Tenho um problema com o meu camaleao (com 1 ano e 4 meses), está com um enchaço á volta dos olhos (nao o suficiente para os fechar) e gostaria de saber do que seria, andei a pesquisar aqui e pelo que vi, podia ser de exesso de radiação UV.
tenho um terrario com 1m de altura e 60cm de largura e profund. com uma Ficus Pumila.
tenho 2 lampadas tubullares, uma de 2.0 e uma de 5.0. No que toca a humidade e hidratação, borrifo o terrario e tenho uma cascata Exo Terra Media que é limpa de mês a mês.
De alimento dou Grilos e Zaphobas/Tenébrios e vou começar a dar tambem uns gafanhotos que por vezes meto um pó, Calcium e Multivitamin, tambem come maçã.
Tenho um Hot Spot com 32º (uma lampada de ceramica) e a Temp. média do terrario ronda os 25/27º e humidade 50/60º.
Uso como substracto uma espécie de Humus da exo terra, Soil n sei o que.
como decoração uso Lianas, plantas falsas a forrar, troncos de vinha e a ficus verdadeira.
No que toca á saude do camaleao, calyptratus Macho, como mencionei acima tem um ligeiro enchaço, fui a um Vet que meteu a possibilidade de ser Hipovitamina A e começei a fazer um tratamento com Vit A, mas ainda nao mostrou melhoras quanto ao enchaço.
gostaria de saber se tenho alguma coisa errada no tarrario. que tipo de planta trepadeira posso colocar? a que distancia devem estar as luzes UV?
e em que aspectos devo melhorar o terrario? Quantidade de X que devo colocar os Suplementos em pó nos insectos?
Penso que nao me falta nada...( já li o brilhante tópico sobre o Calyp. feito pelo thaelife (perdao se esta mal escrito))
cumps.