Necessidades para aquisição de uma Tartaruga

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
pedro1996
Membro
Registado: terça fev 08, 2011 9:35 am

domingo fev 05, 2012 12:28 pm

Tenho um aquário de 54 L e estou a pensar adquirir duas tartarugas quando elas tiverem um tamanho razoável colocá-las num lago.
O aquário tem luz, filtro, termostato, e plataforma o que preciso mais?
ReptilXxX
Membro Veterano
Registado: quinta out 21, 2010 1:26 pm

domingo fev 05, 2012 1:10 pm

Boas.
A lampada tem de ser uma uvb.5.0, acho que nao e pesiso mais nada a nao ser leres sobre a especie que vais adquirir para lhe dares a melhor alimentaçao possivel.
Cumps.
pedro1996
Membro
Registado: terça fev 08, 2011 9:35 am

domingo fev 05, 2012 7:10 pm

Qual é a função da lâmpada UVB?
ReptilXxX
Membro Veterano

domingo fev 05, 2012 7:18 pm

Ajuda a fixar o calcio nos ossos e fornece vitamina D, é como se fosse o sol...
pedrorafael6
Membro Veterano
Registado: quarta mar 04, 2009 8:37 pm

domingo fev 05, 2012 7:32 pm

pedro1996 Escreveu:Qual é a função da lâmpada UVB?
http://arcadenoe.sapo.pt/article.php?id=655
ReptilXxX Escreveu:Ajuda a fixar o calcio nos ossos e fornece vitamina D, é como se fosse o sol...
Não fornece Vit D... quanto muito ajuda a sintetiza-la!! :wink:
<p><strong><u>Viver</u> &eacute; uma raridade. A maioria das pessoas apenas <u>existe</u></strong></p>
<p>&nbsp;</p>
ReptilXxX
Membro Veterano

domingo fev 05, 2012 8:23 pm

Tinha na ideia que uvb fornecia vitamina D.
sendo assim peço desculpa e bgd pela correçao.
:wink:
saba
Membro Júnior
Registado: sexta jan 31, 2003 5:27 pm

domingo fev 05, 2012 8:32 pm

pedro1996 Escreveu:Tenho um aquário de 54 L e estou a pensar adquirir duas tartarugas quando elas tiverem um tamanho razoável colocá-las num lago.
O aquário tem luz, filtro, termostato, e plataforma o que preciso mais?

Boa noite,

As tartarugas aquáticas que se vendem em Portugal são TROPICAIS, não aguentam as temperaturas frias de Portugal. Assim, se está a pensar colocá-las posteriormente num lago, é melhor esquecer o assunto...
Nitara
Membro Veterano
Registado: segunda dez 27, 2010 5:15 pm

domingo fev 05, 2012 8:53 pm

Qual é a espécie das tartarugas ?

A lista das coisas necessárias:

Termostato

Lâmpada UVB 5.0
Ajuda a sintetizar a vitamina D nos ossos. É indispensável para uns ossos fortes e para prevenir descalcificações, deformações, fraquezas, entre outros problemas.

Filtro de limpeza
Mantem a água limpa. Aconselho filtros externos por várias razões. Deve ser limpo regularmente.

Três zonas: seca, superficial e profunda
Sempre tive três zonas no meu aquaterrário: zona seca, zona superficial e zona profunda, apesar de elas serem adultas e bem grandes. Há quem diga que a zona superficial não seja necessária a tartarugas adultas, mas eu sempre coloquei uma pedra alta o suficiente para permitir às tartarugas colocarem a cabeça e metade da carapaça fora de água sem esforço e elas apreciam bastante.
Na parte profunda a minha coluna d'água é de 20 cm. Se as suas tartarugas forem pequenas a coluna d'água pode ser menor. Deve ser grande o suficiente para permitir que as tartarugas estejam com todo o corpo dentro de água e nadem livremente.

Boa alimentação
Deduzo que as suas tartarugas sejam aquáticas. A ração que eu utilizo nas minhas Corcundas do Mississipi como alimentação base é Tetra ReptoMin. Como suplementos dou carne crua ( mensalmente ), peixe cru ( mensalmente ), fruta e vegetais ( bastante regularmente ), gammarus ( raramente ) e larvas de tenébrio vivas ( muito raramente, devido ao seu alto teor de gordura ).

