Pessoal das Tartarugas (Dicas)

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

andbela
Membro Veterano
Registado: sábado mar 10, 2012 9:14 pm
Localização: Cães | Gata | Porquinhos-da-Índia | Mandarins do Japão | Turtles | Dragão Barbudo

domingo jun 03, 2012 8:53 pm

Eu já estive para criar este tópico há um tempo mas nunca tive oportunidade de tirar as fotos. É o seguinte, um amigo meu comprou esta tartaruga porque era 'nice' e ela estava num daqueles tartarugueiros com a ilha no meio, eu com algumas poupanças que restaram do Gex fiz o que vos mostro nas fotos. Não sei como cuidar de tartarugas e venho aqui pedir opiniões e dicas de como melhorar o mais barato possível.
'Casa': Caixa de plástico com água suficiente para ficar submersa.. Ao invés da tradicional 'ilha' que nem espaço tem para se mexer. Não tinha água para nadar, tinha uma poça que mal lhe molhava as patas ..
Comida: Só lhe dava camarões :x (Tive que comprar essa ração que vêem nas fotos, é indicada?)
Zona seca tem umas pedrinhas, o que devo pôr por lá que não seja muito puxado em termos de preço?
Tem uma lâmpada uvb e um termostato nos 28ºC , comprados por mim já, porque ele nem isso tinha.
Enfim, há coisas tristes mas estou a tentar comprar as coisas para lhe dar um pouco de qualidade de vida pelo menos.

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Se me pudessem dizer a espécie também agradecia para procurar informação.

Obrigado a todos ;)
PauloPica
Membro Veterano
Registado: segunda mai 21, 2012 10:10 am

domingo jun 03, 2012 9:07 pm

eu nao percebo muito de tartarugas mas querie so dizer te que tives te uma grande atitude em ficar com ela fizes te muito bem mesmo. espero que consigas tomar bem conta dela mas pela atitude ja ganhas te. so te desejo a maior felecidade para essa tartaruga.
Titanum
Membro Veterano
Registado: sábado jan 07, 2012 10:51 pm

domingo jun 03, 2012 9:10 pm

E nao é pequena...
yemen
Membro Veterano
Registado: domingo out 11, 2009 8:34 pm
Localização: Cães | Coelhos Anões | Chamaeleo Calyptratus | Pseudemys concinna hieroglyphica | Pogona vitticeps -

domingo jun 03, 2012 9:16 pm

sempre poder por mais água e comprares uma prancha ou fazer lhe uma prancha para zona seca onde vais ter a uvb, de resto é arranjar lhe cálcio para lhes dar ou meter na água e um filtro tambén dava um certo jeito, porque são muito porcas.
andbela
Membro Veterano
Localização: Cães | Gata | Porquinhos-da-Índia | Mandarins do Japão | Turtles | Dragão Barbudo

domingo jun 03, 2012 9:17 pm

Pena não ter ficado com ela que ele não ma quer dar , embora eu não entenda porquê já que nem lhe liga enfim :s .. Só lhe quero fazer uma 'casinha' em condições, a ver se o desperto para a vida ou algo que o valha ..
Nitara
Membro Veterano
Registado: segunda dez 27, 2010 5:15 pm

domingo jun 03, 2012 9:23 pm

Parabéns pela atitude que tomou de acolher esse animal!

Fez bem livrar-se dessas tartarugueiras com ilha, são totalmente desadequadas às tartarugas.

A ração é adequada como alimentação base. Pode complementar com fruta ( maçã, pêra, etc. ), vegetais ( espinafres, agrião, cenoura, etc. ), peixe cru ( salmão, pescada, etc. ), carne crua ( dou preferência a carnes brancas, como peru e frango ), gammarus ( dar apenas como guloseima e raramente, pois são muito pobres em nutrientes ) e larvas de tenébrio ( as minhas adoravam, mas deve-se dar muito raramente, pois têm muita gordura ).

Na zona seca a tartaruga deve conseguir colocar todo o corpo fora de água. Esta pode ser constituída por pedras, uma plataforma fixa ( que pode ser feita por si ou comprada numa loja ), uma plataforma flutuante de esferovite ou madeira ( que eu não aprecio muito ), etc.

