Infecção respiratória em cobras

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
CH2O2
Membro Veterano
Registado: segunda jun 29, 2009 7:53 am

quinta mar 22, 2012 1:37 am

Quero com este post partilhar a minha recente experiência com uma infecção respiratória na minha cobra.

Adquiri o meu primeiro réptil em Dezembro passado, uma Python regius fêmea fase pastel. Pouco tempo depois de a ter em casa, por inexperiência, permiti que ela fugisse do terrário. Andou 24 horas desaparecida e ficou exposta a temperatura muito baixas. Suponho que por esse motivo apanhou uma infecção respiratória (IR) cujos sintomas são muco espesso na boca e som tipo "pop, pop" ao respirar. Em situações mais graves poderá ocorrer respiração de boca aberta e bolhas de saliva nas narinas e na boca.
Uma IR pode ter várias causas desde um enfraquecimento do sistema imunitário devido a stress que permite a proliferação de bactérias já existentes no organismo do animal ou temperaturas e humidade incorrectas.

Fui ao veterinário com o animal. O critério de selecção do veterinário foi, novamente por inexperiência, o preço. Infelizmente descobri mais tarde que esse não é o critério correcto. O veterinário recolheu saliva do animal e efectuou uma técnica de coloração Gram para determinar o tipo de bactéria existente. Esta técnica apenas determina certas características da bactéria e não indica qual é o antibiotico mais eficaz a utilizar. O veterinário receitou [Editado pela moderação] (antibiótico) durante 3 semanas. No final das 3 semanas os sitomas mantinham-se inalterados.
Recorri a outro veterinário que, desta vez, receitou fazer uma cultura da bactéria e um antibiograma (teste de sensibilidade da bactéria a vários antibióticos). Infelizmente, o antibiograma só pode ser efectuado após 15 dias de ter terminado o tratamento com o antibiótico anterior. Estou neste momento à espera que passe esse periodo e a rezar para os sintomas da IR não piorem.

Em caso de IR não devemos demorar em levar o animal ao veterinário. Essa é a primeira prioridade que infelizmente também ignorei. Uma infecção respiratória exige cuidados que só um veterinário experiente em répteis pode facultar. O tratamento inclui aumentar a temperatura para os limites máximos tolerados pelo animal, controlar a humidade e administrar um antibiótico adequado. Pode ser aconselhável fazer um raio X aos pulmões do animal. A limpeza do terrário é essencial para eliminar as eventuais bactérias que estejam a causar o problema e é aconselhavel substituir o substrato por papel para evitar que o animal inspire pó.

Como sabemos qual é o antibiótico adequado? Antes de administrar um antibiótico o veterinário deve efectuar um antibiograma. Não é suficiente determinar se a bactéria é Gram+ ou Gram- pois essa análise não revela qual o antibiótico eficaz no tratamento. Se o veterinário receitar um antibiótico sem efectuar um antibiograma ou não tem condições para realizar essa análise ou não tem conhecimento suficiente com répteis. Nunca aceitem administrar um medicamento sem fazer o possivel para saber se vai ser eficaz.

Editado a 29/03/12: "...o antibiograma só pode ser efectuado após 15 dias de ter terminado o tratamento com o antibiótico anterior". Na realidade esta informação poderá estar incorrecta. Não tenho informação suficiente para saber se é verdade ou não.
Última edição por CH2O2 em quinta mar 29, 2012 1:47 am, editado 1 vez no total.
indigo003
Membro Veterano
Registado: quinta nov 03, 2011 3:58 pm

sexta mar 23, 2012 12:32 am

ou isso ou usar um antibiótico de largo espectro!

espero que a "minhoca" melhore! vai dando noticias ;)
<p>ex Omega2,3,4,5, etc... N&atilde;o adopte, compre ;) </p>
<p>"Criou caturras a biberon?", by Kitten!
</p>
CH2O2
Membro Veterano

sexta mar 23, 2012 1:14 am

indigo003 Escreveu:ou isso ou usar um antibiótico de largo espectro!

espero que a "minhoca" melhore! vai dando noticias ;)
Um antibiotico de largo espectro não funciona se a bactéria em causa for resistente. Só um antibiograma é que garante que vamos utilizar o antibiotico correcto.
Psynapse
Membro Veterano
Registado: quarta nov 12, 2008 9:35 pm

sexta mar 23, 2012 7:11 pm

Eu percebo que esta apenas a tentar transmitir a sua experiência, mas antes de fazer um post pseudo científico como este, tem de se preocupar em não transmitir erros, pois qualquer pessoa que não saiba, vai ler e acreditar que é assim.

