Iguana ou camaleão: eis a questão...

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
Camaleo
Mensagens: 1
Registado: quinta out 23, 2003 8:28 pm

domingo out 26, 2003 11:49 am

Pois bem... aqui chego eu para contar um episódio bastante stressante da minha vida...
Desde há muito que pretendo ter um bichinho a kem possa dar toda a atenção que não me dão a mim, já pensei num cão, num gato! Mas a minha mãe não me deixa ter nada... então desde há pouco que ando com um fascinio incontrolável por dois répteis: iguana/camaleão.
O pior é que provavelmente não possa vir a tê-los, o que ainda me faz mais maluco por eles.
Tenho dúvidas entre o camaleão e a iguana... sou do Algarve e sei que é proibido e muito mau apanhar camaleões cá... então mas onde o posso encontrar, na loja de pets cá de Faro "Picanço Pet-Shop" só têm iguanas, e eu não sei se me ia dar muito bem com elas e com o seu crescimento aberrante... Ajudem-me...
Marcus1980
Membro
Mensagens: 68
Registado: sexta ago 08, 2003 4:41 pm
Localização: Husky,Iguana,Geckos,rãs,salamandras,anoles,varanos,camaleões,dragões,e muito insecto para eles!

domingo out 26, 2003 3:00 pm

Pois...
A mim o que me parece é que nem iguana, nem camaleão serão boas hipóteses para o teu caso!

No caso da iguana é preciso ter em conta que aqueles pequenos répteis verdes que se encontram nas lojas estão apenas a passar por uma fase de transição, muito longe daquilo que são durante o maior periodo da sua vida, já que crescem muito e em pouco tempo. É preciso ter em conta que para manter uma iguana não basta ter um terrário dos que se encontram em lojas porque estes são sempre demasiado pequenos para um iguana adulto, logo há que encomendar ou fazer um de tamanho adequado, quando maior, melhor! Depois é indispensável ter uma lâmpada FullSpectrum UVa/UVb, uma lâmpada de aquecimento 24 horas por dia, que poderá ser de infravermelhos ou de cerâmica(Duram +, são + resistentes,e não emitem luz) e depois é necessário uma lâmpada de foco para que o animal possa receber "banhos" de sol.Depois há todo um conjuncto de acessórios,desde termómetros, higrómetros, recipientes para água e alimentação, ramos, vegetação natural ou mesmo artificial,suplementos alimentares(vitaminas,cálcio) etc...

O camaleão é ainda menos aconselhável, já que são animais extremamente sensíveis, sobretudo quando comparados com iguanas.
Para além de todo o equipamento necessário para manter um iguana há ainda outros aspectos a considerar:
O camaleão só bebe água em movimento, logo é necessário borrifar o terrário 2/3 vezes ao dia para que o animal possa beber a água que pinga das/e para as folhas,ou então recorrer a um sistema de gotejamento(eu pessoalmente acho que o ideal é mesmo usar o sistema e borrifar o terrário mesmo assim). O terrário deve ter bastante vegetação, não só pelo factor hidratação mas também para proteger a natureza do camaleão, que é a camuflagem, o camaleão tem se se sentir misturado com o ambiente que o rodeia para se sentir seguro.
Além de tudo isto, ao contrário das iguanas que são vegetarianas, a dieta
de um camaleão baseia-se essencialmente,e em algumas espécies é 100% carnívora (presas vivas), logo há a necessidade de comprar uma variedade de insectos nas lojas da especialidade ou então fazer as suas próprias criações em casa (requer algum tempo até que os insectos se começem a reproduzir em escala suficiente para que nunca faltem).
Os camaleões tendo em conta o seu tamanho comem bastante, são auténticos alarves, se não fôr esse o caso é mau sinal! Ao contrário do que muita gente diz, não se deve manter um camaleão em terrários de vidro, porque o vidro reflecte, e para um camaleão, ver-se ao espelho é como ver um adversário constantemente, o que pode levar a situações de stress.

Muita gente poderá pensar que não são necessários todos estes cuidados, mas a verdade é que não só o são,como provávelmente me esqueci de referir alguns que são sempre bem vindos.

