Preciso de ajuda com as minhas tartarugas Corcundas do Mississipi.
Ontem fiz uma limpeza total ao aquaterrário das minhas tartarugas, como faço mensalmente. Limpei os filtros, as decorações, as pedras do substrato, a plataforma, os vidros, troquei a água, etc.
Quando terminei de limpar tudo enchi o aquaterrário com água nova e limpa e adicionei Tetra ReptoSafe. Fiz tudo exactamente da mesma maneira que tenho feito sempre.
Notei apenas que a água ficou um pouco turva ( com uma aparência esbranquiçada ), mesmo depois de umas horas.
No fim, já depois de ter posto a água, coloquei as minhas tartarugas no aquaterrário. Normalmente elas não costumam ficar muito stressadas com a mudança, pois é uma coisa a que já estão habituadas.
Em vez de terem o comportamento normal, ambas fecharam os olhos e começaram a nadar contra os vidros conforme íam passando, para além de estarem muito quietas. Pensei que podia ter sido normal, embora nunca tenha visto este comportamento e deixei-as no aquaterrário de noite.
Hoje acordo e verifico que elas só abrem os olhos fora de água e mal se mexem, pelo que as retirei para uma banheira de plástico à parte ( com termostato e parte seca ) e ... as minhas tartarugas voltaram. Começaram a nadar normalmente e já não fecham os olhos dentro de água.
Pretendo agora trocar toda a água do aquaterrário, mas não sei se estou a proceder bem nem se o problema é da água, mas elas apenas têm aquele comportamento estranho quando estão na água do aquaterrário.
Não sei se isto é uma questão veterinária, mas se for, agradecia que me ajudassem, pois felizmente os meus animais não costumam adoecer e nunca tive que consultar um.
Obrigado desde já