Novo Camaleão! Vejam a sua "nova casa", que tal? Ajudem aqui

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
f123456789
Membro
Registado: segunda jul 02, 2012 9:06 pm

quarta jul 04, 2012 10:03 pm

Vou receber um camaleão do yemen com 2/3 meses vindo de uma loja, e com os seguintes materiais(queria que me ajudassem quanto ao que usar e como usar e em que posição colocar):
-Lâmpada uvb 6.0 (compacta)
-Lâmpada Infravermelhos
-Lâmpada night glo
-Vitaminas para agua e comer D3
-Termometro analógico da ExoTerra

Então é assim, isto era um aquario mas visto que era o que tinha mais a mão e não preciso de gastar dinheiro com mais nada, nem quero..
Pus este suporte de madeira com um respirador e dois suportes para lâmpadas, e vidros de correr, o que mudarei posteriormente, vou por em principio uma portinha com armação de madeira e rede a tapar, que tal?!
Aos experientes em camaleões e não só, quem quiser ajudar, pedia ajuda visto que é um animal muito sensível.

É de ter em conta que as paredes sao todas de vidro, e sim eu sei que o camaleão vai stressar se as tiver, logo vou forrar por dentro com tapetes de relva artificial, que dará um efeito de floresta.. só não vou tapar a parte da porta e a parte de cima que receberá luz..

Aguardo respostas e opiniões :)

Imagem

Imagem

E a seguir juntei tudo..
Em cima tem um suporte branco para uma lâmpada a que está ligada..
E se reparem onde sai um fio esta um night glo (mesmo em baixo)
E no outro lado(extremidade superior direita) vou colocar mais um suporte de lampada..
Tem plantas artificias, reais e um tronco e pedras, e no fundo um pedaço de relva falsa que depois meterei nas paredes..

Imagem

Agora a minha duvida é, onde colocar as lâmpadas que mencionei em cima ..
E outra duvida é como é que posso alimenta-lo num aquário destes?
Tenho que o tirar para a rua?

Aguardo ajudas e respostas, para o bem estar deste amigo camaleao.
Posteriormente ir adicionar fotos do camaleao assim como do terrario. :)
andreleitao
Membro Veterano
Registado: terça jan 24, 2012 8:20 pm

quarta jul 04, 2012 10:31 pm

Acho que está demasiado fechado em termos de ventilação.
Na ultima foto, parece ficar muito bonito. No entanto eu apostaria em retirar [pelo menos] a parte frontal e colocar a tal porta com rede.
Quanto ao resto, haverá quem te possa responder melhor. :wink:
Titanum
Membro Veterano
Registado: sábado jan 07, 2012 10:51 pm

quarta jul 04, 2012 10:42 pm

Para juvenil o terrario está bom, apenas teras de mudar para um bem maior quando for adulto...
A lampada, penso que seja compacta, é colocar no cimo do terrario, no centro. Atenção que o vidro não deixa passar os UVB. não sei se tens vidro na parte de cima, se tiveres não dá...
A de infra serve para fazer de spot, night não precisas... eu trocaria essa infra-vermelhos por uma de ceramica e compraria uma lampada de spot mesmo.

Para alimentar, arranjas uma taça e metes lá dentro os insetos, dentro do terrario, e nesses colocas o pó vitaminico.

Quanto a hidratação o camaleão apenas bebe se a agua estiver em movimento, gotas da chuva, fonte, etc...
vitor22
Membro Veterano
Registado: sexta jul 30, 2010 12:28 pm

quarta jul 04, 2012 11:00 pm

Titanum Escreveu:Para juvenil o terrario está bom, apenas teras de mudar para um bem maior quando for adulto...
Como é que sabes? eu não lí nenhumas medidas
.
O terrário devia de ser mais arejado, por isso é que não devia de ser todo de vidro.
"A compaixão para com os animais é das mais nobres virtudes da natureza humana." ( Charles Darwin )
Titanum
Membro Veterano

quarta jul 04, 2012 11:02 pm

Só agora é que dei por ela... peço desculpa, o terrario não pode ser de vidro.
Precisa de "corrente de ar" e os camaleões não podem ver o seu replexo, pois tendem a stressar e com isso eventualmente morrer.
f123456789
Membro

quarta jul 04, 2012 11:11 pm

Pois eu sei que deve ser ventilado.. por isso é que disse em cima que vou tirar os vidros de correr que tem á frente e colocar uma porta com vedação.. Ficará bem arejado :)

E quanto ao relfexo como disse em cima tambem, vou forrar os vidros para com tapetes de relva falsa, o que vai dar um look de selva assim como nao tera o reflexo.
Sim o de cima é de vidro, por isso é que em cima sera a de aquecimento que ja exprimentei com uma que tenho e estava a passar o vidro, e a uvb fica no suporte de dentro.

