Material para iguana

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

flashrocha
Membro Júnior
Registado: segunda fev 13, 2012 12:47 am

segunda fev 13, 2012 1:35 am

Boas a todos.
Sou novo nestas bandas, é o meu primeiro tópico, e registei-me neste fórum para partilhar com vocês a minha primeira experiência com répteis.
Pois é, tive uma iguana (tive pois infelizmente morreu na quinta feira passada de madrugada :(.)
Ia fazer um ano em Março que a tinha comprado, comprei numa casa de animais de um amigo, ate a data não me tinha dado qualquer problema.
Na quinta feira estranhei ela estar a ficar tão magra e o pior não era isso, ela não comeu nesse dia, isso chamou-me logo a atenção pois ela costumava comer bem.
Ela já quase não tinha forças, mas segurava a cabeça, peguei nela e coloquei perto do recuperador da minha sala, espertou um pouco, deixei lá quase 2horas, antes de ir até ao café como habitual, coloquei a iguana no terrário de novo com todo o aquecimento ligado e lá fui eu.
No dia seguinte lá estava ela no mesmo sítio que a tinha deixado sem qualquer respiração nem sinal de vida.
É triste mas é verdade e até a data ainda não consegui perceber a causa da morte.

No dia da compra.
Imagem
Mais tarde.
Imagem
No verão.
Imagem
Imagem
O novo terrário.
Imagem
Imagem

E neste momento os meus pais que detestavam este tipo de animais, até eles me querem dar outra pois eles lá no fundo gostavam de bichinha, e pessoal quero vos pedir, que me digam, o essencial para uma boa vida da iguana, para uma boa cor etc pois não quero que volte a acontecer o mesmo se por acaso foi por minha culpa.
PS: não se estiquem muito pois tá crise lol, digam só mesmo o essencial para o aquecimento, por exemplo que tipo de lâmpada etc.

Um abraço a todos
Última edição por flashrocha em domingo fev 19, 2012 1:11 am, editado 1 vez no total.
CH2O2
Membro Veterano
Registado: segunda jun 29, 2009 7:53 am

segunda fev 13, 2012 10:23 am

Não entendo nada de iguanas mas acho que falta a lâmpada de UV.
psylizart
Membro Veterano
Registado: quarta abr 02, 2008 1:26 pm

segunda fev 13, 2012 10:40 am

lampada de uvb. lampada de aquecimento, sem ser a de spot. O cabo de aquecimento nao esta a i a fazer nada, iguanas como sendo animais arboricolas "apanham" o calor vindo de cima, e nao no chao.
<p>Micro Points... it's the only way of life....</p>
<p>&nbsp;</p>
indigo003
Membro Veterano
Registado: quinta nov 03, 2011 3:58 pm

segunda fev 13, 2012 11:14 am

e de futuro evite stress desnecessário à próxima iguana. evite levá-la para cafés, esplanadas ou sitios publicos... é mesmo stress desnecessário e é lhes muito prejudicial.

teve a iguana um ano e não sabia o básico? ok...
<p>ex Omega2,3,4,5, etc... N&atilde;o adopte, compre ;) </p>
<p>"Criou caturras a biberon?", by Kitten!
</p>
braganca91
Membro
Registado: quarta jan 12, 2011 10:07 pm

segunda fev 13, 2012 11:48 am

indigo003 Escreveu:e de futuro evite stress desnecessário à próxima iguana. evite levá-la para cafés, esplanadas ou sitios publicos... é mesmo stress desnecessário e é lhes muito prejudicial.

