Quero com este post partilhar a minha recente experiência com uma infecção respiratória na minha cobra.
Adquiri o meu primeiro réptil em Dezembro passado, uma Python regius fêmea fase pastel. Pouco tempo depois de a ter em casa, por inexperiência, permiti que ela fugisse do terrário. Andou 24 horas desaparecida e ficou exposta a temperatura muito baixas. Suponho que por esse motivo apanhou uma infecção respiratória (IR) cujos sintomas são muco espesso na boca e som tipo "pop, pop" ao respirar. Em situações mais graves poderá ocorrer respiração de boca aberta e bolhas de saliva nas narinas e na boca.
Uma IR pode ter várias causas desde um enfraquecimento do sistema imunitário devido a stress que permite a proliferação de bactérias já existentes no organismo do animal ou temperaturas e humidade incorrectas.
Fui ao veterinário com o animal. O critério de selecção do veterinário foi, novamente por inexperiência, o preço. Infelizmente descobri mais tarde que esse não é o critério correcto. O veterinário recolheu saliva do animal e efectuou uma técnica de coloração Gram para determinar o tipo de bactéria existente. Esta técnica apenas determina certas características da bactéria e não indica qual é o antibiotico mais eficaz a utilizar. O veterinário receitou [Editado pela moderação] (antibiótico) durante 3 semanas. No final das 3 semanas os sitomas mantinham-se inalterados.
Recorri a outro veterinário que, desta vez, receitou fazer uma cultura da bactéria e um antibiograma (teste de sensibilidade da bactéria a vários antibióticos). Infelizmente, o antibiograma só pode ser efectuado após 15 dias de ter terminado o tratamento com o antibiótico anterior. Estou neste momento à espera que passe esse periodo e a rezar para os sintomas da IR não piorem.
Em caso de IR não devemos demorar em levar o animal ao veterinário. Essa é a primeira prioridade que infelizmente também ignorei. Uma infecção respiratória exige cuidados que só um veterinário experiente em répteis pode facultar. O tratamento inclui aumentar a temperatura para os limites máximos tolerados pelo animal, controlar a humidade e administrar um antibiótico adequado. Pode ser aconselhável fazer um raio X aos pulmões do animal. A limpeza do terrário é essencial para eliminar as eventuais bactérias que estejam a causar o problema e é aconselhavel substituir o substrato por papel para evitar que o animal inspire pó.
Como sabemos qual é o antibiótico adequado? Antes de administrar um antibiótico o veterinário deve efectuar um antibiograma. Não é suficiente determinar se a bactéria é Gram+ ou Gram- pois essa análise não revela qual o antibiótico eficaz no tratamento. Se o veterinário receitar um antibiótico sem efectuar um antibiograma ou não tem condições para realizar essa análise ou não tem conhecimento suficiente com répteis. Nunca aceitem administrar um medicamento sem fazer o possivel para saber se vai ser eficaz.
Editado a 29/03/12: "...o antibiograma só pode ser efectuado após 15 dias de ter terminado o tratamento com o antibiótico anterior". Na realidade esta informação poderá estar incorrecta. Não tenho informação suficiente para saber se é verdade ou não.
Infecção respiratória em cobras
Moderador: mcerqueira
Última edição por CH2O2 em quinta mar 29, 2012 1:47 am, editado 1 vez no total.
<p>O meu blog:</p>
<p><a href="http://www.youtube.com/watch?v=mkB6Vnp- ... > </p>
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta nov 03, 2011 3:58 pm
ou isso ou usar um antibiótico de largo espectro!
espero que a "minhoca" melhore! vai dando noticias

<p>ex Omega2,3,4,5, etc... Não adopte, compre
</p>
<p>"Criou caturras a biberon?", by Kitten!
</p>

<p>"Criou caturras a biberon?", by Kitten!
</p>
Um antibiotico de largo espectro não funciona se a bactéria em causa for resistente. Só um antibiograma é que garante que vamos utilizar o antibiotico correcto.indigo003 Escreveu:ou isso ou usar um antibiótico de largo espectro!
Eu percebo que esta apenas a tentar transmitir a sua experiência, mas antes de fazer um post pseudo científico como este, tem de se preocupar em não transmitir erros, pois qualquer pessoa que não saiba, vai ler e acreditar que é assim.
As infecções respiratórias não são causadas per si, pelas baixas temperaturas, estas apenas ajudam a uma deplecção imunitária que o virus/bacteria aproveita para se multiplicar. Podemos ter inf resp. mesmo num terrário quente. Basta um animal vir doente, estar em contacto com um doente ou ter um animal doente e transmitir pelas mãos o agente.
A respiração de «boca aberta» é semelhante aos humanos. Infecção resp.= muco nas vias respiratorias= dispneia=boca aberta para respirar. Não é saliva que vê. São secreções.
