Iniciante em tartarugas aquaticas aflita

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

monicav
Membro Júnior
Registado: domingo jan 01, 2012 10:36 pm
Ariel- tartaruga de orelha amarela
Sushi-Europeu comum

domingo jan 01, 2012 11:39 pm

Boa noite, adquiri esta sexta feira um tartaruguinha aquática, tive de comprar um daqueles aquários que tem a palmeira porque nao tinham outros na loja de momento, e a tartaruguinha nao comeu ate agora... gostaria de alguns conselhos em relaçao a alimentaçao, aquarios, filtros, luzes de aquecimento. ja li bastante sobre as tartarugas aquaticas na internet, mas preciso de opinioes de quem realmente possui, nao de um site impessoal.

Sei que e preciso ela ter a agua aquecida mas nao sei nomes para poder adquirir o necessário.
Peço desculpa pois este tópico pode já existir, mas estou mesmo aflita e ainda não me ajeito bem aqui na arca de noe.

obrigado pela compreensão e beijinhos.
Daddycool
Membro Veterano
Registado: domingo set 19, 2010 3:59 pm

segunda jan 02, 2012 12:34 am

De facto não faltam tópicos sobre o assunto, terás bastante informação aqui pelo fórum.

Esses aquários com palmeira, também conhecidos por caixões, não é de maneira nenhuma o que a tartaruga precisa. Se for daqueles que ainda levam uns 20 litros servirá para as primeiras semanas.

O que será necessário é um aquário ou caixa de arrumação com um tamanho adequado. Não é para assustar mas um aquário com menos de 150, 200 litros não é de todo recomendado. Então se for uma fêmea, o que possivelmente ainda será difícil detectar, essa litragem sobe para os 250, 300 litros.
Pode parecer muito porque ela ainda é pequena mas se vires que não poderás ter algo deste género e visto que a compraste na Sexta Feira pondera se não será melhor devolvê-la. Se vires que poderás dar-lhe algo dentro destas litragens óptimo. Se for fêmea pode atingir 25 cm sá de carapaça.

O que é essencial é uma lampada UVB 5.0 13W. Existem à venda nas lojas de animais e até em hipermercados. A que te interessa é essa e mais nenhuma, é UVB 5.0 13W.

Outra coisa essencial é uma aquecedor para a água com termostato. Normalmente chama-se apenas termostato. É igual ao que se usa nos aquários de peixinhos. A ideia é manter a água a uma temperatura entre os 24 e os 26 graus senão a tartaruguinha vai hibernar o que pode ser perigoso sobretudo pela tenra idade que tem.

Essencial também é um bom filtro. Tens os internos e os externos. Os externos são melhores em todos os aspectos menos no preço. Mas são sem dúvida os que aconselho.

A alimentação deve ser à base de sticks próprios para tartarugas (sera, nutrafin, reptomin, etc, etc). Podes depois variar com outras coisas mas para já se lhe deres os sticks ou até mesmo granulado é bom.

Só uma reflexão: cometeste o erro comum de comprar um animal sem saber exactamente do que ele precisa. Eu caí na mesma asneira mas felizmente tive capacidade financeira na altura de remediar a situação, se fosse agora não sei se o faria. Portanto considera a hipótese de a devolver se vires que não consegues satisfazer as necessidades do animal. Uma tartaruga é um animal para a vida, portanto, é necessária muita responsabilidade e algum investimento inicial.

Cumprimentos e parabéns pela aquisicão.
Apalone
Membro Veterano
Registado: segunda set 15, 2008 5:46 pm

segunda jan 02, 2012 12:39 am

Se não tem termóstato e com o frio que está, como é que quer que ela coma. A tendência é hibernar e se é pequena não convem.
Tem de esquecer esse caixão de tartarugas e para já arranjar uma caixa de arrumações das baratas nem que seja na loja do chinês, fazer uma plataforma e arranjar rápido um termómetro e um termóstato que pode ser dos mais pequenos e colocar a água a cerca de 25ºC mas isso já devia de estar antes de adquirir o bicho. Depois vem a lâmpada uvb 5.0 e filtro que elas sujam muito.
Vai demorar a crescer e até lá depois arranjas mais espaço mas por agora serve. Boa sorte.
monicav
Membro Júnior
Sushi-Europeu comum

segunda jan 02, 2012 12:48 am

dado a minha situação financeira tenho capacidade para suportar uma tartaruga, estou ciente de que é um animal para a vida dai ter adquirido um, em relação a tartarugas sou novata, mas no campo de outros animais sou experiente e sempre fiz tudo o que pude de melhor para eles. em relação a lâmpada como deve de ser colocada? amanha vou tratar de adquirir tudo o que referiram aqui, e em relaçao a comida aconselham que marcas?

ja li bastante sobre como construir um aqua terrario e começarei a tratar de tal assim que souber o que adquirir de melhor e eficiente.

muito obrigado
monicav
Membro Júnior
Sushi-Europeu comum

segunda jan 02, 2012 12:52 am

para construir a plataforma que materiais sao necessarios e aconselhaveis?
Apalone
Membro Veterano
Registado: segunda set 15, 2008 5:46 pm

segunda jan 02, 2012 1:41 am

A lâmp uvb de rosca é para colocar num candeiro normal, até na loja do china há uns de mola.

