Tartaruga perdida com pata machucada

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

cKaya
Membro Júnior
Mensagens: 26
Registado: segunda set 12, 2005 3:00 pm

segunda jun 04, 2012 10:46 am

Hoje achei uma tartaruga perdida perto do infantário em Alhandra, tem uma pata machucada, não sei o que hei de fazer, não fui capaz de deixar a tartaruga que estava no passeio quase a atirar se para a estrada.
Alguém me pode dizer o que possa fazer pela tartaruga que tem quase 9 cm e deve ter vindo do rio que passa perto mas onde eu fui tentar coloca la mas não tinha uma gota de agua. o que faço eu?? deixei com agua dentropotavel dentro de uma bacia e com um pouco de maça e fiambre que era a unica cois aque tinha em casa. alguém me ajuda?
andreleitao
Membro Veterano
Mensagens: 472
Registado: terça jan 24, 2012 8:20 pm
Localização: Pogona Vitticeps - Red Citrus Hypotrans - Kratos

segunda jun 04, 2012 11:16 am

Se a tartaruga é do rio, como dizes ser, então deverás devolver à natureza.
cKaya
Membro Júnior
Mensagens: 26
Registado: segunda set 12, 2005 3:00 pm

segunda jun 04, 2012 12:53 pm

andreleitao Escreveu:Se a tartaruga é do rio, como dizes ser, então deverás devolver à natureza.
Concordo plenamente, eu fui perto do ribeiro donde penso que veio a dita tartaruga, mas não corre qualquer tipo de agua, será mais apropriado deixar num lago onde existem outras tartarugas ou cagados? só a recolhi da beira da estrada porque não teria qualquer possibilidade de sobreviver. ou procuro outro bibeiro onde corra alguma agua??
andreleitao
Membro Veterano
Mensagens: 472
Registado: terça jan 24, 2012 8:20 pm
Localização: Pogona Vitticeps - Red Citrus Hypotrans - Kratos

segunda jun 04, 2012 1:26 pm

Qual é o local mais próximo que tenha agua [e donde possa ter vindo] do local onde ela se encontrava?
epicrates
Membro Veterano
Mensagens: 325
Registado: segunda jul 18, 2011 10:39 pm

segunda jun 04, 2012 7:23 pm

Por favor tira umas foto a tartaruga e coloca aqui, para poder-mos saber que tartaruga é.
Steffie
Membro Veterano
Mensagens: 269
Registado: quarta jun 15, 2011 8:36 pm

segunda jun 04, 2012 7:34 pm

não há tartarugas na fauna portuguesa há sim cágados ok.

meta umas fotos da tartaruga para se tentar ver de que espécie é
<strong>"O animal selvagem e cruel n&atilde;o &eacute; aquele que est&aacute; atr&aacute;s das grades, mas sim o que est&aacute; &agrave; frente delas." (Axel Munthe)</strong>
epicrates
Membro Veterano
Mensagens: 325
Registado: segunda jul 18, 2011 10:39 pm

segunda jun 04, 2012 9:20 pm

Steffie Escreveu:não há tartarugas na fauna portuguesa há sim cágados ok.

meta umas fotos da tartaruga para se tentar ver de que espécie é
Os cagados são tartarugas. :roll:
Daddycool
Membro Veterano
Mensagens: 403
Registado: domingo set 19, 2010 3:59 pm

segunda jun 04, 2012 9:23 pm

Steffie Escreveu:não há tartarugas na fauna portuguesa há sim cágados ok.

meta umas fotos da tartaruga para se tentar ver de que espécie é
Bem...

A ideia que eu tenho é que o termo cágado é o termo usado para denominar as tartarugas de água doce. Se estiver a dizer asneiras pf corrijam-me.

Dizer que não há tartarugas em portugal mas sim cágados será como dizer que não há cães em Portugal mas sim perdigueiros e podengos.