Boa sorte :wink: .
andbela
Membro Veterano

domingo jun 03, 2012 9:25 pm

yemen Escreveu:sempre poder por mais água e comprares uma prancha ou fazer lhe uma prancha para zona seca onde vais ter a uvb, de resto é arranjar lhe cálcio para lhes dar ou meter na água e um filtro tambén dava um certo jeito, porque são muito porcas.
Não há uma alternativa a um filtro ? Não tenho grandes hipoteses de comprar um neste momento :s
Cálcio arranjei daquelas tartarugas de cálcio e pus na água .. Serve ?
yemen
Membro Veterano
Registado: domingo out 11, 2009 8:34 pm
Localização: Cães | Coelhos Anões | Chamaeleo Calyptratus | Pseudemys concinna hieroglyphica | Pogona vitticeps -

domingo jun 03, 2012 9:31 pm

Sim esse cálcio serve .
Alernativa a um filtro é limpar lhe a água mais vezes .
Agora no verão não faz muito mal , mas no inverno convém ter, para não teres que repor tanta vez água .
<strong>Quem n&atilde;o se torna em &aacute;rvore que produz fruto, tornar-se-&aacute; em galho para a fornalha. (D. L. Moody)</strong>
epicrates
Membro Veterano
Registado: segunda jul 18, 2011 10:39 pm

domingo jun 03, 2012 10:25 pm

Isso é uma ocadia sinensis, nesta altura do ano podias ter deixado de parte o termostato.
andbela
Membro Veterano

domingo jun 03, 2012 10:33 pm

Nitara Escreveu:Parabéns pela atitude que tomou de acolher esse animal!

Fez bem livrar-se dessas tartarugueiras com ilha, são totalmente desadequadas às tartarugas.

A ração é adequada como alimentação base. Pode complementar com fruta ( maçã, pêra, etc. ), vegetais ( espinafres, agrião, cenoura, etc. ), peixe cru ( salmão, pescada, etc. ), carne crua ( dou preferência a carnes brancas, como peru e frango ), gammarus ( dar apenas como guloseima e raramente, pois são muito pobres em nutrientes ) e larvas de tenébrio ( as minhas adoravam, mas deve-se dar muito raramente, pois têm muita gordura ).

Na zona seca a tartaruga deve conseguir colocar todo o corpo fora de água. Esta pode ser constituída por pedras, uma plataforma fixa ( que pode ser feita por si ou comprada numa loja ), uma plataforma flutuante de esferovite ou madeira ( que eu não aprecio muito ), etc.

Boa sorte :wink: .
Obrigada pelas respostas pessoal :)! Vou ver então se lhe encontro uma plataforma baratinha para lhe comprar .. Quanto ao filtro é que para já não tenho mesmo hipotese nenhuma :s vou tentar ir mudando a água. Alimentação vou experimentar dar-lhe esse tipo de coisas, como tenho um Dragão e ela vive na minha casa (apesar de não ser minha, é uma casa de estudantes) vou aproveitar o que compro para ele e dar-lhe a ela, algumas das coisas :) .. Até vos vou chocar mais um bocadinho, porque nos anos de vida que ela tem a única coisa que comeu foi gammarus .. Quando lhe dei esta ração até foi doloroso vê-la comer tanto e tão sofregamente :s !

epicrates Escreveu:Isso é uma ocadia sinensis, nesta altura do ano podias ter deixado de parte o termostato.
Pois, já estive a ler um pouco e vi que sim, mas mais vale ter e não precisar do que precisar e não ter :roll:
andreleitao
Membro Veterano
Registado: terça jan 24, 2012 8:20 pm

segunda jun 04, 2012 12:37 am

Parabéns pela atitude. Esse teu amigo... :roll:
Eu optava por substituir essas pedras por uma pedra que ocupasse a mesma area que elas estão a ocupar e livrava-me da areia.
PS: Essa tarta já tá bem grande!!
andbela
Membro Veterano

segunda jun 04, 2012 12:42 am

Pois :s Ele vive comigo e já a uns 2 anos que a tem, só que realmente sempre me interessei por lagartixas e nunca gostei de tartarugas daí que não sabia como se tratavam e nunca pensei nisso .. Á uns tempos é que vi um tópico a falar de tartarugas e comecei a tentar dar-lhe mais condições por mim próprio, já que vi que ele ta-se bem a cagar para ela. Só que como andei com gastos com o Gex não está fácil mas vou tentando.

Pois, o que está a fazer falta é mesmo a zona seca mas amanhã já vou tratar dela e talvez encher mais um pouco de água. Quanto a lâmpadas, chega a de uvb ou é preciso uma de aquecimento ?
andreleitao
Membro Veterano

segunda jun 04, 2012 12:45 am

Penso que para agora só a de uvb chega.
andbela
Membro Veterano

segunda jun 04, 2012 2:57 am

Uma outra coisa que acho que é importante. Ela está na sala cá de casa, e é onde costumamos estar e por vezes até tarde, como é o caso :lol: ! Será que lhe devia arranjar um sítio com menos luz durante a noite pelo menos? Nem é pelo barulho que não se faz muito .. Mas pela luz não sei se a incomoda.
andreleitao
Membro Veterano

segunda jun 04, 2012 8:52 am

penso que com o tempo ele já se deve ter habituado, mas de qualquer forma, penso que era uma boa solução.
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”