Não comprem répteis,ou qualquer outro animal se não lhes puderem proporcionar todas as condições necessárias!
zooexotico
Membro Veterano
Mensagens: 392
Registado: segunda mar 11, 2002 12:42 pm
Localização: Tudo o que se possa imaginar...
Contacto:

terça out 28, 2003 11:18 am

Pois o meu conselho também é: primeiro informa-te muito muito bem do animal que pensas comprar, vê se tens condições, se tens dinheiro para gastar com eles se precisarem de ir ao vet, se não te vais fartar daqui a pouco tempo e depois...?

Um réptil não é um animal qualquer... qualquer exótico necessita de cuidados excepcionais que só alguém com experiência pode dar.

P.S. E os Camaleões aí do Algarve morrem praticamente todos em cativeiro. Se realmente gostas de animais deixa-os estar no habitat natural deles.
Kathleen
Membro Veterano
Mensagens: 5273
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

terça out 28, 2003 10:14 pm

Olá

Até à pouco tempo não achava grande graça a repteis como Iguanas e camaleões.
mas, como já referi num outro tópico fui de férias com o meu namorado para a Tunisia e por "pena" acabamos por trazer um Camaleão. Com a ilusão de que ele comia alface e tomate e se dava numa gaiola pequenina :oops: :roll:

Chegados cá, tentamos saber como o deveriamos tratar. terrário grande, com vegetação, só come alimentos vivos :roll: enfim... Nós vivemos em Coimbra. O Camaleão está em casa do meu namorado. Acabamos por mandar fazer um terrário enorme, com as lâmpadas de aquecimento todas, compramos as plantas todas para que ele ficasse feliz. Encomendamos grilos a uma loja em Lisboa que são entregues por transportadora. O meu namorado cria moscas e agora umas larvas que dão escaravelhos que compramos no Porto.
Isto tudo para te dizer que um camaleão dá uma trabalheira enorme, gasta-se imenso dinheiro com as primeiras coisas que são necessárias para o manter e se a tua mãe não quer repeteis em casa, não sei até que ponto é que aceitara um terrário com as dimensões necessárias :roll:

O Camaleão é uma simpatia, é muito sociavel, acho que ele conhece perfeitamente o meu namorado, mas o vê vem logo todo contente. Adora que ele lhe peque e tudo o mais.

Pessoalmenteprefiro o camaleão à Iguana. As iguanas do pouco que sei são um pouco agressivas. O Camaleão para além de simpático é muito bonita e é espetacular quando muda de côr.

Há algumas espécies de camaleões que são vendidas em lojas e que não são tão sensiveis como os do Algarve.

Mas pensa muito bem e informa-te antes de pensares em adquirir um reptil.

Beijokas
kathleen
nockmix
Mensagens: 3
Registado: domingo nov 10, 2002 5:39 pm

terça dez 09, 2003 11:55 pm

Kathleen Escreveu: Olá

Até à pouco tempo não achava grande graça a repteis como Iguanas e camaleões.
mas, como já referi num outro tópico fui de férias com o meu namorado para a Tunisia e por "pena" acabamos por trazer um Camaleão. Com a ilusão de que ele comia alface e tomate e se dava numa gaiola pequenina oops roll

Chegados cá, tentamos saber como o deveriamos tratar. terrário grande, com vegetação, só come alimentos vivos roll enfim... Nós vivemos em Coimbra. O Camaleão está em casa do meu namorado. Acabamos por mandar fazer um terrário enorme, com as lâmpadas de aquecimento todas, compramos as plantas todas para que ele ficasse feliz. Encomendamos grilos a uma loja em Lisboa que são entregues por transportadora. O meu namorado cria moscas e agora umas larvas que dão escaravelhos que compramos no Porto.
Isto tudo para te dizer que um camaleão dá uma trabalheira enorme, gasta-se imenso dinheiro com as primeiras coisas que são necessárias para o manter e se a tua mãe não quer repeteis em casa, não sei até que ponto é que aceitara um terrário com as dimensões necessárias roll

O Camaleão é uma simpatia, é muito sociavel, acho que ele conhece perfeitamente o meu namorado, mas o vê vem logo todo contente. Adora que ele lhe peque e tudo o mais.

Pessoalmenteprefiro o camaleão à Iguana. As iguanas do pouco que sei são um pouco agressivas. O Camaleão para além de simpático é muito bonita e é espetacular quando muda de côr.

Há algumas espécies de camaleões que são vendidas em lojas e que não são tão sensiveis como os do Algarve.

Mas pensa muito bem e informa-te antes de pensares em adquirir um reptil.

Beijokas
kathleen
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”