? acho que o user não disse que levou a iguana para o cafe :?
Polainas9
Membro Veterano
Registado: quarta set 23, 2009 5:27 pm

segunda fev 13, 2012 11:54 am

braganca91 Escreveu:
indigo003 Escreveu:e de futuro evite stress desnecessário à próxima iguana. evite levá-la para cafés, esplanadas ou sitios publicos... é mesmo stress desnecessário e é lhes muito prejudicial.

http://img35.imageshack.us/img35/2116/31072011300.jpg

Não me parece que aí a iguana esteja propriamente em casa... se estiver errado, peço desculpa.
0.1.0 - Pantherophis Guttatus Ghost
0.0.1 - Python Regius Normal
0.1.0 - Lampropeltis Triangulum Sinaloae
1.0.0 - Morelia Bredli
1.2.0 - Corallus Hortulanus
braganca91
Membro

segunda fev 13, 2012 12:11 pm

Polainas9 Escreveu:
braganca91 Escreveu:

http://img35.imageshack.us/img35/2116/31072011300.jpg

Não me parece que aí a iguana esteja propriamente em casa... se estiver errado, peço desculpa.
ha ok pela imagem sim, pensei que fosse pelo que o user escreveu.
peço desculpa
Bondage2010
Membro Veterano
Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm

segunda fev 13, 2012 1:43 pm

Pois possivelmente foi falta de uvb, falta de temperatura, stress, e quem sabe a alimentação tambem podia não ser a correcta...e falta de veterinario quando se apercebeu que algo não estava bem com o animal...
flashrocha
Membro Júnior

segunda fev 13, 2012 2:12 pm

psylizart Escreveu:lampada de uvb. lampada de aquecimento, sem ser a de spot. O cabo de aquecimento nao esta a i a fazer nada, iguanas como sendo animais arboricolas "apanham" o calor vindo de cima, e nao no chao.
Booas, ou seja tenho de comprar uma fluorescente de UVB, e uma lâmpada de cerâmica correcto?
E penso que devo ter a lâmpada fluorescente ligada por exemplo das 8h ás 20h e para criar o ciclo de dia e ter a lâmpada de cerâmica ligada a um termostato com uma temperatura de +/- 28º correcto?

Cumps.
flashrocha
Membro Júnior

segunda fev 13, 2012 2:16 pm

Bondage2010 Escreveu:Pois possivelmente foi falta de uvb, falta de temperatura, stress, e quem sabe a alimentação tambem podia não ser a correcta...e falta de veterinario quando se apercebeu que algo não estava bem com o animal...
A iguana tinha sempre comida variável e o que nunca deixei foi se habituar a uma só comida ou seja tinha sempre couve, cenouras, maça, e um pouco de banana todos os dias frescos.
Acredito mais na falta de UV-B mas a lâmpada que tinha era uma Reptiland Neodymium da Trixie e nas especificações que tem na caixa fala em UV-A.

Cumps.
flashrocha
Membro Júnior

segunda fev 13, 2012 2:19 pm

braganca91 Escreveu:

É verdade que levei a iguana uma única vez para o café num dia de verão que tavam uns 30º-32ºC, ninguém lhe tocou, ninguem se meteu com ela.
Não vejo assim tanto mal levar a iguana até um cafe que fica a 500m de minha casa num dia quente como o que estava.