A técnica gram serve para determinar qual o grupo de bacterias existente e aí escolher antibioticos de largo espectro para o mesmo grupo. Em princípio, e tendo em conta que não são usados antibioticos ha muito tempo em repteis, ainda há poucas resistências, mas mesmo assim existem. Para determinar resistencias, fazemos um antibiograma para escolher qual o ABO mais eficaz.
O rx torax é diagnóstico para excluir uma infecção respiratória baixa ou alta e determinar o estado do animal.
Se for uma infecção vírica, então os antibioticos apenas servem para infecções oportunistas. Para isso existem os antiviricos. Pena é que sejam dificilmente cultivados.
Antes de querer dar informações informe-se. Uma coisa é transmitir a sua experiência, outra é julgar o trabalho de outrém quando não tem conhecimentos para o fazer.
As melhoras.
As infecções respiratórias não são causadas per si, pelas baixas temperaturas, estas apenas ajudam a uma deplecção imunitária que o virus/bacteria aproveita para se multiplicar. Podemos ter inf resp. mesmo num terrário quente. Basta um animal vir doente, estar em contacto com um doente ou ter um animal doente e transmitir pelas mãos o agente.
A respiração de «boca aberta» é semelhante aos humanos. Infecção resp.= muco nas vias respiratorias= dispneia=boca aberta para respirar. Não é saliva que vê. São secreções.
A técnica gram serve para determinar qual o grupo de bacterias existente e aí escolher antibioticos de largo espectro para o mesmo grupo. Em princípio, e tendo em conta que não são usados antibioticos ha muito tempo em repteis, ainda há poucas resistências, mas mesmo assim existem. Para determinar resistencias, fazemos um antibiograma para escolher qual o ABO mais eficaz.
O rx torax é diagnóstico para excluir uma infecção respiratória baixa ou alta e determinar o estado do animal.
Se for uma infecção vírica, então os antibioticos apenas servem para infecções oportunistas. Para isso existem os antiviricos. Pena é que sejam dificilmente cultivados.
Antes de querer dar informações informe-se. Uma coisa é transmitir a sua experiência, outra é julgar o trabalho de outrém quando não tem conhecimentos para o fazer.
As melhoras.
<p>"South and North Korea, stop the fight. After all, you are all chinese..." </p>
Qual foi o erro que cometi? Não explicou.Psynapse Escreveu:Eu percebo que esta apenas a tentar transmitir a sua experiência, mas antes de fazer um post pseudo científico como este, tem de se preocupar em não transmitir erros, pois qualquer pessoa que não saiba, vai ler e acreditar que é assim.
Não tenho a certeza se pensou que eu afirmei que as RI são causadas pelas baixas temperaturas. As baixas temperaturas podem debilitar o organismo do animal permitinto a acção de microorganismos pré-existentes.Psynapse Escreveu: As infecções respiratórias não são causadas per si, pelas baixas temperaturas, estas apenas ajudam a uma deplecção imunitária que o virus/bacteria aproveita para se multiplicar. Podemos ter inf resp. mesmo num terrário quente. Basta um animal vir doente, estar em contacto com um doente ou ter um animal doente e transmitir pelas mãos o agente.
Correcto. São secreções. Mas a olho nú o que se vê são bolhas na boca e narinas e foi esse sinal de alarme que pretendi esclarecer. A origem desse líquido não modifica aquilo que se observa.Psynapse Escreveu: A respiração de «boca aberta» é semelhante aos humanos. Infecção resp.= muco nas vias respiratorias= dispneia=boca aberta para respirar. Não é saliva que vê. São secreções.
Se, como afirma, as resistências existem então concorda comigo que um antibiograma é necessário. Simplesmente determinar qual o grupo de bactérias existente não revela quais as resistências que podem haver. Ou está a afirmar que um antibiograma não é necessário e que se deve medicar o animal sem tentar saber se a medicação vai fazer efeito?Psynapse Escreveu: A técnica gram serve para determinar qual o grupo de bacterias existente e aí escolher antibioticos de largo espectro para o mesmo grupo. Em princípio, e tendo em conta que não são usados antibioticos ha muito tempo em repteis, ainda há poucas resistências, mas mesmo assim existem. Para determinar resistencias, fazemos um antibiograma para escolher qual o ABO mais eficaz.
Correcto.Psynapse Escreveu:O rx torax é diagnóstico para excluir uma infecção respiratória baixa ou alta e determinar o estado do animal.
CorrectoPsynapse Escreveu:Se for uma infecção vírica, então os antibioticos apenas servem para infecções oportunistas. Para isso existem os antiviricos. Pena é que sejam dificilmente cultivados.
