... mas qual?

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

wolfwoman
Membro
Registado: quarta ago 31, 2011 12:44 am

sexta jan 27, 2012 10:58 pm

Gostava de aventurar-me no mundo da bicharada de sangue frio, mas a única experiência que tenho é com tartarugas.
Tenho estado a ler umas coisas e até agora os que mais me seduzem são os camaleões (qual... não sei, pois não sei se serão boas opções para principiantes, mas definitivamente que acho os do Yemen os mais giros), e agora com a feira dos exóticos na FIL a avizinhar-se, creio que é uma boa altura.

Estou então a pedir a ajuda e a experiência dos senhores e das senhoras dos répteis em termos de sugestões. O único NO NO nisto tudo é que dispenso tudo o que deva ser alimentado com ratos.... fora isso, vale tudo :)
Obrigada, desde já.
Feather to fire, fire to blood, blood to bone, bone to marrow, marrow to ashes, ashes to snow.
Fbarbudo
Membro
Registado: terça nov 09, 2010 7:19 pm

sexta jan 27, 2012 11:06 pm

Tens por exemplo, de lagartos, os geckos leopardo e os dragões barbudos, que creio serem boas especies para iniciantes...
pedrorafael6
Membro Veterano
Registado: quarta mar 04, 2009 8:37 pm

sexta jan 27, 2012 11:07 pm

wolfwoman Escreveu:Gostava de aventurar-me no mundo da bicharada de sangue frio, mas a única experiência que tenho é com tartarugas.
Tenho estado a ler umas coisas e até agora os que mais me seduzem são os camaleões (qual... não sei, pois não sei se serão boas opções para principiantes, mas definitivamente que acho os do Yemen os mais giros), e agora com a feira dos exóticos na FIL a avizinhar-se, creio que é uma boa altura.

Estou então a pedir a ajuda e a experiência dos senhores e das senhoras dos répteis em termos de sugestões. O único NO NO nisto tudo é que dispenso tudo o que deva ser alimentado com ratos.... fora isso, vale tudo :)
Obrigada, desde já.
Assim é complicado :P há tanto por onde escolher... :|
<p><strong><u>Viver</u> &eacute; uma raridade. A maioria das pessoas apenas <u>existe</u></strong></p>
<p>&nbsp;</p>
wolfwoman
Membro

sexta jan 27, 2012 11:13 pm

Pedrorafael6, bom, e eu a achar que tirando os ratos da alimentação ia ficar uma escolha reduzida lol.

Fbarbudo eu gosto de dragões barbudos! Mas tinha ideia que ficavam enormes. São amistosos?
Estou a ver fotos dos geckos e são lindíssimos tb
Feather to fire, fire to blood, blood to bone, bone to marrow, marrow to ashes, ashes to snow.
Titanum
Membro Veterano
Registado: sábado jan 07, 2012 10:51 pm

sexta jan 27, 2012 11:20 pm

Para iniciares, penso que um Dragao barbudo é a melhor escolha. Sao animais bastante doceis e interessantes. O manuseamento nao é dificil, apenas requer alguma "prática e hábito", de alimentaçao nao é nada por ai alem, o unico senão é o alojamento. Tem de ser suficientemente grande para conter um DB adulto. há varios tópicos aqui na arca que podes consultar!
wolfwoman
Membro

sábado jan 28, 2012 12:25 am

Já tenho lido algumas coisas por alto, e sim, são bonitos e o facto de serem dóceis é um ponto muito positivo.
Então, mas camaleões, não? Falaram-me dos camaleões folha como de fácil manutenção.
indigo003
Membro Veterano
Registado: quinta nov 03, 2011 3:58 pm

sábado jan 28, 2012 12:42 am

ao pessoal que quer adquirir animais exóticos, aconselho que controlem a "tesão" do mijo e não se vão pôr a comprar animais que ainda não sabem como tratar, só porque vão estar à venda numa feira!

;)
<p>ex Omega2,3,4,5, etc... N&atilde;o adopte, compre ;) </p>
<p>"Criou caturras a biberon?", by Kitten!
</p>
wolfwoman
Membro

sábado jan 28, 2012 1:00 am

Caríssimo/a indigo003, deste lado não há nenhuma "tesão do mijo" (seja lá o que isso for) porque no dia em que eu tomar a minha decisão (antes ou depois da feira) posso adquirir o animal onde quiser e a qualquer altura.

Primeiro que tudo, não me conhece e nem sabe há quanto tempo ando para me decidir em relação a isto, portanto não fale do que não sabe e evite essa verborreia.
Se quer adverter esse "pessoal" de quem está a falar, crie um tópico seu e não venha poluir o meu.