Plataformas existem umas de compra mas não sei o preço e existem por aí muitos exemplos, desde aquelas bases de cortiça para cozinha, esferovit, até coisas mais engraçadas como este http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... plataforma
eu fiz a rampa em poliuretano e a plataforma sobre 2 tijolos mas tudo depende do espaço e da paciência :wink:
Imagem
monicav
Membro Júnior
Sushi-Europeu comum

segunda jan 02, 2012 12:12 pm

já adquiri lampada de uv a plataforma para ele se aquecer, um novo aquario grandinho e espaçoso e o termostato, adquiri também a comida nutrafin, vou ver como ele reage :)
Daddycool
Membro Veterano

segunda jan 02, 2012 12:38 pm

monicav Escreveu:já adquiri lampada de uv a plataforma para ele se aquecer, um novo aquario grandinho e espaçoso e o termostato, adquiri também a comida nutrafin, vou ver como ele reage :)
Não é uv. É UVB, espero que não te tenham impingido essa.

E o filtro? Sem filtro terás que fazer trocas de água com bastante frequência.
Não sei qual é a espécie da tartaruga mas se for um corcunda do mississipi, elas são especialmente sensíveis à qualidade da água.

Tem atenção à temperatura da água. Um termómetro dá jeito.

Cumptos
monicav
Membro Júnior
Sushi-Europeu comum

segunda jan 02, 2012 5:23 pm

nao é uvb so que eu nunca digo bem o nome, filtro ja comprei eventualmente terei de trocar para um melhor, nao e uma tartaruga de orelha amarela, sim termometro vou comprar amanhã :)
CimP
Membro Júnior
Registado: terça jan 03, 2012 10:34 pm
Localização: Coelho angorá anão | Tartaruga hieroglífica | Retriever do Labrador | Gato siamês

sexta jan 06, 2012 12:31 am

Olá a todos!

Tal como a utilizadora com as dúvidas acerca da tartaruga dela, também eu adquiri uma, no dia 3. Quando a trouxe para casa, a única coisa que me faltava para equipar o aquário, era o termostato, que é essencial nesta altura do ano (visto que a tartaruga ainda é pequena e, como tal, não teria as defesas necessárias para sobreviver a uma hibernação). Para já, só não tenho o filtro e a lâmpada UVB... ou seja, já arranjei o termostato com termómetro e a àgua está nos 25ºC.

Para chegar ao ponto onde quero, queria referir que ela ainda não comeu nada! Primeiro, pensei que fosse por causa da àgua estar fria e ela não ter apetite...mas desde ontem que a àgua está nos 25ºC, mas ela continua sem comer há três dias (trouxe-a no dia 3) :( Será que ainda está a ambientar-se? Não devo preocupar-me e dar-lhe mais tempo? Tem à disposição dela os camarões secos, um bocadinho de folha de nabiça e um bocadinho de pêra, para ver o que ela prefere... Também não me parece que ande especialmente fraca, pois vejo-a a subir às pedras e a andar de um lado para o outro, do aquário.

Talvez só precise de mais uns dias para se ambientar, não sei :/
Daddycool
Membro Veterano

sexta jan 06, 2012 3:01 pm

É normal elas não comerem nos primeiros dias. Pode ficar descansada que mais tarde ou mais cedo pega na comida.
CimP
Membro Júnior
Registado: terça jan 03, 2012 10:34 pm
Localização: Coelho angorá anão | Tartaruga hieroglífica | Retriever do Labrador | Gato siamês

sexta jan 06, 2012 3:20 pm

Obrigada pela resposta, mas agora a minha preocupação é outra: debaixo de àgua aparecem-lhe umas bolhas de ar na zona do nariz e da boca... Pelo que andei a ler aqui no fórum, temo que seja uma pneumonia! Ai ai ai... vamos lá ver o que sai daqui!
monicav
Membro Júnior
Sushi-Europeu comum

domingo jan 08, 2012 12:41 pm

pois eu ja tenho a ariel ha uma semana e ate agora nao comeu nada... ja tem o termostato a 25 graus, a luz uvb na zona seca, um filtro da fluval, ate ja troquei as pedras do aquario dela porque li algures pelo forum que as cores fortes nao lhes agradam... e hoje para mal dos meus pecados uma parte da carapaça dela ficou com uma mancha cinzenta, ando a procura de um vet que cuide de repteis em condiçoes.. mas esta complicado para a zona de lisboa. ahh e ja comprei granulado da Sera, o normal e o de bebe, ja tentei gammarus da sera tambem, ate uva e cenoura tentei mas nada..
Pandora- Angorá
Sushi- Europeu comum

conhe&ccedil;am o meu blogue pessoal <strong>http://kkonichiwa.blogspot.com//</strong>
VanesIsa
Membro Veterano
Registado: quinta mai 29, 2008 10:10 pm
Localização: *6.Tartarugas *3.Cadelas *1.Caturra *3.Gerbos *1.PDI

domingo jan 08, 2012 5:05 pm

Tente dar camarão a sério, pode ser que o cheiro lhe desperte o apetite! As minhas comem muito bem maçã, já tentou?

[Editado pela moderação - Indicações de tratamentos têm de ser prescritos por um veterinário].

Se entretanto não encontrar nenhum vet para a tartaruga posso indicar-lhe um de confiança, mas é no Barreiro.
monicav
Membro Júnior
Sushi-Europeu comum

domingo jan 08, 2012 5:25 pm

eu vou tentar, parece fungo talvez.. eu tento o camarao e a maça, mas mesmo assim :(
Pandora- Angorá
Sushi- Europeu comum

conhe&ccedil;am o meu blogue pessoal <strong>http://kkonichiwa.blogspot.com//</strong>
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”