Ainda não explicou qual foi a informação incorrecta que eu dei. Quer explicar?Psynapse Escreveu:Antes de querer dar informações informe-se. Uma coisa é transmitir a sua experiência, outra é julgar o trabalho de outrém quando não tem conhecimentos para o fazer.
E também lhe peço o favor de não me passar um atestado de burrice. Não tem capacidade para julgar o meu conhecimento pois não me conhece. Não faça julgamentos sem base para tal.
ObrigadoPsynapse Escreveu:As melhoras.
Eu não lhe passei um atestado de burrice, eu apenas corrigi o que escreveu. Se tivesse feito o post como um memo da sua experiência como partilha, tinha o seu direito de o fazer, como qualquer pessoa. O forum é público e nunca na vida o vinha criticar.
Estar a dar indicações do que fazer e não fazer em caso de infecção respiratória é clínica. E a não ser que seja médico, médico veterinário, enfermeiro, não tem conhecimentos para o fazer, porque é de uma tremenda irresponsabilidade. Se quer fazer algo pelo forum, pesquise, ponha a fonte e depois dá a sua opinião.
Não acho correcto estar a dar informações vagas, incorrectas e a criticar o trabalho de outra pessoa quando claramente o user não possui conhecimentos para tal. E este julgamento é feito pelas suas explicações leigas. Não fui eu que as fiz, foi você.
Eu já lhe disse tudo e como é óbvio não vou perder mais tempo consigo, porque a minha preocupação é com a cobra e com os users que lerem este post.
Não quero de forma alguma roubar-lhe o protagonismo, mas veja como é que os diagnósticos de vírus (umas das causas mais comuns de inf resp. ) se fazem. Dos parasitas internos (sim, também existem nos pulmões), das indicações de rx torax e das indicações do antibiograma (que como é obvio não se faz sempre - tente descobrir porquê).
E já agora, IR normalmente usamos para insuficiência renal: IRA aguda, IRC crónica. Mas como já faz consultas via forum, já o devia saber decerto.
As melhoras.
Estar a dar indicações do que fazer e não fazer em caso de infecção respiratória é clínica. E a não ser que seja médico, médico veterinário, enfermeiro, não tem conhecimentos para o fazer, porque é de uma tremenda irresponsabilidade. Se quer fazer algo pelo forum, pesquise, ponha a fonte e depois dá a sua opinião.
Não acho correcto estar a dar informações vagas, incorrectas e a criticar o trabalho de outra pessoa quando claramente o user não possui conhecimentos para tal. E este julgamento é feito pelas suas explicações leigas. Não fui eu que as fiz, foi você.
Eu já lhe disse tudo e como é óbvio não vou perder mais tempo consigo, porque a minha preocupação é com a cobra e com os users que lerem este post.
Não quero de forma alguma roubar-lhe o protagonismo, mas veja como é que os diagnósticos de vírus (umas das causas mais comuns de inf resp. ) se fazem. Dos parasitas internos (sim, também existem nos pulmões), das indicações de rx torax e das indicações do antibiograma (que como é obvio não se faz sempre - tente descobrir porquê).
E já agora, IR normalmente usamos para insuficiência renal: IRA aguda, IRC crónica. Mas como já faz consultas via forum, já o devia saber decerto.
As melhoras.
<p>"South and North Korea, stop the fight. After all, you are all chinese..." </p>
Psynapse Escreveu:Eu não lhe passei um atestado de burrice, eu apenas corrigi o que escreveu.
Não só não corrigiu como ainda não explicou o que foi que eu disse de incorrecto. Quer tentar?
Nenhum profissional de saúde está acima do escrutínio público. Os médicos não são deuses e podem e devem ser questionados.
Facto: A minha cobra foi diagnosticada com uma infecção bacteriana.
Facto: Aminha cobra foi tratada a uma infecção bacteriana.
Facto: Não foi feito um antibiograma.
Facto: o tratamento não surtiu efeito.
Facto: levei 3 semanas a perder tempo com um tratamento que não era apropriado porque não foi feito o antibiograma.
Ainda quer continuar a afirmar que eu não sei o que estou a dizer?
Qual foi a informação incorrecta que eu dei. Ainda não explicou.Psynapse Escreveu:Se tivesse feito o post como um memo da sua experiência como partilha, tinha o seu direito de o fazer, como qualquer pessoa. O forum é público e nunca na vida o vinha criticar.