Comentários desagradáveis como esse já estou cansada de ler aqui na arca e nem admito ser tratada como os desgraçados que se registam aqui de propósito para pedir ajuda e a única coisa que lhes sai na rifa são comentários arrogantes de foristas prepotentes e pouco prestáveis.
pedrorafael6
Membro Veterano
Registado: quarta mar 04, 2009 8:37 pm

sábado jan 28, 2012 1:34 am

Como pode ver na minha assinatura, tenho um gecko, um dragao barbudo e em breve terei um dragao verde aquatico. Na minha opinião, e trata-se apenas da minha opinião, no seu caso como tem apenas as tartarugas como experiencia, optaria pelo gecko. Da-me menos trabalho que o d.barbudo. Não é tão grande e logo não exige terrário tão grande. Come menos e por ser nocturno não é necessária lampada UVB (apenas tenho um tapete de aquecimento ligado a um termostato).

Agora, a escolha é sua e deverá ponderar bem todos os aspectos.

Boa decisão :wink: e qq duvida que eu possa ajudar, disponha.
:lol:
<p><strong><u>Viver</u> &eacute; uma raridade. A maioria das pessoas apenas <u>existe</u></strong></p>
<p>&nbsp;</p>
CH2O2
Membro Veterano
Registado: segunda jun 29, 2009 7:53 am

sábado jan 28, 2012 3:28 am

Se vai adquirir o animal na FIL sugiro que monte já o terrário. Não espere pelo dia de adquirir o animal. O terrário deve estar pronto alguns dias antes da chegada do animal para que tenha tempo para testar as temperaturas. Se chegar a casa com o animal e ainda não tiver o terrário pronto arrisca-se a maltratar o animal. Além disso, um terrário pode levar vários dias a ser montado (comprar o equipamento, etc...). Não corra o risco de chegar a casa e não ter onde colocar o animal.
indigo003
Membro Veterano
Registado: quinta nov 03, 2011 3:58 pm

sábado jan 28, 2012 12:51 pm

wolfwoman Escreveu:Caríssimo/a indigo003, deste lado não há nenhuma "tesão do mijo" (seja lá o que isso for) porque no dia em que eu tomar a minha decisão (antes ou depois da feira) posso adquirir o animal onde quiser e a qualquer altura.

Primeiro que tudo, não me conhece e nem sabe há quanto tempo ando para me decidir em relação a isto, portanto não fale do que não sabe e evite essa verborreia.
Se quer adverter esse "pessoal" de quem está a falar, crie um tópico seu e não venha poluir o meu.

Comentários desagradáveis como esse já estou cansada de ler aqui na arca e nem admito ser tratada como os desgraçados que se registam aqui de propósito para pedir ajuda e a única coisa que lhes sai na rifa são comentários arrogantes de foristas prepotentes e pouco prestáveis.
carissima, a mensagem nem foi directamente para si!! não percebo de onde vem tanta raiva. não fui mal educada, nao fui rude nem inconveniente. apenas falei como detentora de animais exóticos e pessoa que já cometeu o erro de comprar um animal assim numa feira, animal esse que veio a morrer pouco tempo depois.

foi apenas um conselho, a carissima wolfwoman entende como quiser! ;)
<p>ex Omega2,3,4,5, etc... N&atilde;o adopte, compre ;) </p>
<p>"Criou caturras a biberon?", by Kitten!
</p>
wolfwoman
Membro

sábado jan 28, 2012 4:54 pm

Bem, eu vou esclarecer alguns pontos porque não quero ser interpretada como um adolescente que só quer ter um réptil porque hoje acordou com vontade.

Sendo assim, pedrorafael6 eu agradeço-lhe montanhas pela sua opinião, já se sabe que na internet lê-se de tudo e nas lojas então nem se fala.
Fiquei com os camaleões na ideia também porque há algum tempo aconselharam-me o camaleão do Yemen ou o folha para principiantes.
Realmente só tenho experiência com tartarugas e com peixes, portanto agradeço a sinceridade!
Estive a ler sobre o gecko leopardo e para além de serem bonitos de facto agradam-me em termos de espaço requerido. Mas eles não precisam de fogger?
A informação existente relativamente ao manuseio, com a excepção dos cuidados com a cauda, é contraditória.
Uns dizem que aceitam muito bem, outros dizem que convém ter cuidado porque eles saltam disparados. Em que ficamos lol?
Para mim acaba por ser um factor determinante porque quero pegar-lhe e dar-lhe beijinhos ahahah

CH2O2 obrigada na mesma, mas certamente que já tenciono ter as instalações prontas a habitar caso compre um bichano na FIL :)
Eu falei na expo da FIL mas não sinto obrigatoriedade em ir lá buscar um bicho! Acho sim uma boa oportunidade para ter contacto e acesso a mais variedade de espécies (espero eu lol) e se calhar descobrir o ideal para mim.

Por exemplo, nunca me me tinha ocorrido um gecko... tinha a ideia fixa nos camaleões e já sabia que DBs (pelo tamanho), cobras e iguanas vão estar fora de hipótese para já.