Boa limpeza
Uma limpeza total deve ser feita com alguma regularidade se o filtro for fraco. Eu no aquaterrário das minhas tartarugas tenho dois filtros, um externo e outro integrado na parte seca ( TetraTec DecoFilter 300 ) e faço limpezas totais ( que inclui a limpeza de todos os objectos do aquaterrário, vidros, substrato, ... ) mensalmente. Sifono o chão quinzenalmente. Os filtros limpo semanalmente.
Depois da troca total adiciono Tetra ReptoSafe.

Consultar o veterinário se for necessário
Deve haver sempre algum dinheiro reservado para qualquer acidente ou doença que as suas tartarugas tenham.
Muitas pessoas nunca contam com isto, pois são animais '' pequenos '' e não são cães nem gatos. Mas os acidentes podem acontecer e as doenças podem surgir e nestes casos uma ida ao veterinário é muitas vezes a única salvação dos animais.

Informação
Deve informar-se e pesquisar sempre mais sobre tudo o que envolve manter uma tartaruga, bem como as características específicas da espécie, etc.
O conhecimento nunca é demais e estamos sempre a aprender.

Assegurar um lar adequado
As tartarugas crescem bastante ( umas mais do que outras, dependendo da espécie ), mas as aquáticas mais populares rondam os 20/30 cm. As minhas estão actualmente num aquaterrário com 1 metro de comprimento. Já estiveram numa tartarugueira, num aquaterrário de 40 cm, num de 50 cm e agora estão neste.

Ter noção da longevidade da espécie
As tartarugas são animais com uma longevidade notável.
Uma coisa que eu tenho reparado é que quando crescem, ou alguém começa a fartar-se delas, são despachadas para o Jardim Zoológico, ou para um parque ou até para a loja de onde vieram.
Portanto, ter um tartaruga é um compromisso de longo prazo e deve-se ter noção disso.

Creio que não me falta nada ( se faltar por favor acrescentem ) e aquilo que escrevi é a minha opinião. Há muita gente que dispensa certas coisas que mesmo assim eu gosto de fazer.

Boa sorte para as tartarugas :wink: .
FILIPERS
Membro
Registado: quinta jul 07, 2011 8:05 pm

segunda fev 06, 2012 9:47 pm

Saba, se as tartarugas estiverem bem alimentadas e com boas reservas, podem ir para um lago, é preciso é esperar alguns anos. Algumas tartarugas não são de climas tropicais (as dos Estados Unidos vêem de um clima semelhante ao nosso).
jn3to
Membro
Registado: sexta jan 20, 2012 8:20 pm

segunda fev 06, 2012 10:00 pm

para que serve Tetra ReptoSafe?

Que filtro externo usas?

Termoestato de quantos watt's?
saba
Membro Júnior
Registado: sexta jan 31, 2003 5:27 pm

segunda fev 06, 2012 10:01 pm

Tenho provas do que disse... infelizmente, mesmo tendo reservas, estas tartarugas (mississipi, hieroglífica, etc) não estão preparadas para sobreviver no exterior, principalmente no Inverno.

Todas estas tartarugas são de cativeiro, não estão preparadas para este clima!
FILIPERS
Membro
Registado: quinta jul 07, 2011 8:05 pm

segunda fev 06, 2012 10:15 pm

As tartarugas do mississipi e as hieroglíficas como referiste são tartarugas da bacia do rio mississipi e missouri, são regiões de clima semelhante ao nosso, Verões quentes e invernos amenos mas que podem chegar aos 0ºc. Estas espécies no seu primeiro ano de vida acabam quase todas por morrer no Inverno, pois ainda são pequenas e não têm reservas. Mas se manteres as tartarugas em Cativeiro durante uns 4 ou 5 anos e se forem bem alimentadas acredita que podem ir para um lago :wink: (há pessoas aqui no fórum que têm as tartarugas num lago). Mas prontos para haver menos riscos podes é sempre no inverno meteres as tartarugas dentro de casa e quando voltar o Verão podes devolve las ao lago.
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”