Gex [Dragão Barbudo]

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
andbela
Membro Veterano
Registado: sábado mar 10, 2012 9:14 pm
Localização: Cães | Gata | Porquinhos-da-Índia | Mandarins do Japão | Turtles | Dragão Barbudo

sábado mai 19, 2012 8:12 pm

Vou criar mais um tópico desta vez para mostrar o meu novo DB!
Fui buscá-lo hoje, já fez uma viagem de 2h de carro muito sossegadinho. Mal chegou comeu dois tenébrios (não quis mais), e por volta das 21h começou a recolher ao esconderijo e apaguei tudo, deixei a de cerâmica para 25ºc :). Eu dei-lhe de comer as 20h15 e as 21h apaguei a de uvb, será que fiz mal? É que eles precisam de uve para a digestão certo? E como não teve tempo de a fazer não sei se fiz mal ...

O pequenote:
Imagem
Imagem

O terrário:
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Uma curiosidade, mal cheguei a loja, ele veio para a minha mão e sossegou-se logo :). E quando cheguei a casa, os meus colegas com curiosidade quiseram vê-lo (eu sei que o devia acalmar mas há sempre a curiosidade inicial e foram 20segundos) e ele fugia deles e vinha para ao pé de mim, isso é bom certo ? xD

Critiquem :D
yemen
Membro Veterano
Registado: domingo out 11, 2009 8:34 pm
Localização: Cães | Coelhos Anões | Chamaeleo Calyptratus | Pseudemys concinna hieroglyphica | Pogona vitticeps -

sábado mai 19, 2012 9:28 pm

desde já muitos parabéns pelo belo animal , agora que cresça saudável ..
Há partida será bom , mas numa fase inicial não convém chegar-lhe muita gente ao terrário, deixa-o adaptar bem a ti e há sua nova casa e depois estás há vontade ...
BOa continuação
andbela
Membro Veterano
Localização: Cães | Gata | Porquinhos-da-Índia | Mandarins do Japão | Turtles | Dragão Barbudo

sábado mai 19, 2012 9:38 pm

Obrigado yemen!
Sim eu tenho noção nisso .. Foi o primeiro dia e eles nunca tinham visto um e estavam curiosos, mas agora vai-se ficar pelo terrário à moda dele até se acalmar :)
Titanum
Membro Veterano
Registado: sábado jan 07, 2012 10:51 pm

sábado mai 19, 2012 10:09 pm

O dragao acalmou na tua mão devido ao calor, mas é bom...
andbela
Membro Veterano

domingo mai 20, 2012 1:14 pm

Boas.
Já me surgiu uma dúvida na interacção com o Gex.. Hoje fui-lhe por a primeira refeição do dia, por volta das 11h, e ele comeu um grilo, e ficou a olhar para os outros, quando os grilos se aproximavam ele fugia deles :s . Deixei-os estar mas passado uma horita fui lá ver se tinha comido e andavam lá os 3 grilos que sobraram, peguei em dois com a pinça e pu-los perto da boca dele e ele comeu bem, o terceiro não quis. Acham que faz mal se lhe der os grilos assim ? Ou mais vale deixá-los a passear no terrário um tempo e se não comer tirar ?
VeraG
Membro Veterano
Registado: terça set 27, 2011 2:28 pm

domingo mai 20, 2012 5:25 pm

andbela Escreveu:Boas.
Já me surgiu uma dúvida na interacção com o Gex.. Hoje fui-lhe por a primeira refeição do dia, por volta das 11h, e ele comeu um grilo, e ficou a olhar para os outros, quando os grilos se aproximavam ele fugia deles :s . Deixei-os estar mas passado uma horita fui lá ver se tinha comido e andavam lá os 3 grilos que sobraram, peguei em dois com a pinça e pu-los perto da boca dele e ele comeu bem, o terceiro não quis. Acham que faz mal se lhe der os grilos assim ? Ou mais vale deixá-los a passear no terrário um tempo e se não comer tirar ?

Vou-te dizer um segredo: vai ser dificil nos primeiros dias resistires a dar-lhe uns bichitos a mão! eheheh :D Por isso tb não te preocupes demasiado. É normal que nos primeiros dias também não tenha muita iniciativa porque estará a ambientar-se.
Quanto a deixar os grilos a solta, eu deixei sempre se bem que há bem diga que eles durante a noite podem morder o Dragão.

O que ele precisa mesmo para a digestão é do calor - uma pedra quente para assentar a barriga por exemplo, e isso já tens com a basking sobre os seixos. Quanto à hora de desligar a UVB, terá de respeitar o ciclo 12h/12h ou 14h/10h de horas de sol (inverno ou verão)... Mas o meu a essa hora já vai no 3º sono, que ele gosta de se aninhar perto das 18h30 e pelas 19h00 começa a fechar os olhos. Fui adaptando o ciclo da UVB com esse ritmo que foi ele que impôs. (tem a mania que manda..lol)

De resto gosto muito so setup, as tijelas fazem-se lembrar qq coisa.. eheheh E agr é ires pondo aqui muitas novidades!! Ele vai ser muito bem tratado, tenho a certeza, por isso vais ver como vai crescer num instantinho. ;)

Parabéns! :D
0.0.1 Pogona Vitticeps
andbela
Membro Veterano

domingo mai 20, 2012 6:04 pm

Obrigado :)!

Quanto à uvb faço ciclos às 8h30 e 20h30, que ontem foi a hora que se começou a recolher e que hoje acordou (sim, porque as 8h da manhã já estava eu a controlar tudo ^^). Hoje já andou a explorar o terrário e lá por cima de tudo, até pela borda que está encostada ao vidro xD.