Se me estivesse a marimbar nem esperava pela FIL e já tinha comprado um camaleão... e se calhar, o animal até já tinha quinado lol

Se eu também chegar à conclusão que não me agradam as limitações das minhas opções, simplesmente fico quietinha com os meus peixinhos e com as minhas ratazanas :D
Rikass
Membro Veterano
Registado: sexta jul 22, 2011 9:49 pm

sábado jan 28, 2012 5:51 pm

Pode começar pelo camaleão de yemen é uma boa escolha se escolher macho...Não aconselho a escolher femêa pois esta quando entra na fase da postura tem de ter cuidados especiais...Em relação ao dragão barbudo não é assim tão para iniciantes quanto dizem....A alimentação dele fica muito cara pois são muito gulutões....A conta da luz também sobe pois necessitam de muito calor (um hot spot de 36 graus, mais uvb, mais tapete de aquecimento)...Talvez o gecko não seja uma má escolha, não necessitam de uvb só mesmo de calorzinho(um tapete de aquecimento ou lampada de ceramica chega)...Também tem os taxydromus e os anolis carolinensis, são lagartos engraçados de se observar, mas para manusear é impossível....Espero ter ajudado ;)
O que é realmente mau é ter que rir quando se quer chorar; é ter que ir quando se quer ficar; é receber um não quando se espera um sim; é antes de tudo, ter de odiar quando se quer amar...
Rikass
Membro Veterano
Registado: sexta jul 22, 2011 9:49 pm

sábado jan 28, 2012 5:55 pm

Em relação ao manuseio dos geckos leopardo isso pode acontecer com todos os répteis (excepto cobras), saltar faz parte deles e se eles por alguma razão se assustarem das duas uma ou mordem ou saltam...Realmente os geckos leopardo aceitam bem o manuseamento, mas tem de ir com calma, a beijoqueira só pode ser mais lá para a frente, até porque beijar répteis é um perigo devido ás salmonelas....Não necessitam de fogger apenas de 3 tocas uma no lado quente, outra no lado frio, e outra no meio que tem de ser humida(tipo com papel de cozinha humedecido dentro da toca...Acho o camaleão de yemen MACHO uma boa escolha...Necessitam pelo que me disseram posso estar errado de um terrário com no minimo 60cm de altura 45 de prof. e 40 de comprimento...
O que é realmente mau é ter que rir quando se quer chorar; é ter que ir quando se quer ficar; é receber um não quando se espera um sim; é antes de tudo, ter de odiar quando se quer amar...
KFS3
Membro
Registado: sexta jul 29, 2011 12:38 pm
Localização: Dragão Barbudo, Gecko Leopardo, Tartaruga Corcunda do Mississippi, Tritão Ventre de Fogo, Dálmata

sábado jan 28, 2012 6:22 pm

O que a indigo003 falou esta correcto mas tambem foi dito de uma maneira escusada a meu ver. E certo que nas lojas se formos la adquirir um reptil ou outro animal qualquer muitas vezes nao sabem o que realmente necessitam e seguem iformaçoes que muitas vezes estao erradas mas nisso nao os podemos culpar porque apenas estao a receber aquilo que transmitem e sem terem conhecimento de doenças, comportamentos ou estado dos animais acabam muitas vezes por venderem o animal doente sem o saberem.

Wolfwoman no teu caso posso dizer que era tambem escusado falar assim visto que se a indigo003 passou um mal bocado quando aquisiçao do animal e normal que tenha falado naquilo. Eu proprio adquiri um gecko numa loja que impingiram.me por assim disser o animal porque esta sabiam que estava doente e eu fui a pessoa lesada no meio disto tudo mas tambem fiz uma reclamaçao sobre esse assunto na loja e o certo e que nao voltaram a vender mais repteis la passado alguns meses.

Quanto a tua pergunta sobre que animal adoptar aconselho.te a ficares por enquanto com o gecko do o dragao barbudo. Apesar das diferenças de custo que ka te referiram ambos sao amistosos e sociaveis com o dono.

Tenho o meu gecko com 2 meses de idade e ele atira.se muito para fugir as maos mas isso ja depende de cada um deles porque ate nos temos caracteres diferentes, dai a diferente de uns e outros.

Quanto ao dragao barbudo se o quiseres ter tens uma vantagem porque ele nao come so grilos ou tenebrio ou outro alimento desse genero, eles tambem comem verduras o que torna facil a despesa quando nao ha em stock outro alimento mas os contras e um maior gasto de energia electrica e necessitar de maior estaço.

Camaleoes sugiro.te que tentes mais tarde assim que te habituares bem a tratam de um dos outros que referi, os camaleoes tentem a ser mais frageis que eles e por isso e necessario um maior cuidado.

Fica aqui a minha opiniao :)
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”