Duvidas Camaleão
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Júnior
- Registado: quinta fev 16, 2012 5:15 am
Olá a todos!
Estou a pensar em comprar um camaleão há já algum tempo, já pesquisei bastante sobre o bicho, no entanto ainda tenho algumas perguntas:
-Dado que estes animais são arborícolas, se pusermos os grilos ou outros insectos no chão e estes não subirem pelas plantas, o camaleão vai ao chão come-los?
-Se optar por uma luz UVB compacta (dado que o terrário será maior em altura do que em largura), há mal de ficar perto da luz de aquecimento?
Eu vi aqui alguns posts sobre terrários para dragões barbudos que mostravam a lâmpada que aquecia num lado e a lâmpada de uvb no extremo oposto do terrário. Não faria mais sentido por tudo junto dado que quando o réptil vai apanhar sol, apanha calor e uvb ao mesmo tempo. (Isto relativo ao DB é mais por curiosidade)
-Não pretendo criar nenhuma forma de "amizade" com o camaleão. No entanto, é aconselhável que estes estejam habituados à presença humana, ou antes pelo contrário?
-Se colocar o terrário no meu quarto, o facto de por vezes eu ficar acordado até tarde (3-4 da manhã) vai afectar o bem estar do meu camaleão? Apesar de estar só na secretária suponho que os repteis sejam sensíveis a luz do ecrã do PC e aos sons que posso fazer a andar pelo quarto.
Estou a pensar em comprar um camaleão há já algum tempo, já pesquisei bastante sobre o bicho, no entanto ainda tenho algumas perguntas:
-Dado que estes animais são arborícolas, se pusermos os grilos ou outros insectos no chão e estes não subirem pelas plantas, o camaleão vai ao chão come-los?
-Se optar por uma luz UVB compacta (dado que o terrário será maior em altura do que em largura), há mal de ficar perto da luz de aquecimento?
Eu vi aqui alguns posts sobre terrários para dragões barbudos que mostravam a lâmpada que aquecia num lado e a lâmpada de uvb no extremo oposto do terrário. Não faria mais sentido por tudo junto dado que quando o réptil vai apanhar sol, apanha calor e uvb ao mesmo tempo. (Isto relativo ao DB é mais por curiosidade)
-Não pretendo criar nenhuma forma de "amizade" com o camaleão. No entanto, é aconselhável que estes estejam habituados à presença humana, ou antes pelo contrário?
-Se colocar o terrário no meu quarto, o facto de por vezes eu ficar acordado até tarde (3-4 da manhã) vai afectar o bem estar do meu camaleão? Apesar de estar só na secretária suponho que os repteis sejam sensíveis a luz do ecrã do PC e aos sons que posso fazer a andar pelo quarto.
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta set 23, 2009 5:27 pm
- Yap. Basta teres uma planta/tronco/whatever que permita a ele ficar a uns 10cm do chão que ele apanha-os.
- Em princípio julgo que não, mas como nunca experimentei, não te sei dar certezas...
- Eu normalmente manuseio-os um pouco, se bem que há alguns com mau feitio e que nem pouco manuseamento toleram.
- Depende do movimento e etc... mas se for só de vez em quando não faz mal, agora se for frequentemente talvez seja boa ideia colocares-o num local mais calmo, se bem que se o movimento/barulho for pouquinho penso que não fará mal.
- Em princípio julgo que não, mas como nunca experimentei, não te sei dar certezas...
- Eu normalmente manuseio-os um pouco, se bem que há alguns com mau feitio e que nem pouco manuseamento toleram.
- Depende do movimento e etc... mas se for só de vez em quando não faz mal, agora se for frequentemente talvez seja boa ideia colocares-o num local mais calmo, se bem que se o movimento/barulho for pouquinho penso que não fará mal.
0.1.0 - Pantherophis Guttatus Ghost
0.0.1 - Python Regius Normal
0.1.0 - Lampropeltis Triangulum Sinaloae
1.0.0 - Morelia Bredli
1.2.0 - Corallus Hortulanus
0.0.1 - Python Regius Normal
0.1.0 - Lampropeltis Triangulum Sinaloae
1.0.0 - Morelia Bredli
1.2.0 - Corallus Hortulanus
-
- Membro Júnior
Não há perigo de ele engolir um bocado de terra junto com o insecto? Eu gostava de ter plantas reais no terrário...