Imagem

Quanto à comida, comeu 3 grilos de manhã, tenébrios deixei uns quantos num pratito razo (que não saiem de lá) mas não sei dizer se comeu muitos, pelo menos um eu vi, e agora à pouco estive a tentar dar-lhe a última refeição do dia mas não me pareceu convencido, deixei os grilos numa das taças, mas não me parece que ele saiba o que é aquilo ainda.. Aliás, nem sei de onde elas te podem ser familiares Vera, não mesmo :lol: ! Quanto ao setup ainda vai levar umas alterações, aquelas caixas vão ficar com aspecto de rocha bem como as paredes, mas para já é o possível e acho que não está nada mal.

Está sempre atento a todos os meus movimentos mas um bocadito assustado ainda, estou a gostar da experiência, e daqui para à frente ainda será melhor. É mesmo lindo/a o/a Gex :D
yemen
Membro Veterano
Registado: domingo out 11, 2009 8:34 pm
Localização: Cães | Coelhos Anões | Chamaeleo Calyptratus | Pseudemys concinna hieroglyphica | Pogona vitticeps -

domingo mai 20, 2012 11:31 pm

está lindissimo ... ;)
andbela
Membro Veterano

segunda mai 21, 2012 11:06 am

Obrigado yemen :)!

Mais um update: Hoje já andou à caça de grilos, a correr por todo o terrário e comeu 3 :). Já estou mais descansado assim :b Passou a manha toda perto da zona frio em cima do tronco, não tem mal pois não ?

Pessoal, digam-me uma coisa, quais são os melhores termómetros para o meu terrário (e que estejam em conta também)? É que eu acho que os meus não são lá muito bons já que o termóstato está definido para 35 graus, e o termómetro só regista 32 quando o termóstato desliga :s
VeraG
Membro Veterano

segunda mai 21, 2012 12:58 pm

andbela Escreveu:Obrigado yemen :)!

Mais um update: Hoje já andou à caça de grilos, a correr por todo o terrário e comeu 3 :). Já estou mais descansado assim :b Passou a manha toda perto da zona frio em cima do tronco, não tem mal pois não ?

Pessoal, digam-me uma coisa, quais são os melhores termómetros para o meu terrário (e que estejam em conta também)? É que eu acho que os meus não são lá muito bons já que o termóstato está definido para 35 graus, e o termómetro só regista 32 quando o termóstato desliga :s
lembra-te que tens de colocar o termometro perto da sonda do termostato para poderes verificar a leitura.
0.0.1 Pogona Vitticeps
andbela
Membro Veterano

segunda mai 21, 2012 1:30 pm

Pois também tens razão Vera .. E não estão muito longe, mas também não estão perto. Acho que deve ser por isso então :lol: ! Desculpem lá as perguntas que vão aparecendo mas eu sempre que estou em casa passo a vida a ir ao quarto ver como estão as temperaturas, o termostato, a sonda, os grilos e dubias que vou deixando .. Ando sempre preocupado xD Tenho dado umas festinhas ao Gex quando ele não se assusta só de abrir a porta :)

Quanto a ele ter passado a manha e até agora no lado frio, não há problema pois não ?
VeraG
Membro Veterano

segunda mai 21, 2012 1:48 pm

andbela Escreveu:Pois também tens razão Vera .. E não estão muito longe, mas também não estão perto. Acho que deve ser por isso então :lol: ! Desculpem lá as perguntas que vão aparecendo mas eu sempre que estou em casa passo a vida a ir ao quarto ver como estão as temperaturas, o termostato, a sonda, os grilos e dubias que vou deixando .. Ando sempre preocupado xD Tenho dado umas festinhas ao Gex quando ele não se assusta só de abrir a porta :)

Quanto a ele ter passado a manha e até agora no lado frio, não há problema pois não ?
É normal.. Também sou assim e para mim já não é tão novidade quanto isso. Chamemos-lhe dedicação. :P

Eles fazem a gestão da temperatura através do calor que recebem, por isso ele lá saberá onde se sente melhor. Como ele é pequeno absorve com mais facilidade por isso talvez fique mais tempo do lado frio - não precisa de tanto calor.
0.0.1 Pogona Vitticeps
andbela
Membro Veterano

terça mai 22, 2012 2:35 pm

E hoje já estou preocupado outra vez, ele tem comido muito bem e já fez dois caganitos desde que chegou. Só que hoje desde as 9h que só comeu um grilo :s , meti-lhe 5 e andam lá a passear 4, já lhe tentei dar a boca mas nada, isto é normal acontecer ?
VeraG
Membro Veterano

terça mai 22, 2012 4:01 pm

andbela Escreveu:E hoje já estou preocupado outra vez, ele tem comido muito bem e já fez dois caganitos desde que chegou. Só que hoje desde as 9h que só comeu um grilo :s , meti-lhe 5 e andam lá a passear 4, já lhe tentei dar a boca mas nada, isto é normal acontecer ?

Não tem problema. Mantem-te atento mas tb n fiques já sobre-alarmado. Também tens dias em que o teu apetite é menor :P
0.0.1 Pogona Vitticeps
andbela
Membro Veterano

terça mai 22, 2012 4:08 pm

Eu na sexta-feira vou à consulta dele que já está marcada, só para ver se está de boa saúde e se tem algum problema, como não sei como foi tratado até vir é o primeiro check-up :)!
Já comeu mais 5 tenébrios, nunca pior.
Agora está a dormir a sesta, é muito preguiçoso :b
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”