Boas!
Desde há uns dias para cá têm me aparecido umas formigas perdidas no terrário do meu gecko e uma ou outra pelo chão dessa divisão.
Nunca são mais de 4 ou 5 (normalmente até só 1 ou 2) e não vêm naquela filinha que as caracteriza, por isso não sei a sua origem. Temo que até estejam a viver no solo do terrário (é possível?).
Conclusão: Quero acabar com elas sem acabar com o gecko. A minha ideia é tirar o gecko do terrário e usar algum insecticida, deixar agir durante umas semanas e voltar a pôr o gecko.
O insecticida mais seguro parece-me o Biokill apesar de falar em protecção apenas a animais de sangue quente(?).
Devo usá-lo? Haverá método mais seguro (afogá-las, despejando água no solo?)
Queria evitar ao MÁXIMO desmanchar o terrário...
Aceitam-se sugestões.
Obrigado!
Biokill no terrário?
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta abr 02, 2008 1:26 pm
será que é assim tao prejudicial as formigas ?? se é so uma ou 2, penso que nao exista muito perigo. Penso que é muito mais stressante ou prejudicial para o gecko tar a tira lo durante umas semanas do que simplesmente deixar tar as formigas. Ele nao as come ?
<p>Micro Points... it's the only way of life....</p>
<p> </p>
<p> </p>
Não as come, não. Até porque são pequenas demais...
É um Rhacodactylus ciliatus e já li num fórum ataques de formigas a este tipo de geckos. Creio é que eram mais formigas...
O meu medo é que o número aumente. É que eles comem um espécie de papa que me parece ser muito do agrado das formigas...
Talvez o melhor, por ora, seja molhar bem o substrato para afogar algumas formigas que lá estejam e aplicar o biokill por fora do terrário para evitar a sua entrada.
É um Rhacodactylus ciliatus e já li num fórum ataques de formigas a este tipo de geckos. Creio é que eram mais formigas...
O meu medo é que o número aumente. É que eles comem um espécie de papa que me parece ser muito do agrado das formigas...

Talvez o melhor, por ora, seja molhar bem o substrato para afogar algumas formigas que lá estejam e aplicar o biokill por fora do terrário para evitar a sua entrada.
Biokill sim. Dentro do terrário não! Basta pulverizar 2 ou 3 vezes por dia, durante alguns dias, fora do terrário por onde passam as formigas.Armindo77 Escreveu:Boas!
Desde há uns dias para cá têm me aparecido umas formigas perdidas no terrário do meu gecko e uma ou outra pelo chão dessa divisão.
Nunca são mais de 4 ou 5 (normalmente até só 1 ou 2) e não vêm naquela filinha que as caracteriza, por isso não sei a sua origem. Temo que até estejam a viver no solo do terrário (é possível?).
Conclusão: Quero acabar com elas sem acabar com o gecko. A minha ideia é tirar o gecko do terrário e usar algum insecticida, deixar agir durante umas semanas e voltar a pôr o gecko.
O insecticida mais seguro parece-me o Biokill apesar de falar em protecção apenas a animais de sangue quente(?).
Devo usá-lo? Haverá método mais seguro (afogá-las, despejando água no solo?)
Aceitam-se sugestões.
Obrigado!
<p>O meu blog:</p>
<p><a href="http://www.youtube.com/watch?v=mkB6Vnp- ... > </p>
Pelo teu avatar, parece que está aqui um expert. Óptimo!CH2O2 Escreveu:Biokill sim. Dentro do terr�rio n�o! Basta pulverizar 2 ou 3 vezes por dia, durante alguns dias, fora do terr�rio por onde passam as formigas.Armindo77 Escreveu:Boas!
Desde h� uns dias para c� t�m me aparecido umas formigas perdidas no terr�rio do meu gecko e uma ou outra pelo ch�o dessa divis�o.
Nunca s�o mais de 4 ou 5 (normalmente at� s� 1 ou 2) e n�o v�m naquela filinha que as caracteriza, por isso n�o sei a sua origem. Temo que at� estejam a viver no solo do terr�rio (� poss�vel?).
Conclus�o: Quero acabar com elas sem acabar com o gecko. A minha ideia � tirar o gecko do terr�rio e usar algum insecticida, deixar agir durante umas semanas e voltar a p�r o gecko.
O insecticida mais seguro parece-me o Biokill apesar de falar em protec��o apenas a animais de sangue quente(?).
Devo us�-lo? Haver� m�todo mais seguro (afog�-las, despejando �gua no solo?)
Queria evitar ao M�XIMO desmanchar o terr�rio...
Aceitam-se sugest�es.
Obrigado!
Temos formigas por cá "perigosas"? É que eu peguei numa delas e ela prontamente me ferrou... não senti nada, claro, mas pareceu-me que estava a atacar em vez de fugir. Nem sei a espécie, mas parece que tem a cabeça avermelhada... mas é pequenita (4 ou 5 mm).
Não sei de onde vieram nem se vivem no terrário. É possÃvel que a colónia esteja no terrário? Teria de ser muito pequena, porque não vejo nenhuma "invasão". Para aà em 2 semanas matei só umas 9 ou 10...
Encharcar o solo e borrifar bem troncos e fundo pode matá-las?
Obrigado.
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta abr 02, 2008 1:26 pm
pois, tb penso que seja melhor so pulverizar por fora e esperar que as de dentro nao se multipliquem e que desaparecam.
<p>Micro Points... it's the only way of life....</p>
<p> </p>
<p> </p>
Em princípio essas formigas são de uma espécie invasora que chegou da argentina e brasil. São inofensivas para o réptil. Vivem dentro das habitações porque não suportam o frio no inverno. Mata-as foro do terrário durante alguns dias que eelas desaparecem.
<p>O meu blog:</p>
-
- Registado: sexta mar 23, 2012 9:33 am