tartaruga que come os seus cocos ajuda sff!

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

MargaridaN
Membro Júnior
Registado: segunda mar 28, 2011 8:07 pm

domingo jun 17, 2012 4:27 pm

Ola boa tarde a todos

Tenho uma tartaruga que de á poucos, muito poucos, dias para cá, faz os seus cocos e logo de seguida, em vez de comer os seus sticks come o coco.

Não sei o que hei se fazer, talvez ela confunda os sticks com o coco por terem a mesma forma. Isto é perigoso para ela?

Aguardo assim uma resposta sff, porque a semana passada morreu uma tartaruguinha minha, com uma pneumonia, a sorte é que eu separei-as logo, porque li aqui na net que era contagioso, e não quero que esta morra também :(

Obrigada

Margarida
Nitara
Membro Veterano
Registado: segunda dez 27, 2010 5:15 pm

domingo jun 17, 2012 4:38 pm

Como é composta a alimentação da tartaruga ?
Bondage2010
Membro Veterano
Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm

domingo jun 17, 2012 5:07 pm

Nitara Escreveu:Como é composta a alimentação da tartaruga ?
E já agora que acessórios tem o no aqua?? E onde mantem o aqua...pneumonia em Junho :roll:
MargaridaN
Membro Júnior

segunda jun 18, 2012 12:05 pm

A alimentação é feita a base de sitks, já dei bife de Peru cru mas nao comeu e ainda nao dei fruta, porque nao sei o que elas podem comer de fruta, tenho medo de lhes dar alguma coisa que lhes faça mal. O aquário esta na cozinha perto da janela para apanharem sol...

Eu mudo a aquário de dois em dois dias por isso esta sempre limpinho, e sò tenho umas pedrinhas, nao tenho nada de concha, tirei porque li aqui um post que dizia que nao se devia ter e eu acabei por tira-lãs, tinha 2 búzios. Depois tenho uma parte seca e outra com agua, fui eu que fiz o aquário, também através de um post que vim aqui de um "aquaterrario".
yemen
Membro Veterano
Registado: domingo out 11, 2009 8:34 pm
Localização: Cães | Coelhos Anões | Chamaeleo Calyptratus | Pseudemys concinna hieroglyphica | Pogona vitticeps -

segunda jun 18, 2012 1:54 pm

Luzes, aquecimento , filtro , tens alguma coisa ?
mete fotos do aquaterrário se possivel ...
<strong>Quem n&atilde;o se torna em &aacute;rvore que produz fruto, tornar-se-&aacute; em galho para a fornalha. (D. L. Moody)</strong>
MiMoo
Membro Veterano
Registado: terça abr 14, 2009 7:38 pm

segunda jun 18, 2012 8:00 pm

Fruta costumo dar à minha: manga, meloa, papaia e banana (quando tenho em casa...)
Não se podem dar citrinos... (já não me lembro porque não se pode dar, mas a veterinária disse isto)

Quanto ao comer cocó... pode ser falta de alguma coisa... apanha sol directo (sem vidro no meio) ou tem lâmpada UVb? É que sticks é um alimento equilibrado e completo, ela não deveria sentir necessidade de comer cocó. A minha de vez em quando mete à boca, mas cospe de imediato... deve ser por confundir com sticks (mas cospe! Não chega a comer...)
Nitara
Membro Veterano

segunda jun 18, 2012 8:23 pm

Eu creio ( isto é só a minha opinião ) que os sticks deixam muito a desejar. Eu não era capaz de dar ás minhas tartarugas apenas sticks e eu até dava Tetra ReptoMin, que é considerada uma boa marca.
Eu complementava sempre a alimentação das minhas com:
Fruta
- Maçã
- Manga
- Pêra
Vegetais
- Cenoura
- Espinafres
- Couve
- Tomate
Gammarus ( não convém dar muito frequentemente, visto ser muito pobre em nutrientes )
Larvas de tenébrio vivas ( também não se pode dar muitas vezes, pois é um alimento muito calórico )
Carne
- Peru
- Vaca
- Frango

Eu creio que uma alimentação como a que referi em cima é mais saudável e variada. Os ingredientes que eu listei são os que eu sempre utilizei, mas há outros.

Em relação aos equipamentos, quais são os que tem no aquário ?
As tartarugas recebem luz solar directamente ou através dos vidros ?

Se nos der mais informações, é mais fácil sabermos porque está a tartaruga a ter esse comportamento.

:wink:
FILIPERS
Membro
Registado: quinta jul 07, 2011 8:05 pm

segunda jun 18, 2012 10:27 pm

Penso que isso de a tarta comer as fezes é normal, as tartas fazem isso para repor os nutrientes quando estes estão em falta, a minha de vez em quando também fazia isso.
Nitara
Membro Veterano

terça jun 19, 2012 12:20 pm

FILIPERS Escreveu:Penso que isso de a tarta comer as fezes é normal, as tartas fazem isso para repor os nutrientes quando estes estão em falta, a minha de vez em quando também fazia isso.
Se elas comem as suas fezes para repor algum nutriente em falta, então não é normal. É carência de alguma coisa, está longe de ser normal.
Apalone
Membro Veterano
Registado: segunda set 15, 2008 5:46 pm

terça jun 19, 2012 12:57 pm

Já se sabe que são muito porquinhas. Umas mais que outras mas é normal comerem a própria porcaria, até porque se lhes sabe bem, o que não mata, engorda!
MargaridaN
Membro Júnior

quinta jun 21, 2012 11:50 pm

ola a todos boa noite

Como já tinha dito a minha outra tartaruga morreu, com pneumonia pelo menos eu andei aqui a pesquisar e os sintomas eram de pneumonia, pode ter sido de uma corrente de ar. Isto aconteceu já há duas semanas, e agora a minha tartaruguinha que ainda está viva esta a ficar com os sintomas da outra, o que me preocupa bastante, pois é uma pena morrem as duas assim tao rapido, nem um ano têm :(