A minha corcunda do mississipi é um cágado porque está em Portugal (em minha casa) ou será uma tartaruga porque não faz parte da nossa fauna?
Bondage2010
Membro Veterano
Mensagens: 5838
Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm
Localização: *********

segunda jun 04, 2012 10:00 pm

Cagado é o nome comum que damos ás tartarugas da nossa fauna, assim sendo, todos os cagados são tartarugas, mas nem todas as tartarugas são cagados ;) :twisted: assim como todos os perdigueiros e podengos são cães, mas nem todos os cães são perdigueiros e podengos
MiCas2011
Membro Veterano
Mensagens: 1208
Registado: quinta out 06, 2011 4:01 pm

segunda jun 04, 2012 10:34 pm

cKaya Escreveu:
andreleitao Escreveu:Se a tartaruga é do rio, como dizes ser, então deverás devolver à natureza.
Concordo plenamente, eu fui perto do ribeiro donde penso que veio a dita tartaruga, mas não corre qualquer tipo de agua, será mais apropriado deixar num lago onde existem outras tartarugas ou cagados? só a recolhi da beira da estrada porque não teria qualquer possibilidade de sobreviver. ou procuro outro bibeiro onde corra alguma agua??
O rio não tinha agua, porque estava maré vazia... conheço Alhandra e de certeza que se voltar lá vai ver o rio com água... ela deve ter subido pela lateral onde há uma cabana de pescadores e um acesso com terra.. ponha-a lá!
Esse acesso fica ao pé do museu...
... Carolina Homenagem ao meu Tareco: http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... highlight=
epicrates
Membro Veterano
Mensagens: 325
Registado: segunda jul 18, 2011 10:39 pm

segunda jun 04, 2012 10:58 pm

MiCas2011 Escreveu:
cKaya Escreveu:
andreleitao Escreveu:Se a tartaruga é do rio, como dizes ser, então deverás devolver à natureza.
Concordo plenamente, eu fui perto do ribeiro donde penso que veio a dita tartaruga, mas não corre qualquer tipo de agua, será mais apropriado deixar num lago onde existem outras tartarugas ou cagados? só a recolhi da beira da estrada porque não teria qualquer possibilidade de sobreviver. ou procuro outro bibeiro onde corra alguma agua??
O rio não tinha agua, porque estava maré vazia... conheço Alhandra e de certeza que se voltar lá vai ver o rio com água... ela deve ter subido pela lateral onde há uma cabana de pescadores e um acesso com terra.. ponha-a lá!
Esse acesso fica ao pé do museu...

Se a zona do rio onde a tartaruga foi encontrada é influenciada pela maré, então a água é no minimo salobra. Logo não deverá ser uma tartaruga autótecne (famoso cagado). O que não falta por aí são milhares de tartarugas exóticas abandonadas, aconselhar a colocar onde a encontrou sem saber a espécie é um grande erro.

Coloque fotos para podermos identificar a espécie e podermos aconselhar o que fazer com a mesma.
MiCas2011
Membro Veterano
Mensagens: 1208
Registado: quinta out 06, 2011 4:01 pm

segunda jun 04, 2012 11:15 pm

epicrates Escreveu:
MiCas2011 Escreveu:
cKaya Escreveu:
andreleitao Escreveu:Se a tartaruga é do rio, como dizes ser, então deverás devolver à natureza.
Concordo plenamente, eu fui perto do ribeiro donde penso que veio a dita tartaruga, mas não corre qualquer tipo de agua, será mais apropriado deixar num lago onde existem outras tartarugas ou cagados? só a recolhi da beira da estrada porque não teria qualquer possibilidade de sobreviver. ou procuro outro bibeiro onde corra alguma agua??
O rio não tinha agua, porque estava maré vazia... conheço Alhandra e de certeza que se voltar lá vai ver o rio com água... ela deve ter subido pela lateral onde há uma cabana de pescadores e um acesso com terra.. ponha-a lá!
Esse acesso fica ao pé do museu...

Se a zona do rio onde a tartaruga foi encontrada é influenciada pela maré, então a água é no minimo salobra. Logo não deverá ser uma tartaruga autótecne (famoso cagado). O que não falta por aí são milhares de tartarugas exóticas abandonadas, aconselhar a colocar onde a encontrou sem saber a espécie é um grande erro.

Coloque fotos para podermos identificar a espécie e podermos aconselhar o que fazer com a mesma.
Talvez tenha razão sim... eu baseei-me a dar a informação sobre a zona, que conheço muito bem.