Cumps.
xanolili
Membro Júnior
Registado: quinta fev 02, 2012 6:30 pm

segunda fev 13, 2012 2:52 pm

Os meus sentimentos pela tua iguana,eu tenho 2,1 verde e outra vermelha,a verde tenho-a á15 meses e a vermelha fez este mês 1 ano.Quando comprei o Satan que pelas tuas fotos tinham a mesma idade,eu e o meu marido não sabiamos nada e começamos a pesquisar na net e olha que o site da arca de noé sobre iguanas diz-te basicamente tudo.Já tinhas levado a tua iguana ao vet para ser desparasitada?è que convém desparasitálas a partir dos 6 meses.As minhas iguanas por acaso não dormem no terrário,dormem com os donos,mas é suposto teres lampadas diferentes para as diferentes fases do dia e noite,ou seja á noite aconselham a ter lampada negra -reptiland moonlight heatlamp blue-se o terrário for grande convém ser de 100w,senão 50 ou 75w chega,depois de manhã tira-se essa e coloca-se a-reptiland neodymium basking spot-lamp-,novamente se o terrário for grande 100w,senão 50 ou 75w chega e claro que todas as lampadas devem estar pelo menos a 30cm do sitio mais alto que a iguana conseguir chegar para não dar azo a queimaduras.Ainda aconselham a-repti glo(eu tenho a 5.0 uvb) que é a chamada lampada do cálcio.Eu utilizo esta lampada nos dias que elas não conseguem apanhar sol,é que o meu marido colocou num canto da nossa marquise onde bate o sol uns troncos para elas estarem ao sol o tempo que quiserem,assim só nos dias em que não existe sol é que coloco essa lampada durante umas horas.Posso-te dizer que esta do cálcio é das mais caras,custa quase 20 euros as outras,a da noite 6 euros a do dia de aquecimento custa 7 euros se for de 75w e 8euros se for de100w(convém ter 1 destas para os dias mais frios)e ainda existe uma de ceramica que não emite luz só dá aquecimento que custa 38euros,é a mais cara de todas,eu não utiliso nem fio nem pedra(já falei com várias pessoas em que as suas iguanas tinham morrido devido a terem ficado cozidas por dentro)tenho troncos onde elas ficam apanhar o calor da lampada.Em relação á comida as minhas adoram as folhas dos bróculos abobora feijão verde,couve portuguesa e adoram fruta menos banana para não prender os intestinos,e não dar alface e agrião.Eu todos os dias controlo o que comem e o seu cócó para saber se está tudo normal,a minha verde quando era pequenina stressava um pouco com pessoas estranhas mas como as habituei a andarem de carro aos barulhos ás mutidões já não stressam mas também naõ exageramos,quando começamos a ver que elas já não estão tão sossegadas querem ir para o chão correr é altura de ir embora.è que as nossas iguanas estou o tempo todo fora do terrário,o espaço delas é a casa inteira,só estas 2 semanas é que o macho Satan tem estado no terrário porque apareceu-lhe o cio pela 1ªvez e ele está um pouco agressivo e a sua vet aconselhou a que o puséssemos no terrário enquanto ele se mostrar neste estado,de resto ainda ontem a femea Anouck foi com os donos passear ao Pet Festival na Fil do Parque Das Nações.Se quiseres ver as fotos deles vai ao seu petsite,Satan e da Anouck.Espero que te tenha ajudado de alguma forma,eu adoro os meus meninos são como se fossem os nossos filhos,queremos sempre fazer melhor e saber mais coisas acerca destes animais tão interessantes.Até breve.
braganca91
Membro

segunda fev 13, 2012 3:04 pm

flashrocha Escreveu:
braganca91 Escreveu:

É verdade que levei a iguana uma única vez para o café num dia de verão que tavam uns 30º-32ºC, ninguém lhe tocou, ninguem se meteu com ela.
Não vejo assim tanto mal levar a iguana até um cafe que fica a 500m de minha casa num dia quente como o que estava.

Cumps.
depende de cada animal, à animais que stressam + que outro, mas se a iguana nao stressou com isso tb n vejo grande problema.
pior é levar alguns pobres animais para festivais, onde toda a gente lhes tocar, onde levam com flashes a toda a hora, e as vezes nem as condições mínimas têm.
mas à pessoas que isso n importa, mas o facto de levar um animal a um sitio publico já é algum que vai stressar mt o animal.
atenção que eu nao to a dizer que aprovo levar animais como os repteis a sítios públicos, mas em certas condições n considero algo assim tão mau para o animal.
psylizart
Membro Veterano
Registado: quarta abr 02, 2008 1:26 pm