As infecções respiratórias não são causadas per si, pelas baixas temperaturas, estas apenas ajudam a uma deplecção imunitária que o virus/bacteria aproveita para se multiplicar. Podemos ter inf resp. mesmo num terrário quente. Basta um animal vir doente, estar em contacto com um doente ou ter um animal doente e transmitir pelas mãos o agente.

A respiração de «boca aberta» é semelhante aos humanos. Infecção resp.= muco nas vias respiratorias= dispneia=boca aberta para respirar. Não é saliva que vê. São secreções.

A técnica gram serve para determinar qual o grupo de bacterias existente e aí escolher antibioticos de largo espectro para o mesmo grupo. Em princípio, e tendo em conta que não são usados antibioticos ha muito tempo em repteis, ainda há poucas resistências, mas mesmo assim existem. Para determinar resistencias, fazemos um antibiograma para escolher qual o ABO mais eficaz.

O rx torax é diagnóstico para excluir uma infecção respiratória baixa ou alta e determinar o estado do animal.

Se for uma infecção vírica, então os antibioticos apenas servem para infecções oportunistas. Para isso existem os antiviricos. Pena é que sejam dificilmente cultivados.

Antes de querer dar informações informe-se. Uma coisa é transmitir a sua experiência, outra é julgar o trabalho de outrém quando não tem conhecimentos para o fazer.

As melhoras.
<p>"South and North Korea, stop the fight.&nbsp; After all, you are all chinese..." </p>
CH2O2
Membro Veterano

sexta mar 23, 2012 10:41 pm

Psynapse Escreveu:Eu percebo que esta apenas a tentar transmitir a sua experiência, mas antes de fazer um post pseudo científico como este, tem de se preocupar em não transmitir erros, pois qualquer pessoa que não saiba, vai ler e acreditar que é assim.
Qual foi o erro que cometi? Não explicou.
Psynapse Escreveu: As infecções respiratórias não são causadas per si, pelas baixas temperaturas, estas apenas ajudam a uma deplecção imunitária que o virus/bacteria aproveita para se multiplicar. Podemos ter inf resp. mesmo num terrário quente. Basta um animal vir doente, estar em contacto com um doente ou ter um animal doente e transmitir pelas mãos o agente.
Não tenho a certeza se pensou que eu afirmei que as RI são causadas pelas baixas temperaturas. As baixas temperaturas podem debilitar o organismo do animal permitinto a acção de microorganismos pré-existentes.
Psynapse Escreveu: A respiração de «boca aberta» é semelhante aos humanos. Infecção resp.= muco nas vias respiratorias= dispneia=boca aberta para respirar. Não é saliva que vê. São secreções.
Correcto. São secreções. Mas a olho nú o que se vê são bolhas na boca e narinas e foi esse sinal de alarme que pretendi esclarecer. A origem desse líquido não modifica aquilo que se observa.
Psynapse Escreveu: A técnica gram serve para determinar qual o grupo de bacterias existente e aí escolher antibioticos de largo espectro para o mesmo grupo. Em princípio, e tendo em conta que não são usados antibioticos ha muito tempo em repteis, ainda há poucas resistências, mas mesmo assim existem. Para determinar resistencias, fazemos um antibiograma para escolher qual o ABO mais eficaz.
Se, como afirma, as resistências existem então concorda comigo que um antibiograma é necessário. Simplesmente determinar qual o grupo de bactérias existente não revela quais as resistências que podem haver. Ou está a afirmar que um antibiograma não é necessário e que se deve medicar o animal sem tentar saber se a medicação vai fazer efeito?
Psynapse Escreveu:O rx torax é diagnóstico para excluir uma infecção respiratória baixa ou alta e determinar o estado do animal.
Correcto.
Psynapse Escreveu:Se for uma infecção vírica, então os antibioticos apenas servem para infecções oportunistas. Para isso existem os antiviricos. Pena é que sejam dificilmente cultivados.
Correcto
Psynapse Escreveu:Antes de querer dar informações informe-se. Uma coisa é transmitir a sua experiência, outra é julgar o trabalho de outrém quando não tem conhecimentos para o fazer.
Ainda não explicou qual foi a informação incorrecta que eu dei. Quer explicar?