O rio tem marés muito acentuadas naquela zona e há muito lodo com vegetação tipo caniço e outro que não sei o nome... quando está maré vazia é um autentico atoleiro de lama...

Desculpem se dei a ideia errada, mas se calhar o bicho já esta habituado ali... não sei.. :|
... Carolina Homenagem ao meu Tareco: http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... highlight=
AlunoBioGeo
Membro Veterano
Mensagens: 2355
Registado: terça mar 25, 2008 8:40 pm
Localização: 0.1.0 - Elaphe obsoleta obsoleta (white-sided)

segunda jun 04, 2012 11:19 pm

Concordo perfeitamente com o epicrates. Se o rio é influenciado pela maré, será de água salobra no mínimo, logo muito provavelmente não será o nosso cágado autóctone.

Na nossa fauna temos tartarugas, sim, além das nossas tartarugas de água doce (os famosos cágados), ao largo da nossa costa temos várias tartarugas marinhas que fazem rotas de migração, como por exemplo as espécies Caretta caretta ou Dermochelys coriacea, no entanto a possibilidade de ser uma destas espécies é muito remota, uma vez que estas espécies não desovam no nosso território.

Antes de voltar a libertar o animal, coloque fotos aqui para que seja identificada a espécie. Caso se trate de uma espécie autóctone, e se está ferida, aconselho a que contacte o SEPNA para que o leve a um centro de recuperação. Caso seja invasora, tem 3 opções:

- Adoptá-la e tentar criar todas as condições que ela necessita (se tiver possibilidades disso mesmo);

- Entregar a alguém disposto a fazer a opção anterior;

- Contactar o SEPNA para que a venha recolher.

Cumprimentos
"<strong>O que sabemos &eacute; uma gota, o que ignoramos &eacute; um oceano.</strong>" (Isaac Newton)

<strong>"Existem duas coisas infinitas: o Universo e a Estupidez Humana. Mas n&atilde;o tenho certeza acerca do universo." </strong>(Albert Einstein) <strong>

"Todos os P&aacute;ssaros s&atilde;o Aves, mas nem todas as Aves s&atilde;o P&aacute;ssaros!" </strong>(M&aacute;xima da Zoologia, que pode ter v&aacute;rios sentidos na vida)

<strong>- Nunca te esquecerei, meu pequenino... Estar&aacute;s sempre comigo C&iacute;cero!</strong>
cKaya
Membro Júnior
Mensagens: 26
Registado: segunda set 12, 2005 3:00 pm

segunda jun 04, 2012 11:29 pm

se é tartaruga ou cágado não interessa eu n percebo muito! só sei q achei na estrada q vai para subserra onde passa um riacho que vai desaguar ao rio eu não a achei no rio tejo. mas sim perto de uma ribeira que vem dos montes. mas essa ribeira está completamente coberta de ervas enormes e apenas consigo observar algumas poças de agua.
o importante é q a tartaruga parece ter as unhas de uma das patas traseiras um pouco esmigalhadas. será bom devolver a tartaruga assim?
eu já tou por tudo! só queria ajudar! tive pena de a deixar junto da estrada q por sinal fia aí a uns 300 metros da ribeira.
devo colocar algum produto na pata?Imagem
epicrates
Membro Veterano
Mensagens: 325
Registado: segunda jul 18, 2011 10:39 pm

segunda jun 04, 2012 11:42 pm

cKaya Escreveu:se é tartaruga ou cágado não interessa eu n percebo muito! só sei q achei na estrada q vai para subserra onde passa um riacho que vai desaguar ao rio eu não a achei no rio tejo. mas sim perto de uma ribeira que vem dos montes. mas essa ribeira está completamente coberta de ervas enormes e apenas consigo observar algumas poças de agua.
o importante é q a tartaruga parece ter as unhas de uma das patas traseiras um pouco esmigalhadas. será bom devolver a tartaruga assim?
eu já tou por tudo! só queria ajudar! tive pena de a deixar junto da estrada q por sinal fia aí a uns 300 metros da ribeira.
devo colocar algum produto na pata?Imagem
Tire umas fotografias a tartaruga e coloque as fotos aqui, sem isso não podemos ajuda-la a saber o que fazer.
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”