Calculo que estejas a falar de camaleões do Yemen...
Evita pô-lo em sitios com muito movimento.
São animais que prezam muito a sua solidão e stressam com alguma facilidade. Evita também mexer muito nele... não gostam muito de serem mexidos, embora alguns tolerem um pouco de manuseamento, é fácil stressá-los!
Depende do tamanho do teu quarto, mas uma luz do monitor não deve chateá-lo muito. Desde que não ponhas música aos berros e o quarto muito iluminado durante a noite toda... ele deve conseguir dormir.
Evita pô-lo em sitios com muito movimento.
São animais que prezam muito a sua solidão e stressam com alguma facilidade. Evita também mexer muito nele... não gostam muito de serem mexidos, embora alguns tolerem um pouco de manuseamento, é fácil stressá-los!
Depende do tamanho do teu quarto, mas uma luz do monitor não deve chateá-lo muito. Desde que não ponhas música aos berros e o quarto muito iluminado durante a noite toda... ele deve conseguir dormir.
- Quanto aos grilos, estes não devem ficar soltos pelo terrário. Para além de stressarem o camaleão à noite, pois ele não os vai comer, vão devorar todas as plantas naturais que tiver. Solte um grilo ou dois por dia para estimular o comportamento de caça. O resto da alimentação é feita em copo, até para poder dar vitaminas/calcio e poder ter a noção da quantidade do alimento que está a ser ingerida.
- Eu não uso lampadas compactas, mas as que uso (cilindricas), estão junto das fontes de aquecimento. Uso cerâmica + 1 day glow.
- Se o camaleão estiver a comer bem, a realizar bem as mudas, pode tentar estabelecer algum contacto. Mas não tenha grandes expectativas. So consegui algumas vezes com comida «tentar» algum contacto. Mesmo nas limpezas, tiro o vaso da schefflera e ele fica na planta.
- os camaleões convem ter num espaço isolado e sem muito ruído. Especialmente a noite, pois eles as 6-7h já estão acordados e adormecem (dependendo da espécie) por volta das 21h no Inverno. O biorritmo deles é assustadoramente preciso, mesmo com timers para lâmpadas.
- Eu não uso lampadas compactas, mas as que uso (cilindricas), estão junto das fontes de aquecimento. Uso cerâmica + 1 day glow.
- Se o camaleão estiver a comer bem, a realizar bem as mudas, pode tentar estabelecer algum contacto. Mas não tenha grandes expectativas. So consegui algumas vezes com comida «tentar» algum contacto. Mesmo nas limpezas, tiro o vaso da schefflera e ele fica na planta.
- os camaleões convem ter num espaço isolado e sem muito ruído. Especialmente a noite, pois eles as 6-7h já estão acordados e adormecem (dependendo da espécie) por volta das 21h no Inverno. O biorritmo deles é assustadoramente preciso, mesmo com timers para lâmpadas.
<p>"South and North Korea, stop the fight. After all, you are all chinese..." </p>
Exatamente como o Psynapse diz, quanto ao deixares os grilos soltos ( nao sei se os que metes serao grandes o suficiente) podem subir e chegar a morder o camaleao.
Quanto ao manuseamento se quiseres tens sempre de tentar por baixo, meter a mao por baixo da barriga dele para ver se vai para a tua mao, se fores de cima vai pensar que é um predador e vai defender-se, mordendo, bufando, etc... ( Experiencia propria ).
Mais nada a acrescentar
Quanto ao manuseamento se quiseres tens sempre de tentar por baixo, meter a mao por baixo da barriga dele para ver se vai para a tua mao, se fores de cima vai pensar que é um predador e vai defender-se, mordendo, bufando, etc... ( Experiencia propria ).
Mais nada a acrescentar

-
- Membro Júnior
Eu sei que os camaleões são animais que dispensam bem o contacto humano e não tenciono andar com ele. Só queria saber se era melhor ele estar habituado a pessoas para que não morresse de susto quando fosse preciso tira-lo do terrário por algum motivo (limpeza, doença...)