segunda fev 13, 2012 3:19 pm

xanolili Escreveu:Os meus sentimentos pela tua iguana,eu tenho 2,1 verde e outra vermelha,a verde tenho-a á15 meses e a vermelha fez este mês 1 ano.Quando comprei o Satan que pelas tuas fotos tinham a mesma idade,eu e o meu marido não sabiamos nada e começamos a pesquisar na net e olha que o site da arca de noé sobre iguanas diz-te basicamente tudo.Já tinhas levado a tua iguana ao vet para ser desparasitada? nao é obrigatorio serem desparasitadas, depende de varios factores se é necessario a desparasitaçao ou nao ! è que convém desparasitálas a partir dos 6 meses.As minhas iguanas por acaso não dormem no terrário,dormem com os donos,mas é suposto teres lampadas diferentes para as diferentes fases do dia e noite,ou seja á noite aconselham a ter lampada negra -reptiland moonlight heatlamp blue-se o terrário for grande convém ser de 100w,senão 50 ou 75w chega,depois de manhã tira-se essa e coloca-se a-reptiland neodymium basking spot-lamp-,novamente se o terrário for grande 100w,senão 50 ou 75w - tanto disparate junto e tanto trabalho tb, chega uma lampada de ceramica ligada a um termostato, uma de spot e uma lampada de uvb, de noite elas nao precisam de luz nenhuma no terrario, chega e claro que todas as lampadas devem estar pelo menos a 30cm do sitio mais alto que a iguana conseguir chegar para não dar azo a queimaduras.Ainda aconselham a-repti glo(eu tenho a 5.0 uvb) -- tem que ser mudada de 6 em 6 meses -- que é a chamada lampada do cálcio.Eu utilizo esta lampada nos dias que elas não conseguem apanhar sol,é que o meu marido colocou num canto da nossa marquise onde bate o sol uns troncos para elas estarem ao sol o tempo que quiserem,assim só nos dias em que não existe sol é que coloco essa lampada durante umas horas.Posso-te dizer que esta do cálcio é das mais caras,custa quase 20 euros as outras,a da noite 6 euros a do dia de aquecimento custa 7 euros se for de 75w e 8euros se for de100w(convém ter 1 destas para os dias mais frios)e ainda existe uma de ceramica que não emite luz só dá aquecimento que custa 38euros,é a mais cara de todas,eu não utiliso nem fio nem pedra(já falei com várias pessoas em que as suas iguanas tinham morrido devido a terem ficado cozidas por dentro)tenho troncos onde elas ficam apanhar o calor da lampada.Em relação á comida as minhas adoram as folhas dos bróculos abobora feijão verde,couve portuguesa e adoram fruta menos banana para não prender os intestinos,e não dar alface e agrião.Eu todos os dias controlo o que comem e o seu cócó para saber se está tudo normal,a minha verde quando era pequenina stressava um pouco com pessoas estranhas mas como as habituei a andarem de carro aos barulhos ás mutidões já não stressam mas também naõ exageramos,quando começamos a ver que elas já não estão tão sossegadas querem ir para o chão correr é altura de ir embora.è que as nossas iguanas estou o tempo todo fora do terrário,o espaço delas é a casa inteira,só estas 2 semanas é que o macho Satan tem estado no terrário porque apareceu-lhe o cio pela 1ªvez e ele está um pouco agressivo e a sua vet aconselhou a que o puséssemos no terrário enquanto ele se mostrar neste estado,de resto ainda ontem a femea Anouck foi com os donos passear ao Pet Festival na Fil do Parque Das Nações.Se quiseres ver as fotos deles vai ao seu petsite,Satan e da Anouck.Espero que te tenha ajudado de alguma forma,eu adoro os meus meninos são como se fossem os nossos filhos,queremos sempre fazer melhor e saber mais coisas acerca destes animais tão interessantes.Até breve.
[/b]
<p>Micro Points... it's the only way of life....</p>
<p>&nbsp;</p>
flashrocha
Membro Júnior

