem.

Daí que se não tiveres um CITES vindo do criador/loja, duvido que consigas registar o animal e que sequer te emitam um CITES português para legalizar o animal... (digo eu, sem certezas)
0.1.0 - Pantherophis Guttatus Ghost
0.0.1 - Python Regius Normal
0.1.0 - Lampropeltis Triangulum Sinaloae
1.0.0 - Morelia Bredli
1.2.0 - Corallus Hortulanus
TheOne
Membro Veterano
Registado: sexta fev 05, 2010 5:33 pm

sexta dez 02, 2011 5:25 pm

Isso é uma perfeita estupidez.

O CITES é uma Convenção INTERNACIONAL para venda de animais em perigo de extinção. Como tal, os países que aderiram ao CITES, como é o caso da Hungria, tem obrigatoriamente de atribuir um nr. de CITES às espécies nele incluídas.

Se lhe enfiaram esse barrete, então foi mais uma marosca para enganar o comprador...
"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido

"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
CH2O2
Membro Veterano

segunda dez 05, 2011 1:11 am

Comprei hoje a P. regius. É uma fémea pastel com 3 meses e meio. Veio com o número de cites dos progenitores e a identificação do criador. Ela não tem número de cites.

Já comeu a primeira refeição (congelado) e é linda!
CH2O2
Membro Veterano

segunda dez 05, 2011 1:40 am

Apresento-vos a Mona:

Imagem
Bondage2010
Membro Veterano
Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm

segunda dez 05, 2011 11:52 am

CH2O2 Escreveu:
Já comeu a primeira refeição (congelado) e é linda![/URL]
É bonita, devias era ter esperado até se ambientar para a alimentares, com o stress da mudança poderia regurgitar e depois é uma carga de trabalhos...agora não a incomodes uns dias ;)

:twisted: descongela antes de alimentar. :twisted:
CH2O2
Membro Veterano

segunda dez 05, 2011 4:21 pm

Bondage2010 Escreveu:É bonita, devias era ter esperado até se ambientar para a alimentares, com o stress da mudança poderia regurgitar e depois é uma carga de trabalhos...agora não a incomodes uns dias ;)

:twisted: descongela antes de alimentar. :twisted:
Também pensei nisso mas ela é tão calma que não parece estar a sentir o stress da mudança. Ou isso ou não sei reconhecer os sinais do stress. Dei-lhe um pinky pequeno (ainda por desmamar) e ela já deve conseguir comer maior. Foi uma refeição pequena mas admito que não consegui resistir, queria vê-la a comer.

E sim, descongelei antes :)
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”