Os sintomas que ela apresenta são:

-Não come quase nada, ela que vinha direitinha á minha mão buscar a comida, nem sticks, nem carne de frango nem nada;

-Metade do corpo dela fica inclinado a boiar, (sendo este o que mais me preocupa, porque a outra morreu assim, nao conseguia nadar até ao fundo do aquário, supostamente deveria ter os pulmoes inchados)

-Passa muito tempo na parte seca

-A pele parece que esta a cair, mas isso deve por ser por estar a mudar

-Por ultimo, está sempre sossegadinha, nao se mexe muito.

- A que morreu parecia que estava com falta de ar, nao conseguia estar na agua porque boiava, coçava muito a cara e estica o pescoço todo para respirar, e custa muito ver as meninas assim, e foi de um dia para o outro que ela partiu :'(

P.S- O aquário apresenta-se na cozinha junto a uma janela, onde apanham sol.

Não percebo porque isto acontece, eu que tento tratar delas tao bem, e num espaço de meio ano, morreu uma e a outra vai pelo mesmo caminho. Tiveram comigo muito pouquinho tempo, e custa-me velas sofrer assim.

Será porque eu mudo a agua todos os dias e mudo logo toda, e destruo o ecossistema delas, eu sei que nos peixes é assim só se pode mudar metade da agua, mas nas tartarugas nao sei se se pode mudar a agua toda ou não? Será que é por nao ter filtro e termostato, mas a agua nunca esta gelada, por apanharem sol, nem suja.

Não percebo onde estou a falhar, por favor ajudem-me e se esta infelizmente tiver de partir tambem, ajudem-me para que possa comprar outra e consiga dar-lhe uma vida muito mais longa, porque eu sei que estes bichinhos duram muito

Obrigada

Margarida
andbela
Membro Veterano
Registado: sábado mar 10, 2012 9:14 pm
Localização: Cães | Gata | Porquinhos-da-Índia | Mandarins do Japão | Turtles | Dragão Barbudo

quinta jun 21, 2012 11:56 pm

Quanto aos sintomas da tartaruga e razões não lhe vou dizer nada porque nao sei e não vou estar a adivinhar, mas vou-lhe perguntar porque não vai a um veterinário de exóticos amanhã e coloca todas as suas dúvidas ? Além de ser mais fácil explicar o que tem verbalmente, ele diagnostica a tartaruga e trata-a da melhor forma. Como acha que o animal está em perigo de vida já lá devia ter ido ..

De resto desejo muita boa sorte com a tarta e espero que seja só um susto ;)
yemen
Membro Veterano
Registado: domingo out 11, 2009 8:34 pm
Localização: Cães | Coelhos Anões | Chamaeleo Calyptratus | Pseudemys concinna hieroglyphica | Pogona vitticeps -

quinta jun 21, 2012 11:57 pm

ainda não respondeu ao que lhe perguntamos , dessa forma é complicado a poder ajudar e ver onde está a falhar ....
<strong>Quem n&atilde;o se torna em &aacute;rvore que produz fruto, tornar-se-&aacute; em galho para a fornalha. (D. L. Moody)</strong>
FILIPERS
Membro
Registado: quinta jul 07, 2011 8:05 pm

sexta jun 22, 2012 12:18 am

Essa tarta tal como a outra está com pneumonia, vai ao vet o mais rapidamente possível.
A tarta está ao pé da janela? Isso sugere que não tens lâmpada uvb. Ao abrires a janela cria correntes de ar que estão na origem da pneumonia. As tartas são animais sensíveis ás correntes de ar. Ao teres uma lâmpadada uvb já não vai ser necessário estar a abrir as janelas para ela a apanhar sol.
Ao estares sempre a mudar de água cria diferenças de temperatura que são prejudiciais para a tarta, daí a utilidade do filtro.
Agora com pneumonia vais precisar de adquirir um termostato.
cpto
Membro Júnior
Registado: domingo jan 16, 2011 5:20 pm

sexta jun 22, 2012 1:58 am

As tartarugas precisam de raios uvb e se tiver ao pé de um janela a janela filtra os raios nao chegando assim nenhuns à tartaruga. Sendo assim é preferível tirar de perto da janela por causa das correntes de ar e comprar um lâmpada uvb 5.0 á venda nas petshops. Também tem de ter filtro e termostato e a temperatura deve estar entre o 24ºC e os 27ºC. Sem isto nunca terá uma boa tartaruga. Quero sublinhar que estar ao pé da janela só lhe faz pior!

Para mais informações deve ir a este forum [Editado] pois aí tem pessoas que trabalham com tartarugas à anos e aí falam de tartarugas só! São pessoas prontas a ajudar e se tiver alguma duvida elas respondem.
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”