Está a afirmar que, quando o diagnóstico é infecção bacteriana não se deve fazer um antibiograma? Responda claramente à minha questão, por favor. A minha cobra foi diagnosticada com uma infecção bacteriana. Está mesmo a dizer que não devia ter sido pedido um antibiograma? É essa a sua opinião ou está apenas a tentar defender o veterinário em causa a qualquer o custo?Psynapse Escreveu:Eu já lhe disse tudo e como é óbvio não vou perder mais tempo consigo, porque a minha preocupação é com a cobra e com os users que lerem este post.Mas ainda não disse tudo. Já lhe fiz várias perguntas e ainda não respondeu a nenhuma.Psynapse Escreveu:
Não quero de forma alguma roubar-lhe o protagonismo, mas veja como é que os diagnósticos de vírus (umas das causas mais comuns de inf resp. ) se fazem. Dos parasitas internos (sim, também existem nos pulmões), das indicações de rx torax e das indicações do antibiograma (que como é obvio não se faz sempre - tente descobrir porquê).Psynapse Escreveu:
Como deve ter lido no meu post inicial eu identifiquei claramente as iniciais IR como infecção respiratória. O que se utiliza na gíria médica está para além deste forum.Psynapse Escreveu:E já agora, IR normalmente usamos para insuficiência renal: IRA aguda, IRC crónica. Mas como já faz consultas via forum, já o devia saber decerto.
As melhoras.[/quote]
Chegou hoje o resultado do antibiograma efectuado pelo segundo veterinário que observou a minha regius. Dos 19 antibióticos que foram testados, a bactéria é resistente a 15 deles, sensível a um nível intermédio a 2 e totalmente sensível a outros 2.
Ou seja, as 3 semanas de tratamento com o antibiótico receitado pelo primeiro veterinário foram totalmente inúteis, uma vez que o antibiograma demonstrou que a bactéria é resistente a esse antibiótico. Caso o primeiro veterinário tivesse receitado logo o antibiograma, provavelmente o animal já estaria curado.
Iniciei hoje o tratamento com o antibiótico correcto. Paralelamente está a ser administrada vitamina C e complexo B. O diagnóstico oficial é uma estomatite e início de pneumonia. A bactéria responsável é um bacilo aeróbio Gram negativo.
Apesar das críticas que me foram apontadas (e com grande falta de honestidade se esquivaram depois à conversa) volto a repetir: em caso de infecção bacteriana peçam sempre que seja efectuado um antibiograma. É um exame caro mas pode acelerar a cura evitando que se utilize um antibiótico incorrecto.
Resta-me agradecer ao actual veterinário pela paciência que tem ao responder às minhas questões e por demonstrar ser um profissional 5 estrelas.
Ou seja, as 3 semanas de tratamento com o antibiótico receitado pelo primeiro veterinário foram totalmente inúteis, uma vez que o antibiograma demonstrou que a bactéria é resistente a esse antibiótico. Caso o primeiro veterinário tivesse receitado logo o antibiograma, provavelmente o animal já estaria curado.
Iniciei hoje o tratamento com o antibiótico correcto. Paralelamente está a ser administrada vitamina C e complexo B. O diagnóstico oficial é uma estomatite e início de pneumonia. A bactéria responsável é um bacilo aeróbio Gram negativo.
Apesar das críticas que me foram apontadas (e com grande falta de honestidade se esquivaram depois à conversa) volto a repetir: em caso de infecção bacteriana peçam sempre que seja efectuado um antibiograma. É um exame caro mas pode acelerar a cura evitando que se utilize um antibiótico incorrecto.
Resta-me agradecer ao actual veterinário pela paciência que tem ao responder às minhas questões e por demonstrar ser um profissional 5 estrelas.
Afinal parece que as resistências não são assim tão raras. Dos 19 antibióticos que foram testados, a bactéria só é resistente a aproximadamente 80% deles.Psynapse Escreveu: Em princípio, e tendo em conta que não são usados antibioticos ha muito tempo em repteis, ainda há poucas resistências...
Após uma batalha de várias semanas contra a infecção respiratória a Mona acabou de morrer esta noite. Era uma cobra muito meiga, como nunca imaginei que um réptil pudesse ser. É com algumas lágrimas nos olhos que escrevo estas linhas e não consigo deixar de pensar que fui eu o responsável pela morte do animal. Estou seriamente a considerar desistir dos répteis.
Oh, não desistas já, se é algo que te da prazer fazer!CH2O2 Escreveu:Após uma batalha de várias semanas contra a infecção respiratória a Mona acabou de morrer esta noite. Era uma cobra muito meiga, como nunca imaginei que um réptil pudesse ser. É com algumas lágrimas nos olhos que escrevo estas linhas e não consigo deixar de pensar que fui eu o responsável pela morte do animal. Estou seriamente a considerar desistir dos répteis.
A morte da tua Mona aconteceu para te mostrar algo. Para próxima, já sabes os erros que não deves cometer.
Não sou muito habitual neste fórum, mas tive que dizer algo: Não podemos desistir se algo nos corre mal (e se gostamos desse algo)!
Tenho pena pela sua perda.

Cumprimentos.