E quanto á agua, pretendo borrificar com agua fresca 5 ou 3 vezes por dia, que tal? Serve?

E quanto ao tamanho isto dá para sempre porque parece pequeno mas nao é, as medidas sao: 1 metro de altura, 30 de profundidade e 40 de largura.. serve, certo? pelo o que eu vi nas cares sheets ate é maior do que é requerido.
Titanum
Membro Veterano

quinta jul 05, 2012 12:15 am

Realmente o tamanho engana, o definitivo deve ser 1,20x60x60. Mas sim o tamanho está bom para juvenil..
3 ou 4, depende da humidade que irá ter...
Titanum
Membro Veterano

quinta jul 05, 2012 12:19 am

vitor22 Escreveu:
Titanum Escreveu:Para juvenil o terrario está bom, apenas teras de mudar para um bem maior quando for adulto...
Como é que sabes? eu não lí nenhumas medidas
.
O terrário devia de ser mais arejado, por isso é que não devia de ser todo de vidro.
Talvez analisando a imagem?
andbela
Membro Veterano
Registado: sábado mar 10, 2012 9:14 pm
Localização: Cães | Gata | Porquinhos-da-Índia | Mandarins do Japão | Turtles | Dragão Barbudo

quinta jul 05, 2012 1:47 am

Quanto a termos técnicos e de funcionamento não faço a mínima ideia.. Mas esteticamente está muito porreiro ;) ! Acho que pelo menos ganhas-te em dedicação .. Espero que corra tudo bem.
vitor22
Membro Veterano
Registado: sexta jul 30, 2010 12:28 pm

quinta jul 05, 2012 12:04 pm

Relva a forrar não acho boa ideia, com calor e húmidade é capaz de criar fungos. Quanto ao beber, podes fazer um sistema de pingos, com uma garrafa na tampa fazes um furinho, virada para baixo, no "tecto" e vai caindo pingos pouco a pouco. Era o que eu usava, em vez de estar sempre a borrigar.
"A compaixão para com os animais é das mais nobres virtudes da natureza humana." ( Charles Darwin )
yemen
Membro Veterano
Registado: domingo out 11, 2009 8:34 pm
Localização: Cães | Coelhos Anões | Chamaeleo Calyptratus | Pseudemys concinna hieroglyphica | Pogona vitticeps -

quinta jul 05, 2012 12:24 pm

Eu no meu tinha uma fonte e um fogger que ligada X em X tempo
o meu habituou-se a beber da fonte mas mesmo assim borrifava o terrário 2/3 vez por dia , que ele também gostava de beber do borrifador.
P.S - o senão da fonte é que tens que mudar a água todos dias ou dia sim dia não para não dar hipóteses de criar fungos.
<strong>Quem n&atilde;o se torna em &aacute;rvore que produz fruto, tornar-se-&aacute; em galho para a fornalha. (D. L. Moody)</strong>
Titanum
Membro Veterano

quinta jul 05, 2012 12:39 pm

Tambem nao gosto muita da ideia da relva, existem umas placas de cortiça da exoterra, com bastante resistencia a humidade
f123456789
Membro

quinta jul 05, 2012 8:45 pm

Quanto á agua estou a pensar em borrifar, e talvez criar um sistema como um dripper..
E quanto as paredes com relva, então se acham melhor eu coloco cortiça.

De resto mais algum conselho que me possam dar?
E ja agora obrigado a todos os que estam a tentar ajudar ;)
yemen
Membro Veterano
Registado: domingo out 11, 2009 8:34 pm
Localização: Cães | Coelhos Anões | Chamaeleo Calyptratus | Pseudemys concinna hieroglyphica | Pogona vitticeps -

quinta jul 05, 2012 9:15 pm

Toma atenção aos troncos e plantas que tens no terrário , se são suficientemente resistentes para suportar o peso do camaleão.
tens mais algum duvida , alguma questão aproveita que andam ai os experts :P
<strong>Quem n&atilde;o se torna em &aacute;rvore que produz fruto, tornar-se-&aacute; em galho para a fornalha. (D. L. Moody)</strong>
Titanum
Membro Veterano

quinta jul 05, 2012 9:18 pm

Eu para nao borrifar vou fazer um rain-system, fica mais natural e preciso
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”