Cágados

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
ClaraBali
Membro Veterano
Registado: segunda mar 23, 2009 8:13 pm

sábado mai 12, 2012 10:40 am

Bom dia,
Ontem mesmo, para minha completa surpresa foi-me oferecido um cagado.
Já tinha umas noções muito básicas de como cuidar de um apesar de não estar a contar comprar um, por mera "cultura geral" mesmo.
Tenho cá o bichinho desde ontem a tarde. Está acomodado num aquario muito simples deste género:
Imagem
Tem a água desinfectada com o produto proprio, estoua dar sticks de ração 2 ás metades por dia e vou comprar camarões para dar 2x por semana. Comprei também cálcio:
Imagem

Sei que devem apanhar sol mas no entanto gostava de ver esclarecidas algumas questões:

O cágado nasceu em cativeiro e foi comprado numa loja de animais, é ilegal possuir um animal destes?

Que tipo de vegetais lhe posso dar? Li que o repolho, a cenoura ralada eram bons mas a alface, couve e espinafres não.

É correcto oferecer cascas de ovo ao cagado?

Quais as dimensões e condições que o aquário deve ter?

Agradeço quaisquer informações adicionais.
Obrigada
vitor22
Membro Veterano
Registado: sexta jul 30, 2010 12:28 pm

sábado mai 12, 2012 7:44 pm

Isso de cágado é nome dado as tartarugas da nossa fauna. Se compraste a tartaruga numa loja, em princípio, não terás proble, pois ainda não sabemos a espécie.

Se estiveres a dar sticks chega perfeitamente, podes dar no entanto algumas vezes, frutas(menos as com àcido cítrico, laranjas, limões, etc) alguns vegetais(aqueles que nomeaste, agrião, etc), depois podes dar peixe do rio, etc.

Mete fotos para te ajudarmos na espécie depois pesquisa sobre ela para aprenderes.

Ah, não te esqueças do termostato, se não apanhar luz directamente(sem ostáculos, como janelas, etc) tens de ter uma lâmpada UVb 5.0
"A compaixão para com os animais é das mais nobres virtudes da natureza humana." ( Charles Darwin )
ClaraBali
Membro Veterano

domingo mai 13, 2012 8:21 am

ela todos os dias passa algum tempo ao sol na rua. ontem passou lá a tarde toda, ponho metade do aquário ao sol e outra à sombra.
Ela é muito gira, faz-me lembrar uma Tartaruga tigre d'agua
Imagem
Imagem
FILIPERS
Membro
Registado: quinta jul 07, 2011 8:05 pm

domingo mai 13, 2012 9:47 am

É uma tartaruga de orelhas amarelas (trachemys scripta scripta), não é um cágado (mauremys leprosa), se o fosse era ilegal a sua posse pois tal como o Vitor22 referiu é uma espécie nativa. A alimentação dessa espécie enquanto pequenas são mais viradas para o carnívoras mas depois com o crescimento começam a virar se mais para os vegetais. Por enquanto dá-lhe sticks depois á medida que ela cresce começa a acrescentar lhe verduras, fruta...como carne dá lhe apenas carne branca e esporadicamente.
O aquário deve ser o maior possível pois as tartas são animais que nunca param de crescer ( a tua espécie se for fêmea pode passar os 30 cm), e são animais adoram nadar. Para ter um aquário que dure uns bons anos tenta comprar um com 1 metro de comprimento, depois o melhor que podes arranjar é um lago.
ClaraBali
Membro Veterano

domingo mai 13, 2012 11:40 am

Vou ver de um aquário desse tamanho. Posso dar-lhe carnes brancas, cozida sem sal, crua... (??) e Fiambre? Ouvi dizer que gostam!
ClaraBali
Membro Veterano

domingo mai 13, 2012 11:45 am

Alguém conhece um site em que existam aquários grandes a preços simpáticos?
vitor22
Membro Veterano
Registado: sexta jul 30, 2010 12:28 pm

domingo mai 13, 2012 4:09 pm

A carne pode ser dada assim,mas não é necessário, dar carne. Se quiser dar extras, dê antes peixe de rio e por vezes fruta.

Fiambre, nem pensar, gostar gostam, mas faz mal.
"A compaixão para com os animais é das mais nobres virtudes da natureza humana." ( Charles Darwin )
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”