E também lhe peço o favor de não me passar um atestado de burrice. Não tem capacidade para julgar o meu conhecimento pois não me conhece. Não faça julgamentos sem base para tal.
Psynapse Escreveu:As melhoras.
Obrigado
Psynapse
Membro Veterano
Registado: quarta nov 12, 2008 9:35 pm

sábado mar 24, 2012 12:41 am

Eu não lhe passei um atestado de burrice, eu apenas corrigi o que escreveu. Se tivesse feito o post como um memo da sua experiência como partilha, tinha o seu direito de o fazer, como qualquer pessoa. O forum é público e nunca na vida o vinha criticar.

Estar a dar indicações do que fazer e não fazer em caso de infecção respiratória é clínica. E a não ser que seja médico, médico veterinário, enfermeiro, não tem conhecimentos para o fazer, porque é de uma tremenda irresponsabilidade. Se quer fazer algo pelo forum, pesquise, ponha a fonte e depois dá a sua opinião.

Não acho correcto estar a dar informações vagas, incorrectas e a criticar o trabalho de outra pessoa quando claramente o user não possui conhecimentos para tal. E este julgamento é feito pelas suas explicações leigas. Não fui eu que as fiz, foi você.

Eu já lhe disse tudo e como é óbvio não vou perder mais tempo consigo, porque a minha preocupação é com a cobra e com os users que lerem este post.

Não quero de forma alguma roubar-lhe o protagonismo, mas veja como é que os diagnósticos de vírus (umas das causas mais comuns de inf resp. ) se fazem. Dos parasitas internos (sim, também existem nos pulmões), das indicações de rx torax e das indicações do antibiograma (que como é obvio não se faz sempre - tente descobrir porquê).

E já agora, IR normalmente usamos para insuficiência renal: IRA aguda, IRC crónica. Mas como já faz consultas via forum, já o devia saber decerto.

As melhoras.
<p>"South and North Korea, stop the fight.&nbsp; After all, you are all chinese..." </p>
CH2O2
Membro Veterano

sábado mar 24, 2012 1:39 am

Psynapse Escreveu:Eu não lhe passei um atestado de burrice, eu apenas corrigi o que escreveu.

Não só não corrigiu como ainda não explicou o que foi que eu disse de incorrecto. Quer tentar?

Nenhum profissional de saúde está acima do escrutínio público. Os médicos não são deuses e podem e devem ser questionados.

Facto: A minha cobra foi diagnosticada com uma infecção bacteriana.

Facto: Aminha cobra foi tratada a uma infecção bacteriana.

Facto: Não foi feito um antibiograma.

Facto: o tratamento não surtiu efeito.

Facto: levei 3 semanas a perder tempo com um tratamento que não era apropriado porque não foi feito o antibiograma.

Ainda quer continuar a afirmar que eu não sei o que estou a dizer?
Psynapse Escreveu:Se tivesse feito o post como um memo da sua experiência como partilha, tinha o seu direito de o fazer, como qualquer pessoa. O forum é público e nunca na vida o vinha criticar.

Estar a dar indicações do que fazer e não fazer em caso de infecção respiratória é clínica. E a não ser que seja médico, médico veterinário, enfermeiro, não tem conhecimentos para o fazer, porque é de uma tremenda irresponsabilidade. Se quer fazer algo pelo forum, pesquise, ponha a fonte e depois dá a sua opinião.