segunda fev 13, 2012 4:09 pm

psylizart Escreveu:
xanolili Escreveu:Os meus sentimentos pela tua iguana,eu tenho 2,1 verde e outra vermelha,a verde tenho-a á15 meses e a vermelha fez este mês 1 ano.Quando comprei o Satan que pelas tuas fotos tinham a mesma idade,eu e o meu marido não sabiamos nada e começamos a pesquisar na net e olha que o site da arca de noé sobre iguanas diz-te basicamente tudo.Já tinhas levado a tua iguana ao vet para ser desparasitada? nao é obrigatorio serem desparasitadas, depende de varios factores se é necessario a desparasitaçao ou nao ! è que convém desparasitálas a partir dos 6 meses.As minhas iguanas por acaso não dormem no terrário,dormem com os donos,mas é suposto teres lampadas diferentes para as diferentes fases do dia e noite,ou seja á noite aconselham a ter lampada negra -reptiland moonlight heatlamp blue-se o terrário for grande convém ser de 100w,senão 50 ou 75w chega,depois de manhã tira-se essa e coloca-se a-reptiland neodymium basking spot-lamp-,novamente se o terrário for grande 100w,senão 50 ou 75w - tanto disparate junto e tanto trabalho tb, chega uma lampada de ceramica ligada a um termostato, uma de spot e uma lampada de uvb, de noite elas nao precisam de luz nenhuma no terrario, chega e claro que todas as lampadas devem estar pelo menos a 30cm do sitio mais alto que a iguana conseguir chegar para não dar azo a queimaduras.Ainda aconselham a-repti glo(eu tenho a 5.0 uvb) -- tem que ser mudada de 6 em 6 meses -- que é a chamada lampada do cálcio.Eu utilizo esta lampada nos dias que elas não conseguem apanhar sol,é que o meu marido colocou num canto da nossa marquise onde bate o sol uns troncos para elas estarem ao sol o tempo que quiserem,assim só nos dias em que não existe sol é que coloco essa lampada durante umas horas.Posso-te dizer que esta do cálcio é das mais caras,custa quase 20 euros as outras,a da noite 6 euros a do dia de aquecimento custa 7 euros se for de 75w e 8euros se for de100w(convém ter 1 destas para os dias mais frios)e ainda existe uma de ceramica que não emite luz só dá aquecimento que custa 38euros,é a mais cara de todas,eu não utiliso nem fio nem pedra(já falei com várias pessoas em que as suas iguanas tinham morrido devido a terem ficado cozidas por dentro)tenho troncos onde elas ficam apanhar o calor da lampada.Em relação á comida as minhas adoram as folhas dos bróculos abobora feijão verde,couve portuguesa e adoram fruta menos banana para não prender os intestinos,e não dar alface e agrião.Eu todos os dias controlo o que comem e o seu cócó para saber se está tudo normal,a minha verde quando era pequenina stressava um pouco com pessoas estranhas mas como as habituei a andarem de carro aos barulhos ás mutidões já não stressam mas também naõ exageramos,quando começamos a ver que elas já não estão tão sossegadas querem ir para o chão correr é altura de ir embora.è que as nossas iguanas estou o tempo todo fora do terrário,o espaço delas é a casa inteira,só estas 2 semanas é que o macho Satan tem estado no terrário porque apareceu-lhe o cio pela 1ªvez e ele está um pouco agressivo e a sua vet aconselhou a que o puséssemos no terrário enquanto ele se mostrar neste estado,de resto ainda ontem a femea Anouck foi com os donos passear ao Pet Festival na Fil do Parque Das Nações.Se quiseres ver as fotos deles vai ao seu petsite,Satan e da Anouck.Espero que te tenha ajudado de alguma forma,eu adoro os meus meninos são como se fossem os nossos filhos,queremos sempre fazer melhor e saber mais coisas acerca destes animais tão interessantes.Até breve.
[/b]
Boas.
Para que serve a lâmpada de spot?
Se de dia tiver a de UV-B ligada e a de cerâmica ligada ao termostato e a noite ficar so a de cerâmica, já nao é o suficiente amigo?
Cumps.
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”