A lâmpada de cerâmica não dá luz certo? Posso deixar ligada nas noites frias?
80 cm de altura é o suficiente para o terrário a longo prazo? Estava a pensar em adquirir um macho...
Quanto à limpeza, contando que o substrato é terra para as plantas, de quanto em quanto tempo é preciso limpa-lo mais ou menos?
Obrigado por todas as respostas!
A lâmpada de cerâmica não dá luz certo? Posso deixar ligada nas noites frias?
80 cm de altura é o suficiente para o terrário a longo prazo? Estava a pensar em adquirir um macho...
Quanto à limpeza, contando que o substrato é terra para as plantas, de quanto em quanto tempo é preciso limpa-lo mais ou menos?
Obrigado por todas as respostas!

A lâmpada de cerâmica não da luz, apenas oferece calor, dia e noite, regulada por um termostato que terá que ter. A lâmpada de spot é so para ter ligada de dia. Pode estar ligada a um timer. Os meus terrários têm 1,20 de altura x 60x60. 80 cm dá para um camaleão juvenil de espécie grande(furcifer, calypt.), mas não para um adulto. Se estivermos a falar de camaleões folha, a conversa ja é outra.
Não aconselho usar terra para plantas. Ele raramente vai descer ao substrato para contactar com ele, e so se vai tornar mais sujo. As plantas envasadas aceitam bem a estadia, desde que bem adubadas e tenham UV. Se morrerem, podem ser substituídas, coisa que num plantado é mais dificil.
Não se esqueça do sistema de gota para a hidratação.
Não aconselho usar terra para plantas. Ele raramente vai descer ao substrato para contactar com ele, e so se vai tornar mais sujo. As plantas envasadas aceitam bem a estadia, desde que bem adubadas e tenham UV. Se morrerem, podem ser substituídas, coisa que num plantado é mais dificil.
Não se esqueça do sistema de gota para a hidratação.
<p>"South and North Korea, stop the fight. After all, you are all chinese..." </p>
E atenção à ventilação!!
Rede a toda à volta do terrário, em vez de vidro é aconselhável. Estilo Flexário da Exoterra, sempre em altura. A falta de ventilação dá cabo desses camaleões com muita facilidade.
Boa sorte.
Rede a toda à volta do terrário, em vez de vidro é aconselhável. Estilo Flexário da Exoterra, sempre em altura. A falta de ventilação dá cabo desses camaleões com muita facilidade.
Boa sorte.
-
- Membro Júnior
Psynapse, a lâmpada de spot é a UVB ou é preciso outra?
Li em vários sítios que também se deve por uma lâmpada UVA. É aconselhável ou é só uma estratégia de vendedores?
Li em vários sítios que também se deve por uma lâmpada UVA. É aconselhável ou é só uma estratégia de vendedores?

-
- Membro Veterano
- Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm
A lampada de spot não é a UVB, a lampada de spot será uma lampada que emite calor num ponto/spot onde o animal faz a digestão a uma temperatura mais alta, a de UVB não emite calor, apenas radiação UVB que ajuda a fixar o calcio, essa tambem emite UVA e coloca-se perto da spot para ele beneficiar dela quando está no spot..zepedrowdp Escreveu:Psynapse, a lâmpada de spot é a UVB ou é preciso outra?
-
- Membro Júnior
Então preciso de uma lâmpada de cerâmica, uma de UVB e uma de spot?
-
- Membro Veterano
- Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm
Não estou certo no caso de um camaleão, ou se basta a de ceramica num ponto a que ele tenha acesso a uma distancia segura...sei que nas iguanas uma lampada spot beneficia muito, mas elas adoram estar deitadas debaixo de um ponto a que a temperatura esteja mais alta, que a ambiente do terrario...
-
- Membro Júnior
Alguém que tenha experiência com camaleões que me possa tirar esta dúvida relativa às lâmpadas?
Cerâmica e UVB sei que são indispensáveis.
UVA e Spot, são necessárias/não necessárias/aconselháveis ?
Cerâmica e UVB sei que são indispensáveis.
UVA e Spot, são necessárias/não necessárias/aconselháveis ?