Não acho correcto estar a dar informações vagas, incorrectas e a criticar o trabalho de outra pessoa quando claramente o user não possui conhecimentos para tal. E este julgamento é feito pelas suas explicações leigas. Não fui eu que as fiz, foi você.
Qual foi a informação incorrecta que eu dei. Ainda não explicou.
Psynapse Escreveu:Eu já lhe disse tudo e como é óbvio não vou perder mais tempo consigo, porque a minha preocupação é com a cobra e com os users que lerem este post.
Psynapse Escreveu:
Mas ainda não disse tudo. Já lhe fiz várias perguntas e ainda não respondeu a nenhuma.
Psynapse Escreveu:
Não quero de forma alguma roubar-lhe o protagonismo, mas veja como é que os diagnósticos de vírus (umas das causas mais comuns de inf resp. ) se fazem. Dos parasitas internos (sim, também existem nos pulmões), das indicações de rx torax e das indicações do antibiograma (que como é obvio não se faz sempre - tente descobrir porquê).
Está a afirmar que, quando o diagnóstico é infecção bacteriana não se deve fazer um antibiograma? Responda claramente à minha questão, por favor. A minha cobra foi diagnosticada com uma infecção bacteriana. Está mesmo a dizer que não devia ter sido pedido um antibiograma? É essa a sua opinião ou está apenas a tentar defender o veterinário em causa a qualquer o custo?
Psynapse Escreveu:E já agora, IR normalmente usamos para insuficiência renal: IRA aguda, IRC crónica. Mas como já faz consultas via forum, já o devia saber decerto.
Como deve ter lido no meu post inicial eu identifiquei claramente as iniciais IR como infecção respiratória. O que se utiliza na gíria médica está para além deste forum.

As melhoras.[/quote]
CH2O2
Membro Veterano

quinta mar 29, 2012 1:41 am

Chegou hoje o resultado do antibiograma efectuado pelo segundo veterinário que observou a minha regius. Dos 19 antibióticos que foram testados, a bactéria é resistente a 15 deles, sensível a um nível intermédio a 2 e totalmente sensível a outros 2.

Ou seja, as 3 semanas de tratamento com o antibiótico receitado pelo primeiro veterinário foram totalmente inúteis, uma vez que o antibiograma demonstrou que a bactéria é resistente a esse antibiótico. Caso o primeiro veterinário tivesse receitado logo o antibiograma, provavelmente o animal já estaria curado.

Iniciei hoje o tratamento com o antibiótico correcto. Paralelamente está a ser administrada vitamina C e complexo B. O diagnóstico oficial é uma estomatite e início de pneumonia. A bactéria responsável é um bacilo aeróbio Gram negativo.

Apesar das críticas que me foram apontadas (e com grande falta de honestidade se esquivaram depois à conversa) volto a repetir: em caso de infecção bacteriana peçam sempre que seja efectuado um antibiograma. É um exame caro mas pode acelerar a cura evitando que se utilize um antibiótico incorrecto.

Resta-me agradecer ao actual veterinário pela paciência que tem ao responder às minhas questões e por demonstrar ser um profissional 5 estrelas.
CH2O2
Membro Veterano

quinta mar 29, 2012 1:56 am

Psynapse Escreveu: Em princípio, e tendo em conta que não são usados antibioticos ha muito tempo em repteis, ainda há poucas resistências...
Afinal parece que as resistências não são assim tão raras. Dos 19 antibióticos que foram testados, a bactéria só é resistente a aproximadamente 80% deles.
CH2O2
Membro Veterano

quinta abr 05, 2012 1:42 am

Após uma batalha de várias semanas contra a infecção respiratória a Mona acabou de morrer esta noite. Era uma cobra muito meiga, como nunca imaginei que um réptil pudesse ser. É com algumas lágrimas nos olhos que escrevo estas linhas e não consigo deixar de pensar que fui eu o responsável pela morte do animal. Estou seriamente a considerar desistir dos répteis.
Floop
Membro Júnior
Registado: terça mar 27, 2012 7:04 pm

quinta abr 05, 2012 9:47 am

CH2O2 Escreveu:Após uma batalha de várias semanas contra a infecção respiratória a Mona acabou de morrer esta noite. Era uma cobra muito meiga, como nunca imaginei que um réptil pudesse ser. É com algumas lágrimas nos olhos que escrevo estas linhas e não consigo deixar de pensar que fui eu o responsável pela morte do animal. Estou seriamente a considerar desistir dos répteis.
Oh, não desistas já, se é algo que te da prazer fazer!

A morte da tua Mona aconteceu para te mostrar algo. Para próxima, já sabes os erros que não deves cometer.

Não sou muito habitual neste fórum, mas tive que dizer algo: Não podemos desistir se algo nos corre mal (e se gostamos desse algo)!

Tenho pena pela sua perda. :(

Cumprimentos.
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”