Iluminação para terrario

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Telmox
Registado: segunda abr 02, 2012 6:52 pm

segunda abr 02, 2012 7:13 pm

Caros colegas,

Já vi que há aqui muita e boa informação sobre terrarios. No entanto, não encontrei uma informação que necessito e acho pertinente.

Estou a construir um terrário feito em MDF hidrofugo e revestido a plastico (por dentro), com as medidas (comp x alt x prf) 120x70x50 que será para uma Iguana e a minha duvida é a seguinte: acham as dimensões apropriadas? mas mais importante ainda, que potência devem ter as lampadas para estas dimensões?
É que comprar as lampadas e depois constatar que é insuficiente ou exagerado, alem de dispendioso é trabalhoso por ter que refazer a instalação electrica!

Posso acrescentar que estou a pensar nas seguintes lampadas:

- Reptile Glo uva-b 5.0 tubolar 75cm (quantos watts? 1ou 2?)
- lampada ceramica (quantos watts? 1ou 2?)

E penso que não será preciso mais nada a não ser os respectivos termocronoestatos, suportes, fios, etc..

Cumprimentos e obrigado! :wink:
Bondage2010
Membro Veterano
Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm

segunda abr 02, 2012 7:26 pm

Não existem lâmpadas dessas de 1 ou 2 wats...a potencia das de aquecimento tambem dependem da distancia a que estão do ramo mais confortavel, quanto ao terrario não dará para muito tempo que elas se bem cuidadas crescem depressa e deverá ser direccionado na altura e não no comprimento, que elas são arborícolas...num espaço de 70cm de altura em pouco tempo ela estará sempre a roçar com a cauda no chão mesmo no ramo mais alto.
Última edição por Bondage2010 em segunda abr 02, 2012 7:33 pm, editado 1 vez no total.
epicrates
Membro Veterano
Registado: segunda jul 18, 2011 10:39 pm

segunda abr 02, 2012 7:32 pm

Boas

Essas medidas são muito pequenas se for para um terrário definitivo.

Quanto as lampadas, como deves usar um termostato para regular a temperatura, teoricamente não há exagero de potência. Mas a de cerâmica diria pelo menos uma de 100w. Nas uvb tubulares, o comprimento determina a potência.
Telmox

segunda abr 02, 2012 7:35 pm

Bem... quanto á dimensão não haverá grande problema em refazer no futuro porque felizmente tenho material para o "caixote" de borla! :)

quanto à lampada tubolar, lá está, por ser um terrario um pouco baixo e comprido é que pensei nela! mas para os primeiros 2 anos penso que chegará e por agora tenho que me adpatar ao espaço deste apartamento!

o que não consigo é informação que indique o aconselhavel em watts por metro cubico ou algo do genero!

quando disse ( quantos watts? 1ou 2?) estava-me a referir a uma ou duas lampadas! sei que não há lampadas 1 e 2 Watts!!!

Thanks Bondage2010, Epicrates
Telmox

segunda abr 02, 2012 10:06 pm

Pessoal,

Não se acanhem de dar opiniões! São sempre bem vindas!

:wink:
Tiago_Pereira
Membro Júnior
Registado: domingo jan 08, 2006 2:18 pm

terça abr 03, 2012 11:50 am

A potencia vai depender da temperatura ambiente onde o terrario vai estar e do tamanho do terrario. Se queres jogar pelo seguro compra uma lampada com potencia muito elevada...ligada a um termostato nunca atingirá a potencia maxima.
psylizart
Membro Veterano
Registado: quarta abr 02, 2008 1:26 pm

terça abr 03, 2012 12:11 pm

porque é que nao constroi logo um terrario definitivo ? Basta ter 2 hot spots, e alguns esconderijos para que a iguana se sinta "protegida".
Material :
1 lampada de uvb 5.o junto a um dos hotspots (mudada de 6 em 6 meses)
1 lampada de ceramica 100 w ligada a um termostato
1 lampada de spot

cumps
<p>Micro Points... it's the only way of life....</p>
<p>&nbsp;</p>
xanolili
Membro Júnior
Registado: quinta fev 02, 2012 6:30 pm

terça abr 03, 2012 12:41 pm

Se puderes compra 1 lampada de 50w e uma de 100wts(lampadas spot) assim de verão colocas a de 50w e de inverno a de 100,porque se colocares a de 100 no verão vais achar que fica muito quente.Cump... :D :lol:
Se tudo correr bem com 2 anos já vai ter 1 metro de comprimento á vontade por isso convém pensares bem nas medidas.Nós em 2 anos já fizemos 2 terrários para cada uma e ainda não vai ficar por aqui!!! :lol: :lol:
Telmox

terça abr 03, 2012 7:12 pm

psylizart Escreveu: Material :
1 lampada de uvb 5.o junto a um dos hotspots (mudada de 6 em 6 meses)
1 lampada de ceramica 100 w ligada a um termostato
1 lampada de spot

cumps
o que é uma lampada de spot?
Telmox

terça abr 03, 2012 7:19 pm

Pois... é que me disseram que não convinha ter um terrario muito grande no inicio!
Então pensei em fazer este a pensar nos primeiros dois anos e depois trocar as laterais e a costa por umas mais altas! Até porque não acredito que o material aguente muito mais por causa da humidade! :)
Titanum
Membro Veterano
Registado: sábado jan 07, 2012 10:51 pm

terça abr 03, 2012 8:53 pm

A lampada de Ceramica serve para regulares a temperatura. Ligada a um termoestato se possivel.

A Lampada de Hot Spot serve para o animal, neste caso a tua iduana se termorregular, isto é apanhar calor para aquecer o seu corpo. ( algum erro? )

as lampadas normais deve ser uma 5.0 + uma 2.0. Agora mudas conforme o tipo de lampada que for.
psylizart
Membro Veterano

quarta abr 04, 2012 9:05 am

Em relaçao á humidade, nao é necessario te preocupares muito com isso, se lhe deres banho todos os dias. Ate é melhor porque assim elas habituam se a defecar no banho o que te ajuda e muito na limpeza do terrario. Uma lampada de spot é uma lampada que emite calor, podes comprar em qualquer superficie comercial. So necessitas de UMA lampada de uvbs 5.0.

Titanium , podes explicar esta tua frase : "as lampadas normais deve ser uma 5.0 + uma 2.0. Agora mudas conforme o tipo de lampada que for."

cumps
<p>&nbsp;</p>
Titanum
Membro Veterano

quarta abr 04, 2012 11:35 am

eu tenho uma 5.0 e uma 2.0 para o meu Calyptratus porque o terrario tem 110cm, agora quando quiz dizer mudar, é quando se esgota, aquilo de mes a mes. mas isso depende, as minhas são tubulares e é de ano a ano, mas as compactas eram de 6 em 6 meses acho eu.
psylizart
Membro Veterano

quarta abr 04, 2012 11:53 am

a lampada de uvb 2.0 no teu caso so se tiveres plantas verdadeiras, porque basta uma lampada de uvb 5.0 aonde ele passa mais tempo. As tubulares ou compactas , o tempo de mudança é o mesmo (eu aconselho de 6 em 6 meses) mas existem pessoas que mudam de ano a ano.

No meu terrario,tem 2 metros altura,e uso so uma lampada de uvb
<p>&nbsp;</p>
Titanum
Membro Veterano

quarta abr 04, 2012 12:04 pm

Pois, eu tenho um planta verdadeira mas como o homem da loja aconsselhou ( erros mais uma vez ) eu trouxe, mas posso desligar se fizar muito transtorno ao animal, eu mudo de ano em ano porque é o que diz na embalagem da Exo Terra
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”